22
ESTUDO DA COMPETITIVIDADE DA INDÚSTRIA BRASILEIRA
IE/UNICAMP - IEI/UFRJ - FDC - FUNCEX
"No longo prazo (1883 a 1985), constata-se uma grande estabilidade na relação entre o
crescimento da renda dos países da OCDE e o crescimento de suas importações cafeeiras,
oscilando esta relação entre 0,54 e 0,52. Ou seja, enquanto o PIB dos países da OCDE aumentou
em 2% ao ano, as importações de café aumentaram em 1%" (Daviron,1986:32).
Em termos de padrões de consumo, algo que chama a atenção é a rápida ascensão do
Japão entre os consumidores de café. Os japoneses descobrem o café após a Segunda Guerra
Mundial e atualmente já se converteram no terceiro importador mundial7.
"Além de funcionar como cunha, abrindo mercado para o café verde, o solúvel
proporciona o uso da matéria-prima em outras alternativas de consumo. É o caso do café líquido,
apresentado ao consumidor já pronto, puro ou com leite, quente ou frio" (Coimbra,1992).
O mercado americano, ao contrário do que muitos imaginam, apresentou um crescimento
no consumo de café, sobretudo o mercado de cafés finos (gourmet)8."No ano 2000, metade do
consumo de café nos EUA será de gourmets...crescendo à uma média de 20% ao ano, o consumo
de cafés especiais nos EUA alcança hoje 2 milhões de sacas por ano, 20% do consumo total do
produto (10 milhões de sacas) e movimenta cerca de US$ 1,5 bilhões" (FSP,20/10/1992).
Outra tendência forte nos EUA é a vulgarização das máquinas de café expresso
domésticas, o que é um fato animador para a produção brasileira de café9. "Pesquisa feita
recentemente por uma empresa de consultoria dos Estados Unidos mostrou que a cada dez lares
norte-americanos um tem máquina de café expresso" (GM,20/08/1992).
As grandes torrefadoras vêm, crescentemente, perdendo o controle sobre o mercado de
matéria prima para abastecimento das máquinas de expresso. "Atualmente mais de dez mil lojas
vendem produtos diferenciados. Só as que vendem cafés em grão para serem moídos na hora
somam mais de mil" (OESP,15/02/1993)10 .
7."No Japão, que faz da cerimônia do chá uma tradição milenar, a introdução do solúvel originou gradativas
mudanças nos hábitos alimentares da população local... O crescimento de suas importações de café nos últimos 11
anos apresenta a expressiva marca de 65%" (Coimbra,1992:s/p).
8."As vendas de café gourmet nos Estados Unidos em 1989, foram estimadas em US$ 1,24 bilhões, distribuídas em
vendas de cafés gourmets = US$ 676 milhões, blends tipo premium = US$ 277 milhões e speciality coffees
descafeinados = US$ 283 milhões" (Zylbersztajn,1992:90).
9. Os arábicas e robustas brasileiros são cafés tipicamente de terreiro (secos ao sol), o que melhora seu corpo e
diminui sua acidez, fatores esses extremamente desejados pelos fornecedores de café para esse tipo de equipamento
crescentemente doméstico.
10 Na ilha de Manhattan, a quantidade de novos bares expressos, cafés e quiosques que servem bebidas quentes e
frias, normais ou descafeinadas mais que quintuplicou em 1991 (FSP,20/10/1992). Para melhor ainda exemplificar
o fenômeno, temos a Starbucks Coffee C.O.. "Surgida em 1971 e voltada para a comercialização de cafés especiais,
a rede conta hoje com cerca de 200 pontos de venda. A previsão para o faturamento da rede até o final da década