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Serão apresentados, a seguir, alguns dados sobre a Instituição,
extraídos dos elementos constantes no processo, do Relatório da Comissão
Verificadora e da. Informação da Assessoria Técnica do CFE.
Para verificar as condições de funcionamento das habilitações foi
designada, através da Portaria nº 56, de 04.05.1º81 - SESU/MEC, Comissão
Verificadora integrada pelos Professores Carlos Avosani e Naura Syria
Ferreira Corrêa da Silva, da Universidade Federal do Paraná e pelos Tec
nicos em Assuntos Educacionais Zoraide Flores Santos, da SESU/MEC e Hugo
Pilato Riva, da DEMEC/PR.
As referidas habilitações foram autorizadas a funcionar pelo De
creto nº 83.472, de 05 de março de 1979
0 Diretor-Presidente do Centro Pastoral, Educacional e Assisten
cial "Dom Carlos" encaminha a este Conselho pedido de reconhecimento da
habilitação em Português e Literaturas da Língua Portuguesa do curso de Le
trás e da habilitação em Supervisão Escolar, para exercício nas Escolas
de 1ºe 2ºgraus, do curso de Pedagogia, ministradas pela Faculdade de
Filsofia, Ciências e Letras de Plamas.
Z
ILMA GOMES PARENTE DE BARROS
Reconhecimento da habilitação em Português e Literaturas da Língua
Portuguesa do curso de Letras e da habilitação em Supervisão Escolar para
exercício nas Escolas de 1º e 2º graus do curso de Pedagogia, ministradas
pela Faculdade de Filosofia,
C
i
ê
n
cias e Letras de Palmas
-
P
R.
Centro Pastoral, Educacional e Assistencial "Dom Carlos"
P
R
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1 . Dados sobre a mantenedora
1.1. Natureza Jurídica e Regular idade Fiscal
0 Centro Pastoral, Educacional e Assistencial "Dom Carlos" - CPEA, é
uma associação civil de direito privado, constituída em 01.07.67.
Seu estatuto vigente encontra-se registrado sob o nº 11 , Fls. 168/1 74 do
Livro A, nº 1, de Registro Civil de Pessoas Jurídicas do Cartório Civil de
Títulos e Documentos de Palmas-PR.
A Instituição comprova regularidade fiscal e parafiscal.
1.2. Capacidade Patrimonial
A capacidade patrimonial da mantenedora pode ser vista no quadro que
segue:
QUADRO I - Evolução dos Bens Patrimoniais da Mantendora (1977 a 1980)
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A Comissão Verificadora examinou as receitas e despesas da Entidade,
constatando que as receitas próprias são oriundas de anuidades, taxas de vesti_
bular, taxas de expediente, aluguéis, diplomas, serviços de mecanografia a
terceiros, sendo que,a partir de 1981, a receita deverá ser acrescida pela
comercialização de livros e material escolar, na livraria recentemente instalada
na Instituição.
Os recursos de terceiros têm origem em pequenas contribuições Fede_
rais, Estaduais e principalmente de particulares.
Os registros contábeis são feitos dentro das normas da Sistemática Cor
tãbil, (Sistema Mecanizado AUDIT), estando os livros em perfeita ordem, sendo o
último lançamento efetuado no dia 31.12.80, livro Diário nº 03, fls. 381.
Examinando os balanços dos 3 últimos anos, verificou-se que o índice
de liquedez caiu de 2,96 em 1978 para 0,61 em 1979 e 0,70 em 1980, cu_ a
justificatica seria a desativação dos cursos de Filosofia e Letras-Francês.
Os índices apurados pela Comissão Verificadora, com base nos Balanços
Patrimoniais da Mantenedora dos três últimos exercícios, estão transcritos no
quadro que segue:
1.4. Estabelecimentos de Ensino Superior Mantidos
A Instituição mantém a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras
de Palmas, com os seguintes cursos:
A Comissio Verificadora observa em seu relatório que tomou conheci
mento da existência de uma Faculdade denominada Faculdades Reunidas de
Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas de Palmas, criada
pela Prefeitura Municipal pelo Decreto 654, de 17.08.79 e com autorização
de funcionamento pelo Decreto Presidencial 84.784/80.
