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II - Parecer e voto
A Comissão Verificadora apoiou-se nas diretrizes deste
Conselho, no que concerne ao Parecer nº 77/69 e à Resolução nº
51/76, assim como num roteiro de visita preparado pela CAPES.es-
Trata-se de pedido de recredenciamento do curso de pós-
graduação em Educação, com áreas de concentração em: História e
Filosofia da Educação, Administração Escolar e Didática
[mestrado), mantido pela Universidade de São Paulo.
0 curso foi anteriormente credenciado pelo Parecer CFE nº
500/76, de 9/02/76, publicado na Documenta nº 186(PP 130-l40).
De acordo com a nova orientação adotada por este Conselho
para exame de processos da natureza do presente, a CAPES apresenta
seu Relatório Técnico, assim como o da Comissão Verificadora que
apreciou "in loco" as condições de funcionamento do curso e é sobre
esses documentos que se apoia este Parecer. A Comissão referida
integrou-se pelas professoras Vathasala Stone (UFES) e Maria
Angela Vinagre de Almeida (IESAE-FGU) as quais visitaram o curso
nos dias 28 e 29 de maio do corrente ano.
AIMNA BERNARDES DA SILVEIRA ROCHA
Recredenciamento do curso de P
ó
s
-
G
rad. em
E
duca
ç
ão.
UNIVERSIDADE DE SAO PAULO
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pacialmente para o fim da tarefa.
1 - Dados gerais do Curso
0 curso de Pós-Graduação em Educação (mestrado], mantém as
mesmas áreas de concentração ã época do credenciamento: Administração
Escolar, Didática e História e Filosofia da Educação.
0 número de vagas iniciais tem crescido, a partir de 1976:
1976 - 15 vagas
1977 - 25 vagas
1978 - 22 vagas
1979 - 32 vagas
1980 - 49 vagas
A Coordenação do curso está a cargo da Comissão de Pós-
graduação integrada por um Presidente, um Vice-Presidente, e mais três
membros do corpo docente e dois suplentes.
2 - Condições financeiras
As da mantenedora, deixamos de examinar, por se tratar de
instituição freqüentemente analisada neste Conselho. Quanto ao curso
seu orçamento representa cerca de 9% do orçamento global da mantenedora .
A evolução das dotações mostra considerável acréscimo ano a
ano e não há menção a convênios, subvenções ou donativos, de modo que
se pode admitir como nulo o grau de dependência do curso a re -curso
externos. A Comiso Verificadora afirma que os quantitativos anuais
são mais que suficientes para a manutenção do curso.
3 - Edifícios, Instalações e Equipamentos
A Comissão Verificadora informa que o curso permanece
funcionando como à época do credenciamento, na Faculdade de Educação
que ocupou prédios do antigo Centro Regional de Pesquisas Educacionais
"Professor Queiroz Filho", do INEP/MEC
Embora um dos três bloco haja sido demolido, a demolição
dos espaços não prejudicou o funcionamento do curso que conta, “para
atender as necessidades acadêmicas; 13(treze) amplas salas para aulas,
seminários, etc. 3(três) salas para uso individual de cada um dos”.
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Chefes de Departamento, 9(nove) salas de estudo para os professores dos
três Departamentos, 2 (duas) salas de estudo para os professores, 1 (uma)
sala de estudos para os alunos, 1 (uma) sala para estágios e 1 (uma) sala
onde funciona o Centro Acadêmico. Dispõe ainda para as atividades
administrativa de : 1 (uma) sala para Serviços Gerais,1 (uma) sala onde
funciona a Secretaria de Pós-graduação, 1 (uma) sala onde funciona o
serviço gráfico-xerox, 1 (uma) sala para a Tesouraria, 1 (uma) sala para
a Contabilidade e 1 (uma) sala para os Serviços de Pessoal,
Patrimônio e Material".
No andar térreo funciona a Seção de Recursos Audiovisuais, a
Seção de Documentação e a Biblioteca provisória.
