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1.4. A pedido do Relator, foi juntado ao Processo o laudo de
avaliação técnica, elaborado pela Comissão de Consultores Científicos
1.3. Pela Portaria nº 155, de 28 de junho de 1980, do Presiden-
te do Conselho Federal de Educação, foi designada Comissão Verificadora,
constituida dos professores José Sebastião Witter, da Universidade de
São Paulo (Presidente) e Amado Luiz Cervo, da Universidade de Brasília,
para verificar in loco as
de funcionamento do curso.
1.2. 0 curso se iniciou em abril de 1979, tendo sido
aprovado pelo Conselho de Ensino para Graduados (CEPG) em reunião
realizada a 10 de dezembro de 1979.
1.Preliminares
1.1. Capeado pelo Ofício nº 5547, datado de 10 de junho de
1980, o Sub-Reitor de Ensino para Graduados, da Universidade Federal do
Rio de Janeiro (UFRJ) encaminha ao Conselho Processo que trata do cre -
denciamento do Curso de Pós-Graduação em História, ao nível de Mestrado
áreas de concentração em História Antiga e Medieval e em História do
Brasil ministrado pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais.
DOM SERAFIM FERNANDES DE ARAÚJO
Credenciamento do Curso de Pós-Graduação em História, com -
áreas de concentração em História Antiga (Roma) e Medieval e em
História do Brasil, do Instituto de Filosofia e Ciências
Sociais
/
a nível de mestrado.
R
J
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
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pela Coordenação do Curso, relativo ao seu funcionamento no período 2º
semestre de 1979/1º semestre de 1980.
2. Do Mérito
2.1. Natureza Jurídica da Instituição
A Universidade Federal do Rio de Janeiro é uma autarquia
vinculada ao Ministério da Educação e Cultura, que goza do privilegio de
ser a primeira instituição universitária criada no país, a 07 de setem-
bro de 1920.
2.2. Tradição de Ensino
O Instituto de Filosofia e Ciências Sociais ministra 3
(três) cursos de graduação (História, Filosofia e Ciências Sociais) já
reconhecidos.
Na área da pós-graduação, além do curso ora em análise, o-
ferece os de Filosofia e Ciências Sociais, ainda não credenciados pelo
Conselho.
Ate o momento, o curso produziu 5 (cinco) trabalhos de pes_
quisa, realizadas por professores. As pesquisas em andamento são em nu-
mero de 11 (onze), conforme se verifica pela documentação apensada aos
autos.
0 atual Departamento de Historia do Instituto de Filosofia
e Ciências Sociais é o sucessor do antigo Departamento de História da
Fa-culdade Nacional de Filosofia, na qual lecionaram em nível de pós-
gradua-çao grandes professores como Lucien Febvre (Collège de France),
André Piganiol (Sorbonne) e outros.
Desde 1971, o atual Departamento de Historia vem lecionan-
do, ininterruptamente, Cursos de Aperfeiçoamento e de Especialização, e-
xigindo dos candidatos para matrícula provas de seleção idênticas, em ge_
ral, às exigidas para o Curso de Mestrado.
Os resultados alcançados nesses cursos levaram o Departa-
mento a criar e agora a solicitar o credenciamento do Curso de Mestrado
em História, com duas Áreas de Concentração: História Antiga e Medieval
e História do Brasil. As Universidades, Faculdades e Escolas Isoladas ,
mantêm nos cursos de História as matérias História Antiga e História Me-
dieval - ambas do currículo mínimo - mas os Cursos de Mestrado existen-
tes não apresentam Área de Concentração relativa aos períodos Antigo e
Medieval dificultando, portanto, a formação de bons professores de ensi-
no superior na especialidade. Quanto à área em que se deverão matricular
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os que desejam dedicar-se profundamente ao estudo da Historia do Brasil,
ela é fundamental por todas as razoes. Estando, também, em preparação o
pedido de credenciamento de uma terceira área de estudos de Historia
Mo-derna e Contemporânea, ou de Metodologia Científica da História.
Como justificativa para a criação do curso de Pós-gradua-
ção de História, invoca a Instituição interessada o quanto se está vol-
tando a reconhecer a importância das Ciências Humanas, sobretudo da His-
tória, da Filosofia e da Literatura, Tanto Gusdorf, quanto Asti Vera ,
Mário Bunge, Goldmann, Nora, Foulcault, Le Goff e Pierre Vilar confirmam
a importância, no mundo de hoje, do espaço concedido a História por Dil-
they e Heidegger.
2.3. Capacidade Financeira da Instituição
0 Instituto de Filosofia e Ciências Sociais apresenta, nos
formulários específicos, a execução orçamentária dos três últimos
exerci-cios, transcrita no seguinte quadro:
QUADRO I
(em Cr$ 1.000)
1º77 1º78 1º79
Receita 60.100 68.100 102.000
Despesa 60.100 174.600 243.440
De registar-se que a receita do curso provém exclusivamen-
te da anuidade paga pelos alunos.
