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exercer uma mesma função e de maneira bastante estratificada. Desse modo,
instrumentos como a flauta, a clarineta, o sax alto e os trompetes geralmente fazem as
melodias. Os trompetes também são reservados para momentos de maior brilho como
nos fortes ou nos tutti. O trombone pode tanto reforçar a melodia quanto fazer
contracantos junto com o sax tenor, o que pode também ser realizado pelo
bombardino. Já a tuba limita-se à marcação dos tempos, especialmente os tempos
fortes, e seu caráter percussivo ocasionalmente incorpora simples passagens
escalares ou arpejadas que acontecem, na maioria das vezes, entre os graus da tônica
e da dominante. O naipe de percussão, ou bateria como é chamado nas bandas de
retreta, compõe-se de bombo, surdo, caixa e pratos, sendo que cada um destes
desempenha as funções específicas de marcação, repique e brilho nos clímax,
respectivamente. O conjunto da bateria, no repertório de banda brasileiro, quase nunca
tem suas partes cavadas. Geralmente, os compositores anotam somente “bateria” nas
grades e os músicos tocam de ouvido.
1.2- O dobrado
A banda de música conta com um repertório muito eclético: valsas, polcas, choros,
tangos, maxixes, sambas e marchas entre outros gêneros. No entanto, o gênero
preferido e mais profundamente identificado com o som das bandas é, sem dúvida, o
dobrado. Nos arquivos das bandas, os dobrados predominam, o que, segundo Regis
Duprat, citado por GRANJA, (1984, p.119), justifica-se por ser o dobrado um gênero
criado especificamente para ser tocado por esse grupo instrumental.
A origem do dobrado remonta às músicas militares européias: pasodoble ou marcha
redobrada para os espanhóis; pas-redoublé para os franceses ou passo doppio para os
italianos (GRANJA, 1984, p. 119). Pasodoble é uma referência ao passo acelerado da
infantaria. O dobrado geralmente aparece em andamento rápido e em compasso
binário
2
/
4
ou, menos freqüentemente,
6
/
8
.
Em relação à forma, o dobrado geralmente é dividido em três seções principais, (A, B,
e C, esta última também chamada de Trio), precedidas por uma Introdução curta e em
dinâmica forte, geralmente com a extensão de oito compassos.Cada uma das seções
principais do dobrado é sempre tocada com repetição antes de se passar à seção