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1. Da caracterização geral do projeto
0 pedido de autorização em tela tem como objeto o curso de
Pedagogia, nas duas habilitações plenas, agora designadas com a nomenclatura
constante da norma: - Magistério das Matérias Pedagógicas do 2º Grau e
Supervisão Escolar para exercício nas Escolas de 1º e 2º Graus.
A fim de permitir uma melhor avaliação do projeto são su mariados, a
seguir os tópicos mais relevantes para a apreciação do pleito.
Apreciado e aprovado na fase da carta-consulta pelo Pare_ cer nº
76/88, o pleito em apreço deve agora ser considerado nos aspectos constitutivos da
fase subseqüente denominada de projeto
0 processo em epígrafe, de interesse da Sociedade Educacional de
Dourados-MS, trata de pedido de autorização do curso de Pedagogia - com
habilitação em Magistério e Supervisão Escolar - para funcionar na Faculdade de
Pedagogia de Dourados, novo estabelecimento de ensino superior isolado, particular
a ser instalado em Dourados-MS.
1 - RELATÓRIO
RELATOR: SR. CONS. ZILMA GOMES PARENTE DE BARROS
Autorização de curso de Pedagogia.
ASSUNTO:
MS
UF
INTERESSADO/MANTENEDORA
SOCIEDADE EDUCACIONAL DE DOURADOS
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Pelo Parecer de aprovação da Carta-Consulta, foram estipula-das 100 vagas
totais anuais.
A previsão do pedido é de que o curso funcionará à noite
t
com 4 horas de
aula de 2ª a 6ª feira.
2 . Da organização curricular
O curso está programado com duração de quatro anos letivos, integralizáveis
no minimo em quatro e no ma"ximo em sete anos, terá o regime seriado anual e
obedecerá à grade curricular pré-estabelecida, onde figuram, para cada ano letivo» as
disciplinas que o compõem e a carga horária anual de cada uma delas. (Vide Anexo
I).
3. Dos corpos dirigentes, técnico-administrativo e docente
Neste item são apresentados, individualmente, os membros in_ dicados para
integrar os corpos dirigente , técnico-administrativo e docente, que atuarão no curso com os
encargos que se especificam. Sobre cada nome relacionado estarão em apreço os encargos
conferidos, levando-se em conta a qualificação acadêmico-profissional e a disponibilidade de
horário assegurada por contrato.
Preliminarmente á apresentação das relações indicativas de nomes, cabe o
registro de que no Anteprojeto de Regimento tem-se disciplinado o processo de seleção
para provimento dos cargos de dire -ção e de magistério.
Sobre o corpo docente, refere apenas que serão "admitidos me_ diante seleção
precedida pelo Conselho Departamental, homologada pela Congregação"(Art. 6 4 ) .
Relação indicativa do corpo técnico-administrativo e docente
Diretor da Faculdade: Prof. Júlio Furlanetto Belluci - Licenciado em Letras e Pedagogia;
possui especialização em Metodologia do Ensino Su perior(405 h/a); especialização em
Comunicação e Expressão(180 h/a); possui experiência no magistério de 1º e 2º graus;
Inspetor Escolar em Dourados desde 1984. Apresenta termo de compromisso.
Vice-Diretora da Faculdade: Profa. Rosa Maria D'Amato de Déa - Licen_ ciada em
Letras,1974. Possui experiência no magistério de 1º/2º Graus. Exerceu o cargo de
secretária das Faculdades de Direito e Administração das Faculdades de Grande
Dourados no período de 1985/86. Apresenta termo de compromisso.-
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Secretário da Faculdade: Roberto Padim Silveira, é graduado em Pai- I cologia. Tem
curso de especialização em Psicologia da Educação(360 h/a). Possui experiência como
Psicólogo. Apresenta termo de compromisso.
Relação indicativa do corpo docente
O corpo docente é composto de 17 professores, cobrindo todas as disciplinas. Todos
el e s apresentam termo de compromisso e se rão contratados para o regime de hora/aula. A
relação do corpo do -cente constitui o Anexo II deste Parecer.
5. Biblioteca
A biblioteca encontra-se instalada numa área total de
175,37m
2
. O sistema de catalogação é o Anglo-Americano e a classificação utilizada é o CDU.
