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Relativamente a natureza jurídica da Fundação de
São
\
1. Natureza Jurídica da Instituição e Tradição em Ensino em Pes_
quisa.
Com base em todos os elementos constitutivos do pro -
cesso e segundo as normas constantes do Parecer nº 77/69 deste
Conselho, passo a seu exame.
Pela Portaria da presidência deste Conselho sob o nº
261/79, foi designada comissão verificadora, integrada pelos
professores Paulo Vicente Guimarães, da Universidade de Brasí
-lia e Juracy Cunegato Marques, da UFRS, comissão essa que
apresentou seu relatório logo após o cumprimento de seus
trabalhos.
0 referido curso de Mestrado já teve credenciadas, nes_
sa Universidade, as áreas de concentração em Psicologia da Edu
cação (Parecer nº 383/73) e Filosofia da Educação (Parecer nº
3785/76).
0 Coordenador de pós-graduação em Educação da Pontifí-
cia Universidade Católica de São Paulo solicita o
credenciamento da área de concentração "Supervisão e
Currículo" do curso de Mestrado em Educação.
I - RELATÓRIO
Tarcísio Meirelles Padilha
Credenciamento do curso de pós-graduação em Educação com área de
concentração em Supervisão e Currículo, a nível de Mestrado, ministrado pela
Universidade Católica de São Paulo
FUND
A
Ç
Ã
O S
Ã
O PAULO
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Paulo, mantenedora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,
parece desnecessário comprovar, novamente, que se trata de uma funda.
ção de direito privado, legalmente instituída, tanto e reconhecida a
universidade como credenciados numerosos cursos de mestrado.
No que diz respeito à tradição em ensino e pesquisa, é bas-
tante atentar nos dados que, a seguir, ressalto.
A PUC de São Paulo, fundada em 1946, foi reconhecida pelo
Decreto-Lei nº 9.622, de 22/08/46.
0 curso de graduação em Pedagogia é um dos primeiros, se-
não o primeiro instituído no Brasil, tendo funcionado na antiga Fa-
culdade de Filosofia, Ciências e Letras de São Bento e na Faculdade
de Filosofia, Ciências e Letras "Sedes Sapientiae", ambos anteriores
a qualquer outro no Brasil.
0 curso de Pedagogia tem mais de 40 anos de existência.
Em nível de pós-graduação, logo que editada a reforma uni -
versitária, a PUC instalou curso de mestrado em Educação, já em 1969,
vindo a ter, ate agora, três áreas de concentração, duas das quais
já credenciadas e a presente que se examina para o mesmo fim.
A universidade conta com 22 programas de pós-graduação a ní
vel de mestrado e se inicia no nível de doutorado.
2. Capacidade Financeira para a Manutenção do Curso
A comissão verificadora examinou a capacidade econômica da
Entidade Mantenedora, que apresenta um ativo/passivo no valor de Cr$
704.930.633,60 com ativo líquido de Cr$ 303.838.858,93. A realiza
ção orçamentaria de 1979, da fundação, apresentou superavit no valor
de Cr$ 16.068.424,08.
Quanto aos cursos de Pós-Graduação propriamente ditos, em
numero de 22, vêm apresentando déficits, sempre cobertos, a contento,
pela fundação. Conforme pondera a comissão verificadora, ha tenden -
cia à diminuição desses resultados negativos, tendo em vista que,nos
sucessivos balanços financeiros, vêm eles decrescendo sensivelmente.
4. Edifícios e Instalações Adequados ao Funcionamento do Curso
0 Programa de pós-graduação, ora sob analise, desenvolve-se
em prédio de construção recente, na sede do campus da universidade ,
tendo a comissão demonstrado a adequação dos edifícios e insstalações
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ao funcionamento do curso de mestrado em educação, nas três áreas de
concentração (duas credenciadas e a presente).
São relacionados os recursos audiovisuais e de apoio ao
desenvolvimento dos programas de pós-graduação.
No entender da comissão, as instalações são mais do que
satisfatórias para o curso.
5. Biblioteca A biblioteca central ocupa uma área de 4.000
m2, sendo 2.000 reservados a sala de leitura.
É administrada por 5 bibliotecárias habilitadas ao exercício
profissional, 7 auxiliares com nível superior, e 5 com nível de 2º
grau.
Conta a biblioteca central com serviços auxiliares de micro_
filmagem, maquinas leitoras e copiadoras de microfilmes, serviços de
xerox, gráfica off-set e projetores de slides.
