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O processo vem devidamente instruído com a abordagem
dos aspectos mais relevantes para que se julgue a viabilidade
do pretendido, ou seja, com informações sobre:
A justificativa da necessidade social bem como a de
monstração do satisfatório atendimento às necessidades locais
do ensino de 1º e 2º Graus constam do processo às fls. 03/08.
0 presidente da Associação Pró-Ensino Superior em San
ta Cruz do Sul, mantenedora das Faculdades Integradas de Santa
Cruz do Sul,encaminha a este Conselho plano de conversão pela
via da plenificação, do Curso de Estudos Sociais, Licenciatura
de 19 Grau, nas Licenciaturas Plenas em História e Geografia.So
licita, ainda, aumento de 60 (sessenta) vagas que seriam acres
centadas às 110 já autorizadas para o Curso de Estudos Sociais
(50 para a Licenciatura de 1? Grau e 60 para a habilitação Edu
cação Moral e Cívica) que possibilitariam à Instituição conti.
nuar oferecendo a Licenciatura Curta de Estudos Sociais com 50
vagas, além das Licenciaturas Plenas em História, Geografia e
Educação Moral e Cívica com 40 vagas cada uma.
MAURO COSTA RODRIGUES
Conversão do Curso de Estudos SociaisVcom habilitação 'em Educa
ção Moral e Cívica (Plena) nas habilitações de Geografia e His_
tória (Licenciatura Plena)
ASSOCIAÇÃO PRÕ-ENSINO EM SANTA CRUZ DO SUL
i
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. A mantenedora
. Situação econômico-financeira
. Instalações físicas e equipamentos
. Biblioteca
. Estrutura curricular
. Corpo docente
. Alterações regimentais.
O Curso de Estudos Sociais, Licenciatura de 1º Grau e
a habilitação em Educação Moral e Cívica (Licenciatura Plena) jã
estão devidamente reconhecidos.
Através de diligência interlocutória, a Instituição a
tendeu às solicitações do Relator referente à forma de apresenta
ção do Corpo Docente e ajustamentos correspondentes em seu Regi
mento.
II - PARECER
Pelo Parecer 635, aprovado na reunião plenária do dia
11 de dezembro de 1983, este Conselho já se definiu favoravelmen
te a essa possibilidade, havendo o referido Parecer fundamentado
as razões para essa decisão, bem como fixado os pré-requisitos a
serem observados nesse processo de plenificação.
Com a transformação pretendida, o Curso de Estudos So
ciais passará a ser desenvolvido a partir de um tronco comum ou
ciclo básico, com a duração de cinco semestres letivos, ao térmi.
no dos quais seus concluintes obterão a licenciatura correspon
dente de 19 Grau, com possibilidade de prosseguir seus estudos,
pela via da plenificação, por mais cinco semestres letivos, vi
sando, conforme a opção feita nessa ocasião, o atingimento das
Licenciaturas em Geografia, História ou Educação Moral e Cívica.
Daí o entendimento que precisa haver de que não se tra
tara apenas de acrescentar novas disciplinas e cargas horárias.É
necessário uma conscienciosa análise do atual Curso de Estudos
Sociais, Licenciatura de 19 Grau, já oferecido, não apenas com
vistas à verificação da estrutura curricular que desenvolve, mas
principalmente, quanto aos procedimentos metodológicos adc
4
-
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O ensino necessitará se valer do currículo como instrumento da a
ção didático-pedagógica com vistas aos objetivos específicos de
uma licenciatura de 1º Grau. Espera-se, assim, dessa licenciatu
ra de 1º Grau, que dote o professor de conteúdo suficiente e de
técnicas apropriadas, "que se liguem menos À linha disciplinar
do que às das práticas e dos estudos coordenados em áreas, para
que se consiga cumprir a sua missão específica de preparar o alu
no do primeiro ciclo da escolaridade para seu futuro desempenho
de pessoa integralmente desenvolvida em suas virtualidades e ap_
tidões".
