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1999
Bases de um ProgramaBases de um Programa
Bases de um ProgramaBases de um Programa
Bases de um Programa
Brasileiro para a SociedadeBrasileiro para a Sociedade
Brasileiro para a SociedadeBrasileiro para a Sociedade
Brasileiro para a Sociedade
da Informaçãoda Informação
da Informaçãoda Informação
da Informação
Sociedade
da Informação
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1999, Ministério da Ciência e Tecnologia
Impresso no Brasil
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Ministério da Ciência e Tecnologia
Ministro: Ronaldo Mota Sardenberg
Secretário Executivo: Carlos Américo Pacheco
4
Bases do Programa Brasileiro para a Sociedade da Informação
5
Bases do Programa Brasileiro para a Sociedade da Informação
ResumoResumo
ResumoResumo
Resumo
ste documento apresenta os fundamentos do
Programa Brasileiro para a Sociedade da
Informação. A Economia da Informação no Brasil,
hoje, corresponde a cerca de dez por cento do Produto
Interno Bruto, incluindo-se nesta estimativa as indústrias
de computação, comunicação e mídia. A importância
de cada uma delas é crescente e este documento tratará
de infra-estrutura, serviços e aplicações que estão
associadas normalmente às duas primeiras. A confluência
das três, no entanto, é cada vez mais visível e sua
relevância é crescente nos planos e projetos nacionais de
desenvolvimento dos países que estão investindo na
economia digital.
Serão analisados os seguintes aspectos: o contexto atual,
o horizonte dos próximos três anos e as medidas
necessárias para, no longo prazo, garantir que a
participação da Economia da Informação no PIB brasileiro
seja comparável à dos países europeus, contribuindo para
uma aceleração do crescimento nacional, em todos os
setores que podem ser beneficiados por aplicações e
serviços digitais de alta qualidade em rede.
Assim, a missão de um programa desta natureza deve
ser a de: articular e coordenar o desenvolvimento e
utilização de serviços avançados de computação,
Bases de um ProgramaBases de um Programa
Bases de um ProgramaBases de um Programa
Bases de um Programa
Brasileiro para aBrasileiro para a
Brasileiro para aBrasileiro para a
Brasileiro para a
Sociedade da InformaçãoSociedade da Informação
Sociedade da InformaçãoSociedade da Informação
Sociedade da Informação
E
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Bases do Programa Brasileiro para a Sociedade da Informação
comunicação e informação e suas aplicações na Sociedade,
de forma a garantir vantagem competitiva para a pesquisa,
desenvolvimento e ensino brasileiros, acelerando a oferta
de novos serviços e aplicações na Internet, em prol da
inserção internacional dos produtos, serviços e
empreendimentos brasileiros.
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Bases do Programa Brasileiro para a Sociedade da Informação
1.1.
1.1.
1.
Brasil: suas peculiaridadesBrasil: suas peculiaridades
Brasil: suas peculiaridadesBrasil: suas peculiaridades
Brasil: suas peculiaridades
O Brasil é um país notável em tamanho e importância, como mostram sua
geografia, demografia, economia e sociedade. Tão complexo é seu presente
e tão prementes as suas demandas que usualmente resta muito pouco espaço
para se cogitar e imaginar o amanhã.
Em paralelo aos problemas sociais ainda não solucionados, o desenvolvimento
dos novos processos de geração e disseminação de conhecimento e a
preocupação com o futuro levam – hoje - à definição de uma nova agenda.
Um programa para a Sociedade da Informação deve ser um plano para o
futuro. Ao invés de soluções em larga escala devem ser feitos experimentos
que, sendo cumpridos com sucesso, poderão servir de base para ações de
grande amplitude e impacto.
Este é, portanto, um plano para uma ação conjunta e articulada da Sociedade.
Todos os níveis de governo, as instituições não governamentais e a iniciativa
privada podem e devem coordenar suas ações para obter, do investimento
de cada um, o maior e melhor resultado possível para todos.
