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0 curso, programado com duração de 4 (quatro) anos letivos,
integralizáveis no mínimo em 4 (quatro) anos e no máximo em 7
anos, terá regime seriado anual e obedecerá á grade curricular
pré-estabelecida ,onde figuram,para cada ano letivo , as disci-
plinas que o compõem e a carga horária anual de cada uma delas,
conforme anexo I deste Parecer.
Dois ciclos de estudos estruturam o currículo pleno:
o primeiro ciclo e o segundo ciclo. 0 primeiro ciclo visa às
funções previstas em Lei, e o segundo ciclo visa à formação es-
pecífica .
2.DA ORGANIZAÇÃO CURRICULAR
1 - RELATÓRIO
0 pedido da Sociedade Civil de Educação do Grande Dou
rados, referente à autorização do curso superior de Ciências-
habilitação Plena em Matemática, foi apreciado e aprovado na
fase de carta-consulta, mediante o parecer 931/88.
A previsão do pedido é de que a curso funcionará no
periodo noturno.
RELATOR: SR. CONS. LAURO LEITÃO
ASSUNTO:
Autorização (Projeto) para funcionamento do curso de
Ciencias-habilitação Plena em Matemática, a ser ministrado pe-
la Faculdade de Ciências de Dourados/ MS
INTERESSADO/MANTENEDORA
SOCIEDADE CIV IL DE EDUCAÇÃO DO GRANDE DOURADOS -
MS
UF
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Pelo currículo pleno considerado, o curso terá uma car-
ga horária, toda ela de caráter obrigatório, de 2.882 h/a. acresci-
das de 72 h/a. de EPB e de 60 h/a. de EF, perfazendo,assim,um total
de 3.012 h/a.
A intensidade prevista para cada ano letivo , excluídas
EF e EPB,é variável, havendo ano com 648 h/a ( o primeiro), ano com
720 h/a ( o segundo e o quarto) e ano com 792 h/a ( o terceiro).
0 Estágio Supervisionado constará de atividades de prá-
ticas pré-profissional , a serem exercidas em situações reais de
trabalho. A integralização da carga horária total do estágio inclui-
rá as horas destinadas ao seu planejamento, orientação e avaliação.
Os estágios serão coordenados pelos Departamentos e supervisionados
por docentes designados dentre os aprovados pelo CFE.
Informações adicionais anexadas ao processo,
descrevem as condições em que o estágio será desenvolvido, planeja-
do, acompanhado e avaliado.
3. DOS CORPOS DIRIGENTE E DOCENTE
3. 1. CORPO DIRIGENTE
Seus integrantes, designados pela Instituição, são os
seguinte:
DIRETORA: Maria de Lourdes Nunes Guimarães.
VICE-DIRETOR: José Felice. BIBLIOTECÁRIA:
Eunice de Lourdes Franco. SECRETÁRIO: Décio
de Melo da Conceição.
3.2. CORPO DOCENTE
Os quinze professores indicados,
1
do ponto de vista da
qualificação acadêmico-profissional, apresentam o seguinte perfil :
dois com mestrado; onze com especialização e dois com graduação.
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Muitos possuem experiência no magistério superior e tem Parecer de
aprovação do CFE.
Os professores serão contratados pelo regime da CLT.
Eis a relação dos docentes:
1- Ana Serenita de Lima Lange
2- Antonio Aparecido Zanfolin
3- Célia Maria Staut Melo
4- Cezar Teixeira Mendes
5- Chaim Nusyn Grinkraut
6- Eluisio Wagner Sanches
7- Fausi Faker
8- lida Bernardes Pierete
9- Ivan Araújo Brandão
10- Jorge Dzialowski Dia-
conescu
11- José Felice
12- José Zanchettin
13- Margareth Lury Yoshikawa
14- Murilo Zauith
15- Roberto Padim Silveira
Lingua Portuguesa Fisica
Geral/Geologia Estudo de
Problemas Brasilei-
ros/Metodologia das Ciências
Linguagem e Técnicas de Pro -
gramação Biologia
Estágio Supervisionado
Educação Fisica
Didática
Estrutura e Funcionamento de
Ensino de 1º e 2º Graus
Introdução ao Processamento de
Dados
Matemática Financeira/ Esta-
tística/ Álgebra Calculo/
Matemática Aplicada/ Química
Psicologia da Educação
Geometria/Matemática/ Estatís-
tica Psicologia da Educação
Todos podem ser aceitos para este curso
4- BIBLIOTECA
A biblioteca conta com uma área de 156,95m para o acervo - e
90 m para leitura.
