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INTERESSADO/MANTENEDORA
SOCIEDADE EDUCACIONAL ONZE DE NOVEMBRO
UF
MS
ASSUNTO:
Autorização do curso de Administração a ser ministrado pe-
la Faculdade de Letras e de Administração de Navirai
RELATOR: SR. CONS. João Paulo do Valle Mendes
CÂMARA ou COMISSÃO
CESu-1º Grupo
PARECER Nº 702/88
APROVADO EM: 01/08/88
PROCESSO:
'23001.000944/86-01
1 RELATÓRIO
0 processo em estudo, de interesse da Sociedade Educacio-
nal Onze de Novembro/MS, trata de pedido de autorização do curso
de Administração, habilitação em Administração para funcionamento
na Faculdade de Letras e Administração de Navirai, novo estabele-
cimento de ensino superior isolado particular a ser instalado em
Navirai, Mato Grosso do Sul.
Apreciado e aprovado na fase da Carta-Consulta, pelo Pa-
recer nº 270/88, de 17-03-88, o pleito em apreço e- agora conside-
rado nos aspectos constitutivos da fase subsequente denominada de
projeto.
Complementando o processo a Instituição interessada enca
minhou a este Conselho documentação atualizada.
Com base no estudo da CAE deste Conselho e na documenta-
ção complementada apresentamos o presente Parecer.
1. Caracterização geral do projeto
0 pedido de autorização em tela tem como objeto o curso
de Administração, habilitação em Administração. Pelo parecer de
aprovação da Carta-Consulta, foram estipuladas 80 vagas totais
anuais, divididas em duas turmas para funcionamento no período no
turno.
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MEC/CFE PARECER Nº PROC. Nº 2 3001.000944/86-61
2. Pa organização curricular
0 curso, programado com duração de 4(quatro) anos no mínimo
e 7(sete) anos no máximo, terã regime seriado e obedecerá ã grade cur
ricular pré-estabelecida onde figuram para cada ano letivo: as disci_
plinas que o compõem e a carga horária anual de cada uma delas. Os
autos trazem descrição de cada disciplina com os elementos definido-
res de seu conteúdo ementa e bibliografia básica, o que possibilitará
a análise qualitativa do currículo proposto (Anexo I).
Pelo currículo pleno considerado o curso terá uma carga ho-
rária toda ela de caráter obrigatório, de 2.800 h/a, acrescidas de
72 h/a de EPB e 72 h/a de EF, perfazendo assim um total de 2.916 h/a.
A intensidade prevista para cada ano letivo,excluindo-se EPB
e EF é variável, havendo ano com 684 h/a (o primeiro) e ano com 720
h/a (os outros três).
0 Estágio Supervisionado é componente obrigatório do currí-
culo do curso.
Será desenvolvido e oferecido no Escritório Modelo da Facul-
dade, nos escritórios de contabilidade da região e nas empresas públi
cas e privadas.
Além do estágio no Escritório Modelo o aluno deverá optar
por uma empresa para complementar, experimentar e vivenciar os conhe
cimentos teóricos adquiridos, sob orientação e supervisão de um espe
cialista. As considerações de execução serão regulamentadas pela Co-
missão de Estágio, formada por um Coordenador e os professores das
disciplinas específicas do curso, que fará o planejamento, acompanha
mento e avaliação.
3. Dos corpos dirigente, técnico-administrativo e docente
Neste item são apresentados, individualmente , os membros in-
dicados para integrar o corpo docente e administrativo que atuará no
curso.
Preliminarmente á apresentação das relações indicativas de
nomes, cabe o registro de que no Anteprojeto de Regimento encontra-se
disciplinado o processo de seleção para admissão dos cargos de dire-
ção e provimento dos de magistério.
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MEC/CFE PARECER
____ PROC. N? 2 30 01.000944/86-61
Corpo docente do curso
0 corpo docente é formado por 18 professores dos quais 11
possuem Parecer do CFE para as mesmas disciplinas e os 8 novos docen-
j tes todos são portadores de curso de especialização. São Aceitos para este curso
Todos os docentes apresentam termo de compromisso.
docentes indicados para todas as disciplinas.
0 quadro do corpo docente constitui o Anexo II deste Parecer,
4. Da infraestrutura física
Biblioteca - Ocupará um área de 73,92m
2
sendo 33,00m
2
destinados ao
acervo especifico e 40,92m
2
ã sala de leitura. Contará com um acervo
específico de 1.851 livros, somando-se a este o do curso de Letras,to
taliza-do 2.106 exemplares. A Prefeitura Municipal de Navirai se com-
promete ceder o acervo da Biblioteca Pública Municipal, bem como a
CENAV, para uso dos alunos. A biblioteca funcionará de 2º- a 6º- feira
nos três turnos e aos sábados apenas no matutino, regulada por um re-
gimento. Os móveis e equipamentos a serem adquiridos se encontram re-
lacionados. Os periódicos especializados que deverão integrar o acer-
vo posto ã disposição de alunos e professores se encontram relaciona-
dos nos autos. 0 sistema de classificação adotado será o. CDD-Decimal
de Melvil Derwey.