Este texto tem o propósito, assim, de abrir a discussão sobre o Programa
Brasileiro para a Sociedade da Informação, onde os beneficiários devem
ser todos os brasileiros.
1.1.1.1.
1.1.1.1.
1.1.
Sociedade da Informação:Sociedade da Informação:
Sociedade da Informação:Sociedade da Informação:
Sociedade da Informação:
desigualdades e oportunidadesdesigualdades e oportunidades
desigualdades e oportunidadesdesigualdades e oportunidades
desigualdades e oportunidades
O mundo digital pode aprofundar a desigualdade que já existe entre os
brasileiros, pois traz a ameaça do “apartheid digital”. No Brasil e em todo o
mundo, parte considerável do desnível entre pessoas e instituições já é — e
será progressivamente ainda mais — resultado da assimetria no acesso e
entendimento da informação disponível na Sociedade e na conseqüente
capacidade de agir e reagir de forma a usufruir seus benefícios.
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Bases do Programa Brasileiro para a Sociedade da Informação
A transformação dos processos de produção, distribuição, comercialização
e consumo, possibilitada por cadeias de valor em rede, tem forte impacto
na forma como se distribui a riqueza entre nações e regiões. Aquelas que,
mais rapidamente, adotarem políticas de fomento e absorção destes novos
processos terão vantagens competitivas enormes no longo prazo.
Ao mesmo tempo, na medida que amplia-se a quantidade de informação
disponível em rede, também são maiores as oportunidades. A utilização
crescente da comunicação abre um grande potencial para o desenvolvimento
humano em todos os níveis, pela absorção da informação, sua transformação
em conhecimento e sua utilização nas dimensões sociais, econômicas e
culturais.
O papel fundamental do governo, em um Programa para a Sociedade da
Informação como o proposto, deve ser o de universalizar as oportunidades
individuais, institucionais e regionais. Ao mesmo tempo o governo deve dar
suporte e incentivar o desenvolvimento tecnológico, no sentido de assegurar
um empreendimento privado competitivo de caráter local, regional e global.
Além de estabelecer as bases para a massificação da comunicação digital na
educação pública e nas instituições sociais, cabe ao governo incentivar e
implantar experimentos que sirvam para a criação de uma verdadeira
capacitação nacional nas áreas de infra-estrutura de informação e
conhecimento digital. Os custos de tal empreitada, por maiores que possam
ser, são investimentos da Sociedade no seu futuro. Não realizá-los, implicará,
a curto prazo, em despesas muito maiores e de duvidoso retorno, no futuro,
para habilitação da cidadania e inserção do país na nova economia digital.
Antes de ser um instrumento compensatório, a redução da desigualdade no
acesso à informação é e será um direito e, igualmente, será essencial para o
desenvolvimento e crescimento das redes digitais no país. A própria expansão
da Internet pode ser bloqueada a curto prazo pela limitada penetração social
decorrente das diferenças de poder aquisitivo.
O extraordinário impacto positivo que a nova economia e sociedade digital
traz consigo depende fundamentalmente de sua capacidade de ampliar o
número de seus usuários, sejam domicílios, empresas ou instituições. Algumas
experiências internacionais mostram que esses novos processos podem
auxiliar — através sobretudo da elevação da produtividade — a ampliar os
horizontes do próprio crescimento econômico.
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Bases do Programa Brasileiro para a Sociedade da Informação
1.2. Pressupostos e razões estratégicas do Programa1.2. Pressupostos e razões estratégicas do Programa
1.2. Pressupostos e razões estratégicas do Programa1.2. Pressupostos e razões estratégicas do Programa
1.2. Pressupostos e razões estratégicas do Programa
Este é uma proposta de um programa para o futuro, mas considera todas
as tentativas, sucessos e fracassos do passado. Espera-se que os conceitos,
experimentos, projetos piloto e protótipos a serem desenvolvidos em torno
de um Programa para a Sociedade da Informação possam servir de modelo
de ações de muito maior porte, em todos os setores da sociedade e da
economia.
