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Para a realização da presente pesquisa, foi elaborado um questionário para entrevista com o
empreendedor gestor como forma de auxiliar no desenvolvimento da investigação (Anexo I).
Este questionário procurou sondar o perfil do empreendedor (sexo, idade, escolaridade,
ocupação anterior, entre outros fatores relevantes para a pesquisa), bem como identificar as
estratégias utilizadas na condução de sua organização, acompanhadas de dados da IES
privada, como número de cursos, data da fundação, entre outros. O questionário, roteiro para a
entrevista com os empreendedores das IES privadas, foi elaborado na tentativa de atender aos
objetivos geral e específicos da pesquisadora, elencados no capítulo 1.
Ao investigar o perfil do empreendedor gestor, utilizou-se da metodologia CEI- Carland
Entrepreneurship Index, traduzida e estudada com profundidade por Inácio Júnior (2002), por
entender que esta metodologia apresenta-se adequada para o auxílio do entendimento da
figura empreendedora. A pesquisa deste autor revela que este instrumento, ao sondar aspectos
referentes à personalidade, postura estratégica, propensão ao risco e inovação (Quadro 12),
oferece-se como uma alternativa viável de mensuração das características empreendedoras
dos indivíduos.
Quadro 12 : Fatores do CEI
Fatores Questões
Traços de Personalidade 2, 3, 6, 7, 10, 13, 14, 15, 16, 18, 29 e 32.
Postura Estratégica 1, 4, 5, 8, 9, 11, 12, 20, 21, 23, 24, 27 e 28.
Propensão ao Risco 26, 30 e 31.
Inovação e Criatividade 17, 19, 22, 25 e 33.
Fonte: Classificação conforme Inácio Júnior (2002)
As questões referentes aos traços de personalidade, destacam as seguintes como
empreendedoras: criatividade, tolerância à incerteza, capacidade analítica, agressividade e
ambição, comprometimento e paixão pelo negócio, responsabilidade, propensão ao risco,
imaginação, coragem, visão, bom relacionamento humano (questões 2, 3, 6, 7, 10, 13, 14, 15,
18, 29 e 32).
Com relação à postura estratégica empreendedora ( questões 1, 4, 5, 8, 9, 11, 12, 20, 21, 23,
24, 27 e 28), ressalta-se a importância que se dá ao planejamento, mais do que à gerência
rotineira do negócio; o foco em crescimento, em poder, em ser o melhor; a prioridade do