Download PDF
ads:
o apreciados, neste Parecer, os pedidos de au
torização de novos cursos de Ciências Econômicas, entrados no pe
ríodo fixado no Calendário Geral do CFE para 1980.
2. A CAPLAN decidiu examinar estes processos con-
juntamente com os de cursos afins, pelo mesmo Relator, sempre que
interessando à mesma mantenedora. Para facilidade de exposição,
contudo, os pareceres foram desdobrados de forma a agrupar, cada
qual deles, os pedidos relativos a um mesmo curso. De qualquer
forma, deve-se ter em conta a totalidade das propostas submeti-
das ao CFE e suas interrelações (Anexo nº 13.
3. Deixam de ser levados em consideração os plei-
tos que, por diferentes razões, previstas na norma em vigor, fo-
ram objeto de arquivamento liminar (Par. 0001/613.
4. 0 presente Parecer abrange, assim, 17 Cartas-
consulta, relacionadas com 11 DGEs.o inclui nenhum pedido de
aumento de vagas.
Armando Dias Mendes
ASSUNTO
Apreciação da necessidade social de novos cursos de Ciências
Econômicas (Cartas-consulta].
ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL PROF. LUIZ SOARES E OUTRAS
ads:
Livros Grátis
http://www.livrosgratis.com.br
Milhares de livros grátis para download.
5. Para entendimento deste Parecer e dos que lhe
o diretamente associados, deve-se levar em conta que as so-
licitações relacionadas com o curso de Ciências Econômicaso
objeto de apreciação e análise em dois níveis:
a - numa visão macroscópica, integradora, em
que se consideram os grandes agregados es
tatísticos que indicam a situação dos cur
sos dessa natureza no Brasil e macro-va
riáveis outras, inclusive de natureza qua
litativa;
b - o nível micro, específico, em que se le-
vam em conta as características, realida
de e potencialidades de cada uma das ins
tituições de ensino interessadas.
Para melhor ordenamento do raciocínio e por
economia processual, procedeu-se primeiro à discussão dos as-
pectos referidos na alínea "a". Esse é o objeto do presente PÉ
recer.
Os aspectos da alínea "b"o considerados em
Pareceres específicos, um para cada instituição, sempre que a
análise anterior tenha concluído pela provável justificação s_a
cial da criação do curso pretendido, dentro das circunstân-
cias de momento e lugar.
6. Desse modo, a compreensão final do pronuncia
mento último do Relator e do Voto da CAPLAN, conseqüente, so-
mente será alcançada se se levar em conta as colocações de na
tureza mais geral do presente Parecer e, à sua luz, as conclu
soes específicas dos Pareceres particulares que se lhe seguem
e associam.
ads:
II
PARECER
7. A evolução recente dos cursos de Ciências Eco
nômicas em nosso país pode ser visualizada no quadro sinótico
a seguir Cv. também Anexo nº 2), com destaque para os DGEs-
dos pedidos em pauta.
Especificação 1976 1979 %
Cursos 148 171 15,5
Vestibular
- Inscrições 47.871 68.329 42,7
- Vagas 17.056 17.462 2,4
- I/V 2,80:l 3,91: 1
Matrículas 47.000 58.129 23,7
Conclusões 6.894 9.072 31,6
Desse modo, o contingente de alunos em cur-
sos de Ciências Econômicas é, atualmente, no Brasil, um dos
mais consideráveis dentre todos os cursos superiores (Anexo
3)
.
8. Já em 1978, sobre esses e outros aspectos
quantitativos e qualitativos o CNPq fazia publicar o resulta-
do de amplo debate por ele promovido sobre a formação em di-
ferentes e numerosas carreiras profissionais (CNPq -- Sinop-
ses, Avaliação & Perspectivas, Brasilia, 1978). Por parecer
que a divulgação dessas observações seria útil,o apenas pa
ra apreciação dos casos pendentes, mas também para orientação
das próprias IES em casos futuros, decidiu-se juntar as par-
tes principais desse estudo ao presente Parecer (Anexo nº 4).
9. Por outro lado, o próprio CFE já tem reconheci
do a necessidade de retomar, com urgência, a revisão do cur-
rículo mínimo de Ciências Econômicas. A experiência está a
demonstrar que eleo corresponde, adequadamente, as neces-
sidades multifacetadas do mercado-de-trabalho .o é o momen_
to para entrar na discussão dos aspectos substantivos do pro
blema, confiado à Comissão de Especialistas própria, na SESu/
MEC, com a participação do CFE.m sido recebidas sugestões
de diversas entidades da categoria profissional, a esse res-
peito.
