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1. O PEDIDO:
O pedido tem como objeto a autorização para o oferecimento do
Curso Superior de Tecnologia em Processamento de Dados para o
qual foram estipuladas, pelo Parecer No. 631/88, 100 vagas
totais anuais em 02 turmas de 50 alunos cada uma, embora a
solicitação original tivesse sido para 120 vagas.
Cumpridas as exigências feitas no referido Despacho, o pedido
passa, agora, a ser analisado quanto aos elementos constitu-
tivos do projeto proposto.
Pelo Parecer No.631/88 o pedido foi apreciado e aprovado na fase
de carta-consulta, sendo, posteriormente, baixado em diligência
através do Despacho de Câmara No. 341/88-CESu a fim de que
informações complementares fossem anexadas aos autos do processo
relativamente aos itens Organização Curricular e
Planejamento Econômico Financeiro.
O Centro de Ensino Superior de Maringá - PR solicita autori-
zação para o funcionamento do Curso Superior de Tecnologia em
Processamento de Dados a ser oferecido pelas Faculdades Inte-
gradas de Maringá, novo estabelecimento de ensino superior
particular a ser instalado na cidade de Maringá - PR.
1.RELA
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30/11/88
Pe. Ant
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io Geraldo Amaral Rosa
Autorização (Projeto) para Curso superior de Tecnologia em
Processamento de Dados
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE MARIN
Á
PR
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2. ORGANIZAÇÃO CURRICULAR:
O cu r s o está p r o gramado para ter uma d uração de 06 semestres
letivos, integralizáveis em um tempo médio de 03 anos, obedecendo
a uma estrutura curricular pré-estabelecida e que satisfaz todos
os requisitos legais. Dessa estrutura curricular constam as
disciplinas a serem cursadas com as respectivas cargas
horárias (ANEXO). A documentação apresentada contém, ainda,
outros elementos definidores do currículo, tais como as
ementas de cada d is ciplina e as respectivas bibliografias
básicas. A proposta curricular consta de um ciclo básico pre-
visto para ter a duração de 02 semestres letivos e de um ciclo
profissional com a duração de 04 semestres. (ANEXO)
De acordo com informações contidas tanto na documentação original
do processo como na documentação complementar a ele anexada, o
curso obedecerá ao regime semestral de créditos. A grade
curricular apresentada se justifica como um procedimento de
orientação para que o aluno possa melhor organizar seu
programa de estudos quer em cada semestre quer em todo o cu r s o .
Pelo currículo apresentado o curso terá uma carga horária total
obrigatória de 2.160 h / a acrescidas de 60 h/a em EPB e 180 em
Educação Física, perfazendo, assim, um total de 2.400 horas-
aula. A intensidade prevista para cada semest re l e t i v o é
variável: 300 h/a nos 1º e 2º. semestres, 360 no 4º, 375 nos 3º e
5º e 450 no último durante o qual será desenvolv id o o estágio
curricular. Há a previsão de uma disciplina optativa em cada um
dos períodos 2º, 4º e 6º, num total de 135 h/a.
As aulas ser ão m i nistradas de 2ª a 6ª feira no horário das 19:30
às 23:30 h. Aos sábados serão dadas as práticas de Educação
Física e práticas no laboratório de computação.
O estágio supervisionado tem sua regulamentação prevista no
anteprojeto de Regimento peta qual se define onde será rea-
lizado, em que condições será desenvolvido, como será planejado,
executado, acompanhado e avaliado. 0 total de horas a ele
dedicado será de 210 com a duração mínima de um.
3. C0RP05 DIRIGENTE, TÉCNICO-ADMINI5TRATIVO E DOCENTE:
3.1 - CORPO DIRIGENTE E TECNICO-ADMINISTRATIV0: Está integrado
pelos seguintes nomes:
DIRETOR: Joaquim Henrique Laver
VICE-DIRETOR: Cláudio Ferdinandi
5ECREARIA: Maria José Paduan
TE50UREIR0-C0NTAD0R: Valdmir de Matos Silva
BIBLIOTECÁRIA: Lydia Bayer
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3.2 - CORPO DOCENTE:
O corpo docente está constituído por 21 professores que apresentam
o seguinte perfil: 08 têm o mestrado, 12 têm Especialização o 01 tem
graduação, mas conta com experiência profissional e docente e 03
possuem parecer favorável do CFE. A relação deste c o r p o
docente encontra-se em anexo ao presente Parecer.
4. INFRA -ESTRUTURA-FISICA:
4. 1 • INSTALAÇÕES FÍSICAS:
As Instalações previstas para abrigar o curso ocupam uma área de
terreno de 12.100 m2. na qual já se encontra uma construção do
555,43 m2.; outra construção destinada a salas de aula deverão
estar prontas para o início . das aulas que deverá ser objeto do
especial comprovação por parte da Comissão V e r i f i c a d o r a que
venha a ser designada. Além do terreno aqui mencionado, a
prefeitura da cidade estaria doando à Instituição outro terreno
com á r e a de 47.916 m2 , através de Projeto de Lei cujo t o x t o
c o n s t a dos a u t o s do processo.
