15
Igreja-Instituição, rapidamente abriram-se para toda a sociedade. Montenegro
destaca que as mudanças da Igreja neste período sintonizavam com um “(...)
processo de desenvolvimento, correlativo de um feixe de mudanças sociais”
8
. As
Cebs, no contexto da Ditadura Militar, que se instalou no Brasil em 1964,
assumiram um papel relevante nas lutas do povo brasileiro e no processo
redemocratização da sociedade brasileira
9
.
Dessa forma, a partir do nascimento dessas comunidades, em meados
da década de 1960 em todo Brasil, "um novo modo de ser Igreja”
10
, começa a se
organizar e a se expandir
11
: descentralizada, abrindo amplo espaço para a
participação dos leigos
12
na Igreja, e colocando esta instituição em contato com o
povo
13
e principalmente, reconhecendo neste o grande motor de sua ação e como
o sujeito e agente de sua própria história, com suas dificuldades, erros e acertos,
desenvolvendo também um amplo processo de educação popular
14
. Essa nova
8
João Alfredo Montenegro, ‘Reflexão Metodológica sobre a História da Igreja no Brasil’ in Revista de
Cultura Vozes, 182. Número 9, novembro de 1982
9
Regina Novaes, destaca que, na década de 70, as comunidades de base, diante do que ela chama de
desorganização da sociedade civil, imposta pelo regime militar, tiveram um papel importante nas
lutas de resistência., in Vanilda Paiva (org) Catolicismo , Educação e Ciência, Coleção Seminários
Especiais- Centro João XXlll, São Paulo, Loyola, 1991, p.236.
Sobre esta problemática Daniel Aarão Reis Júnior salienta: “(...) Setores da Igreja foram passando
para o campo da crítica e da luta contra a ditadura. Ordens religiosas, bispos cardeais e numerosos
contingentes de leigos, organizados nas Comunidades Eclesiais de Base (Cebs), constituíram fator de
resistência maior às ações dos governos militares” in REIS, Daniel Aarão. Lutas Sociais, Reformas e
Revolução nas Tradições das Esquerdas Brasileiras, in http: www. artnet.org.br/gramsci/textos.
Destaca-se neste contexto que Ditadura Militar foi um fator que propiciou o crescimento das Cebs no
Brasil.
10
Antônio F. de Miranda op.cit., DP 2
11
O estudo de Pedro de Oliveira aponta para a existência de cerca de 70.000 comunidades eclesiais de
base existentes em todo o país. OLIVEIRA, Pedro Ribeiro de, ‘CEB; Comunidade Estruturante da
Igreja’ in BOFF, Clodovis... e et al, As Comunidades de Base em Questão, São Paulo, Paulinas, 1997,
p. 131
12
O uso da palavra leigo neste contexto, refere-se ao sentido eclesial e não o dito popular de “não
conhecer nada do assunto”. De acordo com o dicionário de Direito Canônico, leigos “ ... são fiéis que
não receberam o sacramento da ordem; o seu estatuto fundamental, portanto, é o dos fiéis cristãos,
com especial responsabilidade nos deveres e direitos que os clérigos, por diversas razões, não podem
exercer diretamente... Presta especial atenção ao direito dos apóstolos que somente eles podem
desenvolver: o da cristianização da ordem temporal, social, política, econômica e o do estado da vida
matrimonial”. Carlos Corral Salvador, Dicionário de Direito Canônico. Tradução de Jesús Hortal, São
Paulo, Loyola, 1993
13
Norberto Bobbio destaca esse conceito, afirmando-o como “... uma mera designação social, realidade
subalterna e disgregada, fundamentalmente excluída da gestão do poder” in BOBBIO Norberto,
MATTEUCCI Nicolla e PASQUINO Gianfranco, Dicionário de Política, Trad. Carmen C. Varriale et
al, coord. Trad. João Ferreira, Brasília, Editora Universidade de Brasília, 11
a
ed., 1998, vol. 2, p. 987
14
O papel educativo é certamente uma das características marcantes das Cebs. Vários autores defendem
as Cebs como o mais vasto trabalho de educação popular, não promovido pelo Estado, neste século