92
Tabela 2 – Sumário dos diferentes elementos da sonoridade nas duas gravações
Trecho Elementos
explícitos
Bream Fisk
Exemplo 1
Prélude (c.1-4)
Figura 7 a-c
Lent
mf
expressive
- Delimitação de planos dinâmicos
distintos;
- Tempo mais justo;
- Timbres distintos.
- Delimitação de planos sonoros distintos
com uso de articulação diversa;
- Tempo mais flexível;
- Intensificação da articulação.
Exemplo 2
Prélude (c. 5-13)
Figura 8 a-c
Crescendo
Poco ritenuto
p, mf e f
três chanté
- Progressão de dinâmica;
- Uso de contraste dinâmico e
tímbrico;
- Polifonia destacada com timbres e
articulação diferentes para cada voz
- Agógica utilizada mais livremente;
- Intensificação de articulação: legato e
vibrato;
- Diferenciação polifônica por articulação
e inflexão de tempo.
Exemplo 3
Prélude (c.14-28)
Figura 9 a-c
Vite
Pp, meno p, rin f
Acentos
- Três planos crescentes de dinâmica;
- Contraste tímbrico na zona de
transição dinâmica
- Tempo justo, sem variação
agógicas.
- Três planos de dinâmica, com timbre e
articulação mais constantes;
- Utiliza mudanças de agógica para gerar
tensão dinâmica.
Exemplo 4
Prélude (c. 31-39)
Figura 10 a-c
Lent
Ritenuto
p, f , ff
- Três planos dinâmicos;
- Acordes (massa sonora): usa mais
stacatto;
- Polifonia destacada por timbres
distintos.
- Três planos dinâmicos;
- Acordes (massa sonora): usa mais
legato;
- Tensão gerada pela intensificação de
articulação e agógica;
Exemplo 5
Prélude (c. 45-53)
Figura 11 a-c
Vite e Large
pp e fsubito
Acentos
- Contraste dinâmico: transição de pp
para f súbito;
- Diferenciação das vozes e do
ostinato com timbre e articulação
distintos.
- Contraste dinâmico: transição de pp para
f súbito feita com um crescendo
constante;
- Polifonia com mais contraste tímbrico
em relação ao que vinha fazendo
anteriormente.
Exemplo 6
Air (c. 1-6)
Figura 12
Lent et bien
rythmé
p doux e pp très
doux
- Caráter de “sarabanda”;
- Acentuação no segundo tempo com
arpejo e leve crescendo.
- Caráter de “sarabanda”, timbre mais
escuro e encorpado;
- Acentua o segundo tempo com uma
respiração maior, arpejando mais os
acordes.
Exemplo 7
Air (c. 7-14)
Figura 13
Diminuendo
pp três doux,
cresc., f, dimin.,
p
marcato
- Crescendo com aumento de
dinâmica e mudanças de timbre, indo
do mais escuro para o mais brilhante.
- O crescendo é precedido por um
leve tenuto (elemento agógico).
- Crescendo enfatizado por manipulação
do tempo e da articulação;
- Timbre mais escuro e doce;
- Mais liberdade rítmica.
Exemplo 8
Plaint (c. 1-15)
Figura 14
Sans lenteur
Très em dohors
Sf, più p
Um poco riten.
- Distinção entre dois planos com
diferenças de dinâmica e articulação
- Pouca variação de tempo;
- Tensão criada com contrastes
dinâmicos e tímbricos.
- Distinção entre dois planos com
articulação e manipulação agógica;
- Tensão criada por mudanças de agógica
e articulação.
Exemplo 9
Gigue (c. 33-57)
Figura 15
mf chante
pp, f, p e f
- Diferenciação entre os dois planos
sonoros e da polifonia com muitas
nuances de timbre e diferenças de
articulação.
- Diferenciação entre os planos sonoros
com intervenção na agógica e articulação;
- Tensão é ressaltada por intensificação
desses elementos.