suem formação e qualificação especifica na área de ortopedia e trauma-
tologia e os demais vinculam-se aos programas de domínio conexo sugeri_
das pelo curso (anexo 1). O regime de trabalho é o de dedicação exclu
siva.
Pesquisa experimental e a investigação clínica recebem nesta
área o mesmo tratamento que a instituição dedica a outros setores da
pós-graduação médica. As linhas de estudo do curso compreendem a
"Regeneração e estímulo do crescimento ósseo", "Produção experimental
da artrite em coelhos e cães", "Microcirurgia nos tendões e nervos
periféricos" e "Produção experimental de escoliose em ratos e aplicação
humana". O curso já produziu 6 teses de doutoramento e 2 dissertações
de mestrado, achando-se em fase final de preparação .4 tese de doutorado
e 6 dissertações de mestrado. As publicações em periódicos nacionais e
estrangeiros são de bom padrão cientifico e quantitativamente ade
Suadas, revelando desempenho satisfatório de professores e alunos de
graduação.
0 curso tem por objetivo desenvolver e aprofundar
conhecimentos teóricos e treinamento pratico no campo da ortopedia e
traumatologia. Um bem ordenado programa (ver anexo 2) permite a
discussão sobre assuntos atuais, o que possibilita o desenvolvimento de
espírito crítico e o despertar para a investigação. O desempenho
prático, já diferenciado na Residência Médica, é complementado pelo
atendimento aos pacientes internados e de ambulatório e participação
nas reuniões clínicas.
O critério preferencial na elaboração de Teses e dissertações
favorece as pesquisas experimentais, proporcionando melhores condições'
no desenvolvimento da metodologia cientifica baseada em modelo
devidamente estudado e avaliado.
São altamente favoráveis os recursos bibliográficos, quer os
próprios da instituição,quer os oriundos de convênio com outras
organizações, dentre elas a Bireme,
O programa abriga 6 alunos para o mestrado e 2 para o doutora
do. No momento são nove os matriculados (7 M e 2 D). A relação
orientador é boa.
Dos 3 cursos existentes no Brasil, este foi o único a receber
o conceito "B" atribuído pela CAPES que considera muito boas suas
condições de infra-estrutura, sugerindo novos estímulos mediante "a
admissão de professores a fim de ampliar a produção cientifica"-