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Tarcísio Meirelles Padilh
a
Renovação de credenciamento do curso de pós-graduação em psicologia com
áreas de concentração em Psicologia Social e d Personalidade e em Psicologia , a nível de mestrado,
ministrado pelo Instituto de Seleção e Orientação Profissional.
FUNDAÇÃO GET
Ú
LIO VARGAS
A Fundação Getúlio Vargas. - RJ - encaminha a este Conselho pedi-
do de renovação de credenciamento do Curso de Mestrado em Psicologia, reali
zado através do Instituto de Seleção e Orientação Profissional,
São as seguintes as observações cabíveis:
01) NATUREZA JURÍDICA DA INSTITUIÇÃO E TRADIÇÃO PE ENSINO
Mantém-se inalterada a natureza jurídica da Instituição.
Quanto ã tradição de ensino ocorreram algumas alterações:
- redução de 5 para 3, dos centros que compõem o ISOP, a partir
de maio/81. Permaneceram o Centro de Pós-Graduação em Psicologia Aplicada,
ao qual está ligado o Mestrado em Psicologia, o Centro de Ergonomia e Ciber
nética e o Centro de Pesquisas em Psicologia. O programa de Mestrado não
ficou prejudicado, pois que continua a receber apoio do ISOP, sob forma de
Recursos Humanos e Logísticos;
- o numero de professores implicados no programa aumentou de 18
para 23;
- a Instituição abandonou a política de gratuidade no curso. A
partir de 81 cobram-se taxas com base nos créditos realizados pelos alunos.
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02) CAPACIDADE FINANCEIRA PARA A MANUTENÇÃO DO CURSO
A Instituição continua a aumentar sua capacidade financeira. Ape
nas 2% da renda são provenientes de recursos externos, governamentais ou de
convênios.
031 EDIFÍCIOS E INSTALAÇÕES
A Instituição, a partir de 1975, aumentou o nº de locais de au-
la disponíveis. Além desse fato, o ISOP passou a ocupar mais dois andares na
Rua da Candelária, onde se encontra instalado.
04) QUALIFICAÇÃO DO CORPO DOCENTE
A qualificação do corpo melhorou nestes 5 anos, bem como a dis-
ponibilidade para a atuação no programa. Cabe referir que esta última ainda
se encontra distante do ideal acadêmico.
Hoje a Instituição conta com 23 professores, dos quais 15 são
Doutores, 5 são Mestres e 3 se encontram cursando o Doutorado. Além deste mon-
tante, há 1 professor que atualmente realiza o Doutorado no exterior.
No momento, para um total de 53 alunos com créditos completados
e 120 com créditos incompletos, existem 14 professores orientadores, todos
com Doutorado.
Cabe assinalar que de 1976 a 1980, foram admitidos 167 alunos.
No mesmo período foram apresentadas 52 dissertações.
05). EQUIPAMENTOS E LABORATÓRIOS
A situação existente em 1975 permanece inalterada.
06) BIBLIOTECA
A Biblioteca Central aumentou o seu acervo de 92.000 títulos
para 103.014. Desses, 3.649 são livros de Psicologia, cujo total em 1975 cor-
respondia a 2.300.
A Biblioteca do ISOP acrescentou ao acervo inicial 508 livros e
3 títulos da periódicos.
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07) ORGANIZAÇÃO E REGIME DIDÁTICO
No momento, está em estudo um projeto de redução das áreas de
4, para 2:
- Aprendizagem e Processos Cognitivos
- Social, Personalidade e Desenvolvimento
O ensino das disciplinas regulares ocupa atualmente 3 períodos
de 15 semanas cada um, num total de 32 créditos.
É importante realçar que está em andamento um projeto de refor-
ma curricular com a finalidade de intensificar a prática da Pesquisa. Assim,
a disciplina Técnica de Pesquisa será lecionada nos 3 períodos.
O curso funciona de 13 às 19 horas.
A avaliação e feita através de provas escritas e orais, monogra
fias e seminários. As notas variam de 0 a 10 com a exigência mínima de 6 para
aprovação.
A frequência ê obrigatória e o aluno deve passar por um Curso
Prévio de 13 semanas, com um mínimo de 12 horas semanais.
08) DADOS REFERENTES AOS ESTUDANTES
Atualmente a entrada é a de 30 alunos por ano, sendo as vagas
distribuídas pelas diferentes áreas, nenhuma delas podendo funcionar sem o
mínimo de 4 alunos nem mais de 12.
Era junho de 80 o curso contava com 75 alunos, o que significa
uma matrícula, expressiva, em comparação com a de 1979, que somava 12 cursis
tas.
