integrado à licenciatura, apoiado no Parecer 44/72,
com destaque de que o currículo do bacharelado cor
responde a licenciatura, acrescido de novas discipli-
nas. A referência aqui, "evidentemente é ao bacharela
do não médico".
. O citado Parecer 44/72 deixa claro que "como o bacha
relado, em geral, corresponde sempre a uma licencia
tura, sua criação pode prescindir de reconhecimento ,
ou ser considerado automaticamente reconhecido, desde
que corresponda a uma licenciatura já reconhecida". No
caso especifico, a modalidade não médica do bacharela
do corresponde à licenciatura em Ciências Biológicas.
. Os cursos em questão vem sendo ministrados, sendo os
diplomas correspondentes devidamente registrados pela
Universidade de São Paulo, consoante delegação de com
petência recebida.
O Relator considera satisfatória a explicação, razão pe
la qual aprecia neste estudo, a proposta de modificação do currícu
lo do curso de Bacharelado em Ciências Biológicas, acoplado à licen
ciatura, na forma do Parecer 44/72.
A proposição tem o mérito de cumprir o currículo mínimo
da licenciatura em Ciências Biológicas, dentro de uma estrutura mon
tada para a formação de um Bacharel cujo perfil corresponde a neces
sidades bem identificadas na região da grande São Paulo, de um bio
logista com ênfase na área de Meio Ambiente.
Ao lado da proposta de alteração curricular que pode
ser acolhida, a instituição encaminha plano de complementação curri
cular a ser efetuado por alunos que já cursaram a licenciatura em
Ciências Biológicas ou que a estejam cursando com base no currículo
anterior. Examinando-se os quadros de análise da equivalência dos
currículos antigo e atual do Bacharelado em Ciências Biológicas, ve
rifica-se que, deixando de lado as matérias pedagógicas e as obriga
tórias especiais (EPB e EF), que são as mesmas nos currículos ante
rior e proposto, a diferença corresponde ao seguinte grupo de disci
plinas: Botânica Econômica, Educação Ambiental, Anatomia e Fisiolo-
gia Comparadas de Vertebrados, Microbiologia e Imunologia, Eto-
logia, Limnologia e Iniciação à Pesquisa e Metodologia Científica.