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adversas a outros tipos de mancais, como em altas ou em baixas temperaturas que poderiam
prejudicar o óleo de lubrificação dos mancais de rolamento ou fluidodinâmicos.
Outro grande benefício da tecnologia dos mancais magnéticos ativos é sua
capacidade de operar como um sistema de controle ativo de vibrações, uma vez que esse
controle tem a capacidade de corrigir, milhares de vezes por segundo, o desvio do eixo de sua
posição centrada dentro do mancal.
Um dos grandes problemas que os projetistas e usuários de mancais magnéticos
enfrentam hoje está na resposta à questão do que acontece quando a energia que mantém este
tipo de mancal acaba subitamente. Se isso ocorrer, o rotor submetido à levitação sofre um
colapso no mesmo instante e pode tocar o estator do mancal. Para prevenir esta situação, os
mancais magnéticos devem ser equipados com mancais passivos de auxílio, que entram em
ação caso haja uma perda de potência dos mancais magnéticos. Estes mancais auxiliares
usualmente são mancais convencionais de rolamento fixados com uma folga entre o eixo e a
sua parte interna (diâmetro interno), porém esta folga é ligeiramente maior que a folga entre o
eixo e a parte estacionária do mancal magnético para evitar o contato.
Outra desvantagem é que os MMA têm baixa capacidade de carga, comparados aos
mancais convencionais, portanto, necessitam de uma cobertura maior para instalação (grandes
dimensões). Dependendo da escolha de um material ferromagnético para ser usado,
teoricamente, os MMA têm uma capacidade de carga da ordem de 0,7 MPa a 1,4 MPa.
Contudo, a real capacidade de carga é determinada em função da folga entre o rotor e o
estator (“gap”), bem como em função dos efeitos de vazamento de correntes de fuga.
Mancais que utilizam filme de óleo são geralmente projetados para ter uma capacidade de
carga de 1,7 MPa a 2,0 MPa, e mancais de rolamento convencionais podem ter uma grande
capacidade de carga dependendo da velocidade de rotação. Além das maiores capacidades de
carga, os mancais convencionais podem suportar, por alguns instantes, um possível
carregamento súbito inesperado (como, por exemplo, na ocorrência da perda de uma pá de
uma turbina). Diferentemente, os MMA têm característica muito linear para a capacidade de
força e não toleram bem cargas excessivas inesperadas.
Fazer economia é o grande fundamento que dita e limita o uso dos mancais
magnéticos ativos. Embora os preços tenham caído, os MMA ainda são relativamente caros.
Comparados com os mancais convencionais de rolamento, eles podem ser muito caros para
um primeiro ponto de vista, entretanto, um estudo da relação custo benefício deste sistema
deve ser realizado. Em alguns casos, em longo prazo, uma análise incluindo os custos de
manutenção é necessária para se justificar a economia que se consegue com esse tipo de