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O Magnífico Reitor da Universidade Federal de U-
berlândia solicita reconhecimento do curso de Psicologia, auto-
rizado, com a habilitação de Licenciatura,pela Res n° 84/75, e
com a habilitação em Formação de Psicólogo, pela Res n° 02/78,
ambas do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universida-
de.
Pela Port. CFE n° 57/79, foi designada Comissão
Verificadora que procedeu ã verificação in loco e apresentou mi_
nucioso relatório. A Assessoria Técnica analisou o Processo e
elaborou informação básica.
Desses dados e demais documentos constantes, in-
clusive remetidos em atendimento a diligencias determinadas
pelos
Pars, 1.168/79, 697/80 e DC 86/80 constatam-se as seguintes condições
de fun
cionamento do curso.
1. Dados Gerais sobre a Universidade
A Universidade Federal de Uberlândia criada pelo
Decreto-Lei n° 762/69, sob a forma de Fundação, resultou da reu
nião de vários pré-existentes estabelecimentos, públicos e par
I - RELATÓRIO
Maria Ant
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n
ia Mac Dowell
Reconhecimento cio curso de Psicologia
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERL
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Reestruturadas as anteriores unidades em Centro, o Curso de Psicologia encontra-se
agora localizado no Centro de Ciências
Humanas e Artes.
2 . Instalações e Equipamentos
1.1. A Universidade possui dois campi, o de Umuarama e o
de Santa Mônica. O curso funciona no Bloco "C" do primeiro,
onde lhe são reservadas, além da Secretaria e sala de profes
sores do Departamento de Psicologia; 5 salas de aulas Teóri-
cas e 3 pana testes; 1 laboratório de Psicologia Experimen -
tal. Em blocos proximos estão a Secretaria Geral do Campus ,
a Biblioteca Central e os laboratorios de Anatomia e Fisiolo
gia.
Os prédios "são de construção sólida e recente em bom estado de
conservação. Suas dependências são bem ilumina das e arejadas e mantidas limpas".
2.2.
Os laboratorios de Anatomia e Fisiologia, que senvem a
todos os cursos da ánea biológica, são "ambos bem equipados"
"Quanto ao Laboratorio de Psicologia Experimental,
começou a funcionar em manco de 7 9 7 9. Ate então as aulas da
disciplinas eram essencialmente teoricas " . Trata-se de um
conjunto, com uma sala pana experimentos [54 m² J; outra, me-
non pana confecção de material; e o biotério (18 m² ) . O equi
pamento e material e o relacionado no Anexo I.
2.3.
Por ocasião da verificação a Clinica Psicológica encon-
trava-se apenas "em projeto", Embora com Regimento Interno '
já elaborado . Atendendo ao Parecer n° 116 8 / 7 9 , a Universida
de providenciou sua Instalação, no térreo do mesmo Bloco "C"
Dispõe de:
- recepção , 2 salas de triagem, secretaria, almoxarifado;
- 9 salas pana psicodiagnostico e atendimento individual;
- 2 salas com espelho unidirecional e galeria de osbervação, 1 para grupos e
treinamento;
- 4 salas pana correção de testes;
O equipamento e adequado pana atendimento a adul -tos e crianças .
Igualmente é satisfatórias a coleção de tes tes .
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A Clínica vem funcionando desde março p.p., com ex
pediente das 7:00 às 11:30 e das 13:00 às 17:30. É servida
por dois recepcionistas, uma assistente social e doze psicó
logos, na maioria docentes do curso. Desses doze, três pres-
tam à Clínica supervisão geral, e os demais, atendimento aos
pacientes e supervisão aos estagiários. 3. Biblioteca
Em cada um dos dois campi funciona uma biblio
teca. A do campus de Umuarama, chamada Biblioteca Central ,
"está bastante bem instalada"; com "ampla salas. de leitura,com
capacidade para 160 leitores". Funciona das 7:00 às 22:30hs,
servida por 2 bibliotecários, 17 auxiliares de biblioteca e
44 outros funcionários. A estatística dos primeiros três me-
ses de 1979 registrou 996 consultas, "principalmente pelos
alunos do Curso de Psicologia", e 2.194 empréstimos domici-
liares. O acervo total dessa Biblioteca ê de 10.315 volumes
(não informado o n° de títulos) e 1.6 20 títulos de periódi-
cos.
