O quadro abaixo sintetiza de forma cronológica o estabelecimento do
comprometimento em suas distintas classificações quanto aos componentes:
Autor Classificação proposta
Kelman
(1958)
a) Compliance (submissão) ou envolvimento instrumental, motivado por recompensas
extrínsecas;
b) Identification (identificação) ou envolvimento baseado num desejo de afiliação;
c) Internalization (internalização) ou envolvimento causado pela congruência entre os
valores individuais e organizacionais.
Gouldner
(1960)
a) Integração, representando o grau em que um indivíduo é ativo e se sente parte, em
vários níveis, de uma organização em particular;
b) Introjeção, representando o grau em que a própria imagem de um indivíduo inclui
uma variedade de características e valores organizacionais aprovados.
Etzioni
(1961)
a) Envolvimento moral, baseado na internalização dos objetivos, valores e normas da
organização, sendo esse envolvimento positivo e intenso na direção dos objetivos
organizacionais;
b) Envolvimento calculativo, baseado nas relações de troca que se desenvolvem entre
o indivíduo e sua organização. Esse envolvimento é menos intenso e ocorre quando
o indivíduo percebe eqüidade entre recompensas e contribuições;
c) Envolvimento alienativo, baseado na repressão e na coerção. Esse envolvimento
tem orientação negativa e é encontrado em ambientes como prisões.
Kanter
(1968)
a) Comprometimento de coesão relativo ao vínculo estabelecido através de técnicas e
cerimônias que ressaltam publicamente o indivíduo enquanto membro da
organização e reforçam a coesão do grupo;
b) Comprometimento de continuação relativo ao vínculo que exige dos membros da
organização sacrifícios pessoais e de investimentos que tornam difícil o afastamento
da organização;
c) Comprometimento de controle relativo ao vínculo do indivíduo às normas da
organização, de forma a moldar o seu comportamento numa direção desejada.
Allen e
Meyer
(1990)
a) Comprometimento afetivo é uma forma de apego e envolvimento, dos quais
decorrem a identificação do indivíduo com a organização. Empregados com um forte
comprometimento afetivo permanecem na organização porque eles querem (...);
b) Comprometimento instrumental ou calculativo conduz a uma comparação entre o
investimento do indivíduo e os custos relacionados à perda do emprego.
Empregados com um forte comprometimento instrumental permanecem na
organização porque eles precisam (...);
c) Comprometimento normativo representa uma percepção de obrigação e dever moral
para com a organização. Empregados com um forte comprometimento afetivo
permanecem na organização porque eles sentem que são obrigados (...).
Thévenet
(1992)
a) Adesão, considerada a internalização dos valores da organização, quando estes
são coerentes com os valores que o indivíduo considera como desejáveis;
b) Oportunidade, reconhecida quando oferecida pela organização, desde que
corresponda às expectativas do indivíduo.
Becker
(1992)
Para Becker, o comprometimento adota atitudes e comportamentos distintos baseado em
três fatores:
a) Quando há o objetivo de se associar com outras pessoas ou grupos;
b) Quando há congruência com o sistema de valores individuais;
c) Para obter recompensas específicas ou para evitar punições específicas.
Jaros,
Jermier,
Koehler
e Sincich
(1993)
a) Vínculo psicológico afetivo, expresso através de sentimentos como lealdade, afeição,
amizade, alegria e prazer;
b) Vínculo de continuação, expresso quando o individuo opta pela permanência na
organização, por avaliar como altos os custos e deixá-la.
c) Vínculo moral, expresso como um senso de dever, uma obrigação ou “chamado”,
que vincula o indivíduo aos objetivos, valores e missão da empresa.
Quadro 14 - Classificação dos componentes do comprometimento.
Fonte: Elaborado pela autora, baseada em Medeiros et al. (2004, p. 4).