Funciona das 7:30 hs. às 22:40 hs., com empréstimo domiciliar.
O acervo compõem 1.009 títulos distribuídos pelos blocos de assuntos.
Planejamento econômico-financeiro
A instituição apresentou o planejamento econômico-financeiro para os anos de
1988, 1989 e 1990, onde se destacam as fontes de receitas, as categorias de
despesas e a previsão dos investimentos (Anexo III deste Parecer).
6. Do estabelecimento de ensino que abrigará o curso projetado
A Faculdade de Pedagogia de Dourados, concebida para abrigar o curso tal como
projetado, encontra-se caracterizada no Anteprojeto de Regimento sob a forma de "estabelecimento
isolado de ensino superior", tendo estes órgãos como formadores de sua estrutura
organizacional:A Congregação,o Conselho Departamental; a Diretoria;.os Departamentos e os
Órgãos Complementares.
As instalações-gerais previstas para o estabelecimento em apreço será formada
por um prédio construído numa área de 3. OOOm
2
. O mesmo terá dois pavimentos com
áreas de 753,15m2 cada.
A instituição informa que:
"A Sociedade Educacional de Dourados, anexou ao processo o-riginal, termo
em que compromete construir suas instalações caso seja aprovada a criação dos cursos
solicitados. Conforme,ainda, a declaração, o prédio será construído em terreno próprio".
O Caderno ? que integra os autos contêm planta baixa onde se especificam e
se localizam as diferentes dependências: salas de aula, biblioteca, salas de
administração, etc.
O mobiliamento não vem especificado no Caderno 7.
II - VOTO DA RELATORA
A vista do exposto é a Relatora de parecer favorável à aprovação do projeto para
funcionamento do Curso de Pedagogia, com habilitação em Magistério e Supervisão Escolar para
funcionar na Faculdade de Pedagogia de Douras, mantida pela Sociedade Educacional de Dou
rados, com 100(c e m ) vagas totais anuais.
III - CONCLUSÃO DA CÂMARA
A Câmara de Ensino Superior-1º Grupo acompanha o voto da Re latora.
Sala das Sessões, 07 de julho de 1988
, Presidente ,
Relatora
A N E X O 1 - ORGANIZAÇÃO CURRICULAR
19 ANO LETIVO
DISCIPLINAS Língua Portuguesa Introdução à
Filosofia Sociologia Geral Psicologia Geral
Metodologia das Ciências Estatística Aplicada à
Educação Educação Física(Praticas Desportivas)
2º ANO LETIVO
História da Educação Psicologia da Educação
Sociologia da Educação Filosofia da Educação
Biologia Educacional Legislação do Ensino
3º ANO LETIVO
Higiene Escolar Medidas Educacionais
Introdução ao Processamento de Dados
Didática
Estrutura e Funcionamento do Ensino de 1º grau
Estudo de Problemas Brasileiros
HABILITAÇÃO: MAGISTÉRIO DAS MATÉRIAS PEDAGÓGICAS DO
2º grau
4º ANO LETIVO
Metodologia do Ensino de 1º grau Prática de Ensino
na Escola de 1º grau Estrutura e Funcionamento do
Ensino de 2º grau Estágio Supervisionado na Escola
de 1º grau Estágio Supervisionado nas Matérias Ped.
do 2º grau
HABILITAÇÃO: SUPERVISÃO ESCOLAR DE 1º e 2º Graus
4º ANO LETIVO
Estrutura e Funcionamento do Ensino de 2º grau
Currículos e Proqramas
Prática de Ensino na Escola de 2º grau princípios
e Métodos de Supervisão Escolar Estágio
Supervisionado em Supervisão Escolar
TOTAL GERAL 2.448
- EPB e EF 144
TOTAL 2.30 4
As aulas serão ministradas de segunda a sexta-feira, havendo 4 horas/ aula
em cada dia útil
INTEGRALIZAÇÃO CURRICULAR
Mínimo - 4 anos Máximo - 7
anos
Nota: Educação Física(Práticas Desportivas) será obrigatório no 1º ano
letivo e facultativo nos demais.
