Esta posição é defendida por Vazaquez, nos seguintes termos:
frente a resenha precedente, vemos que nossa posição do Mercosul ainda que
intermediária, está mais próxima de uma Comunidade ou União Econômica. Não
obstante, se adverte que a integração do Mercado Comum do Sul apresenta
falências irremediáveis. Sem entrar a considerar a situação de um Parlamento que
se encontra em estado embrionário, sua principal carência é a falta de um tribunal
supranacional para a resolução de controvérsias.
317
(tradução livre do autor).
Especificamente quanto à problemática da ausência da pauta social
no MERCOSUL, anotou Alicia Moreno, que
é vivenciado pela América Latina e especialmente pelos Estados parte do Mercosul,
em que a sociedade integrada deve reflexionar e comprometer-se com a tarefa de
construção de um espaço social real, com justiça, que a contenha, onde a expulsão,
a discriminação, a exclusão não se convertam no fator fundamental da integração
econômica.
318
(tradução livre do autor).
Ademais, voltando-se à liberdade fundamental objeto do presente
estudo, em que pese a de circulação de trabalhadores ser inerente ao
decidir entonces que aqí ni siquiera se plantea como posibilidad y mucho menos como
necesidad la creación de órganos supranacionales”. VAZAQUEZ, A. R. El Mercosur y su
necesaria complementación mediante um tribunal supranacional. In. PIMENTEL, L. O.
(coord.). Mercosul, Alca e Integração Euro-Latino-Americana, p. 18.
316
“O Nafta, que reúne os Estados Unidos da América, o Canadá e o México, se restringe à
afirmação do livre comércio entre eles. Já o Asean (Associação das Nações do Sudeste
Asiático), criada em Bancoc no ano de 1967, tem por finalidade a cooperação econômica
e a solidariedade no campo da segurança. Essas duas instituições regionais não tratam
da harmonização das normas social-trabalhista. Aliás, seria inviável confrontar o sistema
anglo-saxônico, prevalentemente convencional dos EEUU e do Canadá com o estado
social intervencionista do México, de tradição romano-germânica”. SÜSSEKIND, A.
Direito Internacional do Trabalho, p. 429.
317
“Frente a la reseña precedente, vemos que nuestra posición del Mercosur aún cuando
intermédia, está más próximo a una Comunidad o Unión Econômica. No obstante se
advierte que la integración del Mercado Común del Sur presenta falências irresueltas.
Sin entrar a considerar la situación de un Parlamento que se encuentra em estado
embrionário, su principal carência es la falta de un tribunal supranacional para la
resolución de controversias.” VAZAQUEZ, A. R. El Mercosur y su necesaria
complementación mediante um tribunal supranacional. In. PIMENTEL, L. O. (coord.).
Mercosul, Alca e Integração Euro-Latino-Americana, p. 20/21.
318
“es vivenciado por la América Latina y especialmente por los Estados parte del Mercosur,
en que la sociedad integrada debe reflexionar y comprometerse a la tarea de
construcción de un espacio social real, con justicia, que la contenga, donde la expulsión,
la discriminación, la exclusión no se convertan en el factor fundamental de la integración
econômica”. MORENO, A. S. La difusa Idea del espacio social en los procesos de
integración. In: PIMENTEL, L. O. (coord.). Mercosul, Alca e Integração Euro-Latino-
Americana, p. 68.