Português para estrangeiros e os materiais didáticos: um olhar discursivo
Denise Gomes Leal da Cruz Pacheco
232
para que ele me fale assim?’ Observemos, inicialmente os ETs para identificar esse
funcionamento discursivo.
87
ET 1: ‘No decorrer dos anos em que (nós) temos trabalhado com o ensino de
Português para Estrangeiros e a partir de permanente troca com colegas
da área,
(nós) observamos que a estrutura linear proposta pelos livros didáticos nem
sempre é aquela de que o aluno precisa’ (SA – MP – p. 7).
ET 2: ‘[...] o procedimento que (nós) temos adotado é o de anotar os problemas
apresentados para roteirizar ou sistematizar em outra oportunidade[...]’ (p. 10 SA -
MP)
ET 3 ‘(Nós) costumamos fazer um paralelo com uma orquestra Observe[...]’ (p. 10
SA – MP)
ET 4: ‘(Nós) Não vamos aqui nos estender em teorias, mesmo porque as visões do
que seja uma abordagem comunicativa são bastante diversificadas e polêmicas
[...]’ ( S A – MP- p. 8)
ET 5: ‘Nossa intenção é proporcionar flexibilidade ao uso do livro e liberdade para
criação de outras atividades, oferecendo ao professor oportunidade de melhor
atender às necessidades de seus alunos[...]’ (SA – MP – p. 7).
ET6: ‘Logo adiante (nós) vamos discutir mais detalhadamente cada um dos
módulos. Antes porém, é necessário esclarecer a terminologia que (nós)
empregamos [...]’ (p. 8, SA - MP)
ET 7 – ‘[...] Cabe lembrar que o Brasil é um dos poucos países em que não se vê,
na língua falada, a plena distinção de tratamento formal e informal [...]’ (Texto de
esclarecimento em TB, L, volume 2).
ET 8 ‘[...] Assim como no volume 1 optou-se por adotar a forma de tratamento
mais freqüente: você, predominante no português falado do Brasil.[...] Assim, nas
últimas páginas deste volume, apresentam-se a conjugação dos verbos com o
pronome tu [...] inclui-se também a conjugação dos verbos na segunda pessoa do
plural, vós, forma usada em textos mais antigos[...]’ (Texto de esclarecimento em
TB, L, volume 2).
ET 9: ‘Tudo Bem? Português para a nova geração – Volume I [...] apresenta, em
10 unidades [...].No site (...) professor e aluno dispõem de explicações gramaticais
mais detalhadas e de exercícios para aprofundamento e uma prática mais efetiva
dos tópicos gramaticais apresentados no livro [...]’ (Apresentação do TB - L).
ET 10: ‘[…] há a opção de leitura do artigo Método, elaborado por um de nós [...]
os demais artigos tratam de temas igualmente relevantes para a reflexão crítica do
professor de português língua estrangeira [...] Para quem trabalha com falantes de
espanhol, (nós) indicamos […]’ (p.8, SA - MP) Nota de rodapé).
ET11: ‘PSIU! - Biquíni, maiô, fio-dental para as mulheres; sunga para os homens. O
protetor solar é também chamado de filtro solar. Após o bronzeamento, não
esquecer de usar um hidratante. Levar fotos para ilustrar cada objeto, tanto do
vocabulário referente à praia, quanto aos artigos para pesca.(TB, Informações
Extra essenciais relativas à unidade 10 - p.137(2))
lugares discursivos, constituindo assim a polifonia no discurso. A análise vai evidenciar como esse processo se
materializa nos MDs do corpus.
87
Todas as ênfases que aparecem nos ETs foram adicionadas para melhor atingir os objetivos da análise.