Houve ampliação do numero de salas para atendimento de pa
cientes, melhoria no equipamento para a realização de provas funcionais e
assegurado adequado funcionamento do material eletronico.
Alem disso, foram adquiridos diversos materiais para as
técnicas de radio-imuno-ensaio. A Comissão sugere a aquisição "de equi
pamento de laboratório para melhorar mais o serviço".
Os recursos bibliográficos foram objeto de observações no
citado DC-316/81. A instituição comprova estar desenvolvendo esforços no
sentido de modernizar a estrutura da Biblioteca Setorial do Centro
Biomédico e fortalecer o acervo bibliográfico mediante ampliação e
atualizaçao dos periódicos. Informa, igualmente, que é usuária da
BIREME.
A estrutura do curso constituiu outro ponto a merecer re-
paros no DC-317/81, a fim de que fossem atendidos os artigos 6º, 7º e 8º
da Resolução nº 11/77. A instituição atendeu às observações feitas,
ficando a nova organização curricular consoante espelha o anexo I. 0
programa oferece, agora, certa flexibilidade com o estabelecimento de
disciplinas opcionais tanto na área de concentração quanto no Domínio
Conexo.
A nova relação do corpo docente, assunto objeto de apre -
ciaçao no mencionado Despacho de Câmara, pode ser observada no anexo
II. Trata-se de conjunto de professores "adequado em titulação e carga
horária" na opinião dos verificadores. 0 Relator considera satisfató -
rio o grupo de docentes, destacando que os não portadores da titulação
exigida são bem qualificados no campo da Endocrinologia e não funcio -
nam como responsáveis por disciplinas.
A Comisão Verificadora realça a "qualidade e dedicação do
corpo clinico e de laboratório".
A movimentação do corpo discente pode ser vista no anexo
III, remetida pela instituição como documentação complementar, após o
DC-316/81, em resposta à observação assinalada sobre as titulações cori
cedidas e a evasão ocorrida. As informações enviadas, neste particular.
merecem avaliação cuidadosa sob dois ângulos: um, o da evasão, e, o ou
tro, o dos graus conferidos. No concernente a este ponto, o número de
alunos que alcançou o titulo de mestre, 7 durante o período, pode ser
considerado pequeno numa análise superficial. Aprofundando, porém,o exa
me deste tópico, constata-se que, apesar de designadas dissertações
por princípios normativos, os trabalhos produzidos sao de pesquisa clí
nico-laboratorial, desenvolvidos sobre projetos que envolveram pesqui-