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Organização Curricular
O curso,programado com duração de seis semestres
letivos no mínimo,terá regime de matrícula por disciplina e
obedecera à grade curricular onde figuram para cada semestre
letivo as disciplinas que o compõem e a carga horária de cada
uma delas,conforme grade curricular anexa a este Parecer.
Pelo Parecer de aprovação da carta-consulta,foram
estipuladas 100(cem)vagas totais anuais,em 2 turmas.A previsão
do pedido ê de que o curso funcionara no período noturno.
0 processo em epígrafe,de interesse da União Paranaense
de Ensino e Cultura - Pr,trata de pedido de autorização do cur-
so de Tecnologia em Processamento de Dados,para funcionar nas
Faculdades Integradas de São José dos Pinhais,novo estabeleci-
mento de ensino superior isolado particular a ser instalado em
Sao José dos Pinhais-Pr.
Virgínio Cândido Tosta de Souza
União Paranaense de Ensino e Cultura
Autorização(projeto) para funcionamento do curso de
Tecnologia em Processamento de Dados.
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Dois ciclos de estudos estruturam o currí-
culo plenoro ciclo bãsico(2 semestres) e o ciclo profissional(4 se-
mestres) .Pelo currículo pleno considerado,o curso terá uma carga
horária toda ela de caráter obrigatório,de 2,160 horas/aula cres-
cidas de 60 h/a de Estudo de Problemas Brasileiros i 180 h/a de
Educação Física,perfazendo assim um total de 2 400 horas/aula.
As aulas serão ministradas de 2a. a 6a. feira,
com um total de no máximo 5(cinco)aulas diárias.A duração da hora
aula será de 50 minutos.
O Estágio Supervisionado,componente obrigató-
rio do currículo do curso,alem do disposto no Anteprojeto de Re-
gimento (Art .36) ,encontra-se caracterizado nos autos com os elemento;
que formarão seu quadro operativo,ficando esclarecido onde será
desenvolvido,em que condições será executado,de que modo será pla-
nejado ,acompanhado e avaliado.Particularmente sobre sua carga horá-
ria observa-se que está estipulada em 210 horas/aula.
Infra-estrutura física
As instalações gerais previstas para o esta-
belecimento em apreço serão formadas por dois blocos(cedidos pela
Mitra Arquidiocesana de Curitiba,pelo prazo de cinco anos em regime
de comodato)totalizando uma área construída de 845,14m2.
Integra os autos a planta baixa onde se espe-
cificam e se localizam as diferentes dependências:salas de aula,
biblioteca,diretoria,secretaria,laboratórios,etc.
Laboratórios e Equipamentos
O laboratório para o curso analisado será ins-
talado em local próprio,conforme indicado e especificado em plantas
constantes dos autos.
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Para a instalação do Centro de Processamento de Dados que
auxiliara o desenvolvimento do curso de Tecnologia em Processamento de Dados,serão
adquiridos fundamentais,a seguir relacionados :
- 20 (vinte) micro-computadores. linha PC. com duas unidades de disco
rígido de 5 1/2 CPU com teclado, interface para impres sora,
acessórios de software (processadores de texto, planilhas
eletronicas , gerenciadores de banco de dados e compilador para
linguagens);
- 02 (duas) impressoras;
- 20 (vinte) mesas próprias para-micro-computadores,
- 02 (duas) mesas próprias para impressoras;
20 (vinte) banquetas próprias para os alunos.
Por tratar-se de Escola não instalada, aguardada a
necessária autorização, todos os equipamentos que futuramente
serão colocados a disposição dos alunos, deverão obrigatoriamente
te ser novos, e adquiridos tão logo o Curso pretendido seja
autorizado, conforme como grau de execução.
Biblioteca
A biblioteca das Faculdades Integradas de São José dos
Pinhais será instalada no mesmo prédio onde disporão as Faculdades,dispondo de um
espaço físico de 106,64m2 que devera ser dividido para conter o acervo bibliográfico e
a sala de leitura.