O acervo de interesse do curso de Psicologia "encontra-se
basicamente" na Biblioteca Central. A parte re ferente a
Pedagogia e, ao que se depreende a outras Ciências Humanas
e Sociais, como Filosofia e Sociologia,- encontra-se na
Biblioteca do campus de Santa Mônica, no qual fun cionam os
cursos dessa área, havendo "um sistema de malote diário
(para) intercomunicação entre as (duas) Bibliotecas".
Conforme inicialmente informado no Processo , esse acervo
totalizava 840 títulos, dos quais apenas 295 de Psicolo gia;
foi anexada relação de outros 715 títulos, na maioria de
Psicologia, cuja aquisição estava sendo providenciada Quanto
a periódicos especializados, registravam-se 6 titu los,
35 •'sendo providenciados.
Atendendo a diligência do Par. 1168/79, a
Universidade comprovou a efetiva aquisição de parte das no
vas obras previstas, passando a acervo ao total aproximado
de 1.810 títulos, assim aproximadamente distribuidos:
Psicologia: 880
Anatomia e Fisiologia: 160
Estatística: 55
Metodologia: 25
Sociologia)Antropologia:280 Filosofia:
173 Pedagogia: 223
Quanto a periódicos especializados foram comprovadas
assinaturas, de 50 títulos, na área de Psicologia.
4. Aspectos Administrativos
O Deptº e o Curso de Psicologia vinculam-se ao
Centro de Ciências Humanas e Artes, cuja sede e demais Dept9s
e cursos-exceto, provisoriamente, o de Direito- funcionam no
campus de Santa Mônica. O Deptº e o Colegiado do Curso reu-
nem-se semanalmente, tendo sido verificada a regularidade de
seus livros de atas.
Os serviços de Secretaria são centralizados pa
ra cada campus. Assim, a Secretaria Geral de Umuarama tem a
seu cargo o centrole acadêmico do curso de Psicologia, atra-
vés de sua Divisão de Admissão e Registro Escolares. Nesta fo
ram encontrados em ordem os documentos pessoais e escolares
dos alunos, em pastas individuais atualizadas: o processamen-
to dos resultados escolares é feito através de serviço de com
putação eletrônica.
5. Curriculo
O currículo inicial do curso, em sistema seria
do, vigora apenas para a primeira turma, ingressada em 197 6.
A partir de 1977 foi introduzido o sistema de créditos, com
matrículas por disciplinas semestrais. Ao mesmo tempo, refor-
mulou-se o curriculo, com supressão de duas anteriores disci-
plinas da área básica biológica, acréscimo de três novas na
parte profissionalizante do Psicólogo, e alteração das cargas
horárias e desdobramentos das restantes disciplinas. Ambas os
currículos atendem aos mínimos de duração e comteúdo fixados
para o curso, acrescentando-lhes várias disciplinas complemen
tares, todas obrigatórias. Estão convenientemente estrutura-
dos, com um tronco comum a partir do qual se diversificam,ade
quadamente distintas, as disciplinas específicas de cada habi
litação. Como se vê do Anexo II, a distribuição curricular (2Ç
currículo) ê a seguinte (incluídas no tronco comum 60 hs. de
EPB, porém não computada E. Física):
Licenciatura
Psicólogo
Tronco Comum: 2.880 hs.
_
2.880 hs.
Discipli. Especi.: 240 hs.
1.110 hs.
Estágio: 180 hs.
-
510 hs.
Total 3.300 hs.
-
4.500 hs.
A integralização curricular e previta no mínimo de 8 e máximo de 14
períodos, para a licenciatura, e no mínimo de 10 e máximo de 18 períodos para a Formação de
Psicólogo O currículo padrão corresponde aos prazos minimos.
6. Funcionamento do curso
6.1. Vagas e matrículas
O curso teve inicio no 1º semestre de 1976,com
100 vagas anuais, em uma só entradas. Em 1977 as vagas foram
distribuídas para duas entradas e, a partir de 1978, reduzi-
das para 80 anuais, também em duas entradas. não há discrimi
nação das vagas por habilitação. O quadro abaixo indica a evo
lução da demanda e das matrículas iniciais e totais:
Candidatos
Matri.
Iniciais
Matr.
