12
1. INTRODUÇÃO
O empreendedorismo representa uma das alternativas para o crescimento econômico
de um país, por outro lado, as tentativas fracassadas, que acarretam o fenômeno da
mortalidade, geram não só perdas potenciais como custos reais para a economia.
Estatisticamente a mortalidade das organizações, ocorre nos estágios iniciais do Ciclo
de Vida das mesmas, e na maioria das vezes é ocasionada por uma gestão inadequada
por parte de seus empreendedores, que é associada às questões de competência.
O objetivo deste trabalho foi analisar, por meio de um estudo de caso único, como
Edson de Godoy Bueno reagiu às necessidades de competências a ele impostas
durante aqueles estágios de sua organização, a AMIL
1
, vis-à-vis a literatura que trata
sobre Empreendedorismo, Competência e Ciclo de Vida Organizacional.
Os principais resultados foram que o empreendedor analisado adquiriu, durante os
estágios iniciais, competências tácitas e que as competências que mais exerceu foram
a intuição e o carisma para motivar seus colaboradores e influenciar seus clientes.
Além disso, apresentou-se uma proposta de modelo de Ciclo de Vida para
organizações em desenvolvimento.
O trabalho está organizado em introdução, revisão da literatura, metodologia, estudo
de caso e conclusões e sugestões para futuras pesquisas. Usado na prática este
trabalho e as suas conclusões têm o potencial de proporcionar a empreendedores,
uma visão projetiva das competências que deverá ter ou desenvolver para estar
preparado a enfrentar situações que podem provocar a morte de suas organizações.
Além da bibliografia referenciada, outras leituras complementares foram efetuadas de
forma a buscar um maior conhecimento sobre o assunto pesquisado. Este leitura
complementar está apresentada no ANEXO A.
1
Entende-se por grupo AMIL os negócios: AMIL, AMIL Resgate Saúde, ESHO, AMIL Texas, Total
Care, CEMEDS, Farmalife, Pró-Market e Supri-M que tiveram origem a partir de uma primeira
organização adquirida por Edson de Godoy Bueno e que será chamado daqui em diante por AMIL.