Em outro Bloco (£) encontra-se a Escola de Aplicação da
Faculdade de Educação, utilizada, quando necessário aos trabalhos de
pesquisa, pelos alunos de Pós-graduação.
"Conforme já foi observado no Relatório de credenciamento, a
natureza do curso não exige equipamentos e laboratórios especiais e
numerosos.
Mantidos os que se encontrava disponíveis àquela época, há
ainda facilidades para utilização dos serviços de computador da
Universidade, por um sistema de quotas distribuídas aos
Departamentos.
Quanto a equipamentos nota-se substancial aumento pela
aquisição de material permanente incorporado ao patrimônio no período 1976
- 1981. Há indicadores do uso efetivo do material disponível, bem como
sua manutenção adequada".
4 Biblioteca
Quando da visita da Comissão Verificadora, em face de demo lição do
Bloco onde funcionava a Biblioteca, encontrava-se ela interditada ao
público. Na situação de emergência foi instalada uma biblioteca provisória,
tomando-se por base as disciplinas do curso e os títulos nelas recomendadas.
De qualquer modo, a dificuldade é emergencial e a Comissão
Verificadora afirma que o acervo da Biblioteca "teve um aumento
substancial, aproximadamente de 140% no que se refere a livros e
periódicos", em relação à época do credenciamento. Constam do acervo
micro fichas e teses. Além da Biblioteca a Faculdade de Educação
dispõe de uma seção de Documentação encarregada do arquivo de
documentos re
lativos a teses, pesquisas, artigos, legislação, coleção de recortes
de jornais, microformas, etc. e da distribuição da Revista da Faculdade
de Educação e de Estudos e Documentos, publicações da Unidade , bem
como do controle de permuta; e de uma Seção de Recursos Audiovisuais,
para empréstimos de diapositivos, filmes microfichas, confecção de
desenhos, cartazes, tradução de séries de diapositivos, etc.
A Faculdade de Educação tem sob sua responsabilidade Revisa da
Faculdade de Educação, criada em 1975, de publicação ininterrupta,
atualmente no Vol. 6, nº 01, 1980, e de ampla difusão, tendo como
objetivo a divulgação dos estudos e investigações dessa universitária,
"oferecidas à apreciação dos interessados nas atividades pertinentes
à educação em geral e ao ensino em particular! atividades de serviços à
comunidade, ou seja, função de extensão.
Outra iniciativa da Faculdade de Educação da USP, que beneficia
diretamente docentes e discentes do Curso de Pós-Graduação é a
publicação de, seriei» Estudos e Documentos, de tipo Anonográfico, sob
responsabilidade da Faculdade a partir de 1976, já tendo editado 16
[dezesseis) títulos, nos quais são apresentados trabalhos de alto nível e
da maior relevância.
5 - Organização e Regime Didático-Científico
As áreas de concentração do curso, como vimos são: Administração
Escolar, Didática e História e Filosofia da Educação.
"0 aluno ingressa no programa por um processo de seleção (que
inclui uma redação e uma entrevista), passa por um estágio probatório,
se necessário, e organiza seu programa de estudos com o auxílio do
professor-orientador".
A organização do programa de estudos do mestrado pode ser
examinada no quadro abaixo:
Currículo
0 currículo proposto é o que se encontra em anexo.
0 mestrado cursa, obrigatoriamente, as seguintes disciplinas :
a) Duas disciplinas de Filosofia da Educação e mais uma
disciplina de História da Educação ou História da Educação
Brasileira, para a área de História e Filosofia da Educação.
b) Duas disciplinas de Administração Escolar mais uma de
Filosofia da Educação para a área de Administração Escolar.
c) Uma disciplina de Ditica Geral, mais uma de Didática
especial e ainda uma de Filosofia da Educação, para a área
de Didática.
A Comissão Verificadora examinou os programas das disciplinas e
os considerou "relevantes para as áreas a que se destinam . Há
flexibilidade para a organização do programa de estudo do aluno.