Já as Licenciaturas Plenas em Educação Moral e Cívica,
Geografia ou História, que se seguirão em prosseguimento, serão
predominantemente monovalentes e objetivarão a formação de pro
fessores na modalidade pela qual hajam optado, ou seja, Geogra
fia, História ou Educação Moral e Cívica.
Para que as transformações pretendidas atinjam efetiva
mente o que delas se espera, é imprescindível que a IES proceda
a uma reflexão sobre os aspectos conceptuais e doutrinários que
fundamentaram o Parecer 554/72 e serviram de inspiração à conse
quente Resolução 8/72.
É preciso que fique bem claro que, por essa via, o que
se pretende é a formação do professor e não do bacharel em Histó
ria ou Geografia. Eis porque o Parecer 635/83 não admitiu, em hi
pótese alguma, que pela substituição ou acréscimo de disciplinas
pedagógicas por outras profissionalizantes se venha pretender a
tingir, também, o bacharelado. Todo o enfoque metodológico e os
procedimentos didáticos a serem adotados na formação desse pro
fessor, tanto no ciclo da Licenciatura de 1º Grau, como na etapa
da plenificação que se seguirá, terão que nortear-se visando a
conceituação curricular e as disposições expressas no Parecer CFE
831/71 e correspondente Resolução nº 8, de 19 de dezembro de 1971,
para o ensino de 1º e 2º Grau.
Feitas essas considerações, passemos a analisar os as
pectos do processo que, de forma mais relevante, servirão de su
porte ao pretendido:
1. Quanto à mantenedora
Em processos anteriores, quando da autorização e reco
nhecimento dos cursos que já mantém, este Conselho já a analisou
e julgou apta ao desempenho da atividade educacional.
Não se tem conhecimento de quaisquer outras implica
ções, tanto de ordem jurídica como fiscal, que façam com que se
modifique esse juízo.
2. Quanto à viabilidade econômico-financeira
Qs recursos financeiros destinados ao curso constam às
fls. 13/14 onde se destacam:
a) custo para o aluno
- valor do crédito ........................... Cr$ 22.667,00
- nº de créditos:
. Licenciatura de 1º Grau ............................ 102
. Habilitação em EMC .................................. 100
. Licenciatura em Geografia .......................... 100
. Licenciatura em História ........................... 100
- Valor total (valor do crédito x nº de créditos):
. Licenciatura de 1º Grau ............... Cr$ 2.312.034,00
. Licenciatura Plena em Geografia ....... Cr$ 2.266.700,00
. Licenciatura Plena em História ........ Cr$ 2.266.700,00
. Licenciatura em EMC ................... Cr$ 2.266.700,00
b) custo para a Instituição:
- salário aula ............................... Cr$ 12.300,00
- encargos sociais ........................... Cr$ 8.610,00
- administração/secretaria ................... Cr$ 3.690,00
- equip./bibliografia/mat. consumo ............ Cr$ 4.920,00
- valor base de cálculo ...................... Cr$ 29.520,00
- nº de horas/aula
. Licenciatura de 1º Grau ...................... 1.530 h/a
. Habilitação em EMC ........................... 1.500 h/a
. Licenciatura em Geografia .................... 1.500 h/a
. Licenciatura em História .................... 1 ,500 h/a
- valor total dispendido (valor base de cálculo x nº de horas/
aula):
. Licenciatura de 19 Grau .............. Cr$ 45.165.600,00
Habilitação em EMC ................... Cr$ 44.280.000,00
. Licenciatura em Geografia ........... Cr$ 44.280.000,00
. Licenciatura em História ............ Cr$ 44.280.000,00
3. Quanto à solicitação do aumento do número de vagas
O Curso de Estudos Sociais, Licenciatura de 1º Grau,
oferecido pela IES já tem autorizadas 50 vagas, e a Habilitação
em Educação Moral e Cívica, Licenciatura Plena mais 60, ou seja,
já estão autorizadas para seu Curso de Estudos Sociais 110 vagas
totais anuais.
