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9)
Normalmente, durante as aulas de Língua Portuguesa, você, comenta, sem fins de
cobrança da leitura, livros literários com a sala? Se você lembrar de alguma obra comentada
em alguma 8
a
série que você lecione – independente se foi em 2003 ou não – cite-a, por favor,
e explique o que você costuma comentar sobre os livros nesses casos.
Geralmente comento. Por exemplo, ao estudar textos relacionados à água, lembro que
citei
Vidas Secas
, de Graciliano Ramos, o qual contribui para a exemplificação e como
convite à leitura. Como a literatura recria, artisticamente, a realidade, não é possível
deixar de mencioná-la e, é claro, despertar o gosto pela leitura. Com a leitura que
solicitei para uma turma de
Nunca diga adeus
, de Luiz Galdino, mencionei
Romeu e
Julieta
.
Esses são apenas dois exemplos, há muitos outros.
10)
Na sua opinião, a literatura que você leva para a sala serve para quê?
Para mim, a literatura é como uma embarcação. Você entra nela e na viagem você
amplia seus horizontes. Você conhece o mundo e a você mesmo. Amplia sua visão.
Conhece outras realidades para compreender a sua.
11)
Na sua opinião, os alunos fazem outras leituras que não as recomendadas pelo professor?
Sim, como, por exemplo, presenciei na semana anterior. E, principalmente, em relação a
contos ou poesia, quando seleciono alguns e leio para a sala. Conseqüentemente, a
procura por este livro é ampliada, conforme afirma a bibliotecária. Durante a leitura,
enfatizo o modo diferente que o autor usa para dizer algo comum, como quando um
personagem declara seu amor ao outro, por exemplo.
12)
Na escola, que outro contato com a literatura você proporciona aos alunos?
Tipo de
literatura/veículo
Contato
(Ex.: conta histórias, pede a leitura de poemas, canta com os alunos,
utiliza o que o livro didático traz...)
Contos
Conto, leio, peço para eles lerem, dramatizar.
Canções
Cantamos, interpretamos, tentamos descobrir a linguagem
figurada (como metáfora...).
Poesia
Leitura, declamação, leitura em coro, discussões, análise da
linguagem subjetiva, encorajando-os para o gosto pela poesia.
Livro didático/apostila
Usado mais raramente, mas como o livro possui pouca poesia e
música, aproveito mais os textos narrativos para a compreensão e
interpretação dos mesmos, mas selecionando-os.
Visitas a livrarias,
sebos, feiras,
bibliotecas...
Os alunos, na aula de Português, vão à biblioteca uma vez por
semana. Mas para incentivar a leitura, visitamos recentemente a
Biblioteca Pública do centro da cidade, uma vez que o bairro
onde a escola está quase não possui locais de acesso à leitura, com
exceção da escola e das igrejas. Na ocasião, os alunos fizeram
carteirinha para aquisição de livros e conheceram o projeto sobre
o “Bom leitor do ano”.
Outros:
Em 2003, na escola, a escritora Olga Agulhon fez uma palestra
para os alunos. Temos, na biblioteca escolar, vários exemplares
de seu livro de poesias “O tempo”.
Quando possível, trabalho com jornais, revistas, estimulando o
hábito da leitura.