Download PDF
ads:
A substituta eventual da Superintendência Geral de
Heitor Gurgulino de Souza
Credenciamento do curso de Pós-Graduação em Ciência e Tecnolo-
gia de Polímeros. Nível de Mestrado.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
Ensino para Graduados e Pesquisa da Universidade Federal do Rio
de Janeiro encaminha a este Conselho pedido de credenciamento do curso
de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Polímeros, a nível
de mestrado, oferecido pelo Instituto de Macromoléculas da Uni-
versidade .
O curso foi aprovado em 0 7/01/7 7 pelo Conselho de
Ensino para Graduados, (processo UFRJ nº 36.774/76) , tendo entra.
do em funcionamento em março do mesmo ano.
Através da Portaria CFE nº 85, de 19/05/80, foi de
signada Comissão Verificadora integrada pelos professores Pas-
choal Senise (Presidente) e Júlio Buschinelli, ambos da USP,para
verificar as condições de funcionamento do curso.
Do exame da documentação contida no processo, do
relatório da Comissão Verificadora e da informação da Assessoria
Técnica, o Relator analisa os tópicos exigidos no Parecer 77/69.
1) Natureza Jurídica da Instituição
A Universidade Federal do Rio de Janeiro é uma au-
tarquia de regime especial criada e mantida pelo Governo Federal
dispensando-se por isso a análise das condições jurídicas da man-
tenedora .
MOD 5 - C F E
ads:
Livros Grátis
http://www.livrosgratis.com.br
Milhares de livros grátis para download.
2) Tradição de Ensino e Pesquisa
O Instituto de Macromoléculas - IMA não oferece nenhum
curso de graduação, entretanto, o corpo docente do Instituto é res -
ponsável pelo ensino de várias disciplinas nos cursos de Graduação de
Química e Engenharia Química.
A nível de Pós-Graduação é responsável pelos cursos de
Química Orgânica a nível de Mestrado credenciado pelo Parecer CFE nº
105/72 e de Engenharia Química, a nível de doutorado cujo processo de
credenciamento encontra-se em tramitação no CFE.
Quanto à produção científica, observa a Instituição:
"O Instituto de Macromoléculas - IMA - teve sua origem
em fins de 196 8, em um grupo de pesquisadores interessados em Políme-
ros, dentro do Instituto de Química da UFRJ.O crescimento desse grupo
resultou, em 1972, na criação de órgão suplementar da UFRJ, denomina-
do Núcleo Macromolecular - NUMA, de existência temporária. Em meados
de 1976, foi o NUMA transformado no Instituto de Macromoléculas.
Durante os dez anos de sua existência, este centro de
estudos em Polímeros tem a seu critério a realização de 33 teses ex-
perimentais de Mestrado.
As pesquisas científicas foram progressivamente acompa-
nhadas de estudos tecnológicos. Presentemente, são realizadas pesqui-
sas tanto na área científica quanto em desenvolvimento de processo e
produto, área tecnológica - sempre no campo macromolecular.
Durante o quinquénio 1975 - 79, foram desenvolvidos tra
balhos de pesquisa que se enquadram nos itens abaixo relacionados:
I - Preparação e caracterização molecular de monômeros;
II - Polimerização e caracterização molecular dos polímeros obtidos;
III - Modificação de polímeros e caracterização molecular dos políme
ros modificados obtidos;
IV - Desenvolvimento de processos que conduzam a monômeros ou políme
ros ; e
V - Desenvolvimento de produtos à base de polímeros".
Encantram-se relacionados nos formulários específicos e
discriminados os seguintes trabalhos de pesquisa:
Item I - Preparação e caracterização molecular de monômeros - 21 tra-
balhos desenvolvidos e 1 em andamento
ads:
Item II - Polimerização e caracterização molecular dos polímeros ob-
tidos - 32 trabalhos desenvolvidos e 8 em andamento
Item III - Modificações de polímeros e caracterização molecular dos
polímeros modificados obtidos - 5 pesquisas realizadas e 2 em anda-
mento.