Seu sistema de catalogação é o CDU e o de classificação é ALA.
Funciona das 08:00h às 23:00 horas.
Serão adquiridos 1000 títulos para o curso com um total de 2.180 volumes que
formarão o acervo específico.
Os periódicos estão relacionados nos autos,
5. PLANEJAMENTO ECONÔMICO-FINANCEIRO
A documentação complementar traz o novo plano econômico-finan-
ceiro (1989/1991), onde se destacam as fontes de receita, as des-
pesas e a previsão dos investimentos.
6. DO ESTABELECIMENTO DE ENSINO QUE ABRIGARÁ 0 CURSO
A Faculdade de Ciências de Dourados, concebida para abrigar o
curso em análise, apresenta-se no anteprojeto de Regimento como um
" estabelecimento isolado, particular, de ensino superior", tendo
estes órgãos como formadores de sua estrutura organizacional: a Di-
retoria, a Congregação, o Conselho Departamental e os Departamentos
As alterações regimentais,decorrentes da implantação do novo curso,
serão estudadas em processo específico.
As instalações gerais previstas para o estabelecimento em apre-
ço se constituem de um prédio,de propriedade da mantenedora, com
área total construída de 3.000m , e com 2.259m em construção.
Na documentação complementar há planta-baixa,na qual se espe-
cificam e se localizam as diferentes dependências.
II - VOTO DO RELATOR
Diante do exposto, vota o Relator pela aprovação do pro-
jeto do curso de Licenciatura em Ciências-habilitação Plena em
Matetica , a ser ministrado na Faculdade de Ciências de
Dourados, mantida pela Sociedade Civil de Educação do Grande
Dourados - MS, com 80 vagas totais anuais.
A instituição após a homologação do Parecer pelo Sr. Ministro da
Educação, deverá requerer a visita da Comissão Verificadora.
III - CONCLUSÃO DA CÂMARA
A Câmara de Ensino Superior, 1º grupo, acolhe o voto do
Relator.
Sala das Sessões, em 10 de novembro de 1988
RESUMO DA QUALIFICAÇÃO ACADÊMICA DO CORPO DOCENTE
01. Ana Serenita de Lima Lange
Disc: Lingua Portuguesa
Qualificação:
Licenciada em Letras pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de
Ijuí - RS. Pós Graduada em Especialização para Suplência CNEC-
Brasília-DF,. em 1980. Possui especialização em Linguística Aplicada,
pela PUC-RS e Mestrado em Linguística e Letras, pela Pontifi-cia
Universidade Católica de Porto Alegre - RS. Aprovada pelo Parecer
180/84 para a disciplina de Português e Fundamentos de Expressão e
Comunicação Humana. Professora das mesmas disciplinas na faculdade de
Artes de Dourados em 1985 e 1986. Professora de Lingua Portuguesa na
Faculdade de Administração de Dourados, nos anos de 1984, 1985 e
1986.
15. Murilo Zauith
Disc.: Geometria
Matemática Estatística
Qualificação:
formado em Engenharia Civil pela Faculdade de Engenharia da Uni-
versidade de Mogi das Cruzes em 1976. Aprovado pelo Parecer nº
1125/77 Documenta 197/77, para idênticas disciplinas. Diretor das
Faculdades de Direito, Administração de Empresas e Artes de
Dourados, desde 1976.
16. Roberto Padim Silveira
Disc: Psicologia da Educação
Qualificação:
Formado em Psicologia pelas Faculdades Unidas e Católicas de Mato
Grosso em 1980. Pós Graduado a nível de especialização pela Asso-
ciação de Ensino de Marília em 1984 na área de Psicologia da Edu-
cação. Professor de "Psicologia A plicada a Administração" da Facul_
dade de Administração de Dourados desde 1982.
02. Antonio Aparecido Zanfolin . .
Disc: Física Geral
Geologia Qualificação:
Licenciado em Matemática pela Faculdade de Filosofia, Ciências e
Letras "Ministro Tarso Dutra" em 1976. Pós Graduado em nível de
especialização em Tecnologia Educacional Aplicada ao Ensino pela
Associação Brasileira de Tecnologia Educacional - ABT-CESEP- em
1984. Professor de Física (Concursado pelo Estado em 1984), na
Escola de 1º e 2º Graus Presidente. Vargas e na Escola de 2º grau
{Imaculada Conceição. Diretor da Escola Estadual Presidente Var -
gas em 1986.