Quando dos estudos e debates que precederam ao Parecer
635/83, decidiu-se que, no processo de plenificação que se esta
va propondo implantar, como medida acautelatória dos indispensã
veis padrões de qualidade de ensino que o deveriam nortear, prin
cipalmente na fase inicial de sua implantação, não se justifica
ria o aumento do numero das vagas já oferecidas e sim uma distri
buição mais flexível, em função da demanda, do total das já auto
rizadas.
Dessa forma, mesmo respeitando a argumentação apresen
tada pela Instituição, atem-se o Relator às mesmas razões que le
varam este Conselho, no Parecer 635/83, a recomendar a manuten
ção do mesmo número de vagas já autorizado.
4. Quanto ãs instalações e equipamentos
O prédio onde funcionam as Faculdades Integradas assim
como as instalações que compõem o novo campus encontram-se des^
critos às fls. 235/247 do anexo 01 do processo.
O Relator os considera compatíveis com as necessidades
decorrentes dos novos encargos pleiteados.
5. Quanto à biblioteca
A biblioteca, instalada em área de 1.191,80m
2
, dispõe
das seguintes dependências dentre outras:
. área destinada ã consulta .................... 267,15m
2
. área destinada ao acervo ..................... 336,64m
2
. salas de trabalho em grupo (7) ............... 78,68m
2
. salas de consulta individual (7) ............. 33,92m
2
0 quadro de pessoal compõe-se de 4 bibliotecárias e 7
auxiliares; funciona de 2ª À 63 das 7,30 às 22,45 horas, com in
tervalos entre as turmas e aos sábados das 8 às 11,30 e das 13,30
às 16 horas.
O sistema de classificação adotado é o Decimal Univer
sal.
O acervo relacionado às fls. 248/297 do anexo 01 do pro
cesso compõe-se de 23.211 títulos com 28.774 volumes.
Especificamente para o apoio às Habilitações de Educa
ção Moral e Cívica, Geografia e História, há o destaque de 3.954
títulos com 6.006 volumes.
Considerou o Relator também satisfatórios os periõd_i
cos disponíveis, recomendando que se mantenha a preocupação de
ampliar sempre o número de assinaturas. Será importante, também,
uma especial atenção para o aperfeiçoamento e ampliação da mapo
teca.
6. Quanto à estrutura curricular
Curso de Estudos Sociais
6.1 - Licenciatura de 1º Grau - Tronco comum
. Desenvolvido em 5 semestres letivos.
. Carga horária:' 1.530 horas/aula (incluindo EPB e E
ducação Física). . Total de créditos: 102 Observação: . Atende
às exigências do Parecer 554/72 quanto ao Currículo Mi. nimo e às
do Parecer 672/69, no que diz respeito às discipli. nas
pedagógicas.
6.2 - Licenciaturas Plenas
6.2.1 - Habilitação em Educação Moral e Cívica
. Desenvolvida em mais 5 semestres letivos.
. Carga horária dessa etapa: mais 1.500 horas/
aula. . Créditos: 102 Carga horária total da
Licenciatura Plena em E ducação Moral e Cívica,
3.030 horas/aula,ou 202 créditos, desenvolvidos
em 10 semestres letivos.
6.2.2 - Habilitação em História
. Desenvolvida em mais 5 semestres letivos.
. Carga horária dessa etapa: mais 1.500 horas/
aula. . Créditos: 102 Carga horária total da
Licenciatura Plena em História, 3.030
horas/aula, ou 202 créditos, de_ senvolvidos em
10 semestres letivos.
6.2.3 - Habilitação em Geografia
. Desenvolvida em mais 5 semestres letivos.
. Carga horária dessa etapa: mais 1.500 horas/
aula. . Créditos: 100 Carga horária total da
Licenciatura Plena em Geografia, 3.030
horas/aula, ou 202 créditos,de_ senvolvidos em 10
semestres letivos.