Essa Faculdade funciona com seus três cursos nas mesmas instalações da
Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Palmas e é dirigida pela mesma
Diretoria, em conseqüência de convênio firmado entre a Prefeitura Municipal
de Palmas e o Centro Pastoral e Assistencial Dom Carlos.
A Comissão não encontrou nenhum impedimento legal para o seu funcio
namento, mas, tampouco entendeu os motivos que levaram a Entidade a ministrar
_tais cursos em convênio, em vez de propor ao CFE a criação dos mesmos.
A cópia do convênio constitui o anexo nº 01 do Relatório da Comissão.
2. Dados sobre a Escola/Curso
2.1. Condições Financeiras
As condições financeiras da Faculdade estão demonstradas no
Anexo V.
2.2.
Condições Materiais
A faculdade funciona em edifício com cinco pavimentos, sendo de
8.570,58 m2 da área construída, localizado em terreno com 2.1º1,30 m2 . As sa_
las de aula sao em numero de vinte e sete, totalizando 2.168,10 m2 .
Para o Laboratório de Línguas, está destinada uma sala com 102 m2 ,
dotado de epidiascõpio, projetor de slides, retroprojetor, gravadores (2) e
toca-discos, que são os meios audiovisuais de que dispõe o Curso.
A Comissão ressaltou que toda aparelhagem é nova em perfeitas condi ções
de uso e que as condições gerais do prédio em que está instalado o curso de
Letras — prédio da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Palmas, em
termos de estrutura geral e de apresentação, são muito boas, perfeitamente ade
quadas para o funcionamento do curso.
Com relação á outra habilitação, a Comissão também verificou que as
istalações para funcionamento do Curso de Pedagogia, Habilitação em Supervisão
Escolar, são adequadas e de nível muito bom. As salas de aula são amplas, bem
arejadas, com bom estado de conservação, boa iluminação e apresentam material
(carteiras e quadro de giz) de boa qualidade.
Quanto aos equipamentos —gravadores, projetor de slides, retroproje_
tor, toca-discos, epidiascõpio — que constituem parte do acervo de recursos de
infra-estrutura pedagógica — são novos e se encontram em pleno uso.
As plantas do edifício e as fotografias das instalações encontram-se no
Anexo 4
do processo.
2.3.
Biblioteca
biblioteca encontra-se instalada em ãrea total de 32º,18 m2 , dos
quais 120,97 m2 destinam-se ao acervo e 208,21m2 ao ambiente de leitura.
Funciona nos três turnos de 2a. feira a sábado. Sua capacidade de atendimento
por turno é de 100 leitores e a média mensal de consultas ê de 2.350.
0 Laudo Técnico da Comissão Verificadora informa que a biblioteca es_
tá situada em local de fácil acesso e oferece ambiente adequado ã consulta e
es_
tudo.
Consta, ainda, do referido laudo que a Biblioteca atende todos os
cursos da Faculdade, possuindo 8.590 títulos e 14.070 volumes. Possui,
ainda 57 assinaturas de periódicos catalogadas e dispostos funcionalmente, em
estantes por áreas. A relação de livros constante no processo corresponde ao
verificado "in loco".
Apresenta organização de acordo com os padrões normais exigidos e pos sui cinco profissionais
para atendimento e orientação dos consulentes.
A Instituição possui uma publicação científica — revista perdica semestral com otulo
"Educação Hoje", que é distribuída a 39 outras instituições educacionais.
0 empréstimo e consulta no local para estudo é bastante significativo, o que se pôde constatar através
dos registros em livros, estatísticas mensais e e pelo movimento de alunos.
A Biblioteca atende aos docentes, discentes, funcionários e ã co_ munidade, conforme os
registros.
