49
reconhecido pela sociedade como profissional competente. A sua busca vai além do
que lhe é oferecido, ele deve superar os limites pessoais e profissionais.
As falas também remetem a preocupação dos sujeitos na busca pelo
conhecimento, através da pesquisa e também de sentirem-se sujeitos do processo
ensino-aprendizagem por meio do qual, enquanto educam estão sendo educados.
Freire (2003, p. 68) diz,
Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam
entre si, mediatizados pelo mundo. (...) Desta maneira, o educador já não é o
que apenas educa, mas o que, enquanto educa é educado, em diálogo com o
educando que, ao ser educado, também educa. Ambos, assim, se tornam
sujeitos do processo, em que crescem juntos e em que os “argumentos de
autoridade” já não valem.
A segunda categoria : Despertando para o ensino
Nesta categoria encontramos dois sujeitos a Orquídea e o Cravo Branco, que
assim expressaram suas falas:
... cursei licenciatura em enfermagem, ao me formar na graduação em
enfermagem e licenciatura juntas, fui contratada para trabalhar num
hospital geral de uma cidade do interior do Rio Grande do Sul, onde lá
funcionava a única escola de auxiliares de enfermagem da cidade, a irmã
diretora me convidou para lecionar. Lá não podia escolher as disciplinas
tinha que ler, se preparar e apresentar os conteúdos designados por ela
(diretora) , a “profissão é generalista”, dizia ela. Administrei conteúdos desde
a história da enfermagem até enfermagem cirúrgica, introdução a
enfermagem, e além da teoria tínhamos que supervisionar estágios..... Fui me
apaixonando em trabalhar com alunos, com isso aprendi e ensinei muitas
coisas. Em 1999 fiquei sabendo que a UCS estava abrindo curso de Técnico
de Enfermagem, me inscrevi participei da seleção e aqui estou ate hoje, com
muito entusiasmo, procurando melhorar meus conhecimentos e crescer
profissionalmente para contribuir na formação de novos profissionais
(Orquídea).
A fala nos mostra um profissional que teve como base a licenciatura,
principalmente porque trabalhou com várias disciplinas no curso de Auxiliar de
Enfermagem, mas a paixão pelo ensino surge da convivência com alunos e outros
profissionais. Demonstra também a vontade de continuar se aperfeiçoando para