6 - Corpo Docente
A época do credenciamento foram aprovados 19 (dezenove)pro
fessores e, destes, três se afastaram no período e o quadro ampliado em
37%, contando, hoje, 26 professores, todos doutores.
Do total, 21 (vinte e um) professores encontram-se em regime
de tempo integral.
0 quadro de professores está em anexo.
7 - Tradição de pesquisa
7.1 - Produção científica docente - Embora a maioria das publicações
seja representada por artigos de jornais e revistas da própria
Universidade, o volume das publicações é muito expressivo. Em anexo,
a Relação dos trabalhos.
7.2 - Produção científica discente - A partir de 1975, o número
de dissertações produzidas pelos alunos distribuiu-se como no quadro
abaixo:
Ano Adm. Escolar
Hist. e Fil.
da Educ.
Didática Total
1975 - 5 1 6
1976 1 3 1 5
1977 3 3 0 6
1978 5 2 1 8
1979 1 5 1 7
1980 1 7 2 10
1981 0 1 0 1
Total 11 26 6 43
Gera 1
8 - Linhas de pesquisa:
Segundo observa o Relatório da Comissão Verificadora,
"As linhas de pesquisa são integradas por área de
concentração, havendo uma colaboração efetiva dos alunos-mestrados na
maioria dos trabalhos realizados pelos professores.
Os núcleos temáticos das linhas de pesquisa são os
seguintes :
a) História e Filosofia da Educação Brasileira; b) Lingüís
tica Aplicada ã Educação; c) Metodologia do Ensino de Ciências
(especialmente Física).
Observa-se que o estudo sistemático e aprofundado da História
da Educação Brasileira, incluindo a análise do nosso pensamento •
pedagógico, como já afirma o Parecer do Conselho Federal de Educação
que credenciou este Curso de Pós-Graduação, "é característica marcante"
no campo de pesquisas do setor pedagógico da Universidade de São Paulo .
0 curso de Pós-Graduação mantém essa tradição, na Área de Concentração
pertinente, ou seja. História e Filosofia da Educão.
A linha de pesquisa relativa à Lingüística Aplicada à
Educação é de interesse recente, sendo desenvolvida na Área de
Concentração de Didática. Esse campo de investigação já conta com
estudos sérios apresentados na relação de trabalhos docentes e
discentes (teses
Ainda na Área de Concentração de Didática apresenta-se nova
linha de pesquisas relacionadas ao ensino de Ciências, mais
especificamente de Física, contando com a colaboração de especialistas
no campo. 0 resultado dessas pesquisas podem ser comprovados nos
relatórios apresentados e nos artigos publicados.
Na Área de Concentração de Administração Escolar, embora ,
não haja uma linha de pesquisa característica definida, em entrevista
com professor da Área verificou-se que o interesse está voltado para a
realidade educacional brasileira. Tal preocupação ficou evidenciada
pelo fato de que a última reforma implantada na Secretaria de Educa -ção
do Estado de São Paulo (1º77), foi decorrente de estudos realizados por
professores da referida Área de Concentração.
Outrossim, os temas das teses defendidas na Área de Concen
tração de Administração Escolar evidencia essa preocupação fundamental
de vincular os estudos acadêmicos aos interesses da comunidade.
Observou-se que o apoio financeiro ás atividades de
pesquisa em geral prescidem de recursos externos".
Como se vê, ocorreu melhoria das condições de funcionamento
do curso, após o credenciamento
A excelência do corpo docente as facilidades propostas ao curso, pela
mantenedora, a intensa produção cienfica dos professores
boa orientação acadêmica do curso tudo nos leva a concluir por que se
acolha o solicitado pela USP para seu Curso de Mestrado em Educação com
áreas de concentração em Administração Escolar, Didática e História e
Filosofia da Educação, concedendo lhe o reconhecimento , por novo prazo de cinco
anos.
III - Voto da Câmara
A Câmara de Ensino Superior, 1º Grupo aprova o voto da Re_
latora .