Observações:
a) Nas 1.500 horas/aula desenvolvidas em cada habilitação não
está incluído o total correspondente â Educação Física.
b) Foram atendidas as exigências de Currículo Mínimo referentes
ã Educação Moral e Cívica (Parecer 554/72) , História (Pare_
cer 377/72) e Geografia (Parecer 412/62), bem como ao Pare
cer 672/69, no que se refere às disciplinas pedagógicas.
c) O Relator recomenda especial atenção para a necessidade de
pesquisa e extensão a ser desenvolvida ao longo de todo o
curso, pois considera que será através desses trabalhos aca
dêmicos que, no futuro, se poderá avaliar melhor os resulta
dos desse processo de plenificação, possibilitando as corre
ções e os aperfeiçoamentos que se venham a fazer necessários.
7. Quanto ao Corpo Docente
Os docentes que darão suporte às licenciaturas com
as disciplinas para os quais estão sendo indicados encontram-se
re lacionados às fls. 15/18 do processo e as fichas cadastro
respec tivadas compõem as fls. 01/234 do anexo 01.
Dos professores relacionados, apenas constituem novas
indicações, havendo todos os demais já sido apreciados por este
Conselho.
Considera o Relator que podem ser aceitos e anexa a re
lação correspondente.
8. Quanto ao Regimento
O exemplar anexado ao processo ainda não está ajustado
às novas habilitações. Através de diligência interlocutória, a
IES informou que está procedendo às devidas adaptações para sub
metê-las a este Conselho.
III - VOTO DO RELATOR
Face ao exposto, vota o Relator no sentido de que se a
prove a reestruturação do Curso de Estudos Sociais, Licenciatura
de 19 Grau, oferecido pelas Faculdades Integradas de Santa Cruz
do Sul, bem como as licenciaturas plenas que, em continuidade e
pela via da plenificação, oferecerá nas Habilitações de Educação
Moral e Cívica, Geografia e História.
São mantidas as 110 vagas totais anuais Ikã oferecidas.
A Instituição deverá submeter ao CFE as alterações re
gimentais consequentes no prazo de 90 dias.
IV - CONCLUSÃO DA CÂMARA
A Câmara de Ensino Superio, 1º Grupo, acompanha o
voto do Relator.
Sala de Sessões, 04de julho de 1984.
Gabriel Maria
Bellini
Edgar Affonso Hoffmann
Carmem Regina
Pozzobon da Costa
António Pilz Netto
Aila Duarte Saenger
NOME DO PROFESSOR
Geografia
Humana
Geografia
Regional
Antropologia
Cultural
Filosofia
Cultura Brasileira
Estudo de Problemas
Brasileiros .
História Social,Política
e Eco nõmica Geral e do
Brasil.
Psicologia da
Educação
Historia Medieval
DISCIPLINAS
Graduação em Letras - Português e Literaturas de Língua
Portuguesa - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grar
de do Sul,Porto Alegre,em 11/12/66.
Graduação em Geografia e História - Faculdade de Filoso-
fia Marcelino Champagnat - Porto Alegre, em 02/03/63.
Especialização em Antropologia de Sociedades Complexas -
Universidade Federal do Rio Grande do Sul,Porto Alegre.dc
março a dezembro de 19"74 - 270 horas-
Especialização em História da Cultura Brasileira - Ponti
fícia Universi "e Católica do Rio Grande do Sul,Porto
A
le
g
re
,
24.04.8
Graduação em Filosofia - Universidade Católica de Pelotas
em 31/8/70
Graduação em Teologia - Pontifícia Universitas Gregoria_
na, Roma, em 30/09/68.
Graduação em História - Universidade Federal de
Santa Maria,eml2/12/68.
Especialização em Sociedade,Cultura e Política da
América Latina - Faculdades Integradas de Santa
Cruz do Sul, março a dezembro, 1981 - 360
horas.
Graduação em Filosofia - Universidade Federal do Rio Gran
de do Sul - Porto Alegre,em 30/03/1961
Especialização em "Teoria e Prática- de Currículo para En_
sino de Nível Médio - Universidade Federal de Santa Maria
em 19/12/72 - 1455 horas.
