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0 curso terá duração de 9 semestres letivos, integra
lizáveis em 4 anos e meio segundo o regime seriado semestral. A grade
curri cular preestabelecida apresenta, para cada semestre letivo, as
disciplinas que o compõem e a carga horária de cada uma delas (Anexo I).
Após a docu
2. Organização Curricular
0 pedido de autorização em tela tem como objeto o cur so de
Fonoaudilogia a ser implantado nos turnos ditmno e noturno, Na docu mentação complementar consta
a distribuição das aulas nos 3 turnos. Os obje tivos do projeto estão adequadamente formulados.
1. Caracterização Geral do Projeto
0 Plenário do Conselho Federal de Educação aprovou o Parecer
640/86, relativo ã carta-consulta do curso de Fonoaudilogia do Ins tituto Metodista de Educação e
Cultura, com 80 vagas totais anuais, em duas turmas: 0 pleito é apreciado agora na fase de
projeto. Tendo o exame preliminar identificado insuficiência de informações sobre a biblioteca,
plane jamento economico-financeiro, corpo docente e organização curricular, foi emitídoo
Despacho de Câmara 308/86, solicitando dados complementares sobre tais tópicos. A diligência
foi cumprida, colocando o pro§eto em condições de apreciação conclusiva.
João Paulo do Valle Mendes
Autorização ( P r o j e t o ) para funcionamento do curso de Fanoaudiologia, a ser m i n i s t r ado
pela Faculdade de Nutrição e Fonoaudiologia.
INSTITUTO METODISTA DE EDUCAÇÃO E CULTURA
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metítaçao complementar, os autos trazem descrição de cada disciplina através de
ementa e bibliografia básica, o que possibilita a analise do currículo proposto,
na perspectiva de apurar-se o alcance de seu conteúdo formativo. A carga horária,
toda ela de caráter obrigatório, e de 4.050 h/a, incluídas as destinadas a EF e
EPB. A intensidade e adequada era cada semestre e ao longo da semana. 0 Estagio Su
pervisionado esta caracterizado em suas distintas etapas e terá a duração de
900hs. 3. Corpos Dirigente e Docente
Todas as informações sobre este item estão adequadamente
apresentadas no projeto. Os dirigentes são qualificados para as funções a que se
destina. 0 mesmo se pode dizer do pessoal técnico-administrativo.
Os professores indicados, do ponto de vista dq qualifica
ção academico-profissional, apresentam o seguinte perfil: 1 com doutorado, 10 com
mestrado, 35 com especialização e os demais com experiência profissional e do
cente.
A relação dos docentes e seguinte:
A) Professores portadores do título de doutor ou de mestre:
1. Anelise Junqueira Bohmen
Fonoterapia da Linguagem Oral II
2. Arnaldo Linden
Antomo Fisiologia da Comunidade III, II e I
3. Barbara Elisabeth Neubarth
Psicologia Geral
4. Daisy Lara de Oliveira
Fundamentos de Biologia
5. CeeiIda Martins Boeira
Psicologia da Aprendizagem
6. Helena Vurlod Ungaretti
Psicologia do Desenvolvimento
7. Silvana Lehenbauer
Educação Especial
8. Sueli Teresinha Fensterseifer Maldonado
Fonoaudiologia Fundamental
B).Professores aceitos para este curso por possuírem parecer do CFE e por atende
rem ã Resolução 20/77, art. 5º, alíneas "c" e "d".
01. Airton Malinski
Anatomia Fisiologia da Comunicação III,
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2. Ana Guardiola de Brizolara Anãtomo-
fisiologia da Comunicação II.
3. Angela Esther da Silveira Gonzalez
Fonoaudiologia Comunitária
4. Benvinda Santana de Liz
Educação Física I e II
5. Carlos Henrique Portinho D'Amore
06. Celso Dall'Igna
Anãtomo Fisiologia da Comunicação
7. Cleide Judith Dutra Amorim
Sociologia Aplicada
8. Heloisa Junqmeira
Fundamentos de Biologia
9. Edna Mariza Franco da Costa
Testes e Medidas da Voz
10. Egon Frederico Steyer
Estudo de Problemas Brasileiros I e II (coordenador)
11. Elisea Maria Meurer
Fonoterapia da Fala
12. Enio Moraes Dutra
LingUística I
13. leda Goulart Beirão
Alfabetizaçao
14. Janete França Barbosa
Terapia e Avaliação da Voz
15. Joel Safir
Fundamentos de Saúde Publica e do Trabalho
ló.Jovino Alegre de Andsade Educação Física I e
II
17. Lea Peres Day
Fonoaudiologia Terapêutica/ Psicologia do Excepcional
18. Ligia Brum Motta Ferreira
Fonoterapia da voz
19. Lisete Schilling Cunha
Fonoaudiologia Escolar
20.LÍsia Maria Fensterseifer
Testes e Medidas da Audição I e II/ Administração em Serviços Fonoaudiologia cos.