0 acervo da biblioteca central é de 110.000 volumes de 1.313
títulos de periódicos.
Para a área específica dos programas de mestrado em Educação
que agora somam três, conta a biblioteca com 4.214 títulos, alem de
59 periódicos, dos quais 35 assinaturas correntes.
Ha, ainda, uma Biblioteca setorizada para o curso de mestra
do com suas três áreas de concentração, que dispõe de 626 volumes de
126 periódicos.
5.1. Regime Didático-Científico
0 Programa de Estudos Pòs-graduados em Educação: Supervisão
e Currículo, tem entre outros objetivos o de preparar professores do
ensino superior para o exercício da docência em acordo com os princí
pios e conceitos da supervisão e currículo, estimular a pesquisa e
produção de trabalhos científicos de alto nível, e preparar diferen-
tes tipos de profissionais para instituições sociais e órgãos gover-
namentais, cuja formação exija conhecimentos em Supervisão e Currícu
lo.
Poderão inscrever-se no programa os graduados em Pedagogia
ou outros cursos superiores mantidos por instituições nacionais, ou
estrangeiras, reconhecidas oficialmente.
0 programa oferece 30 vagas semestrais.
A seleção dos candidatos e feita com base nos seguintes cri-
térios :
- Analise do Curriculum vitae documentado, do candidato;
- Analise do histórico escolar do curso de graduação;
- Análise da declaração do candidato esclarecendo as razões
pelas quais deseja ingressar no programa;
- Entrevista com professores do Programa em que se procura
avaliar o interesse e as condições do candidato.
0 mestrado compreende um ciclo de estudos visando ã elabo
ração da dissertação para obtenção do grau de mestre, abrangendo:
I - Cursos Básicos;
II - Cursos Fundamentais ou de Concentração;
III - Cursos de Domínio Conexo;
IV - Seminários para Preparação da Dissertação.
São requisitos para obtenção do grau de Mestre em Educação:
I - completar, no mínimo 31 créditos assim distribuídos:
a) Cursos Básicos 6 créditos
b) Estudo de Problemas Brasileiros 1 crédito
c) Cursos Fundamentais ou de Concentração 12 créditos
d) Cursos de Domínio Conexo 6 créditos
e) Seminário para Preparação da Dissertação 6 créditos
II - Demonstrar proficiência em Língua Estrangeira;
III - Ser aprovado no Exame de Qualificação
IV - Ser aprovado em Sessão Publica de defesa de dissertação com no-
ta igual ou superior a 7,0 por cada um dos três examinadores. A
Comissão examinadora será" composta do professor orientador, seu
presidente, mais dois docentes com, pelo menos, o título de Dou
tor.
6. Corpo Docente
Dos 14 professores relacionados no processo, 11 possuem o
curso de doutorado e 3 de mestrado; estes cursando o doutorado.
7. Corpo Discente
A Instituição informa haver 12 9 alunos matriculados no pro-
grama, sendo 112 em tempo parcial e 17 em tempo integral.
Pelo relatório da Comissão Verificadora destacam-se os se-
guintes dados:
a) 123 alunos matriculados no 2º semestre de 1979;
b) 3 alunos afastados no 2º semestre de 1979;
c) 21 alunos em fase de elaboração de dissertação;
d) 3 alunos que já defenderam dissertação no programa,e
e) 18 alunos bolsistas (9 da CAPES, sendo que 3 possuem
bolsa tipo demanda social e 6 tipo PICD; 2 bolsistas
do CNPq e 7 bolsistas da Secretaria de Educação de
São Paulo).
0 processo sofreu varias diligências, sendo a última a-
travês do DC nº 244/81, para que a Universidade cumprisse as seguin-
tes exigências:
1- ampliar o elenco de disciplinas, de sorte a alterar a atual rigi-
dez curricular que não oferece opção ao mestrado;
2- esclarecer a totalidade da atividade docente, dos professores res_
ponsáveis pelas disciplinas, e
3- ampliar o acervo bibliográfico específico do curso.
Em cumprimento ao item um da diligência a Universidade
ampliou o quadro das disciplinas, podendo assim oferecer mais opção
para os alunos. No Anexo I deste parecer encontra-se o elenco das
disciplinas agora oferecidas.
Quanto ao item dois a Universidade apresenta o quadro de_
monstrativo das atividades docentes dos responsáveis pelas discipli-
nas, conforme anexo II a este parecer.
0 acervo bibliográfico foi ampliado de 479 títulos espe-
cíficos do curso.