Item IV - Desenvolvimento de processos que conduzam a monômeros ou
polímeros - 3 pesquisas realizadas e 2 em andamento.
Item V - Desenvolvimento de produtos à base de polímeros - 4 pesqui
sas em andamento.
Vários dos trabalhos realizados forma apresentados em
congressos e publicados no Brasil e no estrangeiro.
Nos anexos II, III e IV do processo foram relacionadas
respectivamente: Teses de mestrado concluídas - 33; trabalhos publi-
cados - 33; trabalhos apresentados em Congressos anuais, desde 1970
- 59. No biénio 80-81 foram publicados 48 trabalhos de bom nível,con
forme documentação complementar encaminhada pelo IMA/UFRJ.
3) Capacidade Financeira
A Instituição apresenta nos formulários específicos a
execução orçamentária dos três últimos exercícios, salientando-se
que a maior fonte de receita tem sido proveniente de transferências
governamentais, o mesmo ocorrendo com a previsão para 19 79.
Quanto ãs aplicações no curso, no período corresponden
te a 19 76 a 19 78, consta dos formulários específicos respectivamente:
(Em Cr$ 1.000,00)
1976 - Cr$ 9.648,00
1977 - Cr$ 6.624,00
1978 - Cr$10.077,00
A estimativa para o próximo triénio é a seguinte:
1979 - Cr$ 23.772,00
1980 - Cr$ 33.532,00
1981 - Cr$ 46.986,00
A comissão observa em seu relatório:
"Os dados apresentados no formulário foram comprovados e a Comissão
pôde verificar que a contribuição extra-orçamentária é de importân-
cia fundamental para a manutenção das atividades de pós-graduação.Os
recursos são provenientes de convênios, cabendo destacar os celebra-
dos com a FINEP, que sucederam aos anteriormente assinados com o
BNDE (FUNTEC) e cuja renovação vem ocorrendo periodicamente".
4) Condições Materiais
4.1 - Edifício e Instalações:
O IMA dispõe de duas salas de aula, sendo uma delas um
auditório com capacidade para 120 pessoas, ocupando uma área de 15 7,6
m2; a outra sala, com 4 3,2 m2, esta equipada para receber 30 alunos.
As salas são equipadas com quadro-negro e local para projeção de
slides e transparência.
São destinadas ãs aulas teóricas de Graduação ou Pós-
Graduação, pois as aulas práticas são ministradas diretamente nos la
boratõrios.
As atividades didáticas são apoiadas por um setor de
Audiovisual, que é responsável pela confecção de "slides", transpa-
rencias, desenhos, bem como apostilas, e ocupa uma sala com 22,5 m2.
Ainda existe nas instalações do IMA, uma reprodutora
xerox.
Os alunos de Pós-Graduação dispõem de 8 pequenas salas
destinadas a estudo e/ou redação de teses e seminários. Dessas salas
2 2
0 7 medem 5,9 8 m2 cada, e 1 mede 8,05 m2.
Ainda, a Pós-Graduação possui uma secretaria administra
tiva, ocupando uma área de 8,0 5 m2.
A Comissão Verificadora,informa a respeito:
" O IMA dispõe de prédio próprio no Campus da UFRJ, de construção re
cente e com algumas dependências ainda não completamente instaladas.
Trata-se, portanto, de edifício especialmente projeta-
do para a finalidade, dentro de concepção moderna de funcionalidade,
capaz de satisfazer plenamente não apenas as necessidades atuais do
Instituto, mas também de se adequar ao seu natural desenvolvimento
pelo espaço de vários anos. Nesse sentido, não constitui prejuízo pa-
ra o desempenho do curso e outras atividades o fato de alguns labora-
tórios estarem por ser instalados ou se encontrarem em fase de insta-
lação .
Como foi assinalado no campo próprio do formulário, as
instalações e o equipamento são perfeitamente adequados e oferecem
amplas possibilidades de trabalho.