Com relação as aplicações no curso de pós-graduação a
insti-tuição apresenta, no formulário modelo 06.04/E, a execução dos
três últimos exercícios, a saber:
1978 - Cr$ 174.600.000,00
1979 - Cr$ 334.440.000,00
1980 - Cr$ 666.660.000,00
2.4. Capacidade Física Instalada
0 Instituto de Filosfia e Ciências Sociais acha-se instala_
do no Largo de São Francisco, nº 1, em prédio antigo, mas amplo e areja-
do.
2.4.1. Distribuição do Espaço Física
De acordo com a planta baixa anexado ao Processo e com-
os dados constantes do formulário modelo 06.05/A, e a seguinte a distri-
buição do espaço físico especifico do curso:
QUADRO II
SERVENTIAS UNIDADES ESPAÇO EM M
2
1. Sala de Aula
1
23,50
2. Sala de Aula 1 22,56
3. Sala de Aula 1 22,56
4. Administração 1 24,50
5. Sala de Reuniões 1 51,68
6. Sala de Coordenação 1 23,80
7. Biblioteca
7.1. Acervo Bibliográfico 1 105,00
7.2. Ambiente de Leitura
42,00
8. Auditório n9 1 1 120,00
9. Auditório n9 2 1 108,00
TOTAIS 9 543,60
2.4.2. Biblioteca
2.4.2.1. Biblioteca Central
A Biblioteca Central ocupa uma área de 147 m
2,
sendo
105 m
2
destinados ao acervo bibliográfico e 42 m
2
o ambiente de leitura.
0 sistema de classificação adotado é o Dexey.
0 horário de funcionamento e das 8 h às 19 h. A média
mensal de consultas é de 1.465 leitores.
Na parte administrativa, a Biblioteca Central conta 4
(quatro) Bibliotecários, 2 (dois) Agentes Administrativos e 4 (quatro) A-
gentes de Portaria.
As obras e periódicos especializados do domínio conexo
são os seguintes:
Títulos Exemplares
Obras: 11.391 20.506
Periódicos: 703 13.169
Para os serviços auxiliares, a Biblioteca Central conta com
dois aparelhos de xerox, um mimeógrafo e a Gráfica da Universidade.
2.4.2.2. Biblioteca Departamental
2
A Biblioteca Departamental ocupa uma área de 264 m
2
,
sendo 172 m
2
destinados ao acervo bibliográfico e 92m
2
ao ambiente de
leitura.
0 sistema de classificação adotado é o Dewey.
0 horário de funcionamento é das 8h às 18h.
A media mensal de consultas é de 450 leitores.
Administrativamente, a Biblioteca Departamental conta
com 3 (três) Bibliotecários e 5 (cinco) Auxiliares.
As obras e periódicos especializados por áreas de con-
centração e domínio conexo são os seguintes:
Títulos Exemplares
Obras: 3.500 3.900
Periódicos - assinaturas correntes: 12 -
2.5. Regulamento
A estrutura e o funcionamento dos cursos de pós-
gradua-ção ministrados, em nível de Mestrado, pelo Instituto de
Filosofia e Ciências Sociais acham-se definidos em Regulamento próprio.
Nesse ordenamento estão fixados os objetivos dos cur-
sos de pós-graduação, sua estrutura didática; critérios de composição e
execução curriculares; regime didático-científico, abrangendo normas so-
bre seleção dos candidatos; matrícula e tranferência; verificação do
ren-dimento escolar; aproveitamento de estudos; estagio supervisionado,
pesquisa; órgãos da administração; órgãos de apoio; corpo docente,
concessão de grau e expedição de diploma.
0 instrumento está redigido com segurança e propriedade,
e adequadamente conformado com as normas estabelecidas no Parecer CFE nº
77/79 ( Documenta nº 98, pp. 128/132).
2.6. Funcionamento do Curso
2.6.1. Organização Administrativa
0 Regulamento dispõe que os cursos de pós-graduação mi-
nistrado pelo IFCS serão dirigidos pelo Conselho Geral de Pós -Graduação
(CGPG), constituído pelo Diretor Adjunto de Ensino para Graduados - seu
Presidente; pelos Coordenadores dos Cursos de Pós-Graduação do IFCS e
por 1 (um) representante do corpo discente.
Os membros docentes do CGPG devem ser todos
obrigatoriamente portadores do título de Doutor ou equivalente.
2.6.2. Coordenação do Curso
0 curso de Mestrado em História dirigido pela Comis-
são de Coordenação de Mestrado, teve como seu primeiro coordenador o
Professor Doutor Eremildo Luiz Vianna, Professor Titular, Doutor em
His-tória, que o dirigiu no período 1979/1980.
Em 1981, assumiu sua direção a Professora Doutora
Eu-lália Maria Lahmeyer Lobo, Professora Titular, Doutora em História.