Especialização em Filosofia - Antropologia Filosófica -
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul,Po_i
to Alegre,em 06/07/1979 - 390 horas.
Graduação em Estudos Sociais com Habilitação em Educação
Moral e Cívica - Faculdade de Filosofia,Ciências e Letras
de Santa Cruz do Sul, em 14/12/79.
Especialização em Estrutura Social,Política e Económica
do Brasil - Faculdades Integradas de Santa Cruz do Sul,
março, dezembro/82 - 360 horas.
RESUMO DA TITULAÇÃO
en
Geografi
a
Humana,
Geografi
a
Regional
e
Antropol
i
Maria Hoppe
Kipper
Maria
Elisabet
h
Diettric
h
Luci Elaine
KrMmer
Schwengber
Ivo Cláudio
Weigel
NOME DO PROFESSOR
História do
Brasil
História
Moderna
Pratica de
Ensino de
História
Teoria Geral
do Estado
Organização
Social e
Política do
Brasil
Prática de
Ensino de
Educação Moral
e Cívica.
i
Estrutura e
Funcionamento do
En sino de 19
Grau
Estrutura e
Funcionamento do
En sino de 29
Grau
Historia(Antiga e
Contemporânea)
Política História
da América
DISCIPLINAS
Graduação em História - Faculdade de
Filosofia,Ciências e Letras de Sao
Leopoldo,17/4/68.
Especialização em História
Contemporânea - Universidade do Vale
do Rio dos Sinos - São Leopoldo,
março/76 a jan-neiro/77 - 360
horas.
Graduação em Estudos Sociais com
Habilitação em Educação Moral e
Cívica - Faculdade de
Filosofia,Ciências e Letra de
Santa Cruz do Sul, em 18/12/75.
Especialização em Historia
Contemporânea - Universidade do
Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo,
de março de 1979a janeiro de 1980
- 390 horas.
Gra ç em Pedagogia - Magistério das dua ão
Matérias Pedagógicas do 29 Grau - Faculdade de
Filosofia, Ciências e Le trás Imaculada
Conceição,Santa Maria,em 12/12/70 Graduação
em Estudos Sociais - Faculdade de Filosofia,
Ciências e Letras Imaculada Conceição,Santa
Maria,em 7/8/81 Especialização em Métodos e
Técnicas de Ensino - Pontifí cia Universidade
Católica do Rio Grande do Sul,Porto Ale gre,
em 07/11/77
-
425 horas
=
35 cr
é
ditos.
Graduação em Estudos Sociais com Habilitação em
Educação Moral e Cívica - Faculdade de
Filosofia,CiênciaseLetras de Santa Cruz do
Sul, em 18/12/75.
Especialização em Sociedade,Cultura e Política
da América Latina - Faculdades Integradas de
Santa Cruz do Sul-mar-ço a dezembro de 1981
360 h
RESUMO DA TITULAÇÃO
Parecer nº
582/74 em
Historia do
Brasil-
Documenta 159
Parecer nº
564/82 etl
História
Moderna -
Documenta 264
Parecer nº
03748/78
Parecer nº
564/82em
Teoria Geral
do Estado e
Organização
Social e
Política do
Brasil -
Documen ta
264
Parecer
n9817/80 em
Prática de
Parecer
311/74em
Estrutur
a e
Funcio-
namento
do
Ensino
de 19 e
Parecer nº
546/82em
História(Ant
iga e
Contemporãne
a)e Política
- Documenta
n
º
264
OBSERVAÇÕES
Albano Marcos Bastos
Pepe
Rita Marli Severo
Trindade
Oscar Hentschke
Oto José Leifheit
Nei Maurílio
Morsch
NOMEADO PROFESSOR
Teoria do Conhecimento
Históri
CO
Métodos e Técnicas de
Pesquisa História das
Doutrinas Morais
Didática
Estatística
Geografia Física
Geografia do Brasil
Prática de Ensino de
Geografia
Introdução à
Economia
D
ISCIPLINAS
Graduação em Filosofia - Universidade Cató
l
ica de
Pernam
buço, Recife, 12/05/77.
