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MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO
1. Da caracterizaçio Geral do Projeto
0 Projeto caracteriza o curso de modo adequad-, com
funcio-namento previsto para o turno noturno, exceto para as atividades que
exigem, por sua natureza, o funcionamento diruno.
2. Da organização curricular
0 curso, programado com duração de quatro (4) anos letivos,
terá regime seriado anual e obedecerá à grade currícular pré-estabelecida
onde figuram para cada ano letivo as disciplinas que o compõem e a carga
horária de cada uma delas (anexo 1).
Os autos trazem descrição de cada disciplina, através
de ementas e bibliografia básica o que possibilita, análise qualificativa da
pro posta que é favorável. Segundo currículo pleno encaminhado o Curso terá
uma carga horária, toda ela de caráter obrigatória, de 3.252 h/a. Incluídas
as destinadas a EPB e EF.
0 Plenário aprovou o Parecer 5V88, orindo da CAPLAN,
favorável ã carta-consulta para implantar, em Belo Horizonte, Estado de
Minas Gerais, curso de Fonoaudiologia com 80 (oitenta) vagas totais anuais,
em duas turmas.
Jo
ã
o Paulo do Val le Mendes
INSTITUTO METODISTA ISABELA
Autorização de Curso de Fonoaudiologia. (Exame do presente)
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A intensidade prevista para cada ano letivo é adequada, o mesmo se podendo dizer da
distribuição das atividades ao longo dos dias da semana. 0 es- tágio supervisionado
encontra-se planejado de modo satisfatório e sua execução se
fará em clínica própria da instituição e em unidades da comunidade mediante convê
nio. Esta é a impressão que resulta do exame das informações encaminhadas na docu-
mentaçao complementar.
3. Dos corpos dirigente, técnico-administrativo e docente
os dirigentes da Instituição, que atua há muitos anos no ensino
superior, sao pessoas idôneas e portadoras de qualificação satisfatória.
0 corpo docente, após as modificações havidas como resultado do DC -
253/88, apresenta a seguinte constituição:
A)
Professores aceitos por possuírem o título de mestre ou de doutor.
. ARI DE PINHO TAVARES (mestrado) - Fisiologia
. MARIA AUXILIADORA BATISTA LEITE
Biologia . MARIA BERNADETE BAGGIO R.
SANTOS
Linguistica . MANUEL LUÍS DA
SILVA CATALDO
Audiologia
B)
Professores aceitos para este curso por atenderem ao disposto na Resolução
20/77, art. 5, alíneas c e d.
. AIRAM VIGGIANO GONÇALVES
Didática . ALEXIS FREIRE
DE NOVAES
Ortodontia . ARIANE
MARIA CELLI
Fonoaudiologia Comunitária
. BENEDITA BORGES DE ANDRADE
Musicoterapia . EDSON
GOMES TRAVASOS
Biologia . ELÍSIO NASCIMENTO
BAPTISTA
Foniatria . ELZA
KRIEMILDA A. BATISTA
Psicologia de Aprendizagem
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. EUGÊNIO DEL VIGNA FILHO
Física Acústica e Biofísica .
JANETE ORLANDO ABDALLAH
Ética de Recuperação do Laringectomizado
Estágio Supervisionado I e II .
JUDITH SOARES DE LIMA
Psicomotricidade
Psicologia Geral e do Desenvolvimento .
JÚLIO ANSELMO DE SOUSA NETO
Anatomia
Estudo de problemas Brasileiros .
LUCÍOLA MARIA DE ARAÚJO
Psicologia da Educação.
. LUIZ ROBERTO
Neurologia/ Anatomia . MARLY
FERRAZ DE ANDRADE
Estudo de Problemas Brasileiros (coordenador) .
MARIA ANTÓNIA SERDLER K. GONTIJO TEXEIRA
Patologia da Fala
Prevenção de correção dos Problemas da Linguagem I
Fonoaudiologia Geral . MARIA DO CARMO
COIMBRA DE ALMEIDA
Prevenção e Correção dos Problemas da Fala II
Prevenção e Correação dos Problemas de Linguagem I . MARIA
HELOÍSA CARVALHO LOPES
Psicologia Geral e do Desenvolvimento .
MARIA JOSÉ SENNE GRANNERINI
Patologia da Linguagem
Prevenção e Correção dos Problemas da Fala I .
MÓNICA CLAURE MEDEIROS
Prótese Auditiva
Teste e Medidas Audiológicas I e II .
MARCOS RODRIGUES DUFFLES TEIXE IRA
Linguistica . PAULA HENRIQUES
SOARES DE MOURA
Educação Física . PAULO JORGE DE
LIMA E SILVA
Educação Física . SILVIA MARIA
DE CASTRO GARCIA
Patologia da Audição .
SUELY FONSECA
Estrutura e funcionamento do Ensino de 1º e 2º graus.
. TERESA CRISTINA MOURA DE OLIVEIRA Patologia da
Voz Prevenção e Correção dos Problemas da Linguagem
I
4. Da infra-estrutura física
0 processo contém informações sobre as instalações a serem utili-
zadas pelo curso. No concernente aos laboratórios específicos são definidos os de
Biologia, Análises Clínicas, Física, Anatomia e Fisiologia Humanas, Psicomotricida
de, Musicoterapia; Testes e Medidas Audiológicas e sala de Recursos Audiovisuais.
Do mesmo modo, os autos registram informações essenciais sobre a
•biblioteca, centro de pesquisa, informação e leitura, para professores, alunos e
funcionarios. Trata-se de unidade já em pleno funcionamento que atende aos demais
cursos da Instituição. 0 acervo específico a ser adquirido encontra-se no caderno 5-
B e será objeto de manifestação por parte dos verificadores.
5. Do Planejamento econômico-financeiro
0 Plano economico financeiro trienal (1º a 3 ano ), foi refeito. Nele
se destacam os fatos de receita, as categorias de despesas e a previsão dos
investimentos, valendo destacar a contribuição da mantenedora.
6. Do estabelecimento de ensino que abrigará o curso Projetado
0 Curso em apreço funcionará em unidade não especificada das Fa-
culdades Metodistas Integradas Isabela Hendrix de Belo Horizonte-MG, que tem estes
órgãos como formadores de sua estrutura organizacional: Direção Geral das Faculdades;
Direção de Cursos; Conselho Departamental; e Departamentos.
Sobre o Anteprojeto das Alterações Regimentais, análise será feita
em Parecer especifico na forma usual.
II - VOTO DO RELATOR
Atendida a diligência contida no DC-253/88 e considerados os delia
i s elementos do processo, vota o Relator pela aprovação do projeto do curso de
Fonoaudiologia, a ser ministrado em Belo Horizonte - Estado de Minas Gerais, pelas -
acuidades Metodistas Integradas Izabela Hendrix, mantidas pelo Instituto Metodista
Isabela Hendrix, com 80 (oitenta) vagas totais anuais, em duas turmas. Acolhido este
Parecer, a proposta cumprirá o que dispõem os artigos 11 e 12 da Resolução 15/8A.
I - CONCLUSÃO DA CAMARA
A CESu, 1º Grupo, subscreve o voto do Relator.
Sala das Sessões, 05 de outubro de 1988.
IV - DECISÃO DO PLENÁRIO
O Plenário do Conselho Federal de Educação aprovou , por unanimidade, a
Conclusão da Camara.
Sala Barretto Filho , em de 19