Em particular, é um dos pressupostos do Programa a estruturação de
uma rede digital de comunicação de dados que permita a pesquisa,
desenvolvimento e utilização, dentro de critérios aceitáveis de uso não-
competitivo ou pré-competitivo da rede, de ambientes, ferramentas,
sistemas e serviços que se possam considerar típicos da próxima geração
de infra-estrutura digital de comunicação. Mais do que velocidade da rede,
deve-se almejar qualidade de serviço e modelos de negócio que garantam
sua sustentação independentemente do próprio Programa.
Tal rede deve abranger todo o território nacional, criando
oportunidades de educação, pesquisa e desenvolvimento, para todos, e
provendo condições para a criação de empreendimentos digitais que poderão
ser significativos para o crescimento nacional na nova economia. Para tal, é
preciso articular a ação de governo e dele com a iniciativa privada e o terceiro
setor, para maximizar o impacto do investimento a ser realizado.
Cinco razões estratégicas motivam esta proposta de programa, a saber:
! o impacto que as redes digitais de alta qualidade deverão ter na
Sociedade, principalmente no que tange à educação, cultura e exercício
pleno da cidadania;
! o papel central das Tecnologias de Informação para a
competitividade econômica do país, não somente pela criação de novos
produtos e serviços, mas especialmente através da renovação das
estruturas tradicionais de produção e comercialização de bens e serviços;
! a importância competitiva de TI para o comércio internacional,
por meio da implantação e uso de mecanismos de pagamento eletrônico,
transporte de bens com acompanhamento em tempo real e alfândegas
eletrônicas, entre outros exemplos;
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Bases do Programa Brasileiro para a Sociedade da Informação
! a necessidade de uma infra-estrutura avançada de redes e de
computação para suporte a todas as atividades no país, perpassando
desde Educação, Cultura e Pesquisa até Comércio de Bens e Serviços,
destacando-se o oferecimento de Serviços Públicos transparentes e
eficientes.
! a premência em dar suporte à pesquisa e à formação de pessoal
altamente especializado na instalação, operação e no desenvolvimento
de serviços e aplicações para a nova geração de redes de alta velocidade.
Finalmente, esta proposta de programa também foi concebida em função
dos sinais de esgotamento, a muito curto prazo, do primeiro ciclo de evolução
da Internet brasileira, bem como das aplicações correspondentes, com o
risco bastante claro do país sofrer conseqüências de seu atraso em relação
ao resto do mundo muito em breve.
2. O que foi feito e as próximas etapas2. O que foi feito e as próximas etapas
2. O que foi feito e as próximas etapas2. O que foi feito e as próximas etapas
2. O que foi feito e as próximas etapas
O papel do governo na fase inicial da Internet brasileira, que é o estágio atual
em que a rede se encontra no Brasil, foi o de estabelecer as bases para
criação de uma infra-estrutura de redes no País e fomentar o desenvolvimento
de serviços, aplicações e conteúdo para a rede brasileira.
Para tal, foi de suma importância o estabelecimento do projeto RNP (Rede
Nacional de Pesquisa) pelo MCT e a instalação do ‘backbone’ nacional a ele
correspondente. A RNP foi responsável pela apropriação, para o Brasil, das
tecnologias da Internet e por quase todo o esforço inicial de formação de
pessoal especializado para instalação e operação da rede e no
desenvolvimento de serviços e aplicações para a Internet.
A próxima geração da Internet e, principalmente, suas aplicações, são hoje
o centro das atenções das comunidades mundiais de telecomunicações e
informática e da sociedade em geral. É dos estudos, desenvolvimentos e
investimentos dos próximos anos que sairá a infra-estrutura mundial de
informação, base para uma parte gigantesca e crescente da atividade humana
no planeta.
O próximo passo do governo deve ser o de articular e fomentar o
desenvolvimento de um conjunto de aplicações, serviços e tecnologias-
chaves, sobre uma nova infra-estrutura nacional de informação, usando
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Bases do Programa Brasileiro para a Sociedade da Informação
tecnologias e velocidades e qualidade de serviço comparáveis àquelas que
serão —ou já estão começando a ser— empregadas em todo o mundo.