Quanto ao acervo, a consultora da Comissão sugeriu para a hábilita_ ção em supervisão "a aquisição
de maior quantidade de livros específicos ne_
cessãrios ao embasamento teorico-profissionalizante. 0 aspecto qualitativo e antitativo desta aquisição deverá
ocorrer através de indicação dos professores de cada uma das disciplinas do curso".
Especificamente quanto ao acervo do curso de Letras existem 1.188_
tulos de livros e 112 periódicos, com uma média de 350 consultas mensais. Con_
siderando que o total do acervo da biblioteca é de 8.590 títulos (14.070 volu_
mes) para cinco Cursos, a média de 1.718 títulos por Curso mostra que,
para o Curso de Letras, Habilitação: Português e Literaturas de Língua Por_
tuguesa, o número de 1.300 títulos é considerado razoável. No entanto, algu
mas disciplinas do Curso são pouco favorecidas quanto ao número de títulos (Lín_
gua e Literatura Latina, Filologia Românica, Prática de Ensino). Por isso a
Comissão Verificadora sugeriu a ampliação e atualização do acervo de obras do Curso.
Considerando procedente a observação da Comissão Verificadora, a relatora solicitou
à Instituição, através dos Despachos de Câmara nº e 220/81, a ampliação do
acervo,com base na indicação dos professores responsáveis pelas disciplinas dos
cursos, no que foi atendi da, conforme comprovam as notas fiscais de compras
efetuadas, enviadas com o cumprimento da diligência.
2.4. Regimento
A Instituição encaminhou cópias do Regimento em vigor, aprova
do pelo Parecer nº 17/2/79 - CFE.
Tendo sido observado na Informação da Assessoria Técnica que o
número da vagas estabelecido no Regimento não estava amparado nos
Pareceres 2 78/79 e 909/79 - CFE, solicitamos esclarecimentos ã Institui
ção, que comprovou a aprovação do total de vagas que consta no
Regimento.
Com efeito, a Instituição oferece três habilitações do curso de
letras:
a) Curso de Letras - Francês, reconhecido pelo Parecer nº 381/73
- CFE (Documenta nº 148, p. 162), com 120 vagas;
b) Curso de Letras . Inglês, reconhecido pelo Parecer 7665/78 -CFE
(Documenta nº 217, p. 325), com 120 vagas;
c) Curso de Letras - Português , autorizado a funcionar pelo Parecer
nº 7246/78, CFE (Documenta nº 216, p. 157), segundo o qual a "nova
habilitação.... não acarrretará em aumento de vagas, permanecendo as
estabelecidas quando do reconhecimento do curso de Letras, que são
em número de 240".
Finalmente, ainda esclareceu a Instituição que através do Pare cer
1.712/79 - CFE (Documenta nº 22º, p. 301), foram aprovadas as alte rações
regimentais onde consta no anexo VII o número total se 240 va- j gas para o
Curso de Letras e anexou a fotocópia autenticada do original carimbado e
rubricado pelo CFE.
2.5. Controle Administrativo e Acadêmico
0 controle de freqüência do pessoal docente e administrativo é feito
por meio de "Livro-ponto".
Para o controle curricular a Instituição adota o regime semestral,
com matrícula por disciplina (§49, art. 25 do Regimento).
A Comissão Verificadora examinou as dependências da Secretaria da
Instituição e constatou que o espaço físico atende ao fim proposto, sendo cons_
tituído de três salas com subdivisões.
0 local onde se encontram os fichários dos registros escolares da
lnstituição oferece a segurança necessária ã documentação, que ê constituída de
pastas individuais de alunos, históricos escolares, mapas de controle e arqui. vo
morto.
3. Dados sobre os Cursos
3.1. Estrutura Curricular
Habilitação em Português/Literaturas da Língua Portuguesa - Curso de
Letras
0 currículo pleno da habilitação em Português e Literaturas da Lín_
gua Portuguesa está estruturado com base no que prescreve a Resolução de 1º de
outubro de 1º62 e as disciplinas que o integram, com a respectiva perio
dização e carga horária (2.550 horas com mais de 1/8 de disciplinas pedagógi-
cas) encontram-se relacionadas no Anexo l-A.