Contará,para seu funcionamento,com uma bibliotecária 1
auxiliar.0 atendimento ao público será das 17:00 às 22:0|o de 2 ª a 6ª feira a aos
sábados das 8:00 às 12:00 horas.0 sistema de classificação adotado será o decimal de
Dewey e contará com a assinatura de periódicos especializados num total de 12 títulos.
Pelos dados constantes dos autos o acervo geral contará com 1347 exemplares. Pretende
a instituição colocar à disposição dos usuários,até o final de seu lº ano de
funcionamento,um total de aproximadamente 5 título em média,por classe de
assunto,prevendo-se a aquisição de 1 000 títulos para cada curso protendido.
Planej amento econômico-financeiro
Integra os autos o plano econômico-financeiro
trienal(1988/90),onde se destacam as fontes de receita,as categorias
de despesas e a previsão dos investimentos.Acatando a orientação su-
gerida,o plano foi trabalhado em valores constantes(OTN) c adequado
às vagas aprovadas.
Dos corpos dirigente e têcnico-administrativo
Encontra-se no processo,apresentados individual-
mente os membros indicados para integrar os corpos dirigente e têcni
co administrativo.Cabe ressaltar,que os mesmos são possuidoras de
titulaça"o académica adequada ao desempenho das funções que lhes foi
atribuída,
Corpo Docente
Para o curso foram indicados 49(quarenta e nove)
professores, todos com titulação acadêmico-profissional na área e/ou
áreas a fins.Vale ressaltar que estes docentes preenchem o exigido
na Resolução nº 20/77, estando em condições de serem aprovado para
este curso Eis a relação nominal dos mesmos,tal como se apresenta no
projeto:
01. ANA MARIA JORDÃO LUZ
Disciplina: Expressão Oral e Escrita 1 a II Qualificação e regime de trabalho:
Diplomada em letras -Português /Espanhol PUC . em Administração de Empresas
FAF,.Possui curso de Especialização em Administração de Recursos Humanos.Excer ce o
cargo de Coordenadora e Instrutora de cursos de treinamento para Administradores (nível
de supervisão) do banco do Estado do Paraná. Frequentou curso da Metodologia
Didática.Participou de Semi nário de Planejamento Estratégico e exerceu ati vi d a d e s
de magis tério. Apresenta termo de compromisso. Regime CLT.
1. Ana Maria Jordão Luz - Expressão Oral e Escrita I e II
2. Antônio Carlos Novaes de Souza - Matemática/Introdução à Computação
3. Carlos Fehlauer- Inglês Técnico
4. Carmem Lúcia Mickosz Ravedutti - Matemática Básica/Matemática Finan-
tceira
5. Celso Luiz Ludwig - Filosofia e Ética Profissional/Estudo de Problemas Brasileiros I, II
6. Cícero Isolani de Souza - Economia H/Administração e Operação do Centro de
Processamento de Dados
7. Cirilo Belinaso - Sistema de Computação I e li/Introdução à Computação
8. Cláudia Dallegraves Silva - Inglês Técnico/Noções de Custo
9. Danillo Lorusso - Contabilidade Geral/Noções de Custo
10. Dorivaldo Schúler- Estudo de Problemas Brasileiros I, II
11. Emílio Carlos Ribeiro Mattos - Noções de Lógica Aplicada à Computa-çõ/Software Básico
12. Edison Mercuri - Psicologia Aplicada à Administração
13. Everaldo Silva-Economia II
14. Fernando Bockmann - Análise de Sistemas de Processamento de Da- dos/Linguagem e
Técnicas de Programação I e II
15. Galbas Mille'o - Administração/Organização e Métodos
16., Gunter Heribert Fugmann - Tópicos Avançados em Programação/Tópicos Avançados em
Processamento de Dados
17. Haroldo Pacheco-Educação Física
18. Haroldo Soares Pinto - Estatísca I e M/Pesquisa Operacional