Mestre em Filosofia - Universidade Federal de
Santa Maria,
1
1/09/79.
Graduação em Pedagogia - Magistério das Matérias
Pedagógicas do 29 Grau - Faculdade de Filosofia,
Ciências e Le trás Imaculada Conceição, Santa
Maria, em 19/12/67 Especialização em Métodos e
Técnicas de Ensino - Pontifí cia Universidade
Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alf gre,
1975 - 360 horas.
Graduação em Pedagogia - Magistério das Matérias
Pedagógicas do 29 Grau - Faculdade Católica de
Filosofia,Ciências e Letras de Bagé, em
04/03/74
Especialização em Estatística - Universidade de
Passo Fun do, em julho de 1979 - 375 horas.
Gra ua m G ia Un versidade Federal d ção e eograf - i
Fluminense, Niterói, 02/01/68
Especialização em Ecologia Humana -
Universidade do Vale do Rio dos Sinos,São
Leopoldo,de abril a dezembro de 1976 - 390
horas= 26 créditos,
Bacharel em Ciências Económicas - Pontifícia
Universidade Católica do Rio Grande do Sul,Porto
Alegre,em 17/12/65 Bacharel em Ciências Jurídicas
e Sociais - Faculdade de Direito de Santa
Cruz do Sul,em 20/12/74
Especialização em Teoria Geral do Direito e
Pesquisa Ju rídicas - Faculdades Integradas de
Santa Cruz do Sul -29 semestre/1983 a 19
t /1984
360 h / l
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ESUMO DA TITULA
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Parecer
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em
Didática
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Documen-
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Pa ecr er
nº/817/80e
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Estatístic
a - Docu-
menta 239
Parecer nº
172/74em
Geografia
Física,
Geografia do
Brasil e
Prática de
Ensine
de
Parecer
564/82e
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Introdu
ção à
Econo-
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BSERVA
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ÕES
José Torres Ronna
Jorge Luiz da
Cunha
Cinara Lerrer
Rosenfield
Ceres Eli Vargas
Scheffer
António Batista
Pereira
'''''S-náÚE DO PROFESSOR
Demografia
Cartografia
História Social
Introdução aos Estudos
Históri
cos(Arquivos e Fontes
para a
História)
História da América
Sociologia
Antropologia Cultural
Estudo de Problemas
Brasileiros
História da Arte
Botânica
li
DISCIPLINAS
Graduação em Geografia - Universidade Federal do
Rio Grar de do Sul, Porto Alegre, em
12/01/81
Cursando Especialização em Planejamento Urbano
- Universj dade Federal do Rio Grande do Sul,
Porto Alegre,tendo cor cluído 285 horas ou
seja 19 créditos.
Graduação em Estudos Sociais com Habilitação em
Educação Moral e Cívica - Faculdade de Filosofia,
Ciências e Letras de Santa Cruz do Sul,
03/07/82
Mestrado incompleto em História do Brasil -
História Social - Universidade Federal do Paraná,
Curitiba,1983/ 198^ - 675 horas=45 créditos - Em
fase de elaboração da Dissei tacão.
Graduação em Ciências Sociais - Universidade
Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, em
04/08/81 Mestrado incompleto em Ciências Sociais -
Universidade Fe deral da Paraíba, João Pessoa -
1983/1984- 360 horas.
Graduação em Desenho e lás ica - sc la perio P t E o Su r
de Arte "Santa Cecília" de Cachoeira do Sul, em
23/12/74 Especialização em Métodos e Técnicas de
Ensino - Faculda des Integradas de Santa Cruz do
Sul - março a novembro de 1982 - 360 horas.
