Neste processo, pretende habilitar, por via do curso de
Peda-gogia que mantém, já reconhecido, professores para o
Magistério das Series Iniciais do 1º Grau - Classes Plurisseriadas.
0 caminho para tanto, segundo entende a instituição, seria o de
introduzir-se, na habilitação Magistério, do Curso de Pedagogia,
uma outra opção de habilitação: "magistério das séries iniciais do
1º grau - classes plurisseriadas".
Da leitura do projeto, não resta duvida de que se trataria de
oferecer um curso emergencial,em regime de férias, para habilitar,
em nível superior, professores para o exercício do magistério nas
quatro primeiras séries do 1º grau, na zona rural que e geogra-
ficamente, onde se encontram as chamadas classes multisseriadas.
Não é sem razão que o currículo proposto inclui, como disciplina
Agricultura Especial - Horticultura.
A proposta da FIDENE manifesta duas inovações significativas
na rotina de solicitações que chegam a este Conselho. Uma, de ca-
rãter formal, outra de natureza essencial de interesse na habilita-
ção de professores. A primeira, pretende que uma mesma habilitação
específica se bifurque para oferecer habilitação nova. No caso, na
habilitação magistério das matérias pedagógicas do 2º grau seria in-
troduzido um currículo que habilitaria, em regime especial, profes-
sores para o magistério em classes multisseriadas.
A segunda põe em discussão, no nosso entender, a necessidade
de habilitação específica, em nível superior, de professores para
regência de classes multisseriadas.
Examinemos os dois temas suscitados neste processo. No que
diz respeito a introduzir-se,nas condições propostas, uma nova ha-
bilitação no curso de Pedagogia, afigura-se-nos, o risco de um com-
plicador não somente desnecessário, como indesejável, uma vez que
vem sofrendo críticas e suscitando estudos em andamento há alguns
anos, o excessivo numero de habilitações propiciadas pelo curso de
Pedagogia. Não há duvida de que ocorrerão mudanças neste orientação,
muito brevemente.
Quanto a proposta de uma habilitação especifica de professor
para o trato de classes multisseriadas parece-nos desconsertante,
quando focalizamos bases em que se deve apoiar a formação de recur-
sos humanos docentes, em nosso país.