aluno
• por influência da punição
• por gratidão aos pais
18. Exclusão
• por parte dos professores
(sim)
• por parte da equipe (não)
• por parte dos colegas (não)
A44, A51, C60, C61, D33, D34, E45, E48,
E51, E53, E54, E55, E56, F28, F29
QUADRO 7 – Categorias Iniciais
4.3.2 Categorias Amplas
CATEGORIAS GERAIS DISCURSOS EM QUE APARECEM
TAIS CATEGORIAS
1. O colégio é considerado bom pela
sociedade e pela família.
A1, A2, A32, B1, C1, C2, D52, D53, E1, F1
2. Indisciplina como atividade normal dos
alunos e do colégio, como súplica de atenção
dos alunos, como insatisfação e/ou
desmotivação diante dos conteúdos, como
forma de expor a não apreciação de
determinados conteúdos, consciência da
bagunça como transgressão às regras do
colégio.
A2, A3, A4, A5, A6, A7, A17, A18, A19,
A20, A21, A24, A25, A42, A51, B8, B11,
B12, B38, B39, C11, C12, C13, C15, C29,
C31, C35, C36, C62, C63, D3, D6, D11,
D12, D15, D19, D20, D24, D25, D27, D32,
D36, D39, D44, D56, E14, E15, E17, E19,
E26, F5, F6, F7, F8, F25, F26
3. O não despertar do aluno pelo professor,
pelo conteúdo e pela escola
A4, A5, A7, A8, A33, A35, A36, A42, B11,
B20, C13, C36, C58, D13, D27, D32, D48,
D49, F8, F9, F18, F19, F25, F26, F33, F34,
F35
4. Matemática como nulla scientia ou como
ciência prática.
A22, A31, A38, B27, B28, C14, C51, C52,
C53, C54, C55, D30, D31, F9, F21, F22,
F23, E38, E40, F25
5. Aula de matemática sempre igual, chata,
são feitas só contas, o aluno não faz nada,
não gosta da matemática, aulas boas.
A22, A23, A26, A34, A35, A37, B14, B19,
C12, C23, C36, C38, C39, C65, F8, F9, F24,
F25
6. Aula do professor, que é responsável e/ou
culpado pela aprendizagem ou pelo fracasso
escolar.
A9, A10, A11, A12, B15, B16, B20, B21,
B22, B23, C7, C8, C9, C16, C22, C30, C48,
C50, C64, D35, F3, F4, F27
7. Punição vista como pedagogia, falta de
cobranças dos professores, da escola e da
A28, A30, A39, A40, A41, A43, A45, A46,
A52, A53, A54, C29, C32, D19, D20, D36,