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0 ponto de partida desta Comissão foi o Relatório
dos primeiros professores, examinando-o e buscando verificar
possiveis alterações, bem como a necessidade de eventual com-
plementação.
Para fins de reconhecimento, foi nomeada uma Comis-
são Verificadora em 10/03/88. Como por ocasião da visita fal-
tasse o Técnico em Assuntos Educacionais, a Secretaria de En-
sino Superior do MEC julgou necessário designar nova Comissão,
esta formada pelos professores Theodolindo Augusto Cerdeira e
Teresi-nha Rosa Cruz (ambos da UNB) e Professor Sílvio de
Marco, da SESU/MEC.
0 curso, devidamente autorizado, oferece anualmente
200 vagas, tendo realizado vestibulares em 1985, 1986, 1987 e
1988.
A Faculdade de Ciências Aplicadas "Sagrado Coração",
em Linhares, ES, solicita a este Conselho reconhecimento de
seu curso de licenciatura plena em Pedagogia, com habilitações
em Inspeção Escolar, Supervisão Escolar, Administração Escolar
e Magistério das Matérias Pedagógicas de 20 grau.
I-RELATÓRIO
RELATOR: SR. CONS. LÊDA MARIA CHAVES TAJRA
RECONHECIMENTO DE CURSO DE PEDAGOGIA
ASSUNTO:
INTERESSADO/MANTENEDORA
SOCIEDADE CAPIXABA DE EDUCAÇÃO
ES
UF
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Com base, pois, no Relatório da segunda Comissão Ve-
rificadora, fazemos a análise a seguir.
As instalações da escola foram consideradas excelentes.
Os serviços administrativos de secretaria, tesouraria
e mecanografia encontram-se bem instalados e os recursos humanos
são em número suficiente para o desempenho das funções específicas.
0 corpo discente manifestou-se favoravelmente a respei-
to do curso e sua documentação encontra-se devidamente arquivada.
0 corpo docente encontra-se parcialmente modificado em
relação ao Parecer de autorização e o atual encontra-se no Anexo I
deste Parecer.
Em relação ã Biblioteca, a Comissão acusou algumas de
ficiências, por isso baixou-se o processo em diligência. Documen
tação entregue pela Faculdade em 15/09/88, indica o cumprimento dos
aspectos apontados no Despacho de Câmara.
Destacamos a informação de que dos livros sugeridos
pe_ los professores como leitura obrigatória, são adquiridos um
mínimo de 03 exemplares para a biblioteca.
As atividades de extensão foram consideradas ainda in-
cipientes.
A Relatora destaca a importância do curso de Pedago-
gia manter intercâmbio com outras Faculdades de Educação, tendo
em vista os questionamentos e debates que estão sendo feitos so-
bre qualidade do ensino e formação de professores e especialistas
da educação.
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A licenciatura plena era Pedagogia abrange um ciclo co-
mum com duração de três anos e um ciclo de habilitação profissio
nal com duração de um ano letivo.
0 estágio supervisionado tem carga horária de 180 ho-
ras para a habilitação Magistério das Matérias Pedagógicas do 2º
Grau e de 240 horas para as demais habilitações.
VOTO DA RELATORA
Tendo em vista os autos e as comprovações da Comissão
Verificadora, es-
ta Relatora vota favoravelmente ao reconhecimento do curso de li-
cenciatura plena em Pedagogia, com habilitações em Magistério
das Matérias Pedagógicas do 2ºGrau, Inspeção Escolar, Supervisão
Escolar e Administração Escolar, oferecido pela Faculdade de
Ciências Aplicadas "Sagrado Coração", mantida pela Sociedade Ca-
pixaba de Educação.
CONCLUSAO DA CÂMARA
A Câmara de Ensino Superior, 2º Grupo, acompanha o voto
da Relatora.
Sala das Sessões, 8 de novembro de 1988.