II - VOTO DO RELATOR
Havendo a PUC cumprido as exigências e considerando-
se os mestres colaboradores do projeto, somos de parecer que pode
ser credenciado, pelo prazo de 5 anos, o curso de Mestrado em
Educação, com área de concentração em Supervisão e Currículo,
mantido pela PUC de São Paulo.
III - CONCLUSÃO DA CÂMARA
A Câmara de Ensino Superior, 2º Grupo, aprova o
voto do Relator.
Sala de Sessões, 4 de março de 1982.
C - Disciplinas de Domínio Conexo
- Análise de um Programa de Treinamento de Professores
- Metodologia da Pesquisa em Educação
- Problemas de Educação I e II
- Desenvolvimento Humano
- Aprendizagem Humana
- Psicologia Educacional Avançada
- Fenomenologia e Psicologia
A - Disciplinas Básicas
-
Metodologia do Trabalho Científico I
-
Filosofia da Educação
-
Estudo de Problemas Brasileiros
B-
Disciplinas Fundamentais ou de Concentração
-
Teoria da Supervisão (obrigatória)
-
Currículo I (obrigatória)
-
Dois cursos eletivos da área de concentração, dentre os abai
xo relacionados:
-
Teoria da Administração
-
Planejamento Educacional
-
Desenvolvimento de Recursos Humanos
-
Avaliação Educacional
-
Didática
- Currículo II
- Fundamentos Psicológicos do Currículo
- Metodologia do Trabalho Científico II
- Estatística Aplicada à Educação
- Estudo de Pequenos Grupos
- Experiências de Aprendizagem no Âmbito Escolar
- Psicologia do Pré-Escolar I e II
D - Seminário para Preparação de Dissertação
- Aconselhamento Psicológico
- Psicologia da Cognição I e II
- Psicologia do Escolar
- Psicologia Social da Educação I
- Treinamento de Grupo
- Teoria da Mudança Social
- Sociologia do Desenvolvimento
- Lógica do Conhecimento científico
- Psicologia da Motivação Humana
- Análise Institucional
- Analise de um Programa de
Treinamento de Professores
- Metodologia da Pesquisa em
Educação
- Problemas de Educação I e II
- Desenvolvimento Humano
- Aprendizagem Humana
- Psicologia Educacional Avan-
çada
- Fenomenologia e Psicologia
- Aconselhamento Psicológico
- Psicologia da Cognição I e II
- Psicologia do Escolar
- Psicologia Social da Educação
I
FUNDAMENTAIS:
- Teoria da Supervisão (obriga
tória)
- Currículo I (obrigatória) -
- Dois Cursos Eletivos da Área
de Concentração, dentre os
Abaixo Relacionados-
- Metodologia do Trabalho Cien
tífico I
- Filosofia da Educação
- Estudo de Problemas Brasilei-
ros
BÁSICAS:
- Treinamento de Grupo
- Teoria da Mudança Social
- Sociologia do Desenvolvimento
- Psicologia da Motivação
Humana
- Análise Institucional
-
g
ica do Conhecimento Cient
í
-
- Teoria da Administração
- Planejamento Educacional
- Desenvolvimento de Recursos
Humanos
- Avaliação Educacional
- Didática
- Currículo II
- Fundamentos Psicológicos do
Currículo
- Metodologia do Trabalho Cien
tífico II
- Estatística Aplicada à Educa-
çno
- Estudo de Pequenos Grupos
- Experiências de Aprendizagem
no Âmbito Escolar
- Psicologia do Pré-Escolar I
e II
TOTAL:
Dissertação
Escolher duas Disciplinas ent
r
e
aquelas oferecidas no semestres
- Estudo de Pequenos
Grupos
- Experiências de Apren
dizagem no Âmbito Escolar
- Psicologia do Pré-Es-colar I
e II
Escolher 2 entre os se guintes:
- Teoria da Administração
- Planejamento Educacional
- Desenvolvimento de
Recursos Humanos
- Avaliação Educacional
- Didática
- Currículo II
- Metodologia do Trabalho
Científico II
- Fundamentos Psicólogicos do
Currículo
- Estatística Aplicada a.
Educação
- Teoria da Supervisão
- Currículo I
- Metodologia do Tra-
balho Científico I
- Filosofia da Educa-
ção
- Estudo de Problemas
Brasileiros
ÁREA DE CONCENTRAÇÃO;
- Metodologia do Trabalho Científico II - Profa. Lia Renata
A. Giacaglio - Vide Curriculum Vitae Anexo.
- Fundamentos Psicológicos do Currículo - Dr. Joel Martins
Credenciado pelo C.F.E. Parecer nº 211/72 de 07/3/72.