09) DISSERTAÇÃO E PESQUISA
Examinadas, por amostragem, algumas dissertações e pesquisas,
considerou-se satisfatória a produção, embora algumas recomendações devam
ser levadas em consideração, tais como:
- exigir uma apresentação mais cuidadosa das dissertações, na
parte de metodologia empírica;
- orientar as dissertações como um processo contínuo, que se
inicie com o comprometimento do candidato, com um professor orientador;
- dar melhor aproveitamento aos recursos humanos e logísticos
do ISOP, através da colocação dos alunos como auxiliares de pesquisa;
- ampliar o esquema de divulgação das pesquisas, de real valor
realizadas no ISOP, com vistas ao enriquecimento do patrimônio científico e
à busca de fontes de financiamento, como forma de atender às grandes dificul
dades financeiras explicitadas pela maioria dos alunos.
Além das recomendações acima, é válido indicar outros aspec-
tos que deverão merecer atenção por parte da Instituição, com vistas ao apri
moramento do curso em pauta:
1 - Diminuição do número de áreas atualmente existentes. A re
dução já vem sendo planejada e nos parece muito adequada.
2 - Diminuição do número de vagas -oferecidas, dada ã relativa
mente baixa disponibilidade real dos orientadores.
3 - A reforma curricular em curso no programa deverá ter como
um dos seus objetivos a maior integração das disciplinas dentro de cada área,
afim de evitar a dispersão dos esforços dos alunos e de ajudá-los na melhoria
da qualidade e quantidade de sua produção.
A Fundação Getúlio Vargas em expediente de 29 de abril prõxi.
mo passado procedeu ao cumprimento das diligências:
1º Reduziu as áreas de concentração a apenas duas:
a) Psicologia Social e da Personalidade
b) Psicologia Cognitiva
2º Reduziu os números de vagas a 20 totais anuais.
3º Foi reestruturado o currículo que já estar em vigor no
corrente ano letivo.
4º Dos 20 professores indicados 15 são doutores 2 mestres e
3 doutorandos cabendo apenas aos doutores na orientação das dissertações e
a regência de disciplinas. Os mestres e doutorandos são colaboradores do pro
jeto.
Voto do Relator:
Havendo a Entidade Mantenedora cumprindo as exigências cons-
tantes do despacho nº 42/82 de 3 de março do corrente ano e obedecendo o
curso as exigências do Parecer 77/69 somos de parecer que pode ser recreden
ciado por mais 5 anos o curso de mestrado em Psicologia da Fundação Getúlio
Vargas do Rio de Janeiro com áreas de concentração em Psicologia Social e da
Personalidade e Psicologia Cognitiva, com 20 vagas totais anuais.
A Câmara de Ensino Superior, 2º Grupo, aprova o voto do Relator
..
Salas das Sessões, 4 de maio de 1982.
ANEXO I
PROGRAMAÇÃO BÃS1CA
DO CURSO DE
MESTRADO EM PSICOLOGIA
I. CURSO PRÉVIO (Seletivo e Classificatório)
01. Período de inscrição:
Meses de janeiro, fevereiro e primeira semana de março.
02. Duração:
13 (treze) semanas, entre os meses de março e julho.
03. Condições de Inscrição:
Possuir Diploma de Psicólogo (em curso credenciado)
04. Provas Preliminares:
Sao aceitos no Curso Prévio os candidatos aprovados nas seguintes
provas:
a) Inglês
b) Conhecimentos básicos de Psicologia
05. Disciplinas do Curso Prévio:
a) Estatística
b) Lógica
c) Epistemologia da Psicologia
d) Redação Científica
CURSO DE MESTRADO
O Curso do Mestrado tem finalidade formar pesquisadores e qualificar do
centes universitários atuantes em cursos de graduacão.
ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO
1 - Psicologia Social e da Personalidade
- Psicologia Cognitiva
REQUISITOS PARA MATRÍCULA
a) Possuir diploma de curso universitário en Psicologia;
b) Ser aceito pelo Conselho de Coordenação ha Pós-Graduação "stricto sen
su", de acordo com critérios previamente estabelecidos;
c) Ser classificado no Curso Prévio.
NUMERO PE VAGAS
20 (vinte) vagas no total. Para cada área, a partir do primeiro periodo ,
será necessário o número mínimo de 04 (quatro) e o máximo de 12 (doze) a-
lunos.
ESTRUTURA DO CURSO
Número de crédios exigidos : 10 (dez), sendo 06 (seis) em disciplinas o
obrigatorias e 04 (quatro) em disciplinas eletivas da área. Duração: 15
(quinze) semanas (agosto/novembro).
DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS CRÉDITOS
Metaciência em Psicologia 02
Psicometria Superior I 02
Teoria e Práti ca de Pesquisa I 02
2º PERÍODO
- Número de créditos exigidos: 10 (dez), sendo 04 (quatro) em disciplinas
obrigatórias e 06 (seis) em disciplinas eletivas da área.
