Hoje a Pizza Hut não vende pizza ela vende a ‘experiência Pizza
Hut’. Essa experiência é um composto de cinco quesitos: o produto,
o alimento, o serviço, as instalações e a arte de comunicação da
marca. Juntos, os cinco formam a ‘experiência Pizza Hut’, o novo
‘conceito Pizza Hut’. A marca não existe sem uma dessas variáveis.
A pizza sozinha não é nada. Servida numa pizzaria de bairro não
seria reconhecida. O ambiente isolado não representa nada. O
serviço de qualidade, hoje uma obrigação, não é nada isoladamente.
Da mesma forma, as promoções, isoladamente não servem para
nada (Zani, 2005).
Para o próximo ano (2006) está em curso uma série de ações que vão ajudar
trabalhar a construção da marca. Um projeto de moda, um de música eletrônica, um
de entretenimento com o canal Fox de televisão a cabo, uma linha de objetos com a
marca Pizza Hut compõem o “multi kit Pizza Hut”, ações que, em síntese, propõem-
se a ser um programa social e programa de vida mais saudável.
A apresentação da linha “multi kit Pizza Hut”, envolveu bonecos de ursos
batizados de “amigo urso”. Foram vendidos 7.000 ursos em 10 meses, pelo preço de
R$ 179,00. Isso, de acordo com Zani (2005) revela que a marca tem um valor
percebido já que o brinquedo não é oferecido, sua venda é passiva.
Zani (2005) revela, ainda, outras estratégias de marketing. Há cerca de cinco
anos, a rede da marca pizza Hut implantou o projeto “jovem estudante” que oferta
benefícios para quem tem carteira de estudante. Uma pesquisa recente feita pela
rede mostrou que o antigo usuário da carteira de estudante continua a ser um cliente
fiel. Para atingir um público de maior poder aquisitivo, o franqueado também abriu
um restaurante na Rua Amauri, uma das mais badaladas da capital paulista. Nesse
restaurante, aberto a cerca de um ano, são oferecidos vinhos por até R$ 180,00 a
garrafa. Agora uma carta de vinhos mais variada que a atual vem sendo
desenvolvida. Para as sobremesas, o franqueado também está oferecendo
chocolates Kopenhagen, ou seja, tem trabalhado com marcas já posicionadas.
Dos 16 restaurantes da rede franqueados pela IRB, seis têm serviço de mesa
e dez estão em praças de alimentação. Os seis com serviço de mesa detém 55%
das vendas, versus 45% das vendas nas praças de alimentação. A média de vendas
e a rentabilidade nos restaurantes são maiores, porque o gasto por cliente é maior,
apesar do fluxo de pessoas na praça ser maior.