Corpo Docente - Anexo I
1 - Antônio Vidal Nunes (Mestrado)
2 - Aylton Picinalli (Especialização)
3 - Bartolomeu Soares Filho (Especialização)
4 - Doraci Ferreira da Silva (Especialização)
5 - Dorotéa Sanglard (Especialização)
6 - Elzi Rosa de Jesus (Especialização)
7 - Geraldo Luiz Braga (Especialização)
8 - Hiran Pinei (Especialização)
9 - Luiz Sérgio Quarto (Especialização)
10 - Maria de Fátima Gomes da Silva (Possui expe
riência no Magistério Superior
11 - Maria Alsinéia Marim (Especialização)
12 - Maria Angélica Lopes da Costa Almeida
(Especialização)
13 - Maria Ignez Resende Freitas (Experiência
no Magistério Superior)
14 - Maria cb Socorro Vasconcelos Passos (Especia
lização)
15 - Miriam Favalli (Especialização)
16 - Neuza Mônico Rosa (Especialização)
- Introdução à Filosofia
- Filosofia da Educação
- Sociologia da Educação
- Complementos de Matemática
- Didática II
- Metodologia do Ensino de 1º Grau
- Psicologia Geral
- Métodos e Técnicas de Pesquisas Pe
dagógicas
- Medidas Educacionais
- Currículos e Programas
- Princípios e Métodos de Administra-
ção Escolar
- Didática/Métodos e Técnicas de Pes-
quisas Pedagógicas/Psicologia da
Educação
- Metodologia do Ensino de 1º Grau
- História da Educação
- Língua Portuguesa
- Psicologia Geral
- Psicologia da Educação
- Língua Portuguesa
- Metodologia do Ensino de 1º Grau
- Complementos de Matemática
- Psicologia da Educação
- Medidas Educacionais
- Psicologia Geral
- Legislação do Ensino
17 - Olga Mônico (Especialização)
18 - Otaviano Afonso Fereira (Especialização)
19 - Olyntho Lamerto Moura da Silva (Especialização)
20 - Paulo Roberto Nines de Lima (Graduado)
21 - Paulo Roque Calodete (Especialização)
22 - Sônia de Cássia Pariz(Especialização)
23 - Vera Lúcia Gomes Faé (Experiência em
Magistério Superior)
- Estrutura e Funcionamento do Ensi-
no de lº Grau
- Estrutura e Funcionamento do Ensi-
no de 2º Grau
- Técnicas e Recursos Audiovisuais
em Educação
- Princípios e Métodos de Inspeção
Escolar
- Filosofia da Educação
- História da Educação
- Estatística Aplicada à Educação
- Biologia Educacional
- Métodos e Técnicas de Pesquisas Pe_
dagógicas
- Princípios e Métodos de Supervisão
Escolar
- Técnicas de Recursos Audiovisuais
em Educação
QUADRO I
ORGANIZAÇÃO CURRICULAR
1º ANO
CÓDIGO DISCIPLINAS
1303-1 Língua Portuguesa I
1106-1 Psicoloqia Geral
1102-1 Sociologia Geral
1104-1 Introdução à Filosofia
1302-1 Complementos de Matemática
1301-1 Métodos e Técnicas de Pesquisas Pedagó-
gicas
1305-1 Estudo de Problemas Brasileiros I
1214-1 Educação Fisica, Jogos e Desportos I
2° ANO
1303-2 Língua Portuguesa II
1103-1 Sociologia da Educação
1107-1 Psicologia da Educação I
1101-1 História da Educação
1301-1 Biologia Educacional
1105-1 Filosofia da Educação
1305-2 Estudo de Problemas Brasileiros II
1214-2 Educação Física, Jogos e Desportos II
3º ANO
1107-2 Psicologia da Educação II
1103-1 Medidas Fducacionais
1306-1 Estatística Aplicada a Educaçao
1203-1 Estrutura Func. Ensino 1° Grau
1204-1 Estrutura Func. Ensino 2º Grau
1206-1 Didática I
1215-1 Técnica Recursos Audio. em Educação
CÓDIGO DISCIPLINA
C/H
AULA/SEM
4º ANO
Metodologia do Ensino 1º Grau
Comunicação e Expressão
Estudos Sociais
Matemática
Ciências Currículos e Programas Didática II
Psicologia da Educação III Pratica de Ensino na
Escola de 1º Grau Estágio Supervisionado de 1º e
2º Graus
INSPEÇÃO ESCOLAR DE 1º E 2º GRAUS
Psicologia da Educação III
Currículos e Programas
Princípios e Métodos Inspeção Escolar
Legislação do Ensino
Didática II
Estágio Supervisionado em Inspeção
SUPERVISÃO ESCOLAR DE 1º E 2º GRAUS
Psicologia da Educação III Princípios
e Métodos Supervisão Escolar Currículos
e Programas Metodologia de Ensino 1º
Grau :
Comunicação e Expressão
Estudos Sociais
Matemática
Ciências Didática II Estágio
Supervisionado em Supervisão
ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR DE 1º E
2º GRAUS
Psicologia da Educação III
Princípios e Mét. Administração Escolar
Legislação do Ensino
Didática II
Currículos e Programas
Estágio Supervisionado em Administração
Escolar
IV - DECISÃO DO PLENÁRIO
O Plenário do Conselho Federal de Educação aprovou , por unanimidade/ a
Conclusão da Câmara.
Sala Barretto Filho , em 09 de 11
de 1988.