Sobre tal infra-estrutura, deve ser induzida a pesquisa, o desenvolvimento e
utilização, em forma de protótipo, de aplicações estratégicas de interesse
nacional, que utilizem a nova infra-estrutura de forma diferenciada e/ou não
sejam realizáveis sobre a infra-estrutura atual.
A difusão do conhecimento a ser gerado por esta nova estrutura poderá
contribuir significativamente para o desenvolvimento sustentado do País
dentro do contexto da Sociedade Global da Informação.
Em função do investimento já realizado e dos resultados alcançados até
agora, podem ser considerados como dominados os processos e métodos
básicos da Internet. A rede, em seu estágio atual, encontra-se em plena
utilização pela Sociedade e deve-se partir para uma nova fase, “orientada a
aplicações”, onde “o que” fazer usando os novos serviços e infra-estrutura
se torna muito mais importante do que a rede em si.
A infra-estrutura necessária para a próxima fase da Internet no País deve
possibilitar, portanto, o desenvolvimento de aplicações avançadas, fornecendo
velocidades e qualidade de serviço sem par na rede atual. É importante,
pois, definir o contexto onde convivem uma rede que está sendo usada “na
prática” e outra que está sendo desenvolvida para ser usada “no futuro”.
O modelo desenvolvido
no Brasil e inter-
nacionalmente utilizado
para entender os ciclos de
desenvolvimento e uti-
lização de redes do tipo
Internet, é mostrado ao
lado e comentado a seguir.
Na primeira parte do
ciclo, é decisivo que o
governo assuma a
iniciativa de estabelecer as
prioridades e perspectivas
do processo, estimulando
Comercialização
Operão
Protótipo
P&D
Governo
Sociedade
Governo
& Parceiros
Governo
&
Parceiros
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Bases do Programa Brasileiro para a Sociedade da Informação
e financiando um conjunto de experiências e protótipos que irão definir a
rede operacional que será utilizada nas fases seguintes; aqui, é fundamental a
participação dos setores de pesquisa, desenvolvimento e formação de
pessoal, sem o que o projeto tem poucas chances de progredir. O eixo
correspondente é o de pesquisa e desenvolvimento e o processo de utilização
da rede, nesta fase, deve ser pautado por uma política que destine a rede
para experimentação e desenvolvimento de aplicações protótipo e o
respectivo teste, preparando o terreno para as próximas fases.
Na segunda parte, já deve haver uma rede-protótipo operando e alguns
dos serviços e aplicações fundamentais devem estar disponíveis, para que
os parceiros industriais, comerciais e outros, ainda dentro de uma política
que prioriza fundamentalmente o desenvolvimento da própria rede e os
processos de pesquisa e aprendizado, possam elaborar protótipos dos
sistemas e mecanismos de funcionamento e apropriação da rede para um
eventual uso intensivo da mesma pela Sociedade. O eixo correspondente é
o de prototipação.
Na terceira parte, o papel do governo torna-se menos relevante do ponto
de vista do desenvolvimento da rede propriamente dita e passa a ser
fundamental no que tange aos aspectos regulatórios e mecanismos para sua
implementação, bem como na indução de aplicações de impacto em
problemas de interesse estratégico para o País. Aí, correspondendo ao eixo
de operação da rede, estão os agentes econômicos e sociais se preparando
para sua absorção, ao mesmo tempo em que demandam suporte tecnológico
e formação e treinamento de pessoal dos agentes de pesquisa,
desenvolvimento e educacionais.
Finalmente, na quarta etapa, a rede entra em operação comercial e se torna
amplamente disponível, restando ao governo e seus agentes, nesta fase, o
papel de suprir as demandas eventualmente não atendidas pelo setor privado,
que serão primordialmente de integração nacional e de compensação de
desigualdades regionais.
Ao mesmo tempo, o governo e os setores de pesquisa começam a planejar
o próximo ciclo de desenvolvimento e a tomar providências para, mais uma
vez, enquanto a versão “atual” da rede está em pleno uso pela maior
quantidade possível de agentes sociais, preparar as bases da próxima geração
de infra-estrutura, tecnologias e serviços básicos de rede que serão as
fundações para a próxima geração de aplicações.