T
otais
1/76 174 100 100
1/77 199 50 128
2/77 150 50 174
1/78 208 40
209
2/78 236 40
249
1/79 315 40 286
2/79
359
326
6.2. Histórico das Disciplinas
Estando o curso apenas era seu quarto ano de
funcionamento, a C. Verificadora constatou a oferta regular
das disciplinas previstas para a Licenciatura e de algumas es
cificas da Formação de Psicólogo. Consultados os diários de
classe, constatou também regularmente registrados a frequên-
cia dos alunos e os assuntos ministrados, bem como, satisfa-
toriamente cumpridos os programas e cargas horários.
6.3 . Estágios
Os estágios de Prática de Ensino Funcionam em escolas das
redes municipal estadual, num total de 52 median-convenios com a Prefeitura e a
SEC/MG
Quanto aos estágios específicos da habilitação de Psicólogo,
já vêm funcionando os de Psicologia Escolar
mesmas escolas oficiais do 1º e 2º graus.
Sua supervisão está afeta à docente da disciplina
na, auxiliada por dois outros professores. Os estágios nas
demais áreas apenas serão iniciados em 1980; para o de Psico
logia Industrial, foi firmado Convênio com duas empresas, enquanto os de
Psicolo-
gia Clinica realizam-se na Clinica da Universidade e em ou
tros Serviços externos externos mediante convênio.
Foram anexados os regulamentos dos estágios, minucio samente elaborados. 7.
Corpo Discente
A Comissão Verificadora entrevistou-se com re
presentantes do corpo discente, colhendo boa impressão do
relacionamento dos alunos, entre si, com os professores e
com o pessoal técnico-administrativo. Observou que as primei
ras turmas parecem prejudicadas pelas condições iniciais de
funcionamento do curso, notadamente ausência do Laboratório
de Psicologia Experimental, carência do material bibliográfi
co, problemas docentes; estes alunos manifestaram que "não
se sentem seguros para iniciar a vida profissional" e, de
resto, "não sabem bem o que pretendem fazer depois de forma-
dos". Já as novas turmas manifestam-se mais satisfeitas e se
guras, quanto ao curso e quanto a suas aspirações profissio-
nais.
Observou ainda a Comissão que os alunos se
"sentem desintegrados" pela falta de órgão estundatil que os
congregue: O D.A. a que pertencem ainda é o da ex-Faculdade
de F.C.L., funcionando em outro campus, e dele "participam
muito pouco" os alunos de Psicologia.
8. Atividades de Extensão e Pesquisa
O Deptº/ de Psicologia tem promovido cursos de
extensão, abertos à comunidade. Ao todo foram oferecidos 4
cursos, de 4 a 5 dias, em 1976 e 1977, e uma Semana de Estu-
dos de Psicologia, em 1978.
A prestação de outros serviços tem-se restrin-
gido aos estágios nas escolas da rede estadual. A C. Verifica
dora considera que estes, e os que se acrescentarão nas áreas
clinica e industrial, têm perspectivas de constituírem "uma
boa contribuição à sociedade.
Quanto a atividades de pesquisa, "nada foi fei
to até agora"; "o interesse nesse sentido parece ter sido des
pertado pela instalação e inicio de funcionamento do Laborató
rio de Psicologia Experimental", ocorridos so no inicio do
corrente ano.
9. Corpo Docente
A C. Verificadora examinou a documentação dos
47 professores que lecionam no curso, constatando-a regular .
Ê de destacar que a grande maioria desses docentes se
encontra em regime de 40 hs. ou DE, com apenas 9 em 20 hs. e
apenas um horista. Na área especifica de Psicologia, sete
deles estão cursando mestrado e um doutorado, em outros
centros; continuam porém em exercicio e deslocam-se um ou
dois dias por sema-na para atender a seus cursos de pós-
graduacão.
A maioria dos docentes pertencentes a outros
Dept9s. e alguns dos pertencentes ao Dept9 de Psicologia já
se encontravam aprovados para cursos ou instituições diversas
nas mesmas ou análogas disciplinas, podendo ser aceitos tam
bêm para este curso.outros foram apreciados e aceitos pelo
Parecer 697/80 ( Ver anexo III).