Cabe ao Departamento indicar o Coordenador do Curso,
cujo nome fica sujeito à homologação do CEPG.
0 mandato do Coordenador é de 2 (dois) anos, podendo
ser reconduzido até mais de 2 vezes.
2.6.3. Regime Didático-Científico
Os candidatos a matrícula no curso serão
selecionados por uma Comissão Examinadora, mediante apreciação do
curriculum Vitae apresentado, entrevista, prova de conhecimento de
línguas( Francês, Inglês ou Espanhol), e avaliação de capacidade de
interpretação de texto versando sobre um tema de História.
A avaliação do desempenho do aluno no curso será
feita por disciplina, mediante exame de elementos que comprovem
assiduidade e eficiência nos estudos, ambos eliminatórios por si
mesmos.
Ê considerado aprovado na disciplina, com direito
aos respectivos créditos, o aluno que alcançar os conceitos A, B, ou
C, e que tenha frequência mínima de 80% das aulas e atividades
programadas.
Entre as atividades que o aluno está obrigado a
desen-volver, em cada disciplina, estão sumariados debates,
seminários, pesquisas orientadas e elaboração de monografias.
A unidade crédito corresponde a 45 (quarenta e cinco)
horas de trabalho acadêmico efetivo.
Constam do formulário modelo 06.08/C a ementa, a bi-
bliografia básica e a metodologia a ser seguida no estudo de cada disci-
plina.
6.4. Orientação do Aluno
Todo aluno tem um orientador ao qual cabe conduzi- lo
ao melhor entendimento das disciplinas do curso, oferecendo-lhe o
neces-sário suporte para utilização das modernas técnicas de estudo,
pesquisa e levantamento de dados, bem como orientá-lo no delineamento
do rumo pa-ra escolha do tema e para elaboração de sua dissertação.
6.5. Concessão do Grau de Mestre
Para obter o grau de Mestre, devera o aluno satis-
fazer às seguintes exigências estabelecidas no Art. 50 do Regulamento do
Mestrado do IFCS, verbis:
"Art. 50-0 grau de Mestre será concedido ao aluno que
satisfaça às seguintes condições:
a) obter o número mínimo de 22 (vinte e dois) crédi-
tos em disciplinas de nível de Mestrado com coeficiente de
rendimento mínimo exigido peta Comissão Coordenadora e que
e estabelecido para cada curso;
b) comprovar proficiência em uma língua estrangei
ra;
c) cumprir as demais exigências previstas na regu
lamentação;
d) ter realizado no curso de Mestrado do IFCS pelo
menos 2/3 (dois terços) dos créditos exigidos;
e) ter sido aprovado em dissertação, com caráter de
capacitação final, realizada sob a direção de orientador de
tese."
7. Corpo Docente
Era a seguinte a titulação acadêmica do corpo do -
cente inicialmente apresentado:
7.1. dos 13(treze) professores apresentados apenas 9(nove)
possuem o titulo de Doutor; 2(dois) de Livre-Docentes e 2(dois) compro
varam apenas especialização.
7.2. Quanto ao regime de trabalho, 8(oito) estavam em regi
me de 40(quarenta) horas e 5(cinco) de 24(vinte e quatro) horas.
7.3. Dos professores do curso, 3(tris) são Titulares, 2
(dois) Assistentes, 6(seis) são Adjuntos e 2 (dois) casos não há especi
ficação quanto à categoria funcional.
7.4. Os professores orientadores são todos Doutores ou
com equivalência.
Segundo o formulário modelo 06.09, todos os professo -
res pertencem à instituição.
8. Síntese
Esta, a situação do curso em funcionamento em 21 de agosto
de 1980, de conformidade com a documentação anexada ao Processo e com o
Relatório apresentado pela Comissão Verificadora designada pelo Conse -
lho.
9. Avaliação do Desempenho do Curso
0 funcionamento do curso foi objeto de avaliação de duas
comissões técnicas, a saber:
9.1. Comissão Verificadora designada pela Portaria CFE n°
155, de 28 de julho de 1980, para verificar, in loco, as condições
de funcionamento do curso.
Em seu Relatório a Comissão Verificadora registra os
seguintes reparos, verbis:
9.1.1. "CURRÍCULO
Está organizado em 2 (duas) áreas de concentração ,
que são História Antiga e Medieval e História do Brasil.O arranjo das
disciplinas das duas áreas demonstra, no entanto, um conteúdo correspon-
dente e unificado, não dando cunho específico a objetos de estudo e pes_
quisa tão diferente no espaço e no tempo, privilegiando a primeira
opção em detrimento da segunda parte, obrigatória. Esta medida pode ser elogiada
mormente pela carência de professores titulares em História An-tiga e Medieval,
entretanto por ser também importante, a segunda opção deverá ser ampliado o
número de disciplinas de seu currículo, tornando-o mais abrangente".
