namento do Ensino de 1º e 2º graus e Metodologia do Ensino de 1º
grau; possui registro de Especialista em Educação, com habilitação
em Administração Escolar para exercício nas Escolas de 1º e 2º
Graus;
Diplomada Diretora Técnica de Escola de 1º grau e
Professora de Ensino Elementar.
Em suas experiências profissionais, a Prof. Neuza, com
muitos anos de serviços no ensino, tem atuado no Brasil, como no
exterior. No Brasil, como professora e diretora de escola elementar
e como professora na UNB, na graduação, desde 1969 e na pós-
graduação desde 1978. No exterior, na University of Texas System,
USA (Graduate Faculty Council and Reviewing Board), foi autorizada a
lecionar em graduação e pós-graduação com atuação em Psicologia
Escolar da Educação, Psicologia da Aprendizagem, Psicologia da
Criança e do Adolescente, Psicologia do Desenvolvimento Humano,
Avaliação e Testes e Medidas, Estágio de Professores (Ensino Regular
e Especial) e Aconselhamento Escolar. Atuou em inúmeras comissões e
grupos de trabalho atuantes na área de educação, no Texas, tendo
sido Coordenadora dos Cursos da área de Psicologia da Educação e do
Desenvolvimento Humano na Universidade do Texas em El Paso USA. No
Brasil, têm atuado como consultora para o MEC, a Secretaria de
Educação, a Fundação Educacional do DF, diversas Associações,
inclusive para a USAID. A professora possui diversos trabalhos
publicados, assim como pesquisas (5 concluídas) e estudos em
andamento.
II - PARECER E VOTO - Sem dúvida, o currículo apresentado pela
Professora Neuza Zapponi Lindhal recomenda sua aprovação para o
ensino de disciplinas próprias da habilitação Orientação Educa-
cional, porque sua formação acadêmica e suas experiências pro-
fissionais na área de educação, bem como os trabalhos que publicou
suprem, com vantagens, a graduação na habilitação Orientação
Educacional do Curso de Pedagogia.
Este Conselho, na oportunidade de credenciamento de Pós-graduação
nas áreas de Educação e de Psicologia oferecidas pela UNB, aprovou
o corpo docente cuja lista apresentava a prof. Neuza Lindhal.
Mas, neste processo, não se trata de aprovação de
professores para lecionar disciplina determinada de um curso que se
pretenda autorizar, reconhecer ou credenciar.