4.2 - E Q U IPAMENTO DE LABORATÓRIO:
A Instituição declara que colocará à disposição de seus
alunos um conjunto do 06 microcomputadores ITAUTEC e 02
impressoras, o que p o d e r á ser suficiente apenas para O começo da
implantação do primeiro semestre do curso. Tendo em vista,
porém, o número de vagas para cada novo ano Letivo (100 em 0 2
turmas de 50 alunos), esse conjunto se torna absolutamente
insuficiente. A prática, em Laboratório, deverá ser individual o
sua utilidade ficará seriamente comprometida a não ser que cada
aluno tenha a oportunidade do se exercitar um mínimo de duas
vezes por semana durante, pelo menos, 30 minutos por sessão.
Assim sondo, a instituição deverá planejar uma expansão desse
conjunto, proporcional ao numero previsto de alunos, devendo
essa expansão ser progressivamente implementada já partir do 2º. sem e
s t r e letivo do curso, Am da disponibilidade de equipamentos em suas
próprias instalações, a I n s t í t u i ç ã o deverá assegurar a seus
alunos, através de convênios e/ou estágios, o acesso a
equipamentos de médio ou grande porte para que eles só
beneficiem de um treinamento de natureza mais profissional, capaz
de assegurar-lhes melhores condições de emp r e g o .
4.3
BIBLIOTECA:
A Biblioteca da Instituição contará, inicialmente, com um a -
cervo geral composto de 1.327 títulos e 19 p e r i ó d i co s especi-
alizados com assinaturas correntes. Este acervo deverá ser
acrescido, progressivamente, ao longo da implantação do curso.
A Biblioteca estará aberta ao publico do 2ª. a 6ª. feira, nos
horários das 13:00 às 22:00 b. e, aos sábados, das 08:00 às
16:30 h.
A área prevista para a biblioteca será superior a 1.20 m2.
5. PLANEJAMENTO ECONOMICO-FINANCEIRO :
Um novo p la n ejamento Econômico-Financeiro foi a nexado aos autos
do processo, tendo em vista sua adaptação ao
número de vagas anuais
estabelecido pelo Parecer No. 631/88. Os Itens relativos às
despesas e r e c ei t a s são suficientemente detalha dos, v erificando-
se que as fontes de receitas de falo se resumem às m e n s a l i d a d e s a
serem pagas pelos alunos. Os investimentos necessários á implantação
inicial do curso não
CONST
am do processo, havendo, contudo, uma
declaração da solicitante de que tais investimentos correrão por
conta da Mantenedora.
6. CRONOGRAMA DE IMPLANTAÇÃO:
Está contido no próprio planejamento Econômico-Financeiro e cobre os
anos de 1989 a 1991, período do implantação do curso.
I - VOTO DO RELATOR:
Diante do exposto, o Relator é favorável à aprovão do pedido do
autorização para o funcionamento do Curso Superior de
tecnologia em Processamento de Dados, sob a responsabilidade
das Faculdades Integradas de Maringá, mantidas pelo Centro de
Ensino Superior de Maringá - PR. Sendo aprovado o presente Parecer será
encaminhado ã homologação do Senhor Ministro da Educação, após o que
caberá à interessada proceder à solicitação de Comissão
Verificadora.
III- CONCLUSÃO DA CÂMARA
A Câmara de Ensino Superior, 2º Grupo, acompanha o voto
do Relator.
Sala das Sessões, em 29 de novembro de 1988.
ANEXO II PROFESSORES QUE, POSSUINDO
MESTRADO, PODEM SER ACEITOS:
1. ALCEBIADES ALVE5 DE MOURO: Administração
2. ADEMIR CARNIEL: Estrutura de Dados/Tópicos Avançados em
Processamento de Dados.
3. ANTÔNIO AGENOR DENARDI: Noções de Custos.
4. ANTÔNIO VIEIRA: Psicologia Aplicada à Administração.
5. CLÁUDIO FERDINANDI: Instituições de Direito.
6. JOSÉ GONÇALVES VICENTE: Estatística I e II.
7. WILSON J0SÉ BRESSAN - Introdução à Filosofia /Filosofia e
Ética Profissional
08. OSVALDO DE ASSIS FERREIRA: Estudo de Problemas Brasileiros I e II
PROFESSOR QUE PODE SER ACEITO POR JÁ POSSUIR PARECER-CFE:
09- KASUCHI YAMAOKA - Pesquisa Operacional.
PROFESSORES COM ESPECIALIZAÇÃO E/OU EXPERIÊNCIA EM
MAGISTÉRIO SUPERIOR:
10 . BERNARDETE ÁUREA CAMPOS DE MORAIS - Linguagem e Técnicas
de Programação I e II.
11 . CLELIA FRANCO - Noções de Lógica Aplicada à Computação.
12 . DARCY PEDRO THOMAZ - Economia.
13 . GALAOR LINHARES TUPAN - Educação Física.
14 . HÉLIO MARINELLI FRANCO - Introdução à Computação.
15 . MANOEL GOMES - Expressão Oral e Escrita da Língua
Portuguesa.
16 . MÁRCIO ROSA DE CARVALHO - Analise de Sistemas / Projeto
17 , SILAS DE OLIVEIRA LEONEL - Contabilidade Geral
18 . VALDIR GOMES - Organização e Métodos
19 , WESLEY ROMÃO - Sistemas de Computação I e II
de Sistemas de Processamento de Dados.
20 . WILSON DE MATOS SILVA - Matemática / Matemática FINANCEIRA.
21 . ZILDA LEME - Inglês Técnico.
IV - Decisão DO PLENÁRIO
O Plenário do Conselho Federal de Educação aprovou , por unanimidade, a
Conclusão da Câmara.
Sala Barretto Filho , em
30 de 11 de 1988
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