9.1.2. "Biblioteca
Localizado o Instituto em sítio privilegiado , as Bibliotecas
Públicas do Centro da cidade do Rio de Janeiro e o Arquivo Nacional suprem muitas
das necessidades de ensino e pesquisa,embora não se possa dispensar a existência de
um acervo específico na própria instituição, compreendendo sobretudo uma
bibliografia de suporte, atualiza-da. Neste ponto é evidente o carência, em especial no
que se refere aos periódicos e publicações recentes."
9.1.3. "Corpo Docente
Embora o corpo docente conte, com nomes de real valor nas
duas áreas de concentração, julga a comissão insuficiente o número de Professores
com habilitação especifica em História."
9.2. Comissão de Consultores Científicos da CAPES
A avaliação feita pela Comissão de Consultores Cientí-
ficos da CAPES foi realizada em novembro de 1980, tendo como base o Re-
latório Anual enviado pela Coordenação do curso, relativo ao seu
funcio-namento no período compreendido entre o 2º semestre de 1979/1º
semestre de 1980.
Em seu Relatório, recomenda a Comissão as seguintes pro_
vidências para melhoria do padrão do curso:
9.2.1. Maior numero de docentes em regime de dedicação ex-
clusiva;
9.2.2. Contratação de Professores visitantes;
9.2.3. Maior produção científica;
9.2.4. Melhor articulação entre o ensino e a pesquisa;
9.2.5. Melhor definição das linhas de pesquisa.
II - DESPACHO INTERLOCUTÓRIO
Por despacho interlocutorio, deu o Relator conheci-
mento à Instituição interessada do teor dos Relatórios apresentados pe-
las duas Comissões que procedem à avaliação do funcionamento do curso ,
tendo ela apresentado nova documentação na qual esclarece:
1. Reformulação do Currículo, verbis:
"A reformulação do currículo do Mestrado em Histó-ria
ressultou de ampla consulta ao corpo docente que alcançou um consen-so da
impossibilidade de manter a área de concentração de Historia Anti-ga e Medieval
compreendendo a Ásia, Ásia Menor e África, pois não existem em nosso meio
especialistas com a titulação necessária nestes com -pos de conhecimento. Por outro
lado, não dispunhamos de fontes primarias que permitissem a elaboração de pesquisa,
nem de acesso a línguas orien-tais e africanas. Decidimos, portanto, reduzir a
abrangência de Histó -ria Antiga e Medieval a Roma e Idade Media, pois dispomos de
professo -res altamente qualificados nestas especialidades e de uma ampla coleção de
documentação histórica romana e medieval. Tornamos obrigatório o Cur-so de Latim,
que já está sendo ministrado neste semestre.
A Professora Marilda Ceribelli tem Doutorado em História
de Roma; Professora Aydil Preise em História Medieval da Pe -nínsula Ibérica; o
Professor Fernando Sgarbi Lima defendeu tese de doutoramento sobre Baixa Idade
Média (Fundamentos Históricos do Espírito Capitalista) e os Professores Arno
Weling e Ondemar Ferreira Dias, ambos com Livre docência, dedicam-se
respectivamente ao ensino da Teoria e do Método da História e da Arqueologia,
ciência auxiliar indispensá -vel ao conhecimento da Antigüidade e Idade Média.
finalmente, ao reduzirmos a abrangência da área atendemos
ao reclamo da Comissão Visitadora do Conselho federal de Educação que julgou haver
desequilíbrio entre esta área de concentração e a do Brasil. Quanto a área de
concentração de História do Brasil pro -curamos reformular as disciplinas
acrescentando História Comparada para abrir uma perspectiva mais ampla e História
da Arte."
2. Estrutura Curricular
O currículo em vigor está assim estruturado:
2.1. Área de Concentração: História Antiga(Roma) e Medieval
I. Disciplinas Obrigatórias - (10 créditos)
1. Estudo de Problemas Brasileiros (1 credito)
2. Língua Latina I (3 créditos)
3. Métodos e Técnicas de Pesquisa I (2 créditos)
4. História Antiga I (República Romana) (2 créditos)
5. História Medieval I (Alta Idade Média) (2 créditos)
II. Disciplinas Eletivas - (9 créditos)
1. Metodologia da Pesquisa Arqueológica (3 créditos)
2. Teoria da História (3 créditos)
3. Historiografia II (Roma) (3 créditos)
4. Historiografia III (Idade Média) (3 créditos)
5. História Antiga II (Roma) (3 créditos)
6. História Antiga III (Roma) (3 créditos)
7. História Antiga IV (Roma) (3 créditos)
8. História Medieval II (3 créditos)
9. História Medieval III (3 créditos)
10. História Medieval IV (3 créditos)
11. Tópicos Especiais I (3 créditos)
III. Disciplinas de Domínio Conexo - (3 créditos)
1. Língua Latina II
2. Literatura Latina
3. Literatura Medieval
4. República Romana (Problemática Religiosa, Social, Eco-
nômica e Cultural)
5. Império Romano (Problemática Religiosa, Social, Econô-
mica e Cultural)
6. Alta Idade Média (Problemática Religiosa, Social, Eco_
nômica e Cultural)
7. Baixa Idade Media (Problemática Religiosa, Social ,
Econômica e Cultural)
