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MEC/CFE PARECER nº PROC nº 23001.000659/88-67
FUBRAE: Os bons resultados informados com a execução do projeto
"Crescer% objeto deste expediente ao Conselho, certamente, reco-
mendam sua extensão a outros Estados e Municípios. E também inques
tionável a presença em exercício no Magistério de professores não
titulados e este fato se reflete na qualidade do ensino de 1? grau,
especificamente nas quatro primeiras series. Em decorrência, a ação
da FUBRAE, por intermédio do seu Centro Educacional e, no mínimo,
recomendável mecanismo para soluçao desse grave problema.
O PROJETO CRESCER, Voltado para a preparação de professo-
res para o ensino de 19 grau ate a 6º serie,foi desenvolvido em
Goiàs como se disse, em 201 municípios, atingindo, no período de
1985 a março de 1988, a 11,135 professores não titulados.
0 Projeto foi implementado em perfeito interfaceamento
com as Prefeituras Municipais e Delegacias Regionais de Educação.
0 Estado foi mapeado e dividido em 31 pólos de abrangência, atra-
vés da integração da Coordenação/Supervisão/Monitor com atividades
voltadas para o crescimento profissional dos cursistas.
Por haver se transformado num dos maiores programas edu-
cacionais do Estado de Goiàs, o Projeto CRESCER, em decorrência de
sua grande expansão e aceitação, oporfcunizou—ã—aquipe •—ar 4»Borro«
e i<t—de—sua- grande—expansão—e—ace i taçao , oportunizou ã equipe de es_
pecialistas nele engajado desempenhar a enorme tarefa de minimizar
o índice alarmante de professores não titulados existentes nas re-
des oficial e particular de ensino, colaborando, assim, com a melho
ria do processo ensino-aprendizagem, ao atingir as salas de aulas
como atividade fim de todo o sistema educacional,
A FUBRAE tem atuado, tambem ,por intermédio de seu Centro de En
sino Técnico de Brasília (CETEB), na execução de projetos do MEC, de
ensino a distancia,
Com relação ao CETEB, cabe registrar que, em duas oportu
nidades este Colegiado emitiu parecer favorável a validação nacio-
nal de diplomas e certificados conferidos por conclusão de cursos
oferecidos nos moldes do que agora se propõe por via de módulos e
com ensino a distancia:
Parecer Nº 244/80 - habilitações em Técnico Sondador com
habilitação parcial de Auxiliar Técnico Torrista (em nível de 29
grau); Qualificação profissional de Plataformista (em nível de 19
grau).
Parecer Nº 848/85 - Amplia a competência conferida ao