- Estatística Aplicada à Educação - Dra. Bernadete Angelina
Gatti - Credenciada pelo C.F.E. Parecer nº 891/79 de
05/6/79.
- Estudo de Pequenos Grupos - Dra. Silvia Tatiana Maurer
Lane - Credenciada pelo C.F.E. Parecer nº 350/81 de
10 A/81.
- Experiência de Aprendizagem no Âmbito Escolar - Dr. Paulo
Freire - Vide Curriculum Vitae Anexo.
- Psicologia do Pré-5scolar I e II - Dra. Maria Regina Malufe
Credenciada pelo Parecer nº 891/79 de 05/6/79.
DOMÍNIO CONEXO;
- Psicologia da Cognição I e II - Dr. Joel Martins - Creden-
ciado pelo Parecer nº 1.102/79 de 02/8/79.
- Psicologia do Escolar - Dr. Joel Martins - Credenciado pelo
Parecer nº 928/72 de 09/8/72.
4
- Psicologia Social da Educação I - Dra. Maria Leonor Gayotto
Credenciada pelo Parecer nº 1.102/79 de 02/8/79.
- Treinamento de Grupo - Dra. Maria Leonor Gayotto - Credencia
da pelo Parecer nº 891/79 de 05/6/79.
- Teoria da Mudança Social - Prof. Luiz Eduardo W.Wanderley
Credenciado pelo Parecer nº 527/77 de 08/2/77.
- Sociologia do Desenvolvimento - Dr. Evaldo Amaro Videira -
Credenciado pelo Parecer nº 2.135/78 de 04/7/78./
Lógica do Conhecimento Científico - Dra. Iray Carone -
Credenciada pelo Parecer nº 891/79 de 05/6/79.
Psicologia da Motivação Humana - Dra. Maria Regina Malufe
Credenciada pelo Parecer nº 891/79 de 05/6/79.
Análise Institucional - Dr. Maurício Tragtenberg - Creden-
ciado pelo Parecer nº350/81 de 10/4/81.
REGIME DE
TRABALHO
40 horas 40 horas
4 0 horas
4 0 horas
24 horas 40 horas
40 horas
Doutros em Educ. PUC/SP 19 74
Mestre em Psic. da Ed. P U C / S P 1971
Doutro em Ciências - FFCL de Rio
Claro.
Doutor em Ciências - PUC/SP 1974
Mestre em Filos. da Ed. PUC/SP 197 5
Doutor
Doutor
Doutor
Doutor
Master os Sciences - Univ. Massachus
sets -
Doutros
m
Ciências
- FFCL de Rio Claro
- 1973
Doutor em Psicologia - USP- 1973
Doutor
Educação) PUC/SP - 1971
Doutor em Psicologia - PUC/ SP - 1971
DISCIPLINA
Teoria da Supevisão
Teoria da Administração
DesenvoIv ime nto de Recursos Humanos
em Educação
Curriculo II
Planejamento Educacional
Didática
Avaliação Educacional Orientação de Dissertações
Metodologia do Trabalho Cientifico
F i l o s o f i a da Educação
Es tudo de Problemas Brasileiro
Análise de Programas de Treinamento de professores
D esenvolvimento Humano
Metodologia da Pesq. em Educação
Aprendizagem Humana
Psicologia Educacional Avançada
Aconselhamento Psicológico Problemas de
Educação I e II
Fenomenologia e Psicologia
2. ANA M A R I A APARECIDA A. SAUL 3.
ARLETE ROSA MAGDALENA D'ANTOLA
4. YVONNE ALVARENGA G.
KHOURY
5. ANTÔNIO CHIZZOTTI 6. WANDA
POMPEU GERIBELO
7. HELENA FAGANIELLO
8.. ABIGAIL
ALVARENGA MAHONEY
9. MARIA DO CARMO GUEDES
10.SÉRGIO VASCONCELOS DE LUNA
11.
VILMA MILLAN ALVES PENTEADO
12. YOLANDA CINTRÃO FORGHIERI
13.
DERMEVAL SAVIANI
14. MARIA PERNANDA S.F. BLIRÃO
DICHTCHEKEWIAN
PROFESSOR
RTES AL0NS0
IV - DECISÃO DO PLENÁRIO
O Plenário do Conselho Federal de Educação aprovou, por
unanimidade, a Conclusão da Câmara.
Sala Barretto Filho, em 31 de março de 1982.
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