8. Seminários Especiais I.
2.2. Área de Concentração: História do Brasil
I. Disciplinas Obrigatórias
FCH 709 - Metodologia e Técnica de Pesquisa (3 créditos)
FCH 714 - História do Brasil I (colonial) (2 créditos)
FCH 721 - História do Brasil II(independen
te) (2 créditos)
FCH 722 - Historiografia II (2 créditos)
FCH 701 - Estudo de Problemas Brasileiros (1 crédito)
II. Disciplinas Eletivas
FCH 725 - História do Brasil III (3 créditos)
FCH 726 - História do Brasil IV (3 créditos)
FCH 747 - História do Brasil V (3 créditos)
FCH 748 - História Comparada (3 créditos)
FCH 749 - Métodos e Técnicas II (3 créditos)
FCH 750 - Historiografia IV (3 créditos)
FCH 756 - História da Literatura e das Ar
tes no Brasil (3 créditos)
FCH 757 - Teoria da História (3 créditos)
II. Disciplinas Domínio Conexo
FCH 751 - Seminários Especiais II (3 créditos)
FCH 752 - Estrutura e Dinâmica Sociais (3 créditos)
FCH 753 - Teoria Econômica (3 créditos)
FCH 754 - Métodos Quantitativos (3 créditos)
FCH 755 - Antropologia Cultural (3 créditos)
3. Dados Complementares sobre Recursos Financeiros Destinados
à Manutenção do Curso
Sobre este item a Coordenação do Curso prestou os
seguintes esclarecimentos, verbis:
"0 CURSO conta com 80% da renda das inscrições dos
alunos no Mestrado. Verba semestral da Sub-Reitoria de Pesquisa e Ensi-
no para Graduados para despesa de consumo e pagamento de alunos que
prestam serviços na organização da Biblioteca. Verba orçamentária da UFRJ para
remuneração do corpo docente e funcionários administrativos . Verba da Sub-Reitoria
de Patrimônio e Finanças (UFRJ) para compra de móveis e equipamentos de segurança
do prédio onde funciona o Curso.Ver-ba da Fundação José Bonifácio no valor de
Cr$1.500.000,00 [um milhão e quinhentos mil cruzeiros) para aquisição de livros.
Verba solicitada à CAPES pela Sub-Reitoria de Pesquisa (UFRJ) para aquisição de
livros e revistas no valor de Cr.$870.000,00 (oitocentos e setenta mil cruzeiros). 0
Centro de Filosofia e Ciências Humanas, colocou à disposição do Curso funcionários
para manutenção das instalaçõesfísicas das salas onde
funciona o Mestrado .Para auxílio nas, pesquisas conta o CURSO com a con-tribuição da
UFRJ pana a pesquisa n°. 2 do item 4 e da CAPES. E para a de n° 4 do item 4
financiamento da Smithsonian Institute."
4. Biblioteca
4.1. Com relação à ampliação do acervo bibliográfico especí-
fico para as duas áreas de concentração e para os domínios conexos,pres-
ta a Coordenação do Mestrado os seguintes esclarecimentos, verbis:
"A relação das, obras adquiridas durante o ano cor.-rente
segue anexa e estão em fase de catalogação para uso da Bibliote -ca de Mestrado do
CURSO. Informamos ainda que acabamos de receber uma doação de 100 exemplares da
Professora Teresa Cegadas Viana que versam sobre História de Roma, Grécia e Idade
Média. Documentação sobre a anti-ga cidade de Massilia. Estes exemplares também
ficarão à disposição dos alunos na Biblioteca, finalmente, existem 22.000 exemplares
de História da Biblioteca do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais localizada no
mesmo Edifício onde funciona o curso e que são consultados pelos
alunos."
4.2. Periódicos
Estão relacionados no Processo as coleções de periódi-
cos recebidos em diação e assinaturas correntes feitas para o curso a
saber:
4.2.1. Coleções recebidas em doação: 124 periódicos e 58
avulsos.
4.2.2. Assinaturas correntes: Periódicos Estrangeiros; 25 e
Nacionais: 21.
5.1. Professores Orientadores
PROFESSOR ÁREA DE CONCENTRAÇÃO
1. Eulália Maria Lahmeyer Lobo História do Brasil
2. Célia Freire D'Aquino Fonseca História do Brasil
3. Vicente da Costa Tapajós História do Brasil
4. Maria Yedda Linhares História do Brasil
5. Francisco Calazans Falcon História do Brasil
6. Arno Wheling História do Brasil
7. Fernando Sgarbi História do Brasil
8. Marilda Ceribelli História Antiga (Roma)
9. Fernando Sgarbi História Antiga (Roma)
10. Arno Wheling História Antiga (Roma)
11. Edson, Molinari Domínio Conexo (H.A.) ,
6. Pesquisas em Desenvolvimento no Curso
6.1. Pesquisas que estão sendo desenvolvidas com a
participa-
ção de alunos na área de História do Brasil.