19. Jadilmo Grobe - Administração e Operação do Centro de Processamento de
Dados/Administração
20. Jaime Marcelino Peletti - Filosofia e Ética Profissional
21. João Carlos Horbatiuk - Análise de Sistemas de Processamento de Dados/Software Básico
22. João Paulo Prestes dos Santos- Psicologia Aplicada à Administração/Filosofia e Ética
Profissional
23. João Sequinel - Contabilidade Geral
24. Jader de Souza Monteiro - Contabilidade Geral
25. Johann Gustavo Guillermo Melcherts Hurtado-Educação Física
26. José Anísio Salazar - Análise de Sistemas de Processamento de Dados/Projetos de
Sistemas de Processamento de Dados
27. José Antônio Soares - Estudo de Problemas Brasileiros I e U/Instituições de Direito
28. José Dinarte Gomes de Camargo - Inglês Técnico
29. Lenita O. Krúger Barreto- Psicologia Aplicada à Administração
30. Luiz Antônio Belinaso - Noções de Lógica Aplicada à Computação/Administração e
Operação de Centro de Processamento de Dados
31. Luiz Antônio Guarise - Organização e Métodos/Administração
32. Luiz Fernando Stringhini - Estatística I e li/Pesquisa Operacional
33. Luiz Mário Gressinger - Organização e Métodos/Matemática Financeira
34. Maria de Lourdes Martins - Expressão Oral e Escrita I e II
35. Maurício Roberto Silva - Organização e Métodos
36. Nelson de Marco Rodrigues - Sistema de Computação I e M/Tópicos Avançados em
Programação
37. Ornar Alcântara Diniz - Matemática/Matemática Financeira
38. Osmar Rodrigues - Instituições de Direito
39. Pedra Aparecida Bucci - Psicologia Aplicada à Administração
40. Romeu Herbert Friedlaender - Análise de Sistemas de Processamento de Dados/Projeto de
Sistemas de Processamento de Dados
41. Roseli Walesko- Sistemas de Computação I e II
42. Ruben César Macedo - Projeto de Sistemas de Processsamento de Dados/Introdução à
Computação
43. Sérgio Luiz Marzollo - Economia II
44. Sidney Hein - Linguagem e Técnica de Programação I e II Tópicos Avançados em
Processamento de Dados
45. Sônia Naomi Yabiku - Tópicos Avançados em Programação/Linguagens e Técnicas de
Programação I e II
46. Shigueki Suzuki- Estatística I e li/Pesquisa Operacional
47. Tânia Mara Gasparo de Oliveira Lima - Administração
48. Valdir A. L. Perrini - Instituições de Direito
49. Vitorio Domit Júnior - Tópicos Avançados em Processamento de Dados/Software Básico
49. VITÓRIO DOM1T JÚNIOR
Disciplinas: Tópicos Avançados em Processamento do Dados
Software Básico
Qualificação c regime de trabalho: Graduado em Administração Fundação de
Estudos Sociais do Paraná, 1985. Exerce atividades ligadas à sua área de conhecimento
e como professor.Apresenta termo de compromisso. Regime CLT.
II - VOTO DO RELATOR
Face ao exposto,vota o Relator favoravelmente a aprovação do
projeto para funcionamento do curso de Tecnologia em Processamento de Dados a ser ministrado
pelas Faculdades Integradas de São José dos Pinhais,com 100 (cem)vagas totais anuais,em duas
turmas,mantido pela União Paranaense de Ensi e Cultura,em São José dos Pinhais,PR.Apôs a
homologação deste Parecer pelo Senhor Ministro da Educação, a instituição deverá requerer a
visita da Comissão Verificadora.
III - CONCLUSÃO DA CÂMARA
A Camara de Ensino Superior, 2º Grupo,acompanha o voto do
Relator.
Sala das Sessões,em 1º de dezembro de 1988.
IV - DECISÃO DO PLENÁRIO
O Plenário do Conselho Federal de Educação aprovou , por unanimidade, a Conclusão da
Câmara.
Sala Barretto Filho , em 02 de 12 de 1988.
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