CHAPTER 5. CONCLUS
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de impacto, PI do ve´ıculo em vˆoo, onde se evidenciou sua sensibilidade ao processo
de filtragem. Nesta fase verificou-se que o filtro FKP apesar de n˜ao incluir nen-
huma t´ecnica avan¸cada de sintonia, apresentou resultados satisfat´orios sugerindo
uma alternativa para o filtro αβγ.
A pesquisa culmina com a proposta da sintonia filtro FKP utilizando-se uma
metodologia baseada em Algoritmo Gen´etico para melhor desempenho para os
instantes das passagens das fases propulsadas e balisticas do v´eiculo em vˆoo. A
investiga¸c˜ao prossegui com uso medidas de trajet´oria simuladas e medidas reais
de um vˆoo de um foguete bi-est´agio, caracterizando o aspecto pr´atico deste tra-
balho, identificou-se o que se chamou de crit´erios operacionais para o filtro. Estes
crit´erios operacionais foram a velocidade de convergˆencia e o n´ıvel de ru´ıdo do sinal
filtrado, aspectos refletidos diretamente na estima¸c˜ao do PI. Verificou-se, entre-
tando, a existencia de um compromisso conflitante entre esses dois parˆametros
operacionais.
O problema da sintonia do filtro foi definido como um problema de otimiza¸c˜ao.
Partiu-se ent˜ao para a defini¸c˜ao de uma fun¸c˜ao objetivo como uma norma da
variˆancia do erro de velocidade estimada. O que justificou o uso da velocidade
estimada ´e o seu forte peso na qualidade do c´alculo do PI que por sua vez reflete a
velocidade de rea¸c˜ao do filtro para os instantes de fase propulsada-bal´ıstica assim
como e o n´ıvel de ru´ıdo do sinal filtrado.
Ap´os uma s´erie de ensaios apresentou-se um procedimento para obten¸c˜ao da
fun¸c˜ao objetivo para o m´etodo de otimiza¸c˜ao proposto. Considerou-se como pop-
ula¸c˜ao inicial um conjunto de valores para σ
r
numa faixa ampla de valores da qual
obteve-se a curva de desvio padr˜ao da norma do erro da velocidade.
A metodologia de ajuste proposta neste trabalho foi executada off line. Prop˜oe-
se, portanto, estudos da viabilidade dessa metodologia em tempo real para sin-
tonia do Filtro de Kalman , ponderando os crit´erios j´a identificados nesse tra-
balho, n˜ao s´o nas mudan¸cas normais da dinˆamica de vˆoo, isto ´e, fases propulsadas
e bal´ısticas, mas tamb´em em condi¸c˜oes anˆomalas tal como uma perda repetina,