5. Po planejamento econômico-financeiro
0 caderno 6 que integra os autos apresenta o plano econômi-
co-financeiro quadrienal (1988/91), onde se destacam as fontes de re-
ceita, as categorias de despesas e a previsão dos investimentos,todos
calculados em 0TN's (Anexo III).
6. Po estabelecimento de ensino que abrigará o curso projetado
A Faculdade de Letras e Administração de Navirai., Mato Gros-
so do Sul, concebida para abrigar o curso tal como acima projetado ,
apresenta-se caracterizada no Anteprojeto de Regimento sob a forma de
"estabelecimento isolado de ensino superior", tendo os seguintes ór-
gãos como formadores de sua estrutura organizacional: A Congregação,
a Diretoria e a Coordenadoria do Curso.
Das informações constantes dos autos, o prédio onde funciona
o referido estabelecimento foi objeto de termo de compromisso por
comodato(por 20 anos, anexado aos autos) possuindo as seguintes ins-
MEC/CFE
PARECER Nº
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PROC Nº 23001. 000944/86-61
instalações: diretoria, secretaria, tesouraria, salas de professor,
almoxarifado, cantina, sanitários, biblioteca e salas de aula.
Consta da documentação complementar a relação dos móveis,equi
pamentos, utensílios, máquinas e materiais que darão suporte ao cur-
so.
Trata-se de um prédio térreo construído em terreno de 6,300m
2
,
formado por 3 blocos, assim distribuidas:
Bloco I - Administração e Biblioteca(com 386,08m
2
)
Bloco II - Cantina e Sanitários(com 105,00m
2
) e
Bloco III - Salas de aula (com 373, 86m
2
)
7. Cronograma de execução
A instituição apresentou o cronograma de execução ano a ano
até a completa implantação do curso.
II - VOTO DO RELATOR
 vista do exposto é o Relator de parecer que pode ser apro-
vado o projeto para funcionamento do Curso de Administração a ser mi_
nistrado na Faculdade de Letras e de Administração de Navirai, manti
da pela Sociedade Onze de Novembro, com 80(oitenta) Vagas totais anu
ais"Apôs aprovação pelo PLENÁRIO deverá o processo ser encaminhado
ao Gabinete do Ministro, nos termos do Art. 11 da Resolução nº 15/84.
III - CONCLUSÃO DA CÂMARA
A Câmara de Ensino Superior-1º Grupo acompanha o voto do Re-
lator.
Sala das Sessões, 1 de agosto de 1988
,Presidente e Relator
/mho...
... C/CFE PARECER Nº PROC.Nº 2300 1 . 000944 / 8 6- 6 1
A N E X O I (continuação)
CURRÍCULO PLENO ' Fls. 2
Curso: ADMINISTRAÇÃO - C.H. TOTAL: HORAS-AULAS
Prazo p/ integralização: MlNIMO: 4 ANOS MÁXIMO: 8 ANOS
Regime: SERIADO-ANUAL Compulsoriedade das disc: OBRIGATÓRIAS
3ª SERIE
ORGANIZAÇÃO E MÉTODOS 72 ha
DIREITO ADMINISTRATIVO ... 72 ha
ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAL 144 ha
ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAL 144 ha
ADMINISTRAÇÃO DE PRODUÇÃO . .' 144 ha
ELABORAÇÃO DE PROJETO ADMINISTRATIVO I X 108 ha
SUB-TOTAL | 684 ha
ESTAGIO SUPERVISIONADO I. - 36 ha
TOTAL 720 ha
4a SÉRIE
DIREITO COMERCIAL 72 ha
ADMINISTRAÇAO FINANCEIRA E ORÇAMENTO ' 144 ha
. ADMINISTRAÇAO DE VENDAS . 144 ha
. . ADMINISTRAÇAO RURAL . 144 ha
COMPUTAÇÃO (INTRODUÇÃO) 72 ha
ELABORAÇÃO DE PROJETO ADMINISTRATIVO II 108 ha
i
SUB-TOTAL 684 ha
V ESTAGIO SUPERVISIONADO II 36 ha
TOTAL 720 ha
MEC/CFE PARECER Nº ___ PROC nº 23001. 000944/86-61
ANEXO II
A - Professores aprovados pelo Parecer CFE nº 242/87:
01. CLÁUDIO BENEDITO ALVES
Disciplinas: Teoria Econômica
Matemática (Geral)
Estatística
02. FRANCISCO DIAS DUARTE