21. Lodi Teresinha Rodrigues Frydrych
Fonoaerapia da Linguagem I
22. Maria Adelaide Kuhl
Técnica de Aprimoramento Fonoaudilógico III
23. Maria Elena Fortes Machado
Testes e Medidas da Audição II
24. Maria Elza Kazumi Yamaguti Dorfmam
Seminário Avançado do Fonoaudiologia / Patologia Fonoaudiologia I/ Patologia
Fonoaudilógica II
25. Maria Flora de Menezes Ribeiro
26. Maria Helena Fialho Cattani
Fonoaudiologia Geral
27. Maria Inês Kuhl Cidade
Testes e Medidas da Audição I/ Fonoterapia da Audição II
28. Maria Tereza Barauna da Costa
Fundamentos Básicos de Desenvolvimento e Reabilitação.
29. Maria Tereza dePaula Azarabuja
Fonoterapia da Audição I
30. MarIene Canarim Danesi
Sociolingüística.
31. Mehmet Sukru Yavas
LingUística 1/ Lingüística II
32. Nadia Maria Lopes Lima e Silva Testes
e Medidas da Linguagem Escrita
33. Nora Helena Galvan Gomes
Patologia Fonoaudiológica IV
34. Paulo Wanderlei Cristóvão Anatomo-
Fisiologia da Comunicação II
35. Sara Margarida Coelho de Souza Zonetti
Fonoterapia da Lin guagem Escrita II.
36. Sara Yolanda Menna Barreto de Mena Barreto
Técnica de Aprimoramento FonoaudiolSgico II/ Seminário Avançado em Fonoaudio
logia/ psicomotricidade.
37. Silvia Pereira da Cruz Benetti
Psicologia do Excepcional
38. Sônia Aparecida Manacero
Fundamentos Básicos de Desenvolvimento e Reabilitação.
39. Sônia Azambuja Fonseca
Técnicas de Terapia dos Disturbios do Raciocínio Matemático.
40. Suzana Marai Bender Gehrke
Testes e Medidas de Linguagem Oral/ Recursos Didáticos Aplicados a fonoaudio
logia.
41. Susana Alicia Pratti
Técnica de Aprimoramento Fonoaudiologico I/ Técnica de Aprimoramento Fo
noáudiolõgico 111/ Fonoaudiologia Estética.
42. Suzana Villas-Boas Dias Cabral
Lingliística I e II
43. Têresa Sousa Poester
Educação Artística
43. Vera Maria da Rocha Cristovão
Técnicas de Avaliação e Estimulação na 1ª. Infância.
44. Walter Aurich
Escobar Física
Acústica
45. Zulmira Osório Martinez
Fonoterapia da Audição II
4. Infra-Estrutura Física
Destaque-se que, para as disciplinas básicas, a instituição ja
dispõe dos laboratórios. Quanto aos laboratórios profissionais e a clínica deve
rão estar prontos para utilização na etapa acadêmica correspondente. A comissão
verificadora dirá sobre este item.
4.1..Biblioteca
A documentação complementar informa adequadamente sobre este
item. 0 sistema de classificação e as condições de funcionamento sao satisfató
rios.
0 acervo bibliográfico específico para o curso ora solicitado es
ta relacionado no processo e será adquirido de acordo com o cronograma de execu
ção. Cumprindo o determinado no DC 308/86, a instituição encaminhou lista dos
periódicos especializados a serem adquiridos. Os verificadores dirão sobre es te
item,
5. Planejamento Econoraico-Financeiro
A documentação complementar enviada contém o novo plano economi
co-financeiro, organizado na forma usual. De sua analise, identifica-se a consis
tência do projeto quanto a este aspecto.
6. Estabelecimento de Ensino que Abrigará o Curso Projetado
A Faculdade de Nutrição e Fonoaudiologia, concebida para abri
gar o curso tal como acima projetado, apresenta-se caracterizada no anteprojeto
de Regimento sob a forma de estabelecimento particular e isolado de ensino supe
rior, tendo estes órgãos como formadores de sua estrutura organizacional: Conse
lho Superior de Administração, Conselho Departamental, Diretoria e Departamen
tos. 0 anteprojeto de Regimento será examinado em parecer especifico, após o
decreto de autorização.
7. Considerações Finais
Ao atender a diligencia contida no Despacho de Câmara 308/86, a
instituição colocou o projeto em condições de manifestação conclusiva, com base
no Capítulo III da Resolução 15/84.
II - VOTO DO RELATOR
Diante do exposto, vota o Relator pela aprovação do projeto do
curso de Fonoaudiologia do Instituto Metodista de Educação e Cultura a ser minis
trado em Porto Alegre - RS,pela Faculdade de Nutrição e Fonoaudiologia com 80
(oitenta) vagas totais anuais, em 2 (duas) turmas. Aprovado este parecer, o pro
cesso seguira o disposto nos artigos 11 e 12 da Resolução 15/84.
III - CONCLUSÃO DA CÂMARA
A Câmara de Ensino Superior 1º grupo, subscreve o voto do Relator,
Sala das Sessões, em 19 de dezembro de 1988,
XV - DECISÃO DO PLENÁRIO
O Plenário do Conselho Federal de Educação aprovou , por unanimidade, a Conclusão
da Câmara.
Sala Barretto Filho , em 02 de 12 de 1988.
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