Quanto aos laboratórios utilizados pelo curso e os equipamentos per-
tinentes,assim informa:
0 IMA disporá de 10 laboratórios para Química, com
45 m2 cada, dos quais apenas 4 estão completamente instalados. Esses
laboratórios abrigam cerca de quatro pesquisadores cada e estão equi-
pados com as facilidades necessárias ao bom andamento das pesquisas,
isto é, com bancadas contendo ar comprimido, gas, água, nitrogénio ,
além de capelas, pias e mesas de estudo. Ainda, 2 laboratórios para
Físico-Química, com 85 m2 cada, dos quais, um está instalado. Possui
como equipamentos: balanças, sistemas de destilação, centrífuga Ser-
vall,(156 1), capelas, ponto de fusão, banhos para medidas de viscosi.
dade, câmara seca, fornos, estufa a vácuo e aparelho para ionização.
Cinco salas de instrumentos estão sendo instaladas, 3
delas, com 45 m2 e 2, com 65 m2. Dessas, duas ja se encontram pratica
mente prontas. A sala de instrumentos nº 1 (45 m2), esta equipada com
aparelho de cromatografia de gas (CG.15), cromatografia de permeação
em gel (Waters CPC-200-1), polarímetro (Bendix-NPL 143), dipolômetro
(WTE-DM-01) e esmômetros de membrana (Hewlwtt-Packard 502 e Melabs
SCM-2).
A sala de instrumentos nº 2 (65 m2), esta equipada com
espectrômetro de infravermelho (Perkin-Elmer - 46 7), extensômetro
(Instron), calorímetro de varredura diferencial (Perkin-Elmer DSC-2),
espectrômetro de ressonância magnética nuclear (Cary CFT-20), espec-
trofotômetro UV-VIS (Car -17), espectropolarímetro de dispersão óti-
ca rotatória, com acessórios para dicroísmo circular (Cary-60-CD).
O IMA dispõe de 4 laboratórios de tecnologia, dos quais
3 com 20 m2 el, com 46 m2 , todos prontos, que estão equipados da se-
guinte maneira: Laboratório nº 1 - Moinho de rolos (Wiley 51450-10),
extrusora (Brabender PVL-151), injetora (Avnet SP-IV), misturador de
cilindros (Berstorff), agitador, forno de mufla (Thermolyne -22-5),
liofilizador (Thermovac - FD- 6); ocupando uma área de 46 m2.
0 Laboratório n° 2 ( 20 m2) esta equipado com medidor
de Ph e forno de bancadas. 0 Laboratório nº 3 (20 m2), com estufa de
circulação de ar (Wayne W-84012-H), prensa (Carver C) , banhos termi
cos. Laboratório nº 4 (20 m2), com bancadas completas.
A Comissão observa que "os laboratórios estão sendo u-
tilizados intensamente e de maneira correta. 0 equipamento e perfei-
tamente adequado ãs linhas de pesquisa em andamento e vêm sendo bem
cuidado".
4.2. Biblioteca
Os dados apresentados pela Instituição no formulário
referente a Biblioteca Central, receberam observação da Comissão in
formando que "referem-se a Biblioteca do Centro de Tecnologia da
Universidade, que possui coleções importantes na área tecnológica
embora não especializada em polímeros".
Esta biblioteca esta instalada numa área de 2.226 m2
dos quais 1.526 m2 destinam-se ao deposito e 700 m2 a leitura.
Adotam o sistema CDU na classificação das obras e fun
ciona das 8 às 18 h evidenciando uma média mensal de 94.000 consultas,
afirma a instituição.
A biblioteca conta com 11 bibliotecárias formadas, 14
estagiarias do curso de Biblioteconomia e 14 assistentes administra
tivas de nível médio.
0 acervo específico para a área de tecnologia conta com
986 títulos de periódicos de assinaturas correntes.
Conta como serviços auxiliares uma seção de audiovisu
al (cursos de inglês, alemão e francês), 1 flexowriter, 4 xerox, 2
filmadoras e 6 leitores de microfichas e microfilmes.