Com as indicações abaixo,fica completo o corpo decen-
te:
9.1 - LUZIA MARIVALDA BARREIRO
Técnicas de Observação do Comportamento Supervisão do
Estágio em Psicologia Escolar Psicóloga, F.F.C.L, de
Ribeirão Preto,74.Mestre em Educação (Área de Pesquisa
Educacional) U.F. S . C. , 79 . Cursos curtos
diversos.Magistério superior,U.F.U.,desde 75.Três
comunicações em reuniões cientificas. Decisão: Pode ser
aceita
9.2 - SUELY PE GODOY PAGOTTI
Psicologia Escolar e Problemas da Aprendizagem
Psicóloga, U.Mogi das Cruzes,75.Mestrado (créditos con -
cluidos) em Psicologia da Educação,PUC/SP.Cursos curtos
diversos.Magistério superior desde 76.Experiência profis-
sional em Psicologia Escolar.
9.3 - MARIA PE LOURDES MIRANDA GARCIA
Psicologia do Desenvolvimento
Psicologia da Aprendizagem
Psicologia da Motivação e Emoção
Lic. em Pedagogia,U.F.U.,63.Mestre em Educação (área de
Psicologia),F.G.V.,78.Magistério superior desde 65; já
aprovada para Didática e Psicologia da Educação (Parecer
1.325/75)
Decisão: Pode ser aceita considerando-se cancelada a
aprovação para Didática, em vista de não
poder acumular 04 disciplinas.
9.4 - HERILDA PINTO COELHO
Técnicas de Exame Psicológico
Seleção e Orientação Profissional
Decisão: já aprovada para as mesmas disciplinas,
Pareceres 1.894/77 e 2.725/77
Pode ser aceita
9.5 - JOÃO BOSCO PE CASTRO TEIXEIRA
Pinâmica de Grupo e Relações Humanas
Estágio em Psicologia Clinica
Bel. e Licenciado em Filosofia/Pedagogia,com especiali -
zação em Psicologia,Pontifício Ateneu Salesiano,Roma,69
e 70.Magistério superior,desde 71.Formação em Direção
de Grupos (280 hs.)I Bras.Psicologia,BH 77.Experiência
profissional em clinica psicológica. Decisão: Pode ser
aceito
9.6 - MONICA PIMENTA MARQUES PE ANDRADE
Psicologia Geral
Psicologia Infantil
Teorias e Técnicas Psicoterãpicas Em cumprimento de
diligência, documenta currículo e cargas horárias
(610hs.teóricas e 3.344 praticas) do curso e estagio
de especialização no H.André Luis e Casa de Saüde Santa
Clara,BH. Pode ser aceita
9.7 - ANTONIO DOS SANTOS ANDRADE
Psicometria
Técnicas de Investigação Psicológica
Psicólogo,USP,78.Mestrado (créditos concluidos) em Psico
logia Escolar, USP.Experiência docente desde 77.
Pode ser aceito
II - VOTO DA RELATORA
Em face do exposto a Relatora vota favoravelmente ao re-
conhecimento do curso de Psicologia, com habilitações em Licen
ciatura e Formação de Psicólogo, da Universidade Federal de
Uberlândia.
III - CONCLUSÃO DA CÂMARA
A CESu -1º GRUPO acompanha o voto da Relatora.
Sala das Sessões, 14 de janeiro de 1.981
CURRÍCULO PLENO
PARTE COMUM
DISCIPLINA CARGA-HORÁRIA
01. Anatomia 045
02. Neuroanatomia
0
60
03. Fisiolo
g
ia
0
60
04. Matemática
0
60
05. Estatística I
0
60
06. Estatística II
0
60
07. Estatística não Param
é
t
rica
0
60
08. Psicometria
0
45
09. Filosofia I
0
45
lO. Filosofia II
0
45
i. Psicolo
g
ia Geral I
0
60
12. Psicolo
g
ia Geral II
0
60
13. Psicolo
g
ia Ex
p
erimental
I
0
60
l4. Psicolo
g
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erimental
I
I
0
60
15. Psicolo
g
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erimental
I
II
0
60
v 16. Psicolo
g
ia Diferenciai
0
60
17. Psicolo
g
ia do Desenvolvimento
I
0
75
18. Psicolo
g
