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A instituição possui uma longa tradição de ensino e
de pesquisa. Oferece 57 cursos de graduação em diferentes áreas
de conhecimento e quatro cursos de pós-graduação stricto sensu,
em nível de mestrado.
A relação de pesquisas apresentadas pelo corpo docente do
programa é" considerada pela Comissão Verificadora satisfatória,
tanto quanto ao número de trabalhes já concluídos como em
0 curso começou a funcionar em 1972 e foi credencia
do pela primeira vez em 1975, através do Parecer nº4.417/75, ten
do três áreas de concentração, das quais uma foi desativada a
partir de 1º80: Aconselhamento Psico-pedagógico.
A Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do
Sul dirige-se ao Conselho Federal de Educação, solicitando re-
credenciamento do curso de Pós-graduação em Educação, a nível
de Mestrado, com as seguintes áreas de concentração : Métodos
e Técnicas de Ensino e Administração de Sistemas Educacionais.
Acompanham o processo relatório técnico da CAPES e relatório da
Comissão Verificadora,constituída pelas Professoras Leila
Alvarenga Mafra, da UFMG, e Alayde G. Machado da UFPe.
Renovação de credenciamento do curso de Pós-graduação
em Educação, em nível de Mestrado, áreas de concentração em
Métodos e Técnicas de Ensino e Administração de Sistemas
Zilma Gomes Parente de Barros
Pontifícia Universidade Cat
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ica do Rio Grande do Sul
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andamento.
A Universidade e o próprio programa possuem meios
para a divulgação de seus trabalhos, através das revistas Veritas e
Edu cação.
De acordo com a avaliação da CAPES,de 1980, em termos
de volume, essa produção docente ocupa o nono lugar, dentre os 25
cursos da mesma área existentes no país.
Quanto à produção científica discente, esta atinge
índices bastante elevados.
Com efeito, se compararmos número de alunos
matriculados nos últimos cinco anos (de 1976 a 1980) e a distribuição
de dissertações defendidas,, verificar-se-á uma grande produtividade:
Quanto ao acervo bibliográfico disponível, o programa
utiliza a Biblioteca Central da PUC, não havendo bibliotecas setoriais ou
departamentais.
A Comissão Verificadora comprovou, por amostragem, que a
relação das obras constantes do processo corresponde ao acervo que se
encontra na Biblioteca Central, que dispõe, para Educação, de 5453 o e
54 assinaturas de periódicos. Foi também observado que a biblioteca
funciona em condições boas quanto às instalações físicas e ao pessoal
habilitado.
No longo e bom fundamentado relatório da comissão Verificadora
foram também examinados os equipamentos e instalações disponíveis, a
capacidade financeira, aspectos regimentais, bem como o regime didático,
especialmente o currículo,e o pessoal docente.
A Comissão ressaltou a existência de um Laboratório de Ensino
, em funcionamento desde 1977, que se articula com as áreas de
concentração do curso, tendo por objetivo produzir e expandir o conheci_ j
mento científico com o auxílio da tecnologia educacional .0 Laboratório tem
buscado a melhoria da qualidade do ensino, o que se concretiza na
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na execução de projetos onde alunos e professores trabalham
conjuntamente .
0 Laboratório também possui, ã sua disposição, o Centro de
Tecnologia Educativa, órgão vinculado a Faculdade de Educação, que dá
assessoramento a professores e alunos na utilização de equipamentos,
audiovisuais, gravações, etc. O Centro conta com um acervo de mais de
6.000 diapositivos, 400 dia filmes, além de uma filmateca com 254 filmes
variados e uma biblioteca em tecnologia Educativa à disposição de alunos
e professores. Todo acervo ê adequado e muito utilizado. Por isso a
Comissão considerou o Laboratório de Ensino como um dos pontos mais
positivos do programa.
Quanto ao currículo
(
a Comissão considerou a estrutura
curricular bastante rígida, recomendando que lhe fosse conferida maior
flexibilidade. no que foi atendida pela Instituição que ampliou bastante
a oferta de disciplinas Optativas. (Vide Anexo nº II). Quanto aos
programas das disciplinas, o seu conteúdo foi julgado apropriado ás
••. áreas de concentração do programa.
Os docentes atualmente listados como atuantes no programa de
Mestrado totalizam 2 3 (vinte e três), assim distribuídos:
a) professores anteriormente credenciados: 17
b) professsores indicados para credenciamento: 5
c) professor visitante:1
Quanto ã titulação:15'{quinze} têm o título de doutor ou li_
vre docente; 3 (três) estão concluindo o doutorado e 5 (cinco) são mes
três. (Vide Anexo I) . Quanto ao regime de trabalho, 8 (oito) têm TI, 7 (sete)TP e
6 (oito) são hoxistas.
Dos novos professores indicados, poderão ser aceitos os
seguintes:
1 - Delcia Enricone
Disciplinas: Didática
Metodologia do ensino
Tecnologia Educacional
- Mestre em Educação, PUC-RS, 1976
- Livre Docente (Doutor em Educação) PUC-RS, 1976
- Professor titular
- Trabalhos publicados
- Aprovado pelo CFE, (Parecer nº 814/80 para Didática, em curso de
Mestrado).