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Bases do Programa Brasileiro para a Sociedade da Informação
Com a abertura da Internet/Brasil à operação comercial em meados de
1995, o governo brasileiro cumpriu o primeiro ciclo de desenvolvimento
das redes Internet no País. Desde então, o MCT vem monitorando e avaliando
o desenvolvimento da rede brasileira e mundial e discutindo alternativas
para a próxima geração de redes Internet no Brasil.
Assim, o Programa para a Sociedade da Informação se propõe a cuidar da
implantação da fase 2 da Internet no País. A ação será concentrada nos
processos de pesquisa, desenvolvimento e prototipagem da nova infra-
estrutura e seus serviços básicos, de forma a alavancar a nova geração de
redes digitais abertas no Brasil, em benefício de toda a sociedade.
3. As conexões em uma nova economia3. As conexões em uma nova economia
3. As conexões em uma nova economia3. As conexões em uma nova economia
3. As conexões em uma nova economia
A “nova economia” não é tão nova nem tão diferente ao ponto de haver
motivos fundamentais pelos quais economias e sociedades como a brasileira
não possam ser atores de primeira grandeza. As características básicas desta
economia estão associadas à informação e ao conhecimento, sua
conectividade e apropriação econômica e social.
Os meios de comunicação, computação e os processos de cooperação
estão convergindo rapidamente em torno de redes digitais abertas,
interoperáveis, de alcance mundial. Tal convergência cria novos espaços e,
em particular, exige que novos processos de coordenação sejam postos em
prática para intermediar as formas de relacionamento entre os mais variados
agentes. As mudanças no cenário sócio-econômico são mais do que suficientes
para provocar rupturas que tornam necessária a intervenção do governo
para capacitar e rearticular os mais diversos atores sócio-econômicos.
O conhecimento, sua geração, armazenamento e disseminação,
principalmente, são o foco de um Programa para a Sociedade da Informação
em qualquer país. Pode ser relevante, portanto, estabelecer uma classificação
do conhecimento em quatro tipos básicos:
! o que, que se refere ao conhecimento sobre fatos, estando mais perto
do que pode ser chamado de informação, pois pode ser diretamente
codificado como dados elementares;
! porque, o conhecimento associado aos princípios e leis da
natureza; é a base da tecnologia e dos avanços em produtos e processos
na maioria dos setores industriais;
Ciência e TCiência e T
Ciência e TCiência e T
Ciência e T
ecnologia para a Construção da Sociedade daecnologia para a Construção da Sociedade da
ecnologia para a Construção da Sociedade daecnologia para a Construção da Sociedade da
ecnologia para a Construção da Sociedade da
InformaçãoInformação
InformaçãoInformação
Informação
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Bases do Programa Brasileiro para a Sociedade da Informação
! como, a habilidade ou capacidade de realização de produtos ou
processos. A razão mais importante para a formação de redes ou alianças
entre indústrias pode ser a necessidade das empresas compartilharem e
combinarem elementos associados ao como;
! com quem, basicamente a informação sobre quem tem o que e/ou
como, sendo extremamente significativo em economias onde as
habilidades estão dispersas na sociedade, em função da especialização
de indivíduos, departamentos e companhias.
O conhecimento do tipo com quem é, possivelmente, o de caráter mais
íntimo de uma instituição e não é facilmente negociado por um certo número
de razões. Um dos fatores pelos quais empresas, em todo o mundo, se
associam a projetos de pesquisa básica é o acesso que os mesmos permitem
às redes de especialistas que são fundamentais para seus processos de
inovação.
O desenvolvimento das tecnologias da informação, por um lado, responde
à necessidade de uma administração mais efetiva das parcelas de o que e
com quem do conhecimento, mais facilmente codificáveis e, portanto,
processáveis por máquina. Correspondendo ao avanço deste processo de
informatização da Sociedade, a maioria dos trabalhadores estará, em pouco
tempo, produzindo, manipulando, negociando e distribuindo informação
ou conhecimento codificado.
