Quanto à eventual exiqência de um exame de Estado, seja para
a conclusão do 2º grau. seja para habilitação ao ensino supe rior,
a maioria dos participantes optou nor sua inoportunidade e
inconveniência.
No concernente aos mecanismos acessórios ao concurso ves
tibular para caracterizar adequação do candidato a determinadas
áreas, houve consenso no que se refere às provas de verificação de
habilidade especifica para as áreas de Educação Física e de Artes,
incluindo Arquítetura, ficando a critério de cada IES sua expan
são para outras áreas.
Por fim, houve manifestação unânime quanto à instituição
obriqatória da Orientação Educacional, incluindo aconselhamento vo
cacional, em cooperação com professores, família e comunidade.
4. O Seminário SESu/MEC - "Vestibular Hoje".
"A Secretaria de Educação Superior do MEC, promoveu em
1985, em nível nacional, e em 1986, em âmbito reqional, seminários
sob o título Vestibular Hoje, fazendo publicar, em setembro de
1987, coletânea de textos nele apresentados.
O documento compreende modelos adotados por várias insti
tuições de Ensino Superior em seus concursos vestibulares, proble
mas políticos e de seletividade social, bem como propostas alterna
tlvas de novas sistemáticas de seleção o acesso ao ensino de 3º
qrau. Sobre esta última questão dedicamos item específico neste
estudo.
Pode-se dizer, em resumo, que os documentos apresentados
tratam dos mesmos problemas apreciados em outros encontros, sendo,
alquns dos apresentadores , autores de textos divulqados anterior
mente.
Assim, são repassados aspectos da história do vestibular,
discussões técnicas sobre mecanismo do processo seletivo, natureza
e função do vestibular e a questão do vestibular como instrumento
digeriminação diante da aspiração pela democratização do ensino.
Vale assinalar trabalho apresentado sobre a "Visão dos
professores e Alunos das IES Hoje", baseado em estudo da CAPES/MEC
relativo ao Proqrama de Avaliação da Reforma Universitária, inici
ado e implantado em decorrência de proposta do Conselho Federal de
Educação, e financiado pela FINEP mediante convénio firmado entre
este Coleqiado e aquela aqência financeira, com vigência até 1985.
O estudo mostra o resultado de pergunta aplicada a alunos e profes
sores de 32 Instituições de Ensino Superior em todo o país, desde
grandes universidades a pequenas escolas isoladas. A questão cor
responde ao conteúdo exigido no vestibular, apresentando as respos
tas o seguinte resultado:
a) igual para todos os candidatos, com o mesmo peso em to
das as disciplinas, independentemente da carreira esco
lhida, obteve oronunciamento favorável de 9,7% entre
professores e 10,5% entre os alunos.
b) Igual para todos os candidatos, porém com pesos dife
rentes para cada disciplina, dependendo da carreira es
colhida, foi a preferência de professores e alunos,com
48% e 45%, respectivamente.
c) Diferente para cada área de conhecimento ou conjunto
de cursos, com a exigência de que as disciplinas sejam
importantes para a área escolhida, foi acolhido por
24,9% de professores e 27,1% de alunos.
d) Diferente para cada carreira, exigindo-se as discipli
nas que terão importância para o curso, com manifesta
ção a favor de 12,2% do professores e 15,8% de alunos.
Verifica-se, desde loqo, que alunos e professores tem po
sição análoga sobre o assunto, havendo preferência da maioria quan
to à preservação do núcleo comum.