Disciplina: Contabilidade Geral
03. IRANDl JOSÉ DE GOIS
Disciplinas: Teoria Geral da Administração
Matemática Financeira
04. JOÃO EMÍDIO DA SILVA
Disciplinas: Educação Física
Estudo de Problemas Brasileiros
05. JOÃO MIGUEL DE SOUZA
Disciplinas: Economia Brasileira
Teoria Geral da Administração
Direito Administrativo
06. JOSÉ ADAUTO DO NASCIMENTO
Disciplinas: Instituições de Direito Público e Privado
Legislação Social
Legislação Tributária
07. MIGUEL EMANOEL VALEIRO
Disciplina: Computação (Introdução)
08. SHAHER ABDEL MAJID ABDEL JALIL ADASSI
Disciplinas: Direito Comercial
Teoria Geral da Administração
B - Professor aceito pelo Parecer CFE n? 143/87
09. EDNALDO ALVES DA SILVA
Disciplina: Estatística
C - Professora aceita pelo Parecer CFE nº 324/87
10. MARIA HELENA FRANCO
Disciplina: Psicologia (Aplicada ã Administração)
MEC/CFE
PARECER NP PROC N? 2 3001.000 944/86-61
D - Professora aceita pelo Parecer CFE nº 682/87
11. SUSAN MISSAKO TAMIMATSU LADANO
Disciplina: Lingua Portuguesa
NOVAS INDICAÇÕES:
01. ERNESTO RUI NENÊ DORNÊLES
Disciplinas: Organização e Métodos
Administração de Pessoal
Graduado em Administração de Empresas. Pós-graduação em Admi
nistraçao Empresarial(360 h/a). Experiência no magistério de 2º grau.
02. JOSÉ VEIMAR RODRIGUES DE LARA
Disciplinas: Administração de Pessoal
Administração de Material
Graduado em Administração de Empresas. Pós-graduação em Didá\
tica(360 h/a). Experiência no magistério de 2º grau.
03. DENIS GOLIM PIZZATTO
Disciplina: Administração Rural
Graduado em Administração e Análise de Sistemas. Pós-qradua-
ção em Didática(360 h/a) e Planejamento e Desenvolvimento Rural(431
h/a). Experiência docente de 2º grau.
04. IRANDI JOSÉ DE GOIS
Disciplina: Administração de Produção
Graduado em Administração de Empresas. Pós-graduação em Tec-
nologia Educacional Aplicada ao Ensino(360 h/a). Experiência docente
e profissional. aprovado para as disciplinas Introdução à Estatís-
tica e Estatística Aplicada ã Educação pelo Parecer CFE n9 122/84.
05. EDIVALDO VIDAL DE OLIVEIRA
Disciplinas: Elaboração de Projetos Administrativos
Administração de Vendas
Graduado em Administração de Empresas e Ciências Contábeis.
Pós-graduação em Administração Contábil-Financeira(360 h/a).
06. JOSÉ MARQUES DA SILVA
Disciplinas: Contabilidade (Geral)
. „.~ . -Administração Financeira e Orçamento
Grad. Ciencias Contábeis
Pós-graduação em Administração Contábil-Financeira(36 h/a).
Possui outros cursos: Curso TDP/10B: Chefia de Pessoal(100 h/a)
Curso TDP/10B: Auditoria (120 h/a)
MEC/CFE
__
PARECER
PROC
23001. 000944/86-61
07. JOSÉ CARLOS GOMIDE DE SOUZA
! Disciplina: Organização e Métodos
Graduado em Administração de Empresas.
p
os-Grad. Fnn.Econômoca e Adm.Industrial -
08,
JOÃO EMIDIO DA SILVA
Disciplina: Sociologia Aplicada ã Administração
Graduado em Pedagogia. Pós-graduado em Metodologia do Ensino
Superior(360 h/a) e Tecnologia Educacional Aplicada ao Ensino(360 h/a).
Experiência docente no ensino superior. Aprovado pelo Parecer CFE nP
242/87 para Sociologia Geral.
MEC/CFE
PARECER Nº
PROC. 23001.000944/86-61
ANEXO III
Curso: ADMINISTRAÇÃO
PLANEJAMENTO FINANCEIRO QUADRIENAL
MEC/CFE
PARECER N9
PROC. nº
IV - DECISÃO DO PLENÁRIO
O PLENÁRIO do Conselho Federal de Educação aprovou , por unanimidade, a
Conclusão da Câmara.
Sala Barretto Filho , em 01 de 08 de 1988
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