A N E X O III PLANEJAMENTO
ECONÔMICO-FINANCEIRO
DESPESA/NATUREZA
- Pessoal Docente
- Pessoal Administrativo
- Material de Consumo
- Cone. Vestibular
- Outros Custeios
DESPESA DE CAPITAL
- Const./Readap. Prédios
- Aquis. de Imóveis
- Aquis. Móveis/Inst./Utens/
Equipamentos
- Repos. Móveis/Inst/Utens/
Equipamentos
- Reparos Móveis/Inst/Utens/
Equipamentos
- Aquis. Mat. Bibliográfico
OUTRAS DESPESAS
- Qualif./ Treinam. Pessoal
REC. TRANSF . MANTENEDORA
RECEITA PRÓPRIA
- Anuidade Ano Rase
RECEITA/PONTES
VALOR DA MENSALIDADE
VALOR DA REMUNERAÇÃO HORA/AULA
NÚMERO DE VAGAS INICIAIS
ANEXO II CORPO DOCENTE
01. MARI NOELI KIEL IAPECHINO
Lingua Portuguesa
Licenciada em Letras,UFMS,1982. Licenciada em Lingua Portugue-sa ( 450 hs),UFMS,1986.
Possui vasta experiência docente.
02. NOEMI MENDES SIQUEIRA FERIGOLO
Metodologia das Ciências
Bacharel em Comunicação Social. Possui curso de especialização "latu-sensu" em Administração e
Gerenciamento. Possui vários cursos de 40 horas. Experiência profissional em Relações Públi cãs.
Experiência profissional em Magistério de 1º 2º Graus. Experiência profissional como docente em
Ensino Superior,1986,87 e 88. Aprovada pelo CFE pelo Parecer nº 8 6 2 / 8 7 para a discipli-na
Metodologia das Ciências.
03. CÂNDIDA GRACIELA CHAMORRO ARGUELHO
Noções de Filosofia
Filosofia da Educação
Bacharel em Educação Religiosa - habilitação em Música Sacra. Bacharel em Teologia.
Mestrado em Teologia - área Teológica-r-Fi-losõfica pelo Seminário Mário Batista/RJ,1984
a 1987. Aprovada pelo CFE pelo Parecer nº 8 6 2 / 8 7 para a disciplina Noções de
Filosofia.
04. HILDA MARIA PRECHESKI
Sociologia Geral
Sociologia da Educação
Principios e Métodos de Supervisão Escolar
Licenciada em Pedagogia - habilitação em Supervisão Escolar. ES pecialização em
Administração e Supervisão de Organização Educacional ( 369 h/a). Exerce o magistério
superior desde 1982. Já aprovada pelo CFE para a disciplina Sociologia Aplicada à Educação
p e l o Parecer nº 86 2 / 8 7 .
05.
06,
MARIA LIDIA DA SILVA
Estrutura e Funcionamento do Ensino de 1º Grau
Estrutura e Funcionamento do Ensino de 2º Grau
- Legislação do Ensino
Prática do Ensino na Escola de 1º e 2º Graus
- Estágio Supervisionado de 1º e 2º Graus
Licenciada em Pedagogia - habilitação em Supervisão Escolar ,UFMS,1977, e em
Administração Escolar e Magistério das Matérias Pedagógicas do 2º grau.
Especialização em ni vel de Pós-Graduação de Professor de Suplência(450 h/a).
Possui vasta experiência docente de 1º e 2º Graus e no 3º Grau,1987 e 1988.
Aprovada pelo CFE para as disciplinas 1, 2 e 3 pelo Parecer nº 862/ 87.
CHIRLEY TOSHIKO SATO
Psicologia Geral Psicologia da
Educação Medidas Educacionais
Curso superior de Psicologia,PUCCAMP/SP,1981. Licenciada
em Psicologia, PUCCAMP/SP,1980.
Possui vários cursos de 120 h/a na área de Psicologia Escolar.
Psicologia Clinica
Ludoterapia Infantil - e Estágios em Orientação Vocacional Vários trabalhos
realizados na área de Psicologia e Orientação Vocacional.
Vários artigos publicados em jornais sobre Relacionamentos entre Pais e
Filhos, Aprendizagem Infantil e Psicologia Escolar.