2 - Içara da Silva Holmesland
Disciplinas: Administração de Sistemas Educacionais;
Administração de Pessoal
- Mestre em Administração Educacional, Univ, de Washin
ton, Seattle, USA, 1974
- Doutor em Educação, idem, 1978
- Professor Assistente, PUC-RS
Trabalhos publicados
3 - Ilza Rodrigues Jardim
Disciplinas: Estrutura e Administração da Educação
Brasileira, Bases Teóricas
Administrativas.
- Mestre em Educação, PUC-RS, 1976
- Doutor em Pedagogia, Universidad Complutense, Madrid,
1º77
- Trabalhos publicados
- Experiência de magistério superior (PUC-RS, UFRS)
4 - Marta Luz Lisson de Castro
Disciplinas: planejamento Educacional;
Administração de Sistemas Educacionais.
- Mestre em Educação, Univ, Maryland, USA, 1976
- concluinte do curso de doutorado da universidade de
Boston, USA, com todos os créditos e exame final, ela
elaborando tese (1978)
- Trabalhos publicados
- Experiência de magistério superior (UFRS, PUC-RS)
5 - Roque Moraes
Disciplinas: Metodologia da Pesquisa
Organização curricular
Tecnologia Educacional
- Mestre em Educação, Universidade de Ohio, USA, 1975
- Concluinte de curso de doutorado, idem.
- Trabalhos publicados
- Experiência de magistério superior (PUC-RS)
Convém ressaltar que apenas os professores portadores de
títulos de doutor ou livre docente estão autorizados a orientar
dissertação. Assim sendo, os docentes portadores de títulos de mestre
poderão apenas colaborar no ensino das disciplinas ou desenvolver outras
atividades.
Do quadro de recursos humanos docentes incluído no
processo, costam ainda os nomes de 14 (catorze) técnicos de apoio,
cujas funções ficam restritas às atividades junto ao Laboratório de
Ensino, ã Divisão de pesquisa e ã Divisão de Planejamento.
Em conclusão, podemos informar que a Comissão Verificadora
manifestou-se "favorável ao recredenciaraento do curso, por julgar que
este desempenha um paPel importante como centro de treinamento e for-
mação de profissionais e de docentes para atuação junto ao sistema de
ensino vigente".
Por sua vez, o Laudo Técnico da CAPES ao analisar diversos
aspectos do curso oriundos do respectivo Relatório Anual relativo ao
2º semestre de 1.979 e 1º semestre de 1.980, também é favorável ao seu
recredenciamento.
II - VOTO DA RELATORA
Diante do exposto, e com base no exame do material
apresentado no processo, inclusive as avaliações periódicas da CAPES e
o relatório da douta Comissão Verificadora,recomenda-se o
recredenciamento pelo prazo de cinco anos do curso de pós-graduação em
Educação, a nível de Mestrado, áreas de concentração em Métodos e
Técnicas de Ensino e Administração de Sistemas Educacionais,
ministrado pela Pontíficia Univ. Católica do Rio Grande do Sul
III- CONCLUSÃO DA CÂMARA
A Câmara de Ensino Superior, 1º Grupo, aprova o voto da
Relatora.
Sala das Sessões,09 de julho de 1982.
ANEXO II
DISCIPLINAS DO CURSO
1. Obrigatórias para as duas áreas . Estrutura e
Administração da Educação Brasileira Filosofia da
Educação . Didática do Ensino Superior . Métodos
Quantitativos . Metodologia da Pesquisa I e II .
Estudo de Problemas Brasileiros
2. Específicas de cada área de concentração
2.1. ASE . Organização curricular . Bases Teóricas
administrativas . Processo e Técnicas de
Planejamento Educacional . Economia de Educação .
Administração de Sistemas Educacionais I e
2.2. MTE . Metodologia do Ensino I e
II . Organização curricular .
Psicologia da Aprendizagem .
Análise do comportamento
3. Optativas do domínio conexo (mínimo de duas)
3.1. ASE . Análise de Sistema .
Administração Financeira . Teoria das
Decisões . Administração de pessoal .
Educação Comparada (*) . Relações
Humanas e Públicas . Tópicos
Especiais em ASE . Comportamento
educacional . Gerência e avaliação de
Projetos
3.2. MTE . Tecnologia da Educação I e II
. Mensuração Educacional
. Aprendizagem centrada no aluno
. Introdução à análise experimental
. Teoria Psico-genética educacional
. Tópicos Especiais em MTE
. Análise de Sistemas
. Avaliação de ensino
(*) Educação Comparada
A Relatora permite-se sugerir a designação genérica de
Educação Comparada em vez de Sistemas de Educação Comparada, por ser
universalmente aceita e já pressupor tratar-se de estudo comparativo
de diferentes sistemas educacionais.
IV - DECISÃO DO PLENÁRIO
O Plenário do Conselho Federal de Educação aprovou, por
unanimidade, a Conclusão da Câmara.
Sala Barretto Filho, em 19 de julho de 1982.
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