Devido ao avanço da codificação e da conectividade, começa a ser alterado
o balanço entre o conhecimento tácito e codificado, o que faz o
conhecimento, como um todo, começar a se tornar uma mercadoria. Isto
leva à aceleração da sua difusão e transformação, através de transações de
mercado impossíveis há alguns poucos anos. Este processo será
caracterizado, antes de mais nada, por um ambiente onde as conexões (com
que e com quem) terão um significado muito maior que o atual.
4. A oportunidade histórica4. A oportunidade histórica
4. A oportunidade histórica4. A oportunidade histórica
4. A oportunidade histórica
Em 1993, Geoge Gildes enunciou a chamada Lei de Metcalfe, segundo a
qual o valor de uma rede é proporcional ao número de participantes da
rede elevado ao quadrado. Este enunciado talvez explique porque a Internet
cresce tão rápido: cada pessoa, grupo ou instituição que entra aumenta
dramaticamente a complexidade e o valor da rede como um todo, para
todos.
15
Bases do Programa Brasileiro para a Sociedade da Informação
Não é possível hoje desconsiderar ou apenas reagir passivamente à inexorável
expansão das redes digitais, especialmente para países que têm aspirações
maiores no próximo milênio. Muitos dos processos em curso dependem
de interação de qualidade eficaz e eficiente, externa e interna. A ausência de
conectividade e/ou de capacitação local retarda, paralisa ou leva mesmo à
extinção desses processos, com perdas econômicas cada vez mais
significativas e com impactos crescentes em outras dimensões do
desenvolvimento humano.
Por outro lado, quem aproveita o início dos grandes processos de mudança,
apesar de correr mais riscos, certamente aufere mais lucros no médio e
longo prazos. No caso da Internet e redes futuras que a seguirão, já não há
mais tantos riscos nem é tão cedo assim. O Brasil pode, já, e deve,
indubitavelmente, se juntar ao mundo, para aproveitar as oportunidades e
benefícios oferecidos pela rede.
Parece claro que caminha-se para uma grande convergência das atuais redes
de informação, como a Internet, as redes telefônicas fixas e móveis, ‘pagers’
e muitas outras. Nesta nova rede, fundamentalmente digital e aberta, a
telefonia será apenas um dos muitos serviços disponíveis sobre a mesma
infra-estrutura. Isso deverá redesenhar boa parte da indústria dedicada à
interação humana, gerando conseqüências e, principalmente, oportunidades
imprevisíveis.
5. O Governo e linhas de ação imediatas5. O Governo e linhas de ação imediatas
5. O Governo e linhas de ação imediatas5. O Governo e linhas de ação imediatas
5. O Governo e linhas de ação imediatas
A gama de aplicações e o tamanho dos problemas potencialmente tratáveis
no escopo de um Programa como este é tão diversa que o conjunto de
objetivos do Programa deve se orientar para o desenvolvimento de novos
serviços e aplicações que possam, na forma de protótipo, indicar direções
para a solução dos problemas de grande porte da Sociedade. Estes exercícios
devem ser instrumentos de criação de competência acadêmica, industrial e
comercial em áreas de atuação restritas ou problemas específicos. Tais áreas
ou problemas devem, no entanto, ser representativos dos entraves e
gargalos para a solução dos grandes problemas nacionais ou áreas de interesse
estratégico para o investimento nacional.
Desta forma, criar-se-iam condições para que as tecnologias envolvidas na
implementação de uma infra-estrutura como a que se pretende para o País
16
Bases do Programa Brasileiro para a Sociedade da Informação
possam ser absorvidas pela maior quantidade de técnicos e experimentadas
por tantos usuários quanto possível. Aí sim, estaria criada a capacidade
nacional para investir na utilização social ampla do tipo de infra-estrutura
aqui prototipada e das tecnologias associadas.