6.1.1. Condições de vida do operariado no Rio de Janeiro
(ha-bitação e alimentação). Movimento Operário. Pesquisador responsável;
Pro-fessora Eulália Maria Lahmeyer Lobo. Alunos de Pós-Graduação: Ana
Maria da Silva Moura, Marly Brito Moreira de Albuquerque, Marilene Rosa
Noguei-ra.
6.1.2. "Colonização e doações de terras no Nordeste Oriental
Brasil 1534/1834 em especial Pernambuco e Paraíba". Professor responsá -
vel: Célia Freire D'Aquino da Fonseca. Alunos de Pós-Graduação: Ângela
Maria Quintanilha; Valdir de Almeida Porto, Luiz Ribeiro Caldas, Lilian
da Fonseca Salomão.
6.1.3. "0 Processo de Modernização no Brasil". Pesquisador
responsável: Arno Wheling. Alunos de Pós-Graduação: Ângela Maria Ninfa
Mega de Zarza.
6.1.4. "Programa Nacional de Pesquisa Arqueológica na Bacia
Amazônica Área dos Estados: Acre e Amazonas (bacias dos Rios Juruna e
Purus). Pesquisador responsável: Prof. Ondemar Ferreira Dias.
6.2. Pesquisas que estão sendo desenvolvidas com a participa-
ção de alunos na área de História Antiga(Roma) e Medieval:
6.2.1. "Natureza do poder político na Europa Ocidental séc.
XII e XIII". Aluna: Nyde Theml. Orientador: Prof. Eremildo Luiz Vianna.
6.2.2. "Estudo da mentalidade histórica do século XV atra/-
vis do cronista Ruy de Pina em Portugal". Aluna: Ângela Ninfa Mega de
Zarza. Orientador: Prof. Arno Wheling.
6.2.3. "0 Ciclo de Arthur - Aspectos do desenvolvimento de
um Mito". Aluna: Elena Maria Andrei. Orientador: Profa. Marilda Corrêa
Ciribelli.
6.2.4. "Posição da Mulher na Sociedade Romana". Aluna: Liana
Cardoso Soares. Orientador: Profa. Marilda Corrêa Ciribelli.
6.2.5. "Influências etruscas na civilização de Roma real".
Aluna: Vera Maria Cordilha Porto. Orientador: Profa. Marilda Corrêa Ciri-
belli.
6.2.6. "Estudo das mentalidades no II e I século AC". Aluna:
Maria Christina Futuro Bittencourt. Orientador: Profa. Marilda Corrêa
Ci-ribelli.
6.2.7. "Clero, Nobreza e Povo na crise 1383-1385. Subsídios
para a História Social Portuguesa do século XIV". Aluno: Francisco Luiz
Borges Silveira. Orientador: Prof. Fernando Sgarbi.
7. Corpo Discente
1º 2º 1º 2º
__________________________________ sem/80 sem/80 sem/81 sem/81
Alunos que cursavam Aperfeiçoamen-
to e que concluiram a nível de
Mestrado ..................... 06 10 04
Alunos novos matriculados ..... 14 - 24
Total de alunos cursando discipli-
nas ......................... 18 18 40 38
Total de alunos elaborando Tese.. 06 14 18 20
Alunos com créditos concluidos... 06 16 18
Teses defendidas ............. 02 - 02
Teses aguardando data para defesa 02
OBS.: Desde 1971 o Curso funcionava a nível de Aperfeiçoamento. Somen-
te em 1980 foi autorizado a funcionar em nível de Mestrado pelo
CEPG.
Vagas: 0 Curso oferece as seguintes vagas por área de concentração:
a) História do Brasil - 14 vagas (até o 1º semestre de 1980 eram
oferecidas 10 vagas)
b) História Antiga(Roma) e Medieval - 10 vagas
c) Total de vagas atualmente: 24 vagas,
o. Dissertação Defendida no Curso
8.1. Ano de 1980
3.1.1. "Terra e Trabalho; política de regulamentação
1843-1850". Orientador: Profa. Célia Freire D'Aquino da Fonseca. Autora:
Genny da Costa e Silva.
8.1.1. "Desenvolvimento das Comunicações em Alagoas den-
tro da Evolução do Sistema de Transportes no Brasil (1822-1930)". Orien-
tador: Prof. Eremildo Luiz Vianna. Autora: Maria do Céu Ribeiro Chaves.
