potencial criativo. Por certo a criatividade não é apanágio da Arte,
mas quando as circunstâncias da vida humana bloqueiam a espontaneida
de, cerceiam a sensibilidade e obscurecem a percepção ao homem, aí
esta o campo exato onde o cultivo da Arte se faz necessário - não a
arte pela arte, como adorno do espírito, mas Arte como dimensão da
experiência humana, dela inseparável, a não ser com o risco da muti
lação.
Em segundo lugar, a pertinência da formação profissional
dos educadores deve merecer lugar central em nossas preocupações, em
especial a formação do pedagogo, seja pela sua posição privilegiada de
formador de professores, seja pelas suas funções técnicas na con dução
do processo educacional. Nessa perspectiva, pretendemos formar pedagogos
com base numa sólida compreensão do significado da arte e da educação
pela arte. Mediante um currículo especialmente organiza do com esse
fim, o Curso de Pedagogia possibilitara o domínio das no ções
indispensáveis e a vivência orientada de atividades junto à es cola
de aplicação. O pedagogo não ocupará o lugar do especialista em
Educação Artística, mas terá melhores condições de administrar as pos
sibilidades para que a arte seja assimilada pela educação, ao mesmo
tempo em que estimulara aos educadores em geral a sensibilização para
este aspecto do processo educacional. Como formador de professores, o
pedagogo atuará como multiplicador, ao ensejar que essa visão da edu
cação seja transmitida as novas gerações profissionais.
Nesse Currículo de Pedagogia, como contraponto às disci
plinas de fundamentos e técnicas, ênfase central será dado a Prática
de Ensino, que deverá funcionar como Laboratório Pedagógico, envolven do
alunos de Pedagogia e de Educação Artística, em atividades coopera
tivas, voltadas para a Escola de Aplicação, Esta disciplina desenvol
vera projetos de "Educação pela Arte',' centrados nas necessidades da
Escola de Aplicação e tecnicamente orientados por professores de am bos os
Cursos, sob a coordenação do titular de Pratica de Ensino. Con duzirá
suas atividades através de diagnósticos realizados sobre o tra balho da
Escola de Aplicação e não encerrará cada projeto sem a devi da
avaliação e divulgação dos resultados. Desta forma, proporcionará aos
alunos a desejável vivência de situações da vida profissional.
Ora, nao se pode refutar a importância da arte na educa
ção, especialmente hoje em que o avanço tecnológico tende a tornar o
homem mais sensível aos ruídos descompassados da máquina que aos tris
tes gemidos do seu próximo.