Graduação em Técnicas Agrícolas-Univ. F
e
deral do Rio
Gran
de do Sul, Porto Alegre, 15/02/74
Graduação em Ciências Biológicas - Universidade do
Vale
do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 20/09/77
Mestre em Ciências Biológicas - Botânica
Sistemática -
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Porto
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OBSERVAÇÕES
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Suzana Albornoz
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Sérgio Schaefer
Rosa Maria
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NOME DO PROFESSOR
Psicologia da
Educação
História das Ideias
Políticas e Sociais
Política
História do Pensamento
Político e das Doutrinas
Sociais
Filosofia
Estudo de
Problemas
Brasileiro
História do Rio
Grande do Sul
DISCIPLINAS
Graduação em Psicologia - Universidade Católica de
Pelotas - Diploma de Psicólogo, em 21/12/80 e
Licenciada em Psicologia,em 13/02/81
Mestrado incompleto em Psicologia - Pontifícia
Universid de Católica de Campinas, São Paulo -
1983/1984 - tendo concluído os créditos exigidos para
o curso,estando em Processo de Elaboração de Tese de
Mestrado.
Graduação em Ciências Sociais - Pontifícia
Universidade Católica do Rio Grande do Sul,Porto
Alegre,19/12/63 Mestrado incompleto em Filosofia na
área de concentração de Filosofia Política,
Universidade Federal do Rio Grand do Sul, Porto Alegre,
1983/1984,tendo concluído os crédi-tos do curso,
estando em fase adiantada de elaboração da
Dissertação.
Graduação em Filosofia - Faculdade de Filosofia Nossa
Senhora Medianeira, São Paulo,em 30 de junho de 1973.
Especialização em Filosofia na área de Antropologia
Filo sófica,Pontifícia Universidade Católica do Rio
Grande do Sul,Porto Alegre, de janeiro de 1981 a junho
de 1982-360 horas.
Mestrado incompleto em Filosofia - Pontifícia
Universida de Católica do Rio Grande do Sul, Porto
Alegre^mfase de elaboração da dissertação.
; Graduação em Estudos Sociais com Habilitação em
Educação Moral e Cívica - Faculdade de Filosofia,
Ciências e Letras de Santa Cruz do Sul, 16/12/77.
Especialização em Sociedade, Cultura e Política da
Améri ca Latina - Faculdades Integradas de Santa Cruz
do Sul, de março a dezembro de 1981 - 360 horas.
Especialização em Historia do Rio Grande do Sul -
Univer sidade Federal do Rio Grande do Sul,Porto
Alegre, de mar ço a dezembro de 1983 - 360 horas.
RESUMO DA TITULAÇÃO
:
Parecer
n9564/82em
Filosofia
da Educação
e História
da Educação
- Curso de
Pedagogia -
Documen ta
nº 264
Parecer
n9564/82em
Estudo de
Problemas
Brasileiro
s - Curso
de Letras
- Documer
ta nº 264
OBSERVAÇÕES
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Virgínia Elisabeta
Etges
NCfrffi-ríO PROFESSOR
Demografia
Geografia
Física,Humana,Geral e
do Érasil
Introdução aos Estudos
Geográficos
DISCIPLINAS
Graduação em Estudos Sociais com Habilitação em Educação
Moral e Cívica - Faculdade de Filosofia,Ciências e Letra
de Santa Cruz do Sul, em 20/12/80.
Especialização em Sociedade,Cultura e Política da América
Latina - Faculdades Integradas de Santa Cruz do Sul, de
março a dezembro de 1981 - 360 horas.
Mestrado incompleto em Geografia Humana - Universidade de
São Paulo, em São Paulo - 1983/1984, tendo c.oncluído_30
créditos, estando em fase de elaboração da Dissertação.
RESUMO DA TITULAÇÃO
V
i
OBSERVAÇÕES
IV - DECISSO DO H£NfiRIO
O Plenário do Conselho Federal de Educação aprovou , por unanimidade, a
Conclusão da Câmara.
Sala Barretto Filho , em 0 ¥ de Aj/JjAâ de 198&Í
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Baixar livros de Literatura de Cordel
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Baixar livros de Medicina
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Baixar livros Multidisciplinar
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Baixar livros de Psicologia
Baixar livros de Química
Baixar livros de Saúde Coletiva
Baixar livros de Serviço Social
Baixar livros de Sociologia
Baixar livros de Teologia
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