97
Quadro 1 - Representação qualitativa dos relatos dos alunos que se referem às
características do bom e mau professor
Respostas
Sujeitos
Bom Professor (Adequado) Mau Professor (Inadequado)
1 “Ter domínio do conteúdo, ter diálogo; ser
humilde e gostar do que faz e procurar fazer o
melhor, respeitar”
“Aquele que faz da profissão somente o ‘seu ganha
pão’, se esquecendo de que está lidando com
pessoas como a si próprio”.
2 “É aquele que deixa o aluno esclarecido sobre
os assuntos, aberto a diálogo”.
“Explica o mesmo assunto várias vezes e deixa os
alunos duvidosos. A falta de diálogo é comum”.
3 “trata alunos igualmente, independe de sexo,
cor, idade, modo de vestir. Ensina respeitando
alunos, exige respeito. É carismático, humilde,
sempre elogia e incentiva o aluno e nunca
subestima sua capacidade”.
“É aquele que julga os alunos pela aparência, é
arrogante e de má fé com os alunos. Ignora o
esforço do aluno, criticando e exigindo melhora.
Que não é capaz, subestimando habilidades. Trata
alunos, discriminando”.
4 “É ser atencioso, compreensivo, amigo, faz com
que criemos gosto sobre aquele assunto ou
matéria”.
“Deixa o aluno de lado; não lhe despertando
interesse, nem se preocupa se estão aprendendo;
não dá importância ao processo de ajudar”.
5 “Aquele que trabalha o conhecimento, tem boa
vontade em pesquisar e preparar conteúdo; sabe
expor de forma que o outro compreenda”.
“É aquele que não domina o conteúdo e não se
esforça para dominar; mesmo sabendo, não
consegue passar”.
6 “É aquele que não faz distinção entre aluno,
tratando-os como seus alunos . . .”.
“É aquele que não é profissional, trata um aluno
indiferente”.
7 “É aquele que está sempre disposto a auxiliar o
aluno em suas dificuldades de aprendizado”.
“É aquele que acha saber muito e esquece que o
aluno está apenas começando”.
8 “como o professor passa o conteúdo, sua
metodologia é fundamental no aprendizado ”.
“Acredito que está ligado à didática de cada um”.
9 “. . . tem boa comunicação, estratégia de ensino,
dá abertura para dúvidas”.
“É aquele que se fecha no seu conhecimento e tenta
impor, nem olhando para o seu aluno”.
10 “. . . faz com que o aluno se interesse por suas
explicações”.
“É aquele que não se preocupa em explicar”.
11 “Procura repassar o conhecimento, teoria e
prática, respeita o tempo da turma e do aluno,
adota métodos diferenciados”.
“Está sempre distante, alheio às suas funções de
educador”.
12 “É exigente sem ser tirano; prende atenção dos
alunos, agradável, espontâneo e amigo”.
“É arrogante ou humilha indiretamente seus
alunos”.
13 “Sabe transmitir conhecimentos”. “Não ouve os alunos, sua opinião é indiscutível”.
14 “Tem conteúdo e didática em suas aulas, ou
seja, sabe passar de forma clara o que sabe”.
“Não ‘domina’ conteúdo, não tem didática, alunos
não se mantêm atentos”.
15 “Com clareza e objetividade passa conteúdo,
criando cumplicidade entre alunos”.
“É aquele que só preocupa-se em dar a matéria
(conteúdo), em aulas expositivas.”
16 “Consegue transmitir todos os seus
conhecimentos, explicando claramente, tirando
dúvidas, quando necessário”.
“Não tem vontade de ensinar, é aquele que diz: tô
ganhando meu dinheiro, vocês que se virem para
estudar’”.
17 “Tem conhecimentos e passa para os alunos as
suas experiências e tenta ajudar os estudantes
nas dificuldades”.
“Não respeita os alunos, não os atende e não os
auxilia”.
18 “Se preocupa com o desempenho de cada
aluno, gosta de dar aula e se sente realizado
com o sucesso de seus alunos”.
“É aquele que apenas aplica a teoria, sem se
preocupar se os alunos realmente aprenderam”.
19 “Ensina seu aluno; supera as expectativas, dá
aulas diferenciadas e com conteúdo”.
“É aquele que não passa nada para o aluno, mistura
tudo, fala enrolado, dá a mesma aula todos os dias”.
20 “Orienta e disciplina os alunos, dentro e fora da
sala. E que domina e sabe o conteúdo que está
ensinando”.
“Não tem domínio de conteúdo, técnica e não
consegue disciplinar os alunos. Não possui
dinâmicas diferentes para despertar interesse dos
alunos pelo conteúdo”.
Continua ...