O curso funciona com o sistema seriado de 4 anos, com disciplinas
Optativas. Este sistema de periodização, porém não é tradicional, pois o discente pode
matricular-se em algumas disciplinas do período. Ao fazer a matrícula, o aluno faz o
pagamento pelo número de créditos em que se inscreve e não por todo o bloco de disciplinas
do período.
A análise da grade curricular do curso levou a relatora a
baixar o processo em diligência, a fim de que fossem cumpridas as seguintes
recomendações:
a) oferecer disciplinas Optativas;
b) adequar o conteúdo programático das disciplinas de Língua
Portuguesa ao nível de 39 grau;
c) ordenar as disciplinas pedagógicas com atendimento dos
pré-requisitos, podendo ser:
I - Estrutura e Funcionamento do Ensino de 1º e 2º Graus
(59 período);
II - Psicologia da Educação (69 Período); III - Didática (79 Período)
IV - Prática de Ensino de Português e Prática de Ensino de Literatura
(89 período) . Com o atendimento da diligência pela Instituição, o
currículo obedece ás normasidades legais.
Habilitação em Supervisão Escolar - Curso de Pedagogia
0 currículo pleno da habilitação em Supervisão Escolar para
exercício nas Escolas de 1º e 2º Graus está estruturado com base no
que prescreve a Resolução nº 2, de 12 de maio de 1º69. As discipli-
nas que o integram, com a respectiva periodização, encontram-se re
acionadas no Anexo I-B .
Com relação ã estrutura curricular, a Habilitação em Supervi
são Escolar do Curso de Pedagogia é integralizada com 2.560 horas ,
distribuídas pelas disciplinas que constam registradas no Regimento,
constatadas na grade curricular e se desenvolve em 7 (sete) semes -
três.
Aceitando as recomendações da Comissão Verificadora, a rela-
tora baixou o processo em diligência, a fim de que a instituição pro
movesse as seguintes modificações no currículo:
a) Desdobramento da disciplina Estrutura e Funcionamento do
Ensino de 1º e 2º Graus em Estrutura e Funcionamento do Ensino de
1º Grau e Estrutura e Funcionamento do Ensino de 2º Grau, a fim de
abordar com maior especialidade o estudo de cada grau de ensino.
b) Oferta de disciplinas obrigatórias Complementares co
mo Supervisão da Escola de 1º Grau, Supervisão da Escola de 2º Grau ,
Avaliação Educacional, Planejamento Educacional, Dinâmica de Grupo,pa
ra que o supervisor escolar tenha uma percepção da realidade educacio
nal com maior embasamento para o seu desempenho.
c) Organização seqüencial das disciplinas profissionali
zantes nos quatro últimos períodos, observando pré-requisitos necessã
rios á qualidade do processo de formação profissional.
d) Atualização e intensificação de conteúdos das disci-
plinas profissionalizantes.
A diligência foi satisfatoriamente cumprida o que nos le
va a concluir que o currículo atende às exigências legais.
3.2. Funcionamento
3.2.1. A habilitação em Português e Literaturas da Lin
gua Portuguesa foi autorizada a funcionar pelo Decreto nº 83.4 72/79 ,
originário do Parecer nº 278/79-CFE. O nº de vagas fixado é de 120 to
tais anuais.
A Instituição oferece vestibular único por ano e o cur
so funciona em um turno com uma turma.
O quadro a seguir extraído do relatório da Comissão Ve
rificadora, visualiza a evolução das matrículas para o curso de Letras.
QUADRO V - EVOLUÇÃO DAS MATRÍCULAS (Letras)
Obs: (1) Trata-se de período básico, comum a todos os cursos mantidos
pela Entidade.
(2) Optantes específicos da hab. Português e Literaturas de lín
gua Portuguesa.
