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Núcleos de
Competências
Disciplinas Correspondentes
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Núcleo de Competências em
Biologia Animal
Zoologia I, Zoologia II, Zoologia III, Zoologia IV, Zoologia V, Biologia Humana,
Paleontologia, Anatomia Funcional dos Vertebrados, Fisiologia Animal.
Núcleo de Competências em
Biologia Vegetal
Botânica I, Botânica II, Morfologia Vegetal I, Morfologia Vegetal II, Fisiologia
Vegetal.
Núcleo de Competências em
Biologia Celular e Molecular
Biologia Celular e dos Tecidos, Biologia do Desenvolvimento, Bioquímica Celular,
Microbiologia, Biologia Molecular, Imunologia, Genética.
Núcleo de Competências em
Ciências Ambientais
Sistemática e Biogeografia, Química Ambiental, Ecologia I, Ecologia II, Ecologia III,
Ecologia IV, Bioestatística, Relações Parasitárias, Geologia Histórica, Biologia
Evolutiva, Planejamento e Gestão Ambiental, Metodologias em Educação
Ambiental, Instrumentação em Educação Ambiental, Estágio Bacharelado em
Educação Ambiental, Sociologia.
Núcleo de Competências em
Docência
Oficinas de Ciências I: Métodos de Investigação em Biologia, Oficinas de Ciências
II, Oficinas de Ciências III, Oficinas de Ciências IV, Informática no Ensino de
Ciências e Biologia, Tratamento da Informação em Biologia, Didática I, Política e
Legislação Educacionais, Educação Ambiental, Psicologia da Educação, Didática
II, Instrumentação em Biologia dos Microorganismos, Instrumentação em Zoologia,
Instrumentação em Botânica, Estágio Supervisionado I, Estágio Supervisionado II,
Estágio Supervisionado III.
Núcleo de Competências
Multi-específicas
Matemática, Física, Filosofia I, Filosofia II, Cultura Religiosa I, Cultura Religiosa II.
Quadro 2 - Núcleos de Competências.
Fonte: Projeto Político-Pedagógico do “Curso CB”
Esta organização em “Núcleos de Competências” pode evidenciar uma busca
por uma formação que priorize o desenvolvimento do profissional e não mais o simples
acúmulo de conhecimentos essa é também, uma das Diretrizes para a Formação de
Professores da Educação Básica, em Nível Superior colocadas pelo SESU/MEC. A
“Lógica das Competências”, para alguns autores como Oliveira (2005), resgata a
denominada Pedagogia por objetivos de BLOOM, priorizada pela concepção tecnicista.
O currículo por competências se insere no campo das relações existentes entre a
escola e o setor produtivo, marcadas por um pensamento conformista e legitimador do
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Além dessas disciplinas o curso ainda conta com os “Seminários I, II, III, IV, V, VI, VII, VIII e as
Atividades Complementares de Graduação” que não estão vinculados a nenhum Núcleo de Competência
por, segundo documento do curso, “conferirem o caráter de flexibilização do curso, flutuando e
contemplando todos os núcleos” (PPP, p. 66).