ia do Desenvolvimento
I
I
0
75
19. Psicolo
g
ia do Desenvolvimento
I
II
0
75
20. Psicolo
g
ia da A
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rendiza
g
em
I
0
75
21. Psicolo
g
ia da A
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g
em
I
I
0
60
22. Problemas de A
p
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g
em
0
75
23. Psicolo
g
ia da Personalidade
I
0
75
4. Psicolo
g
ia da
p
ersonalidade
I
I
0
90
25. Psicolo
g
ia da Personalidade
I
II
0
90
26. Métodos e Técnicas de Pes
q
uisa I
0
45
\ 27. Métodos e Técnicas de Pes
q
uisa II
0
45
.8. Sociolo
g
ia I
0
45
9
,
Sociolo
g
ia II
0
45
30. Antro
p
olo
g
ia
0
45
31. Psicolo
g
ia Social I
0
60
32. Psicolo
g
ia Social II
0
9
0
33. Psicolo
g
ia Social III
0
90
34: Psicolo
g
ia Comunitá
r
ia
I
0
75
35. Psicolo
g
ia Comunitá
r
ia
I
I
0
75
v 36. Psicolo
g
ia Antro
p
ol
ó
g
ica
0
60
37. Psico
p
atolo
g
ia Geral
I
0
90
38. Psico
p
atolo
g
ia Geral
I
I
0
90
39. Psico
p
atolo
g
ia Infantil
0
90
40. Psicolo
g
ia da Co
g
ni
ç
ã
o
0
75
41. Psicolo
g
ia da Motiva
ç
ã
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e Emo
ç
ã
o
0
75
42. Sistemas e Teorias em Psicolo
g
ia
0
75
43
,
Estudo de Problemas Brasileiros I
0
30
44. Estudo de Problemas Brasileiros II
0
30
45. Lin
g
ua Portu
g
uesa I
0
30
46. Lín
g
ua Portu
g
uesa II
0
30
47. Educação Fisica
0
60
LICENCIATURA
01. Introdução a Educaçã
o
0
30
02. Didática I
0
60
03. Didática II
0
60
04. Estrutura e Funcionamento Ensino 2
º
Grau I
0
45
05. Estrutura e Funcionamento Ensino 2
º
Grau II
0
45
06. Pratica de Ensino sob a forma de estágio supervi-
sionado I
090
v 07. Prática de Ensino sob a forma de estágio
supervisionado II
090
FORMAÇÃO OE PSICÓLOGO
/ 01. Técnicas de Exame Psicologia I 060
02. Técnicas de Exame Psicolo
g
ia II
0
60
v03. Técnicas de Observa
ç
ã
o
do Com
p
ortamento Humano
0
90
04. Tecnicas de Exame e Aconselhamento Psicol
ó
g
ico I
0
60
05. Técnicas de Exame e Aconselhamento Psicol
ó
g
ico II
0
90
06. Ética Geral
0
30
07. Ética Profissional
0
60
08. Dinâmica de Gru
p
o e Rela
ç
õ
e
s Humanas I
0
60
09. Dinâmica de Gru
p
o e Rela
ç
õ
e
s Humanas II
0
60
10. Psicologia Escola r e Problemas de Aprendizagem I
0
60
11. Psicolo
g
ia Escolar e Problemas de A
p
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g
em II
0
60
l2. Teorias e Técnicas Psicoter
á
p
icas I
0
60
13. Teorias e Técnicas Psicoter
á
p
icas II
0
90
14. Técnicas de Investi
g
a
ç
ã
o
da Personalid
a
de
0
60
15. Sele
ç
ão e Orienta
ç
ã
o
Profissional I
0
45
N/16. Sele
ç
ão e Orienta
ç
ã
o
Profissional II
0
45
17. Psicologia da Industria
I
0
60
18. Psicolo
g
ia da Indú
s
tria
I
I
0
60
l9. Está
g
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(
Clínica
)
I
0
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-
20. Está
g
io
(
Clínica
)
I
I
0
90
-
"21. Estágio
I
II ( Escolar
I
)
0
90
22. Estágio
I
V ( Escolar
I
I)
0
90
23. Estágio V ( Indústria
I
)
0
60
24. Est
á
gio
VI
( Ind
ú
stria
II)
090
MODELO 03/05 EQUIPAMENTO
DENOMINAÇ
ÃO
LABORATÓRIO
CFE
Verificador
OUANT. ESPECIFICAÇÃO 003 EQUIPAMENTOS POR LABORATÓRIOS, OFICINAS E SALAS-AMBIENTE DA DATA AQUISIÇÃO REGIME DE USO
28
Mesas de madeira, sem gavetas, 120x60x80 , com
tomadas instaladas no tampo .