(3) Candidatos desistentes de outras habilitações.
(4) e (5) Oriundos de outras habilitações, desejosos de cumprir
disciplinas oferecidas neste período.
3.2.2. A habilitação em Supervisão Escolar para exercícios
nas Escolas de 1º e 2º Graus foi autorizada a funcionar pelo Decreto
nº 83.472/79 originário do Parecer nº 278/79-CFE, mantidas as 120 vagas
totais anuais, já existentes, para o curso de Pedagogia.
A Instituição oferece vestibular único por ano e o
curso funciona em um turno com uma turma.
O quadro a seguir, extraído do relatório da Comissão
Verificadora, visualiza a evolução das matrículas para o curso de
Pedagogia.
Obs: (*) Trata-se de período básico, comum a todos os cursos mantidos
pela Entidade.
3.3 - Corpo Docente
0 corpo docente relacionado para o Curso de Letras, Habilita
ção Português e Literaturas de Língua Portuguesa é constituído de 17
(dezessete) professores, dos quais apenas 3 (três) não possuem ainda
autorização deste Conselho (vide Anexo II A e adendo)
As novas indicações feitas no presente processo são as seguin
tes :
01. Aldo Dias Andrade
Disciplina: Educação Física
Licenciada em Educação Física, Un. Est. de Ponta Grossa, 1980.
Outros Cursos.
Experiência docente anterior
Decisão: Pode ser aceito
02. Vera Lúcia Bueno Weidlich
Disciplinas: Língua Portuguesa
Lingüística
Teoria e Prática da Comunicação Licenciada em
Letras (Português-Francês), Fac. de Filosofia, Ciências e
Letras, Palmas, 1º75.
Curso de Especialização em Língua Portuguesa, Fac. de Filosofia
Ciências e Letras Dom Bosco, Santa Rosa, RS. ( 355 h/a ) Outros
Cursos.
Experiência docente anterior.
Decisão: Pode ser aceito
03. Dilma Regina Andrade Sampaio
Disciplinas: Estrutura e Funcionamento do ensino de 1º Grau
Estrutura e Funcionamento do Ensino de 2º Grau
Planejamento Educacional Licenciada em Pedagogia,
Habilitação em Administração Escolar e Orientação Educacional,
Fac. de Filosofia, Ciências e Letras de Palmas, Pr, 1976/7.
Curso de Especialização em Administração Escolar, Fac. de Filo-
sofia, Ciências è Letras Dom Bosco, Santa Rosa, RS.( 345 h/a )
Outros Cursos.
Experiência docente anterior Decisão: Pode
ser aceito
Quanto ao Curso de Pedagogia, Habilitação em Supervisão Esco
lar, integram o respectivo corpo docente 17 (dezessete) professores,
dos quais 13 (treze) já possuem autorização deste Conselho e 4 (quatro)
são indicados neste processo, a saber: (Vide Anexo II B e adendo).
01. Nilza Tesseroli de Siqueira
Disciplina: Psicologia I (Introdução)
Psicologia II (Geral) Licenciada em Pedagogia,
Fc. de Filosofia, Ciências e Letras Dom Carlos, Palma, Pr,
1º75.
Curso de Especialização em Orientação Educacional, Fac, de Fi-
losofia, Ciências e Letras Dom Bosco, Santa Rosa, RS.(355 h/a)
Outros Cursos.
Experiência docente anterior. Decisão: Pode ser
aceito para o curso de Pedagogia
02. Aldo Dias de Andrade
Disciplina: Educação Física
Licenciado em Educação Física, Un. Est. de Ponta Grossa, 1980.
Outros Cursos. Experiência docente anterior.
Decisão: Pode ser aceito
03. Dilma Regina Andrade Sampaio
Disciplinas: Estrutura e Funcionamento do Ensino de 1º Grau
Estrutura e Funcionamento do Ensino de 2º Grau
Planejamento Educacional Licenciada em Pedagogia,
Habilitação em Administração Escolar e Orientação Educacional,
Fac. de Filosofia, Ciências e Letras de Palmas, Pr. 1976/77.