Possui vasta experiência como docente em curso superior, UFMS, em escolas
de 19 e 29 graus, além do consultório em Psicologia Clinico Educacional
e Orientação Psico-pedagógica.
07.
08.
09
10
11
ANA SERENITA DE LIMA LANGE
Lingua Portuguesa
Licenciada em Letras, F . F . C . L , de Ijuí/RS.
SHIO YOSHIKAWA
Metodologia do Ensino de 1º Grau História
da Educação
Licenciada em Pedagogia, Magistério e Supervisão Escolar ,Fa_ culdade Dom Aquino
de FCL,1969. Cursos de Especialização em Metodologia(390 h s ), Univ. de
Mic.Japão,1974 e em Metodologia do Ensino Superior(450 hs). UEL, 1981 e em nivel de
Pós-Univer_ sitário de Professores para Suplência(450 hs) , 1979. Mestrado em
Educação,área de Supervisão Escolar, UFRJ,1983. Possui experiência de magistério no
ensino superior. Apresenta termo de compromisso.
JOSE FELICE
Estatística Aplicada à Educação
Licenciado em Matemática, UFMS,1979. Cursos de especialização
em Metodologia do Ensino Superior (450 hs) , UEL,1981 e em Mate_
mática Aplicadai360 hs),Faculdades Integradas de Marília/SP,
1984. Possui experiência de magistério no ensino superior.
MARGARETH LURY YOSHIKAWA
Psicologia Geral e Psicologia da Educação
Psicóloga,PUC/SP,1981. Especialização em Psicoterapia-Inter-
cãmbio Brasil/Japão, 1983. Especialização em Orientação Educa_
cional,Faculdades São Judas Tadeu/SP,1985. Cursando Mestrado
em Psicologia Geral,PUC/SP. Vários cursos de pequena duração.
Possui trabalhos publicados. Possui experiência de magistério
superior. Apresenta termo de compromisso.
ILDA BERNARDES PIERETE
Prática de Ensino(Estágio Supervisionado) Educação
Popular
Supervisão na Escola de 1º e 2º Graus
Licenciada em Pedagogia,FEFCL,Presidente Prudente /SP,1975. Mestrado em
Teoria e Prática de Curriculo para ensino de nível médio,UFSM/RS.
Aprovado pelo Parecer CFE nº 180/74 para Prática de Ensino(Estágio
Supervisionado) e Didática. Vasta experiência profissional. Apresenta termo de
compromisso.
12. JORGE DZIALOWSKI DIACONESCU
Introdução ao Processamento de Dados
Graduado em Engenharia Mecânica, USP, 1974. Cursos de especia_ lização em
Introdução à Programação Borroughs,1972, em Hard ware e Software-
Borroughs,197 6 . Aprovado pelo Parecer CFE nº 89 7/ 80 para Introdução ao
Processamento de Dados e Introdução à Teoria dos Sistemas. Apresenta termo
de compromisso.
13. EUNICE VANIN FERNANDES
Currículos e Programas
Licenciada em Pedagogia,FFCL de Tupã/SP,1974. Especialização em Ensino para
Competência(460 hs). Possui experiência de ma gistério de ensino superior.
Apresenta termo de compromisso.
14. ARIADNE FITTIPALDI GONÇALVES
Sociologia da Educação
Licenciada em Pedagogia-Administração Escolar 1º e 2º Graus, FECL de
Urubupungá/SP. Curso de especialização em nível Pós-Universitário de Professores
para Suplência(450 hs). Vários cursos de pequena duração. Possui trabalhos publicados.
Possui experiência de magistério. Apresenta termo de compromisso. ACEITA PARA
ESTE CURSO.
15. CHAIM NUSYN GRINKAUT
Biologia Educacional
Aprovado pelo Parecer CFE nº 1.716/75 para Biologia Geral e Biologia da
Educação. Apresenta termo de compromisso.
IV - DECISÃO DO PLENÁRIO
O Plenário do Conselho Federal de Educação aprovou , por unanimidade, a
Conclusão da Câmara.
Sala Barretto Filho , em 08 de 07 de 1988.
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