MEC/CFE PARECER nº PROC. nº
b) - Toda previsão financeira foi calculada em 140 vagas
anuais, planejamento este que viabiliza o empreendimento do ponto de
vista de sua manutenção, qualidade e viabilidade técnica.
C) - Sem questionar os critérios do CFE, argumenta que
outras instituições na mesma cidade do Rio de Janeiro tiveram Cartas
Consultas aprovadas com maior número de vagas: julga, desta forma ,
previsível uma alteração do número fixado inicialmente para a sua
Carta-Consulta.
d) - Apresenta um conjunto de informações referentes à corn
provação da necessidade social - já aprovada inicialmente - para jus_
tificar o aumento de vagas que passam da evelução do faturamento bru_
to de empresas de informática à Evolução da Demanda de Recursos Hu-
manos, prevendo os seguintes números: 1986 - 98.100; 1987-112.800 ;
1988-129.700: 1989-149.200 e 1990-169.500. Somente para o Rio de Ja-
neiro a demanda prevista no estudo do Prof
Q
Gurgulino de Souza colo_
ca: 1986-12.600; 1987-16.379; 1988-21.295; 1989-27.685; 1990-35.990.
Apesar do esforço dos últimos anos a defasagem entre a
demanda e oferta de profissionais na área continuará alta para a
próxima década. Os números de conclusões de curso de Processamento '
de Dados e similares não cobre nem ao menos 30% das necessidades(in-
clui/cursos de Informática, Ciência da Computação, Computação e Pro-
cessamento de Dados) de Profissionais. Os dados de SEEC referentes
aos concluintes de 1985 indicam para estes cursos uma saída de
2.320 profissionais e somente para o Rio de Janeiro a demanda se ele
va a uma previsão de 12.600, o que fixa uma relação de apenas 18%
de atendimento caso todos os formandos fossem do Rio de Janeiro.
No prosseguimento de argumentos, a requerente cita os in-
centivos fiscais para a formação de recursos humanos - lei 7.232/84
(Lei da Informática) que permite um grande abatimento nos gastos
com formação de Recursos Humanos, no imposto de Renda.
Acresce a estes argumentos a criação do Pólo de Informática
no Rio de Janeiro que congregará 70 empresas de Tecnologia de Ponta,
dentre as quais: Informática, Microeletrônica, Telecomunicações,Ins-
trumentação e Biotecnologia.
Por outro lado, a própria demanda aos cursos de Tecnologia
em Processamento de Dados tem apresentado números crescentes, reve-
lando aumento de interesse.