Curso de Especialização em Administração Escolar, Fac. de Filo-
sofia, Ciências e Letras Dom Bosco, Santa Rosa, RS.(345 h/a )
Outros Cursos.
Experiência docente anterior. Decisão: Pode
ser aceito
04. Áurea Aparecida Teressoli Siqueira
Disciplinas: Princípios e Métodos de Supervisão Escolar
Currículos e Programas
Avaliação Educacional Licenciada em Pedagogia
Habilitação em Orientação Educacional e Administração
Escolar, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, Palmas,
Pr. 1975. Curso de Especialização em Supervisão Escolar Univ.
Católica de Minas Gerais, 1979-80 .(375 horas) Outros cursos
Atividades docente anterior (desde 1976)
Decisão: Pode ser aceito
II - Voto da Relatora
Em face de todo o exposto, a Relatora vota favoravelmente ao
reconhecimento das habilitações em Português e Literatura de Língua
Portuguesa do Curso de Letras e Supervisão Escolar para exercício nas
Escolas de 1º e 2º Graus do curso de Pedagogia, ministradas pela Facul
dade de Filosofia, Ciências e Letras de Palmas, Pr. mantida pelo Cen-
tro Pastoral Educacional e Assistencial Dom Carlos, com sede na cidade
de Palmas, estado do Paraná. Fica mantido o mesmo número total de
vagas anuais já autorizadas anteriormente para os dois cursos, ou seja
240 para o curso de Letras e 120 para Pedagogia.
III - Conclusão da Câmara
A Câmara de Ensino Superior, 1º Grupo, aprova o voto da Relato
ra.
Sala das Sessões, em 02 de junho de 1982.
COHPO DOCENTE DO CURSO DE LETRAS, HABILITAÇÕES PORTUGUÊS E LITERATURAS DE
LÍNGUA PORTUGUESA.
1 Filosofia I (Introdução) Genírio João Fávero 2156/73
2 Sociologia I (Introdução) Sônia Catha Cantergiani
dos Santos 2156/73
Reonildo Mezzomo 7246/78
3 Psicologia I (Introdução) Reonildo Mezzomo 3962/76
4 Civilização Contemporânea Lourdes Stefanello Lago
(Lourdes Lago Rossetto) 2156/73
05. Teologia Dom Agostinho José Sar-
tori 2156/73
6 Estudo de Problemas Brasileiros Danilo Bordignon
7665/79
7 Metodologia da Pesquisa Bi_
bliográfica Paola Ghermandi Bordignon 7665/79
08 Educação FÍsica Luiz Fernando Loyola Bauer 1424/72
Aldo Dias Andrade Nova Indic.
09 LÍngua Portuguesa Vera Lúcia Bueno Weiclich Nova Indic.
Inez Eriléia Almeida Ser-
pa 1750/76
10 Literatura Portuguesa Inêz Eriléia Almeida Ser-
pa 1750/76
Valcir Colferai 7246/78
11 Literatura Brasileira Inêz Eriléia Almeida Ser-
pa 1750/76
Valcir Colferai 7246/78
12 LÍngua Latina Engelberto Bruggenthies 7665/79
13 Lingaística Vera Lúcia Bueno Weidlich Nova Indic.
Luiz Carlos da Silva de
Albuquerque 2042/76
14
Filologia Románica Leopoldo Melz 278/79
15
Literatura Latina
Engeloerto Bruggenthies
(Mons.)
7665A9
16
Teoria Literária Valcir Colferai 3964/76
17
Psicologia da Educação (A-
dolescencia e Aprendizagem)
Danilo Bordignon 1571/75
18
Didática Maria José Bauer Ribas 1424/72
Estrutura e Funcionamento
do Ensino de 1º Grau
Dilma Regina Andrade
Sampaio
Nova Indic.