Próprio
27
Cadeiras comuns de madeira
P
r
ó
p
rio
30
Câmaras de isolamento acústico e luminoso,
confeccionadas em madeira, com 60x60x60 ,
equipadas com ventilador, visor de vidro e luz
"ambiente
Próprio
30
Gaiolas para condicionamento operante (Caixas de
Skinner) da FUNBEC, eguipadas com: (1) Dispensador
de reforço liquido; (2) 3 manipulanda: 1 barra
horizontal, 1 trapézio e um aro metálico que podem
ser fixados no teto; (3) Um refletor com haste
articulável
Próprio
27
Caixas de controle, marca 001 PLA 24, conec tado às
Caixas de Skinner, que permite 5 ti pos de controle:
(l) Gerador de choque elétrico para estimulação aversiva,
composto de dois comandos: para a aplicação do
choque e para controlar a intensidade do mesmo. (2)
Controle de reforçamento, com uma chave tipo liga-
desliga (Administração de reforçamento em esquema
continuo ou parcial) e uma chave de 3 posições para
liberação de reforçamento automaticamente, contigente
ao comportamento do rato (posição automática),
manualmente, pe lo exgeriraentador (posição manual) ou
não li beraçao (posição repouso); (3) Monitoração ,
constante de duas lâmpadas neon, pera sinal zação de
respostas e reforços; (4) câmara am biente, composta
de duas chaves, tipo liga--desliga^ uma permitindo
ventilação e outra iluminação de câmara; (5)
Estimulação discri minativa, constante de duas chaves
tipo liga -desliga, uma para apresentação da luz e ou tra
para controle de intensidade da luz, do refletor
acoplado à caixa de Skinner.
Próprio
01
Programador de fita, marca 079 PLA 24, que permite
a passagem de corrente elétrica para todas as caixas
de controle e estabelecer programas de reforçamento
em intervalo variá vel
Próprio
01
Gaiola de Mowrer
,
marca FUNBEC
P
r
ó
p
rio
01
Gerador de cho
q
ue
,
FUNBEC
,
com 11
g
radua
ç
ões
de intensidade de cho
q
ue elétrico
P
r
ó
p
rio
01
Estimulador auditivo
,
Marca FUNBEC
,
com duas
0
intesidades
Pr
ó
prio
03
Reló
g
ios de
p
arede
,
marca Braseiko
P
r
ó
p
rio
02
A
rmários de a
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A
r
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ç
o
P
r
ó
p
rio
03
Escrivaninhas
P
r
ó
p
rio
20
Carteiras universitárias
P
r
ó
p
rio
10
Cronômetros
P
r
ó
p
rio
01
Morsa
P
r
ó
p
rio
03
Alicates
Próprio
01
3ogo de chaves
-
de
-
fenda
Pr
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01
Jo
g
o de Chves Philli
p
s
P
r
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p
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02
Martelos
Pr
ó
prio
01
3ogo de Broca
Próprio
MODELO- 03/O5
EQUIPAMENT0
DENOMINA
LABORATÓRIO '
CFE
OUANT. ESPECIFICAÇÃO DOS EQUIPAMENTOS POR LABORATÓRIOS, OFICINAS E SALAS-AMBIENTE DATA AQUISIÇÃO REGIME OE USO
01
Jogo de chaves fixas
Próprio
01
Lima
Pró
p
rio
01
Ferro de soldar
Próprio
MODELO- 03/05-EQUIPAMENTO
DENOMINA
BIOTÉRIO
VERIF
ICAD
OUANT. ESPECIFICAÇÃO DOS EQUIPAMENTOS POR LABORATÓRIOS, OFICINAS E SALAS-AMBIENTE DATA AQUISIÇÃO REGIME DE USO
01
Balança para pesar ratos, marca Record, com
capacidade 1.610 gr, fabricação FUNBEC
Próprio
03
Estantes para gaiolas de ratos, com armação de
metalon, 1,44 x 76 x 1,70, fabricação pro pria
Próprio
01
Condicionador de ar, marca Spring-
A
dmiral , modelo
1200
Próprio
0
1
Arm
á
rio de a
ç
o, marca Fiel, 96 x42 x 200
Pr
ó
prio
01
Mesa sem gavetas
