As questões envolvidas: Macro e Micro Estrutura
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“Nóis feiz um cadastro lá pelo.... como é que é?.... Espaço
Cultural até hoje, vai fazê treis mes já. Ouço vai vim, vai
vim, vai vim até hoje nada. E nós esperano esse dinheiro
porque nóis precisa né, porque tem criança, as criança
tem vontade e o governo vô dá, vô dá, vô dá. Ai vai no
posto remédio já chegô? Num chegô ainda, tem que
esperá, tem que esperá, esperá, tudo tem que esperá. Só
promete, só promete. Foi um monte de gente até hoje nóis
tá esperando, vai fazê treis mês já” (E2).
“O posto resolve, não sempre, mas resolve. Às vezes não
tem médico, tá faltando médico...Tem dia que tem médico,
dia que não tem médico... Dia de segunda não tem nem
pediatra nem clínico.... Aí fica esse rolo aí... Mas quando
tem, resolve a situação da gente “ (E 4).
“ No posto de Saúde, no Planalto, e se não tiver
médico, no posto serve o do São Francisco, é um
pouquinho longe mas dá prá gente chegá, nóis passa
lá, pega o remédio no posto e vai cuidando da saúde”
(E11).
“ Ah... graças a Deus de saúde eu tô bem né. Ele tá
com um probleminha de coração, feiz um pedido de
exame pelo posto mais até hoje não conseguiu.
Remédio não tem. Num tem nada” (E2).
Conforme Minayo e Souza (1989, p.81), as concepções de
saúde-doença:
têm a ver com as raízes tradicionais dessas pessoas –
vindas do campo ou pertencentes às famílias de
trabalhadores pobres urbanos, com suas crenças e
valores referentes ao corpo, à vida e à morte. Mas tem
muito a ver também com suas experiências urbanas
atuais, de inserção no mercado de trabalho, de
participação (ainda que discriminatória) dos meios de
consumo coletivo, que de alguma forma quebram e
questionam crenças e valores passados, sem substituí-
los totalmente.
As dificuldades da assistência relatadas pelos moradores da
CSCJ sugerem que a reforma sanitária ainda não conseguiu promover um
atendimento eficiente e eficaz do ponto de vista da população. No entanto, a
presença desse serviço e seus aspectos avaliados negativamente, mostram
o que poderia ser melhorado.