I
20
21
22
23
Estrutura e Funcionamento
do Ensino de 2º Grau
Pratica de Ensino (de Li-
teratura)
Prática de Ensino (de Por
tuguês)
Teoria e Pratica da Comuni
cação
Dilma Regina Andrade
Sampaio
Maria José Bauer Ribas
Maria José Bauer Ribas
Leopoldo Melz
Nova Indic.
1424/72
1424A2
278/79
24
Filosofia da Educação
Vera Lúcia Bueno Weidlich
D
anilo Bordignon
Nova Indic.
1
424/72
25
Planejamento Educacional
Dilma Regina Andrade
Sampaio
Nova Indic.
CORPO DOCENTE DO CURSO DE PEDAGOGIA, HABILITAÇÃO SUPERVISÃO ESCOLAR
PARA O EXERCÍCIO NAS ESCOLAS DE 1º e 2º GRAUS.
Nº DE
ORLE
M
DISCIPLINAS PROFESSOR
NÚMERO
PAR.CFE
01
Língua Portuguesa
Inêz Eriléa Almeida
Serpa
1750/76
02
Filosofia I (Introdução) Genírio João Fávero 2156/73
03
Sociologia I (Introdução)
Sônia Catha Canter-
g
i
ani dos Santos
2156/73
04.
Psicologia I (Introdução)
Nilza Tesseroli de
Siqueira Reonildo
Mezzomo
Nova Indic.
3962/76
05
Civilização Contemporânea
Lourdes (Stefanello)
L
ago Rossetto
1424/72
06
Teologia
Dom Agostinho José
3artori
2156/73
07
Estudo de Problemas Bra-
sileiros
Danilo Bordignon 7665/78
08
Educação Física Luiz Fernando Loyola
Bauer
Aldo Dias de Andrade
1424/72
Nova Indic.
09
Metodologia da Pesquisa
Bibliográfica
Paola Ghermandi Bor-
dignon
7665/78
10
Psicologia II (Geral)
Nilza Tesseroli de
Siqueira Reonildo
Mezzomo
Nova Indic.
3962/76
11
Sociologia II (Geral)
Sônia Catha Canter-
giani dos Santos
1424/72
12
Sociologia da Educação
Sônia Catha Canter-
g
iani dos Santos
1424/72
13
História da Educação Denise Miranda Mendes
273/79
14
Filosofia da Educação Danilo Bordignon 1424/72
15
Estatística Aplicada a
Educação
Célio Donato Vasconce-
los
1424/72
16
História da Filosofia Genírio João Fávero 1424/72
17
Psicologia da Educação:
Adolescência
Danilo Bordignon 1571/75
18
Psicologia da Educação:
Aprendizagem
Danilo Bordignon 1571/75
19
Estrutura e Funcionamento
do Ensino de 1º Grau
Dilma Regina Andrade
Sampaio
Nova Indic.
20
Estrutura e Funcionamento
do Ensino de 2º Grau
Dilma Regina Andrade
Sampaio
Nova Indic.
21
Higiene Escolar Zeli Westphal Kirchner 1424/72
22
Princípios e Métodos de
Supervisão Escolar
Áurea Aparecida Te3se-
roli Siqueira
Nova Indic.
23
Currículos e Programas
Áurea Aparecida Tes-
seroli Siqueira
Nova Indic.
24
Didática
Maria José (Loyola)
B
auer Ribas
1424/72
25
Estágio Supervisionado
em Supervisão Escolar
Áurea Aparecida Tes-
seroli Siqueira
Nova Indic.
26
Planejamento Educacional
Dilma Regina Andrade
Sampaio
Nova Indic.
27
Avaliação Educacional
Ãurea Aparecida Tes-
seroli Siqueira
Nova Indic.
IV - DECISÃO DO PLENÁRIO
O Plenário do Conselho Federal de Educação aprovou, por
unanimidade, a Conclusão da Cântara.
Sala Barretto Filho, em 04 de julho de 1982.
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