10. Dentro do quadro institucional e ao abrigo da
disciplina curricular básica vigente, porém, deve-se reconhe
cer, em resumo, reiterando o constante de numerosos outros
pronunciamentos do CFE, que:
a -o é aconselhável estimular a prolifera-
ção de novos cursos de Ciências Econômicas,
na sua feição atual;
b - essa regra comporta duas exceções, a serem
administradas com cautela: i) a da carac-
terização de um mercado-de-trabalho regio-
nal ou local, bem fundamentado; ii) a da
apresentação de uma concepção do curso e
de currículos verdadeiramente inovadores,e
portanto capazes de contribuir para a me-
lhoria do nível qualitativo do curso.
11. Buscando reunir elementos atualizados e consis
tentes sobre o mercado-de-trabalho, entre outras iniciativas
o CFE tomou a de solicitar aos Conselhos Profissionais, pe-
los seus órgãos máximos, nos remetessem quaisquer estudos,
levantamentos, dados e informações pertinentes. Até o momen-
to de redigir o presente Parecer, contudo,o nos havia che
gado a resposta do Conselho Federal de Economistas.
12 . Desse modo, parece preferível continuarmos a
Econômicas -- mas concluiríamos também que, para ser "adequa-
damente" coberto por uma rede de Escolas dessa natureza, pre-
cisaríamos dispor de, pelo menos, 8 5 0 cursos (8.500.000 Km² :
10.000 = 850).
Na verdade, o número seria bem maior, dado
que, nos grandes aglomerados urbanos, especialmente nas áreas
metropolitanas, deveríamos qualificar o critério puramente
geográfico pelo demográfico -- como de resto, já se verifica.
14. Em resumo, portanto, jáo mais de 170 os
cursos de Ciências Econômicas no País.
0 alunado aproximava-se, em 1979, de 60 mil,
tendo crescido de praticamente um quarto em apenas 4 anos. Mas
a relação I/V ao Vestibular caiu naquele ano para menos de
4:1. Dos DGEs de onde procedem as Consultas em apreciação, os
des 24, 26, 27, 33 e 35 situam-se ainda aquém dessa média.
Nos demais casos, devem destacar-se os seguin
tes pontos:
a - DGE 9 - 420 vagas anuais e uma relação
I/V de 6:1;
b - DGE 1/ - 670 vagas, e I/V = 7;
c - DGE 13 - 340 vagas, e I/V = 6,5;
d - DGE 19 - 80 vagas, e I/V = 9;
e - DGE 39 - 80 vagas, e I/V = 8;
f - DGE 41 - 580 vagas, e I/V = 7,9.
As peculiaridades da profissão da economia em
nosso Paíso sugerem a conveniência da ampliação do número
de cursos, mesmo onde o número de candidatos superar, propor-
cionalmente, a média brasileira. Assim, das situações acima,
o Relator se inclinaria por admitir, nesta fase, os pedidos
provindos dos DGEs 19 e 39,o somente, por ser bastante re-
duzida a oferta atual de vagas no primeiro desses DGEs, que
coincide com o Estado do Espírito Santo na sua totalidade, e
no segundo, interessando no caso a Mato-Grosso.
o admitiria, porém, os demais casos por ser
relativamente considerável a oferta de vagas em cada situa-
ção
.
IV - VOTO DO RELATOR
15. Tudo levado em consideração, e a partir dos
dados disponíveis, parece ao Relator que se justifica, em
princípio, a autorização para novos cursos de Ciências Econô
micas nos DGEs 19 (Serra) e 39 (Cuiabá).
IB. Sempre que haja mais de uma mantenedora piei
teando o curso no mesmo distrito ou região geo-educacional,
a autorização admitida em princípioo significa que todos
os pedidos concorrentes venham a ter seus projetos, afinal,
aprovados. Conforme dispõe a Res. 16/77, o reconhecimento da
necessidade social pode bastar para autorizar um curso, ape-
nas, e a preferência será definida à luz e mediante a compa-
ração entre os diferentes projetos apresentados pelas insti-
tuições.
Assim, deve ficar entendido que o eventual
voto pelo prosseguimento dos processos significao somente
a habilitação das mantenedoras à apresentação, a seguir, dos
projetos respectivos, para exame e parecer da CESu antes de
final pronunciamento do Conselho Pleno. As ressalvas serão
feitas, especificamente, nos Pareceres individuais articula-
dos com este, e na dependência das conclusões específicas ne
les contidas.
