20
LISTAS DE FIGURAS
Figura 1: Influência de forças político-legais...........................................................44
Figura 2: Influência de forças econômicas .............................................................44
Figura 3: Influência de forças tecnológicas.............................................................45
Figura 4: Influência de forças sociais .....................................................................45
Figura 5: Ameaça de entrada de novos concorrentes ............................................47
Figura 6: Concorrência atual ..................................................................................48
Figura 7: Preocupação com a concorrência de qualidade e preço inferior.............48
Figura 8: Utilização do poder de barganha pelos clientes ......................................49
Figura 9: Utilização do poder de barganha pelos fornecedores .............................49
Figura 10: Métodos de recrutamento........................................................................50
Figura 11: Experiência do candidato ........................................................................51
Figura 12: Novos funcionários recebem treinamento? .............................................51
Figura 13: Tipo de treinamento.................................................................................52
Figura 14: Freqüência de treinamento......................................................................53
Figura 15: Principal setor de treinamento.................................................................53
Figura 16: Programa de qualidade de vida de funcionários no trabalho...................54
Figura 17: Índice de rotatividade ..............................................................................55
Figura 18: Seleção de fornecedores.........................................................................56
Figura 19: Planejamento da produção......................................................................56
Figura 20: Taxa de ocupação anual .........................................................................57
Figura 21: Ações para melhorar o desempenho produtivo.......................................58
Figura 22: Indicadores para avaliar o desempenho produtivo..................................59
Figura 23: Desempenho produtivo ...........................................................................59
Figura 24: Planejamento de ações de marketing .....................................................60
Figura 25: Atribuições do departamento de marketing .............................................61
Figura 26: Equipe de vendas própria........................................................................62
Figura 27: Instrumentos de marketing utilizados ......................................................62
Figura 28: Marketing.................................................................................................63
Figura 29: Fonte de informações para novos investimentos ....................................64
Figura 30: Novos investimentos ...............................................................................65
Figura 31: Benefícios da tecnologia .........................................................................66
Figura 32: Fonte de informações para inovações tecnológicas................................67
Figura 33: Critério para novos investimentos ...........................................................67
Figura 34: Inovação tecnológica...............................................................................68
Figura 35: Cliente .....................................................................................................69
Figura 36: Os funcionários conhecem a missão da empresa?.................................69
Figura 37: Os funcionários conhecem os objetivos da empresa? ............................70
Figura 38: Estilo de liderança ...................................................................................71
Figura 39: Cultura organizacional.............................................................................71
Figura 40: Os funcionários conhecem a visão da empresa?....................................72
Figura 41: Existem ações para alcançar a visão? ....................................................72
Figura 42: Controle das estratégias para alcançar a visão.......................................73
Figura 43: Papel dos funcionários ............................................................................73