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Optamos pela pesquisa etnográfica
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, qualitativa e quantitativa cujo objetivo
primeiro foi investigar quem faz o papel de formador do leitor infantil dos filhos de cortadores
de cana da região de Umuarama-PR. Essa preocupação primeira originou-se da observação de
vários ônibus rurais que transportam homens e mulheres pela região para o trabalho volante.
O primeiro questionamento foi: “Com quem ficam seus filhos?” É certo, pensamos, devem ser
pais, ter família, uma casa para voltar.
A idéia foi amadurecendo e propusemos o projeto de pesquisa visando observar
como vivem essas crianças, quais as concepções de leitura, literatura e leitor que têm? Para
isso seria necessário um contato mais íntimo com as pessoas com as quais gostaríamos de
desenvolver o trabalho.
Na realidade, o embrião da pesquisa iniciou-se no ano de 2003, quando ainda não
tínhamos consciência de todo o percurso que teríamos que trilhar. Antes de montar o projeto
de mestrado, projeto este elaborado em 2004 e aprovado em 2005 para execução da proposta,
já tínhamos contato com os cortadores de cana. Foram várias as madrugadas em que fomos
aos pontos de parada dos ônibus rurais, apenas para conversar
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. Assim, após visitas a
algumas famílias, conhecimento das Usinas de álcool e açúcar da região, formulamos os
questionários de pesquisa que foram dez (10) para as crianças, filhos de cortadores de cana,
que estudam nos 1º e 2º ciclos do ensino fundamental, entrevistas escritas e gravadas com os
pais, professores e equipe pedagógica.
Diversos seminários e publicações têm analisado as condições de vida, saúde,
alimentação dessa categoria. No entanto nenhum trabalho de investigação científica havia
sido realizado na região, no sentido de observar as concepções de leitura, literatura e leitor;
quais os mediadores de leitura para a clientela infantil, tendo em vista que os pais saem cedo
para o trabalho e as crianças têm pouco convívio com a família; qual o grau de escolaridade
dos adultos, as práticas culturais dessa comunidade, fatos que despertaram o interesse em
desenvolver a presente pesquisa etnográfica.
Pesquisamos os pais e crianças em suas residências, escolhemos a cidade de Nova
Olímpia, tendo em vista que a região é extensa e tínhamos de escolher aleatoriamente uma
cidade como ponto de referência, lugar onde as pessoas moram. Através dessa 1ª fase da
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O termo “etnográfico” para Erickson (1996, p.27) vem do grego ethnoi, que significa “outros”, é um esquema
de pesquisa para estudar a cultura e a sociedade. Etimologicamente significa “descrição cultural”, e englobaria
técnicas de coletas de dados sobre hábitos, práticas e comportamento de um grupo social. Para Wielewicki
(2001, p.27-28) esse tipo de pesquisa se propõe descrever e interpretar, ou explicar o que as pessoas fazem em
um determinado ambiente, procura descrever o conjunto de conhecimentos partilhados entre participantes em
determinado contexto, ou seja, a cultura daquele grupo, interessada no ponto de vista dos sujeitos pesquisados.
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“A entrevista, especialmente a não estruturada, é de grande utilidade, devido ao seu caráter interativo, que
permite uma ‘atmosfera’ de influência recíproca entre quem pergunta e quem responde” (Medeiros, 1997).