Alem desta o Instituto dispõe de uma biblioteca de
partamental que ocupa uma área de 90 m2 distribuídas em duas partes
de 45 m2 para o deposito de leitura.
0 sistema de classificação é específico. Funciona das
9 ãs 18 horas evidenciando uma média de 100 consultas mensais. É
atendida por 2 assistentes administrativos de nível médio.
Para a área de concentração e domínio conexo em polí-
metros, dispõe de 45 títulos de periódicos de assinaturas correntes
e de 572 exemplares de livros específicos. A biblioteca do Instituto
de Química tem mais 2.500 títulos e a do Centro de Tecnologia dispõe de
37.360 títulos, cobrindo áreas afins.
A Comissão observa que "a biblioteca vem se empenhando
em manter a documentação especializada em polímetros, atualizan-do as
coleções e procurando evitar duplicação com outras bibliote -cas do
campus"
"Cumpre assinalar que os docentes e estudantes têm fá_
cil acesso a outras bibliotecas da Universidade, principalmente as do
Instituto de Química e da Escola de Química, bem como à da Petro bras
(CENPES)". (Esta biblioteca, de fãcil acesso aos alunos do IMA, dispõe
de 18.630 títulos em áreas afins)
5. Organização e Regime Didãtico-Científico
5.1. Organização Administrativa do curso:
Consta do formulário específico:
"0 Coordenador é um professor Adjunto da UFRJ.
Colegiado: Conselho de Ensino para Graduados Unidades
Universitárias relacionadas com o curso: COPPE -
Coordenação dos Programas de Pós-Graduação de
Engenharia (Curso de Engenharia Química).
Instituto de Química (Departamento de Química Orgânica")
.
A Comissão observa apenas:
"Nada há que possa ser comentado quanto a organização
administrativa, a qual se enquadra no esquema geral da Universidade
5.2. Regime Didático-Científico
0 curso oferece (1977) 10 vagas para o mestrado. Cons
tituem-se em critério de seleção para o curso:
Exame escrito das seguintes matérias (nível de Gradua
çao) .
- Matemática
- FÍsico-Química
- Química Orgânica
- Lingua Inglesa
Além desses, haverá ainda um exame de aptidão, com ob
jetivo de verificar a capacidade de interpretação e de comunicação
escrita do candidato, bem como sua criatividade. Esta prova poderá
contribuir como fator de correção para os resultados obtidos nas
provas, objetivando aproveitar a potencialidade dos candidados.
A frequência é integral. A critério do Coordenador
poderão ser abonadas faltas justificadas.
Quanto as condições para avaliação de aprendizagem
consta dos formulários:
1 credito - 45 horas de aula (teórica+ pratica = estudo
1 hora de aula teórica = 3 horas de estudo 3
horas de aula pratica = 1 hora de estudo
à tese não e atribuído credito.
0 desempenho escolar será verificado através de pro -vas
e trabalhos escolares e expresso nos seguintes conceitos:
A - Excelente (peso 3) (de 10,0 a 9,0)
B - Bom (peso 2) (de 8,9 a 7,5)
C - Regular (peso 1) (de 7,4 a 6,0)
D - Deficiente(peso 0) (abaixo de 6,0)
Para obtenção do grau de Mestre em Ciência (M.Sc) são
exigidos:
1) Créditos obrigatórios nas seguintes disciplinas
(área de concentração), oferecidas pelo Instituto de Macromoleculas:
MMP - 711 - Introdução à Ciência de Polímeros (Teoria) (2
créditos) .
MMP - 721 - Introdução à Ciência de Polímeros (Experi-
mental( (2 créditos).
MMP - 731 - Introdução à Tecnologia de Polímeros (Teoria)
(2 créditos).
MMP - 741 - Introdução a Tecnologia de Polímeros (Expe
rimental) (2 créditos).
MMP - 751 - Seminários para Mestrado (3 créditos).