8.2. Ano de 1981
8.2.1. "As Sesmarias de Sergipe del Rey". Orientador :
Profa. Célia Freire D'Aquino da Fonseca. Autora: Lilian da Fonseca Salo-
mão.
8.2.2. "A Industrialização no Brasil: Perspectivas para
o Estudo". Orientador: Profa. Célia Freire D'Aquino Fonseca. Autora :
Magda Joalino Torres.
9. Financiamentos obtidos para a Pesquisa em Desenvolvimento
9.1. "Colonização e doações de terras no Nordeste Orien -
tal do Brasil em 1534-1843, em especial Pernambuco e Paraíba" (1977-81)
UFRJ.
9.2. "Programa de Pesquisa Arqueológica na Bacia Amazônica
- Áreas dos Estados do Acre e Amazonas" (1977-85) - Smithsonian Inst.
9.3. "Levantamento de Fontes Primárias de História Romana e
Medieval".
10. Cumprimento da Diligência
0 Relator considera satisfatoriamente cumprida a
diligência reclamada no Despacho Interlocutório.
III - VOTO DO RELATOR
Pelos motivos expostos, somos de parecer que o Con
selho conceda credenciamento, pelo prazo de 5(cinco) anos, ao curso de
Pós-Graduação em História, ao nível de Mestrado - áreas de concentração em
História Antiga (Roma) e Medieval e em História do Brasil, ministrado pe-
lo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do
Rio de Janeiro, na cidade de igual nome, RJ.
ANEXO I - CORPO DOCENTE
1) Vicente Costa Tapajós
Graduação: História
Disciplina: Estudo de Problemas Brasileiros, História do Brasil I Especialização: Professor
catedrático do Instituto de Educação da Guanabara em História (equivalente a doutorado.) Titulo
da tese: "O Regime das Capitanias Hereditárias" . Professor anteriormente a-provado,pelo CFE
para as disciplinas: História Moderna e Contempo_ rânea e História do Brasil e da América, de
graduação. Doze traba-lhos publicados. Larga experiência no magistério superior.
2) Marilda Corrêa Ceribelli
Graduação: Licenciada em Geografia,Licenciada em História Disciplina: Metodologia,
Técnica de Pesquisa I, História Antiga (Roma) e História Medieval.
Especialização: Doutora em Ciências Humanas (História Social) Titulo da Tese:"Tito Lívio e a
critica História Moderna". Professo_ ra anteriormente aprovada pelo CFE, para as disciplinas:
História Antiga e Medieval e Introdução à História, do curso de graduação em História.
Participação em Congressos e Simpósios. Vários cursos de aperfeiçoamento em nível de
mestrado. Seis traba_ lhos publicados. Larga experiência no magistério superior.
3) Célia Freire D'Aquino Fonseca
Graduação: Bacharel e Licenciada em História e Geografia Disciplina:
Metodologia e Técnica da Pesquisa II
Especialização: Doutora em Ciências (História Econômica e Sócia]) pela USP com a
tese: "Duarte Coelho e a experiência das Capitanias Hereditárias". Doutora em História
(História Econômica e Social) pela Sorbone com a tese: "Economia Natural no Brasil
dos séculos XVI e XVII. Inscrita para defesa de tese em nível de Doctorat ' d'tat (só
admitidos doutores ou PHD), na Université de Paris . Livre-docente pela UFRJ.Professora,
anteriormente aprovada pelo CFE, para as disciplinas: História Moderna e Contemporânea e
História do Brasil. Mais de 15 trabalhos publicados (Brasil, Portugal e USA)Orientadora
de pesquisas e professores de História e Cursos de Pós-Graduação. Larga experiência no
magistério superior.
4) Arno Wehling
Graduação: Bacharel e Licenciado em História
Disciplina:Teoria da História
Especialização: Doutor em Ciências pela USP, com a tese:"Fomen-to Agrário no
Final do século XVIII" .Livre Docente pela USP.Pro_ fessor anteriormente
aprovado pelo CFE para Metodologia da História e Introdução aos Estudos
Históricos. Vice-Presidente da Associação de Pesquisa Histórica e Arquivo.
Sócio Honorário do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro. Oito trabalhos
pu-blicados. Larga experiência no magistério superior.
5) Fernando Sgarbi Lima
Graduação: Licenciado em História e Geografia
Disciplina: História Medieval I, II, III, IV.
Especialização: Doutor em História, pela UFRJ, com a tese: "Fun-
damentos Históricos do Espirito Capitalista" .Professor anterior_
mente aprovado, pelo CFE, para a disciplina:"História Medieval"
Três trabalhos publicados.Experiência no magistério superior.
6) Ondemar Ferreira Dias Júnior
Graduação: Bacharel Licenciado em História Disciplina: Metodologia da
Pesquisa Arqueológica Especialização: Livre docente pela UFRJ, com a
tese: "Pré-Histó_ ria Fluminense,Pós-Graduação sem títulos de mestre ou
doutor,so-brevivências Feudais Portuguesas,"Problemas Brasileiros,Direito de
Posse das Indias;"Evolução das Culturas da América Latina,E-conomia e
Sociedade Americana Colonial'.' Professor anteriormente aprovado pelo CFE
para as disciplinas:Pré-História Geral e do Brasil e História da América.