03. Célia Maria Staut Melo
Disc: Estudo de Problemas Brasileiros
Metodologia das Ciências Qualificação:
Formada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Juiz de-
Fora - MG, em 1982. Pós Graduada a nível de Especialização em 1984
pela Associação de Ensino de Marília, na área de habilita -ção para
o Magistério do 3º grau. Pós Graduada a nível de Espe -cialização em
" Estudos Brasileiros " promovido pela Universidade Mackenzie, em
convênio com o Ministério da Educação e Cultura. Professora das
Disciplinas Estudo de Problemas Brasileiros e Meto dologia do
Ensino Superior das Faculdades de Direito, Administra-ção e Artes de
Dourados desde 1983.
04. César Teixeira Mendes
Disc: Linguagem e Técnicas de Programação
Qualificação:
Licenciado em Matemática pela Faculdade de Filosofia, Ciências e
Letras de Santo André. Aprovado pelo Parecer 897/80 para as dis-
ciplinas: Linguagem e Técnicas de Programação, Tópicos Avançados em
Programação e Tópicos Avançados em Processamento de Dados na
Faculdade de Tecnologia Hebraico Brasileira Renascença - Curso de
Formação de Tecnólogos em Processamento de Dados. Realizou Curso de
Especialização em Análise de Sistemas na Faculdade de Filosofia,
Ciências e Letras de Santo André - 1978.
05. Chaim Nusyn Crinkraut
Disc.: Biologia
Qualificação:
Aprovado pelo Conselho Federal de Educação para idêntica disciplina
com o Parecer nº 1716/75.
06. Eluisio Wagner Sanches
Disc.: Linguagem e Técnicas de Programação
Prática do Ensino (Estágio Supervisionado)
Qualificação:
Licenciado cm Matemática pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras
Oswaldo Cruz cm 1972. Aprovado pelo Parecer 897/80 para as
disciplinas Linguagem c Técnicas de Programação; Análise e Projeto
de Sistemas e Estágio Supervisionado na Faculdade de Tecnologia
Hebraico Brasileira Renascença - Curso Superior de Formação de
Tecnólogos cm Processamento de Dados. Pos-Graduado em Pesquisa
Operacional e Laboratório de Pesquisa Operacional pela Universidade
de Sao paulo - 1977. Possui Curso de especialização em Formação de
Analista de Sistemas - SERPRO - 1974. Ex-Analista de Sistemas da
SERPRO.
07. Fausi Faker
Disc.: Educação Fisica
Qualificação:
Licenciado cm Educação Fisica pela Universidade Estadual de Lon-
Pdrina cm 1976. Aprovado para idêntica disciplina pelo Parecer
158/77 c 211/77. Professor de Educação Fisica / Praticas Desportivas
das Faculdades de Direito, Administração e Artes de Dourados, desde
1976.
08. Ilda Bernardes Pierete
Disc.: Pratica de Ensino
Didática Qualificação: Licenciada em Pedagogia -
Faculdade Est. Fil. Ciências Letras - Presidente Prudente - SP - 1975.
Mestrado em Teoria e Prati ca de Curriculo para o ensino devel
Medio - U.F.S.M/RS. Vasta ex periencia profissional. Aprovada pelo
Conselho Federal de Educação nas disciplinas em epígrafe, com o
Parecer n) 180/84.
09. Ivan Araújo Brandão
Disc: Estrutura e Funcionamento do Ensino de 1º e 2º Graus Didática
Qualificação:
Licenciado em Pedagogia, Faculdade "Dom Aquino" de Filosofia, Ciên-
cias e Letras, 1970. Bacharel em Teologia, Seminário Teológico Ba-
tista do Sul do Brasil, 75. Especialização em nível pos-universita
rio de professores para suplência - Centro de Desenvolvimento de
Recursos Humanos - Brasília (DF) (450 horas/aula). Experiência pro
fissional no campo das disciplinas. Aprovado pelo Conselho Federal
de Educação nas duas disciplinas em epígrafe com o Parecer nº
180/84.