Administração Es_ colar e
Economia da Educação
Faculdade
Educação
Teorias da Administração Escolar
Teorias da Administração Escolar
Teorias da Administração Escolar
Administração Escolar I
Administração Escolar II
Administração Escolar III
Administração Escolar IV
Administração Escolar no Brasil I
Administração Escolar no Brasil II
Administração Escolar no Brasil II
Administração Escolar no Brasil IV
Administração Escolar no Brasil V
Administração Financeira da Educação
Economia da Educação Planejamento
da Educação Administração de
Pessoal Escolar Legislação do
Ensino I Métodos de Pesquisa
Educacional
Filosofia da Edu cação e
Ciências da Educação
Faculdade de.
Educação da USP
Estudo de Problemas Brasileiros
Filosofia da Edu cação
e Ciências da Educação
Faculdade de
Educação da
Sociologia da Educação II
Sociologia da Educação III
Sociol
ogia
da
Educa
çã
o
IV
OBSERVAÇÕES
1) Além das disciplinas acima que fazem parte do Domínio Conexo
em geral para as três áreas de concentração, são consideradas
como Domínio Conexo , para uma determinada área, as disciplinas
das demais duas áreas de concentração.
2) Mediante aprovação do Orientador o aluno pode inscrever-se em
disciplinas de pós-graduação de outras unidades da DSP.
Faculdade de
Educação da
USP
Filosofia da Educação I
Filosofia da Educação II
Filosofia da Educação III
F i l o s o f i a da Educação IV
Filosofia da Educação V
Filosofia da Educação VI
Filosofia da Educação VII
Filosofia da Educação VIII
Filosofia da üducação IX
Filosofia da Educação X
Filosofia da educação XI
Filosofia da Edu
cação e Ciências
da Educação
Filosofia da educação XII
Filosofia da Educação XIII
Filosofia ia educação XIV
Filosofia da Educação XV
Filosofia da educação XVI
História da Educação I
História da Educação II
História da Educação III
História da Educação IV
História da Educação V
Filosofia da Edu
cação e Ciências da
Faculdade de
Educação da
USP
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História da Educação VII
Historia da Educação VIII
História da Educação IX
História da Educação X
H i s t ó r i a da Educação XI
Hisria da Educação XII
História da Educação XIII
História da Educação Brasileira I
História da Educação Brasileira II
História da Educação Brasileira II
História da Educação Brasileira IV
História da Educação Brasileira V
Métodos de Pesquisas Educacionais
Retórica e Educação na Antigüidade
Clássica
Teoria e. Prática na Construção de
f i l o s o f i a da Edu cação
e Ciências da Educação
Faculdade de
Educação da
Sociologia da Educação I
Sociologia da Educação II
Sociologia da Educação III
Sociologia da Educação IV
OBSERVAÇÕES
1) Além das disciplinas acima que fazem parte do Domínio Conexo
em geral para as três áreas de concentração, são consideradas
como Domínio Conexo , para uma determinada ires, as
disciplinas das demais duas áreas de concentração.
2) Mediante aprovação do Orientador o aluno pode inscrever-se em
disciplinas de pós-graduação de outras unidades da USP.