17. Face ao exposto, e poro estar devidamente
comprovada a necessidade social devem ser arquivados os se-
guintes processos
(1) - Proc. nº 2961/80
- ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL PROF. LUIZ SOARES
- FAC. DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS E CONTÁ-
BEIS PROF. LUIZ SOARES
[2) - Proc. nº 2966/80
- ASSOCIAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DO MÉDIO RIO
PARDO
- FAC. DE CIÊNCIAS HUMANAS ALIOMAR BALEEIRO
(3] - Proc. 3044/80
- INSTITUTO CHAMPAGNAT OE ESTUDOS SUPERIORES
- INSTITUTO CHAMPAGNAT DE ESTUDOS SUPERIORES
(4) - Proc. nº 2944/80
- ORGANIZAÇÃO EDUCACIONAL ARTUR FERNANDES
- FAC. DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS E DE ADMINISTRA,
CAO DE TUPÃ
(5) - Proc. nº 2918/80
- INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL PAIS DE BARROS
- FAC. DE ADMINISTRAÇÃO E ESTATÍSTICA PAIS
DE BARROS
(6) - Proc. nº 2832/80
- INSTITUTO EDUCACIONAL SEMINÁRIO PAULOPOLI-
TANO
- FAC. DE ADMINISTRAÇÃO, ECONOMIA E CIÊNCIAS
CONTÁBEIS
(7) - Proc. nº 17/81 (nº de ordem do CFE, entra-
do em tempo hábil na DEMEC)
- CENTRO DE ENSINO DA ALTA PAULISTA
- FAC. DE CIÊNCIAS ATUARIAIS, ECONÔMICAS, AD
MINISTRATIVAS E CONTÁBEIS DE LUCELIA
(8) - Proc. nº 2938/80
- SOCIEDADE EDUCATIVA E CULTURAL ANDRADE
LTDA., SOCIEDADE CIVIL
- FAC. DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS, CONTÁBEIS E
ADMINISTRATIVAS
(9) - Proc. nº 2910/80
- SOCIEDADE EDUCACIONAL TUIUTI
- FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E GERÊNCIA TUIU_
TI
(10O) - Proc. nº 2928/80
- UNIAO PIONEIRA DE INTEGRAÇÃO SOCIAL
- FAC. DE CIÊNCIAS EXATAS. ADMINISTRATIVAS
E SOCIAIS
18. Os restantes processos, oriundos de áreas peo-
educacionais onde se admite, em princípio, a necessidade so-
cial, serão examinados nos demais aspectos, relacionados com
as condições institucionais da postulante, em Pareceres indi-
viduais que complementam e integram o presente.
V - DECISÃO DA CAMARA
Livros Grátis
( http://www.livrosgratis.com.br )
Milhares de Livros para Download:
Baixar livros de Administração
Baixar livros de Agronomia
Baixar livros de Arquitetura
Baixar livros de Artes
Baixar livros de Astronomia
Baixar livros de Biologia Geral
Baixar livros de Ciência da Computação
Baixar livros de Ciência da Informação
Baixar livros de Ciência Política
Baixar livros de Ciências da Saúde
Baixar livros de Comunicação
Baixar livros do Conselho Nacional de Educação - CNE
Baixar livros de Defesa civil
Baixar livros de Direito
Baixar livros de Direitos humanos
Baixar livros de Economia
Baixar livros de Economia Doméstica
Baixar livros de Educação
Baixar livros de Educação - Trânsito
Baixar livros de Educação Física
Baixar livros de Engenharia Aeroespacial
Baixar livros de Farmácia
Baixar livros de Filosofia
Baixar livros de Física
Baixar livros de Geociências
Baixar livros de Geografia
Baixar livros de História
Baixar livros de Línguas
Baixar livros de Literatura
Baixar livros de Literatura de Cordel
Baixar livros de Literatura Infantil
Baixar livros de Matemática
Baixar livros de Medicina
Baixar livros de Medicina Veterinária
Baixar livros de Meio Ambiente
Baixar livros de Meteorologia
Baixar Monografias e TCC
Baixar livros Multidisciplinar
Baixar livros de Música
Baixar livros de Psicologia
Baixar livros de Química
Baixar livros de Saúde Coletiva
Baixar livros de Serviço Social
Baixar livros de Sociologia
Baixar livros de Teologia
Baixar livros de Trabalho
Baixar livros de Turismo