Assim, o Programa Sociedade da Informação deve estabelecer um conjunto
de objetivos qualitativos globais, priorizando Ciência, Tecnologia, Educação
e Cultura, que são considerados habilitadores e indutores de todos os outros:
! em Ciência e Tecnologia, aumentar radicalmente as capacidades de
colaboração e condução de experimentos cooperativos por
pesquisadores e de disseminação de resultados científicos e tecnológicos,
incluindo a definição e prototipagem de serviços, processos e sistemas
de informação científica e tecnológica;
! em Educação, contribuir para a qualidade dos processos de educação à
distância, incluindo elaboração e disseminação de conteúdo em rede,
interação e verificação de aprendizado, utilizando uma infra-estrutura
avançada de comunicações. Adicionalmente, é preciso garantir a
universalização do acesso à Internet, pelo menos, para todos os níveis
da rede pública de educação;
! em Cultura, utilizar os meios providos pelas tecnologias da informação
e comunicação, para criação e difusão cultural brasileiras, com ênfase
nas identidades locais, seu fomento e preservação;
! em Saúde, estabelecer protótipos de serviços de referência em
atendimento e de informação em saúde, dando atenção a projetos e
sistemas que possam representar a universalização de tais serviços em
todo o território brasileiro;
! em Aplicações Sociais, investir para que a rede e suas aplicações possam
ser usadas não só como elemento compensatório das diferenças sociais
mas como, principalmente, ambiente habilitador de competências e de
participação social, sem nenhuma distinção, em nenhum nível;
! em Meio Ambiente e Agricultura, prototipar processos avançados
de monitoração, previsão e administração ambiental e em agricultura,
especialmente tempo, clima, florestas, água e safras;
! na Indústria, desenvolver e avaliar processos de manufatura distribuída
e integrada para especialização em massa e contribuir para a inserção da
média e pequena empresas no mercado internacional;
17
Bases do Programa Brasileiro para a Sociedade da Informação
! em Comércio, Finanças e Receita Públicas, incentivar e prototipar o
desenvolvimento de ambientes de comércio eletrônico e transações
seguras através da rede;
! em Informação e Mídia, definir, desenvolver e prototipar novos meios,
processos e padrões para publicação e interação na rede, dando especial
atenção à propriedade intelectual e negócios de conhecimento;
! em Empreendimento, Investimento, Criação e Difusão
Tecnológica, estimular a criação de novas empresas baseadas em
conhecimento e informática, através da formação de empreendedores
e investidores, da melhoria do foco do esforço de pesquisa e
desenvolvimento e de uma difusão tecnológica mais eficaz;
! nas Atividades do Governo, desenvolver sistemas piloto para integrar
e magnificar ações públicas em benefício da cidadania, priorizando sua
transparência e melhoria da qualidade dos serviços, integrando as ações
dos Três Poderes nos níveis Federal, Estadual e Municipal;
! em Educação para a Sociedade da Informação, onde se deve tratar
de um programa de treinamento e formação para o mundo virtual, desde
a preparação de especialistas em Tecnologias da Informação para
projeto, construção, instalação, operação e manutenção de sistemas e
serviços digitais em rede até a popularização em massa dos elementos
essenciais da Sociedade da Informação, essencial para o acesso de todos
ao mundo informatizado e conectado e, finalmente,
! em Acompanhamento e Avaliação, estabelecer critérios, métodos
e processos de medida de performance do Programa e suas ações,
de forma a avaliar, em caráter permanente, o impacto das Tecnologias
de Computação, Comunicação e Cooperação na Sociedade.