10. Jorge Dzialowski Diaconescu
Disc: Introdução ao Processamento de Dados Qualificação:
Bacharel em Engenharia Mecânica pela Universidade de Sao Paulo -
1971. Aprovado pelo Parecer 897/80 para as disciplinas Introdução
ao Processamento de Dados e Introdução à Teoria dos Sistemas na
Faculdade de Tecnologia Hebraico Brasileira Renascença - Cursos
de Formação de Tecnologia em Processamento de Dados. Realizou
Cursos de Especialização em Introdução à Programação BURROUGHS
1972 e em Hardware-Softawarw - BURROUGHS - 1976.
11. José Felice
Disc: Matemática Aplicada
Estatística
Analise Matemática
Qualificação:
Licenciado em Ciências pela Universidade Federal de Mato Grosso do
sul em 1977. Licenciado em Matemática pela Faculdade de Ciências
Letras e Educação de Presidente Prudente em 1979. Pós Graduado a
nível de Especialização na área de "Metodologia do Ensino Superior'
pela Universidade Estadual de Londrina em 1981. Pós Graduado em Ma
temática Aplic ada em 1984 pela Associação de Ensino de Marília. Pro
fessor de Matemática I e estatística da Faculdade de Administração de
Dourados desde 1985.
12. José Zanchettin •. •
Disc. : lculo
Matemática Aplicada
Química
Qualificação:
Licenciado em Química pela Pontifícia Universidade Católica de Por
to Alegre cm 1960, Pós Graduado a nível de Especialização na área de
" Matemática Aplicada", pela Associação de Ensino de Marília em
1984. Professor de Matemática II da Faculdade de Administração de
Dourados, desde 1981.
13. Júlio Furlaneto Bellucci
Disc.: Língua Portuguesa
Qualificação:
Licenciado em Letras pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras
de Dracena em 1973. Pós Graduado a nível de Especialização em
"Metodologia do Ensino Superior" em 1981, pela Universidade Fede -
ral de Mato Grosso do Sul/Dourados. Professor de Língua Portuguesa da
Faculdade de Administração e de Direito de Dourados desde 1980.
14. Margareth Lury Yoshikawa
Disc: Psicologia da Educação
Qualificação:
Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de
São Paulo em 1981. Possui curso de especialização em aperfeiçoamento de
profissionais do Intercâmbio BRASIL/JAPRO - Mie - Prefe tural
Takachaya Mental Hospital - TSU City - JAPAN (de julho de 1982 a
março de 1983). Pós-Graduada a nível de especialização em
"Orientação Educacional" na Faculdade São Judas Tadeu - SP, em
1985. Cursando Pós Graduação - Mestrado - em Psicologia Social '
na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora de
Psicologia da Educação na Universidade Federal de Mato Grosso do
Sul - Centro Universitário de Dourados em 1985 e 1986. Professo
ra de Psicologia da Educação da Faculdade de Artes de Dourados
em 1986.
ANEXO I
ORGANIZAÇÃO CURRICULAR
DISCIPLINAS
PRIMEIRO ANO LETIVO
Língua Portuguesa E.P.B.
Geologia (Elementos) Metodológia
das Ciências Químico Matemática
( Fundamentos )
Introdução no Processamento de Dados Educação
Fisica
SEGUNDO ANO LETIVO
Linguagem e Técnica de Programação I
Física Geral
Biologia
Cálculo I
Matemática Financeira
TERCEIRO ANO LETIVO
Didática
Estatística/probabilidade Psicologia
da Educação
Estrutura e Funcionamento do Ensino de lº e 2º Grau
Cálculo II
Algebra
Linguagem e Técnica do Programação
Estágio Supervisionado
ANEXO I
(continuação)
QUARTO ANO LETIVO
Linguagem e Técnica da Programação III
Matemática Aplicada
Geometria
Análise Matemática
Estagio Supervisionado
TOTAL DE CARGA HORÁRIA
TEÓRICAS
PRÁTICAS
SUB- TOTAL
E.P.B.
TOTAL
EF.
INTEGRALIZAÇÃO CURRICULAR
MÍNIMO 4 anos
MÁXIMO 7 anos
Educação Fisica - Sob forma de prática desportiva, com duas aulas de
50 minutos cada uma por semana, obrigatória na 1ª série e facultativa
nas demais séries.
IV - DECISÃO DO PLENÁRIO
O Plenário do Conselho Federal de Educação aprovou , por unanimidade, a
Conclusão da Câmara.
Sala Barretto Filho , em 10 de 11 de 1988.
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