- Duração: 15 (quinze) semanas (março/junho)
DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS CRÉDITOS
Psicometria Superior II 02
Pesquisa
Experimental (de
02
3º PERÍODO
- Numero de créditos exigidos: 12 (doze), sendo 04 (quatro) em discipli -
nas obrigatórias, 06 (seis) em disciplinas eletivas da área, e 02 (dois
em uma disciplina de domínio conexo.
- Duração: 15 (quinze) semanas (março/junho)
DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS CRÉDITOS
Pesquisa Nao-
Experimental) (de acordo
02
Psicologia Instrucional 01
Estudos de Problemas Brasileiros 01
DISCIPLINAS ELETIVAS
ÁREA: PSICOLOGIA COGNITIVA
DISCIPLINA CRÉDITOS
1. Teorias Cognitivistas--------- --------------------- 02
2. Psicologia e Cibernética -------------------------- 02
3. Epistemologia Genética ---------------------------- 02
4. Psicologia da Percepção---------------------------- 02
5. Psicologia da Linguagem---------------------------- 02
6. Psicologia do Pensamento--------------------------- 02
7. Psicologia da Aprendizagem ------------------------ 02
8. Psicologia da Memória ----------------------------- 02
9. História da Psicologia ---------------------------- 02
1.0. Neuropsicologia ----------------------------------- 02
11. Psicologia da Motivação --------------------------- 02
ÁREA: PSICOLOGIA SOCIAL E DA PERSONALIDADI
1. Psicologia Social I --------------------- - -------- 02
2. Psicologia Social II ------------------------------ 02
3. Teorias Cognitivas em Psicologia Social ------------ 02
4. Teorias Comportamentais em Psicologia Social ------- 02
5. Psicologia Social das Organizações ---------------- 02
6. Dinâmica de Grupo ---------------------------------- 02
7. Psicologia da Linguagem------------------------------ 02
8. Psicologia Transcultural -------------------------- 02
9. Psicologia do Trabalho -------------------------- 02
10. História dr Psicologia ----------------------------- 02
11. Psicologia da Personalidade I---------------------- 02
12. Psicologia da Personalidade II ------------------- 02
13. Psicologia do Desenvolvimento I --------------------- 02
14. Psicologia do Desenvolvimento II-------------------- 02
15. Aconselhamento Psicológico ----------------- 02
16. Personalidade e Cultura ----------------------------- 02
17. Distúrbios da Conduta --------------------------- 02
18. Técnica de Exame e Psicodiagnóstico ---------------- 02
19. Teorias Psicodinâmicas da Personalidade ------------- 02
20. Teorias Objetivas da Personalidade ----------------------- 02
21. Psicoloqia da Motivação - --------- --------------------- 02
Observação: Os alunos poderão matricular-se no máximo em 04 (quatro) cré-
ditos da outra área de concentração.
- DISCIPLINAS DE DOMÍNIO CONEXO (Comuns às duas áreas de concentração)
DISCIPLINAS CRÉDITOS
1. História Social e das Mentalidades ---------------------- 02
2. Historia do Trabalho ------------------------------------ 02
3. Sociologia do Conhecimento ------------------------------ 02
4. Antropologia ------------------------------------------- 02
5. Sociologia --------------------------------------------- 02
6. Ciência Política --------------------------------------- 02
REGIME DIDÁTICO
- 0 Curso de Mestrado estender-se-a por 3 (três),períodos de 15 (quinze )
semanas cada um, considerando-se aprovado o aluno que alcançar o total
32 (trinta e dois) créditos; 10 (dez) no 1º período, 10 (dez) no 2º e
12 (doze) no 3º ; e tiver sua tese ou dissertação aceita pelo seu
orientador e aprovada pela Comissão Examinadora.
- 0 candidato que nao possa, por motivos especiais, realizar o curso nos
3 (três) períodos consecutivos, poderá fazê-lo em regime de parcelamen-
to dos créditos, considerando-se, todavia, como limite máximo a obten -
ção de todos os créditos e equivalente a 06 (seis) períodos letivos.
- Para entrega da tese ou dissertação, o aluno terá um prazo máximo de 02
(dois) anos a contar do término do terceiro período letivo.
Nos casos de alunos que obtiverem o total de créditos em 6 (seis) perío
letivos, a entrega da dissertação ou tese nao poderá exceder de 1 (um)
ano.
IV - DECISÃO DO PLENÁRIO
O Plenário do Conselho Federal de Educação aprovou, por
unanimidade, a Conclusão da Cântara.
Sala Barretto Filho, em 05 de maio de 1982.
JOS/mo.t
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