Para atingir tais objetivos, será necessário:
! estabelecer uma infra-estrutura avançada de rede capaz de prover
qualidade de serviço diferenciada, interconectando instituições de ensino
e pesquisa, órgãos de governo e entidades não governamentais e privadas
envolvidas no desenvolvimento do Programa. Tal infra-estrutura atenderá
prioritariamente as demandas das aplicações necessárias à comunidade
de ensino e pesquisa, fundamentais para a criação dos serviços e aplicações
da próxima geração de redes digitais para uso geral;
18
Bases do Programa Brasileiro para a Sociedade da Informação
! induzir, articular e fomentar o desenvolvimento e adoção de aplicações
avançadas, provendo um conjunto de serviços básicos e ferramentas
adequadas para o desenvolvimento das aplicações;
! iniciar e manter um programa de treinamento em capacidades
relacionadas às tecnologias da Sociedade da Informação, seu uso, criação
e disseminação de conteúdo através de serviços nela baseados;
! promover experimentos com novas tecnologias de computação,
comunicação e coordenação, com ênfase especial em iniciativas
multidisciplinares e cujas conseqüências práticas possam vir a ter impacto
sócio-econômico relevante;
! coordenar a adoção de padrões e práticas comuns entre as instituições
participantes, para garantir a qualidade e interoperabilidade da infra-
estrutura, serviços e aplicações;
! catalisar parcerias entre entidades governamentais, não-
governamentais, de ensino e pesquisa e do setor privado em geral;
! estimular e articular a transferência de tecnologias desenvolvidas no
Programa para a próxima geração de redes Internet no país para a
sociedade em geral;
! articular a política de informática com a de comunicação,
principalmente nos aspectos referentes ao investimento em pesquisa e
desenvolvimento e à universalização de acesso;
! monitorar e avaliar o impacto da nova infra-estrutura, serviços e
aplicações, principalmente em ensino, pesquisa, desenvolvimento e na
Internet em geral.
Em suma, para desenvolver um conjunto de novas aplicações que deverão
servir como base e protótipos para o desenvolvimento acelerado de uma
Sociedade da Informação no Brasil, é preciso envolver de forma decisiva e
cooperada o governo, a iniciativa privada e as instituições de ensino e pesquisa
para montar e operar, em conjunto, uma infra-estrutura e serviços de suporte
para tais aplicações.
O Brasil tem ampla experiência no estabelecimento e uso de redes tipo
Internet, representada principalmente pelos recursos humanos treinados
nas universidades e centros de pesquisa, em grande parte com o estímulo
da Rede Nacional de Pesquisa (RNP).
19
Bases do Programa Brasileiro para a Sociedade da Informação
Depois de uma fase de iniciação da Sociedade ao uso dos serviços e aplicações
associados à versão atual da Internet, é necessário que se planeje e execute
um salto qualitativo onde, mais uma vez, como no início do projeto da RNP,
a principal preocupação deve se voltar para a formação de recursos humanos,
pesquisa e desenvolvimento, de forma que se crie as melhores condições
possíveis para a apropriação sócio-econômica-industrial das próximas
gerações de redes e serviços de computação, comunicação e informação.
20
Bases do Programa Brasileiro para a Sociedade da Informação
6. Conclusão6. Conclusão
6. Conclusão6. Conclusão
6. Conclusão
Torna-se urgente uma ação ampla e duradoura voltada
para o desenvolvimento da Sociedade da Informação no
País, envolvendo os mais diversos setores da sociedade.
Grande parte dos recursos financeiros, materiais e
humanos necessários para a consecução deste Programa
e seus objetivos são facilmente identificáveis e, em muitos
casos, estão ao alcance do governo e do setor privado.
Neste sentido, merecem destaque os fundos de
desenvolvimento da informática, telecomunicações e
outros setores, associados ao fundo de universalização
de acesso às comunicações e ao esforço de P&D já
realizado pelo setor privado.
É fundamental, entretanto, uma ação de coordenação e
integração de esforços dos diversos níveis de governo,
da iniciativa privada, em particular a área de tecnologias
da informação, da comunidade de pesquisa e da
sociedade em geral, visando a inserção do Brasil em uma
nova fase de desenvolvimento, em um mundo cada dia
mais globalizado.
O Governo Federal, através do Ministério da Ciência e
Tecnologia e do Programa Brasileiro para a
Sociedade da Informação, busca a interlocução e o
diálogo necessários à coordenação de um amplo conjunto
de iniciativas que preparem o País para os desafios da
nova sociedade e da nova economia do conhecimento.
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