Responsável pelo expediente do Cen-tro Estadual Arqueológico-Gov.RJ. Oito
trabalhos publicados.Expe_ riência no magistério superior.
7) Eulália Maria Lameyer Lobo
Graduação; Bacharel em História e Geografia
Disciplina: História Comparada I e II
Especialização; Doutora em História. Área de Concentração :His_
tória da América. Livre Docente pela F.N.F.U.B. Professora Ca-
tedrática pela Universidade do Brasil. Participação em Congres-
sos, Conferências. Possui 43 trabalhos publicados em varias lín-
guas. Experiência no magistério superior.
8) Mário Antônio Barata
Graduação; Licenciado em Ciências Sociais.
Disciplina: História da Arte I e II
Especialização; Doutor em História da Arte pela antiga Universi_
dade do Brasil-RJ. Professor titular de Arte da UFRJ desde 1954
Professor de Arte do Brasil da Universidade do Rio de Janeiro.
Vogai correspondente da Academia Nacional de Belas Artes,Lisboa.
Licenciado "es Lettres" (História da Arte) pela Universidade de
Paris em 1946. Sete trabalhos publicados. Larga experiência no
magistério superior.
9) Edson Lourenço Molinari
Graduação: Licenciado em Português-Latim
Disciplina: Língua Latina I e II
Especialização; Doutor em Letras. Área de Concentração:Língua e
Literatura Latina. Titulo da Tese: "A Temática Amorosa no Mile
de Matheus Vindocinensis" . Mestrado em Letras. Título da disser_
tação: "Crendices e Supertições na Cena Trimalchienis de Petrô-
nio". Aprovado em concurso para Professor de Português do Colé-
gio Pedro II e para Professor de Português do Estado da Guanaba_
ra. Experiência no magistério superior
10) Aidyl de Carvalho Preiss
Graduação: Bacharel em História Disciplina; História Medieval
I,II,III e IV. Especialização; Doutorada em História, área de
concentração em História Antiga e Medieval. Titulo da Tese:"0
sentido da história através dos Prolegômenos de Ibn Khaldûn".
Professor anteriormente aprovado pelo CFE,Parecer 104/78 -
Credenciamento em História da UFF. Membro de Pancas
examinadoras para ingressos no curso de pós-graduação em
História .Participação em Congressos e Simpósios. Larga
experiência no magistério superior.
11) Maria Yeda Leite Linhares
Graduação: Bacharel Licenciado em História e Geografia Disciplina;
Historiografia II e História do Brasil III Especialização;
Doutora em História. Livre Docente em História Moderna e
Contemporânea pela Faculdade Nacional de Filo-fia da
Universidade do Brasil. Tese:"As Relações Anglo-Egípcias e o
Sudão, março de 1950.a novembro de 1951. Professora Catedrática
em História Moderna e Contemporânea .Tese "Queda de Delcassé -
Um problema de interpretação Histórica". Membro de bancas
examinadora de Doutorado de Estado,Sorbone,Paris. Membro da
Banca Examinadora de História Diplomática Mundial, nos concursos
de ingresso à carreira diplomática do Ministério das Relações
Exteriores.Participação em Congressos e Seminários. Seis livros
publicados e participação em 5 outros, publicados no Brasil, USA
e Paris.Larga experiência no magistério superior.
12) Maria Bárbara Levy
Graduação; Bacharel licenciada em História e Geografia
Disciplina: História Econômica do Brasil
Especialização: Doutora em História. Tese "História da Bolsa
de Valores do Rio de Janeiro", orientada pelo professor
Frederic Mauro. Doutoramento pela Universidade de Paris.
Concurso para professor adjunto de História do Pensamento
Econômico,História Econômica Geral e Formação Econômica do
Brasil, pela Faculdade de Economia e Administração da UFRJ.
Possui 4 livros publicados pelo IBMEC. 8 artigos. Partici-
pante de várias bancas examinadoras. Membro da Associação
Cientifica. Larga Experiência no magistério Superior.
13) Francisco José Calazans Falconi
Graduação; Bacharel Licenciado em História e Geografia
Museólogo Disciplina:
História do Brasil V
Especialização; Professor Livre Docente em História Moderna
da Universidade Federal Fluminense. 2 5 trabalhos publicados.
Membro de Associações Cientificas. Participação em Congressos
Simpósios e Seminários. Larga experiência no magistério supe-
rior.
IV - DECISÃO DO PLENÁRIO
O Plenário do Conselho Federal de Educação aprovou, por
unanimidade, a Conclusão da Câmara.
Sala Barretto Filho, em 01 de junho de 1982.
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