Metodologia do En
sino e Educação
Comparada
Faculcade de
Educação da
DSP
Didática I
Didática II
Fundamentos de Metodologia I
Didática: Teorias e Modelos
As Origens Clássicas do Problema da
Didática
Fundamentos de Metodologia II
História da Educação
Historia da Educação
As Origens Clássicas do Problema da
Didática II
A Tragédia Grega, sua função Edu-
cativa e projeções no mundo de hoje
Análise e Avaliação de Currículos
Experiências Internacionais no En sino
de Ciências
Lingüística, Comunicação e Ensino
Desenvolvimento e Análise de Pro-
jetos Curriculares
Observação Sistemática em Sala de Aula
Pre-escolaridade
Tecnologia da Educação
Faculdade de
Educação da
DSP
Metodologia do En
sino e Educação
Comparada
Faculdade de
Educação da I
DSP
Metodologia do En
sino e Educação
Faculdade de
Educação da
DSP
Comparada
F
ilosofia
d
a Ed
u
-
cação e Ciências
da Educação
Educação Comparada
Metodologia do Ensino Superior
Filosofia da Educação IV
Filosofia da Educação IX
Psicologia da Educação
Psicologia da Educação Métodos de
Pesquisa Educacional
Teoria e Pratica Ha Construção de
Testes
A Educação Lingüística frente às
Linguagens Contemporâneas
0 Impacto do Pensamento de Jean
Piaget no Ensino de Ciências
Lingüística Aplicada ao Ensino de
Língua Materna
Evolução do Ensino de Ciências -
período 1940-1980
Didática - Ensino para Competência
0 Ensino da Leitura a o Problema de
Livro Didático
Faculdade de
Educação da
DSP
Filosofia da Edu
cação e Ciências
da Educação
Estudo de Problemas Brasileiros
Sociologia
i
a
E
ducação I
Sociologia
Filosofia da Edu cação
e Ciências da Educação
Faculdade
Educação da
4-CORPO DOCENTE
4.1-PROFESSORES PERMANENTES
O
BTE
N
ÇÃ
I
D
DO GRAU MAIS ELEVADO
COD. NOME TIT.
ÁREA
C
ONHEC.
IN£
;TITUIÇÃC
PAIS
001 ANITA FAVARO MARTELEI DC ADMINST.EDUCACIONAL USP BR
002 ANNA MARIA PESSOA CARVALHO DO EDUCAÇÃO USP BR
003 CELSO DE RUI BEISIEGEL LD FUND. DA EDUCAÇÃO USP BR
004 FERNANDO MARSON DO EDUCAÇÃO USP BR
005 GILDA MARIA R. STARZYNSKI DO FUND. DA EDUCAÇÃO USP BR
^06 GILDA NAECIA M. DE BARROS DO FUND. DA EDUCAÇÃO USP BR
007 JOÃO EDUCARDG R VILLALOBOS OU FUND. DA EDUCAÇÃO USP BR
008 HELADIO CÉSAR G ANTUNHA OU FUND. DA EDUCAÇÃO USP BR
009 JOSÉ AUGUSTO DIAS DO ADMINIST.EDUCACIONAL USP BR
010 JOSÉ CARLOS ARAÚJO MELCHIOR DO FUND. DA EDUCAÇÃO USP BR
011 JOÃO GUALBERTO C. MENESES DO ADMINIST.EDUCACIONAL USP BR
012 JOSÉ MARIO PIRES AZANHA
D
O
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UND. DA EDUCA
Ç
ÃO
U
SP
B
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013 MARIA DA PENHA VILLALOBOS LD FUND. DA EDUCAÇÃO USP BR
014 MARIA DE LOURDES N HAIDAR DO FUND. DA EDUCAÇÃO USP BR
015 MOYSES BREJON OU ADMINIST. EDUCACIONAL USP BR
016 MYRIAM KRASILCHIK DO EDUCAÇÃO USP BR
017 NELIO PARRA DO EDUCAÇÃO USP BR
,018 NI COLAS BOER LD FUND. DA EDUCAÇÃO USP BR
01º RENATO ALBERTO T. DIOIO DO FUND. DA EDUCAÇÃO USP BR
02 0 ROBERTO MOREIRA DO FUND. DA EDUCAÇÃO USP BR
021 ROQUE SPENCER M BARROS OU FUND. DA EDUCAÇÃO USP BR
022 RUY AFONSO DA COSTA NUNES OU FUND. DA EDUCAÇÃO USP BR
023 ZILDA AUGUSTA ANSELMO DO FUND. DA EDUCAÇÃO USP BR
024 ADLA NEME DO EDUCAÇÃO USP BR
02 5 LUADIR BARUFI DO EDUCAÇÃO USP BR
02 6 OLGA MOLINA DO EDUCAÇÃO USP BR
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