ram considerados equivalentes a estudos superiores. 0 que se decla
ra equivalente, explicita Valnir Chagas no Parecer 54/70, "ê tão
so o nível de ambos encarados em bloco e prossegue: " 0 aproveita-
mento daqueles no curso de Pedagogia, como nos casos comuns de
transferência, supõe um cotejo entre os dois currículos, seguido
ou não de adaptações; e o aluno será matriculado conforme o que
resulta concretamente desse processo, depois que se levem em conta
as disciplinas creditadas". Por conseguinte, coube ao Conselho Fe-
deral de Educação declarar a viabilidade desse aproveitamento, fi-
cando à critério das IES decidir sobre a própria aceitação do
aproveitamento, o que constitui matéria a ser regulada nos respec
tivos estatutos e regimentos.
No caso em apreço, a interessada deixou de cursar ape-
nas uma disciplina (Metodologia da Matemática) do curso pós-normal
realizão no Instituto de Educação de Minas Gerais, em 1964. Ao in
gressar no curso de Pedagogia da Faculdade de Filosofia, Ciências
e Letras de Itajubá, com base no Art. 49 do respectivo Regimento
(aprovado pelo CFE, Parecer 268/70), foi dispensada de cursar aque-
las disciplinas, cujos programas apresentavam perfeita equivalên -
cia com os da Faculdade.
Não nos parece justo, portanto, exigir que a interessa
da faça novamente aquelas disciplinas já cursadas anteriormente ,
por uma interpretação retritiva da norma em vigor. Com efeito, o
que se pretendeu,. desde o primeiro pronunciamento do CFE sobre a
matéria - Parecer 340/63 -foi reconhecer a possibilidade da refe
rida equivalência a ser apurada pela instituição interessada.
"Como se vê, não nos faltou a necessária prudência pa-
ra falar em termos de aproveitamento de estudos comprovada
mente idênticos ou equivalentei e não de uma universal e
obrigatória equiparação dos cursos de administradores esco
lares ã primeira metade do curso de Pedagogia, Na prática,
portanto, casos hao de surgir em que nenhuma disciplina se
rã "creditada", outros em que algumas poderão sê-lo e uma
terceira ordem, sem dúvida mais rara, e menos improvável ,
em que se decidirá pela plena coincidência dos estude