Pr
ó
prio
01
Cadeira
Próprio
02
Caixas de madeira com rodízio para guardar ração,
fabrica
ç
ão
pr
ó
p
ria
Próprio
01
Geladeira Cônsul
,
p
e
q
uena
P
r
ó
p
rio
01
Fichário pequeno de madeira para acondicio-nar
fichas dos ratos, fabricação própria
Próprio
200
Gaiolas de plástico com tampa gradeada em metal e
mamadeiras de plástico com bico em alumínio, marca
Beiramar, para viveiro de ratos
Próprio
ANEXO III - CORPO DOCENTE
1 - PROFESSORES APROVADOS EM PROCESSOS ANTERIORES
1. Anatomia - Vélio Municucci (Parecer 559/76)
2. Neuroanatomia - Helcio José Luis Werneck (Parecer 475/67)
3. Fisiologia - Mauritano Rodrigues Ferre (Parecer 559/76)
4. Matemática - Yone Vicentino Gomes (Parecer 1732/73)
5. Estatística - Wanderli Anacleto Campos (Parecere 1624/75)
6. Estatistica não Paremetrica - Idem
7. Métodos e. Técnicas de Pesquisa -Odelcia Leão Carneino (Parecer 3447/75)
OS. Filosofia - Antônio Afonso da Cunha (Parecer 2831/74)
9. Ética Geral - Idem
10. Ética Profissional - Idem
11. Antropologia - João Biagioni (Parecer 503/75)
12. Estudo de Problemas Brasileinos - Odelcia Leão Carneiro (Pare cer
3474/75)
13. Lingua Portuguesa - Terezinka de Melo (Parecer 4 1 9 9 / 7 4 )
14. Educação Fisica - Hugo Augusto Magalhães (Parecer 559/76)
15. Psicologia Geral - Durval Garcia (Parecer 119/72)
16. Psicologia Experimental - Luís Monteiro Oliveira (Parecer 1862/ 7 7 )
17. Psicologia da Personalidade - Antonio Wilson Pagotti (Parecer 3 1 3 5 / 7 6 )
18. Técnicas de Aconselhamento Psicológico - Myriam Silveira Via na (Parecer
1S94/77)
19. Teorias e Técnicas Psicoterápicas - Idem
20. Introdução à Educação - Miriam Ourena Costa (Parecer 3752/76)
Ilar Goretti (Parecer 1732/73)
21. Estrutura e funcionamento do Ensino - Idem
2 2. Didática - Idem
Mania de Loundes Miranda Garcia (Parecer. 1325/72)
II - PROFESSORES APR0VAD0S MO PARECER Nº 697/80 01.
Matemática - Mauricio de Almeida
3.
Lingua Portuguesa - Vânia Maria Bernardes Arruda
4.
Antropologia - Antônio Teodoro Grilo
Wenceslau Gonçalves Neto
6.
Psicologia Geral - Fernando Antonio Leite de Oliveira
7.
Psicologia da Cognição - Idem
8.
Prática de Ensino de Psicologia
- Idem
Regina Coeli weber
9.
Psicologia Diferencial - Luis Leite Monteiro de Oliveira
10.
Psicologia Experimental - José Baús
Regina Sileiris Pimentel
11.
Sistemas e Teoricas em Psicologia - José. Baus
12. Psicopatologia Geral
-
José Chaves
13.
Teoricas
e
Técnicas Psicoterápicas
- Idem
14.
Psicologia da Personalidade. - Idem
Eulália Mamoni Varia
75.
Psicologia Social - Antonio Wilson Pagottl
16.
Psicologia Comunitária -
Idem
17.
Psicologia Antropológica - Eulâria Mamoni Faria
15.
Psicologia Escolar
e
Problemas da Aprendizagem - Idem
19.
Psicologia da Indústria - Mirlene Maria Matias Siqueira
20.
Estagio em Psicologia da Indústria - Idem.
IV - DECISÃO DO PLENÁRIO
O Conselho Federal de Educação, reunido em sessão
plena, nesta data, acolhendo o Processo n° 442/79, originário
da Câmara de Ensino Superior, 1º grupo, deliberou, por unanimi
dade, aprovar a conclusão da Câmara, favoravelmente ao reconhe
dimento do curso de Psicologia, habilitações em Licenciatura e
Formação de Psicólogo, da Universidade Federal de Uberlândia.
Sala Barretto Filho,
em Brasília, DF., em 30 de janeiro de 1981.
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