Além desses créditos, são exigidos aqueles correspon -
dentes ãs disciplinas (área conexa) abaixo relacionadas, ministradas
pelo Instituto de Química da UFRJ.
IQO - 711 - Mecanismos de Reações Orgânicas (Teoria ) (4
créditos).
IQO - 721 - Métodos Físicos de Análise Orgânica (Teo -ria)
(4 créditos).
IQO - 777 - Problemas Brasileiros (Teoria) (1 crédito).
IQ - 801 - Didática de Ensino Superior (Teoria) (1 cré
dito) .
Todas essas disciplinas perfazem um total de 20 (vinte)
créditos obrigatórios, que deverão ser obtidos com desempenho escolar
igual ou superior a 1,3 (um e três décimos).
2) Apresentação e defesa de uma Tese Experimental. 0
aluno devera definir-se pelo assunto de pesquisa no mês de janeiro do
ano seguinte ao seu ingresso a Pós-Graduação.
0 Mestrado deverá ser realizado em um período de 1 a 4
anos. A carga horária global discente é de 900 horas de aulas teóricas,
práticas e/ou estudo.
Para obtenção do grau de Mestre em Ciência (M.Sc), o
candidato ao título, após obter os 20 créditos exigidos, deverá en
trevistar-se com todos os Professores Orientadores de Tese, no mês de
janeiro seguinte ao seu ingresso na Pós-Graduação. Poderá, assim,
conhecer os temas de pesquisa do IMA antes da escolha do seu Orien-
tador. Este deverá comunicar a Secretaria de Pós-Graduação do IMA , em
formulário apropriado, o assunto de Tese e o prazo previsto para sua
realizaçao.
Os professores Orientadores de Tese deverão ser porta
dores do grau de Doutor ou equivalente.
Para obtenção do grau de Mestre em Ciências (M.Sc), o
candidato deverá demonstrar proficiências na língua inglesa.
A critério do Professor Orientador e com a aprovação
da Comissão de pós-Graduaçao do IMA, poderá haver participação, na
orientação de Teses de Mestrado, de outros membros do Corpo de Pes
quisadores do IMA, portadores do grau de Mestre.
Após a conclusão da Tese, o Professor Orientador pro-
porá para aprovação pela Comissão de Pós-Graduação do IMA, nomes de
professores para composição da Banca Examinadora da Tese. Os profes
sores deverão possuir grau de Doutor ou equivalente, e serão em nu mero
de 3 (três), sendo um, necessariamente, o Orientador, e pelo menos 2
(dois), não pertencentes ao Corpo Docente do IMA.
A defesa de Tese de Mestrado será publica e conduzida
da seguinte maneira:
0 candidato ao Mestrado deverá fazer uma exposição so bre
a sua Tese, durante um período não superior a 50 minutos. Em seguida,
cada membro da Banca Examinadora arguira o candidato du -
rante 15 (quinze) minutos. Caso haja concordância de ambas as partes,
poderá a arquiçao de cada professor ser feita sob a forma de deba -tes;
neste caso o tempo disponível não deverá ser superior a 30 (trinta)
minutos.
Imediatamente após a defesa de tese, a Banca Examinado ra
se reunira, em sessão secreta, e procedera ao julgamento. 0 candi dato
será considerado aprovado se obtiver a aprovação da maioria dos
componentes da Banca. 0 resultado da Defesa de Tese será lavrada em Ata
e lido em publico, imediatamente após o julgamento.
Quanto a estágios e outras atividades práticas a Insti
tuiçao informa que "alem dos cursos teóricos os alunos realizam visi
tas periódicas a industrias e são realizadas atividades práticas nos
laboratórios" .
Estão anexados ainda as ementas das disciplinas, a bi-
bliografia principal de cada uma e a metodologia utilizada destacando-
se aulas teóricas e aulas práticas de laboratórios e relatórios.
Observa a Comissão em seu relatório:
"0 regime didãtico-científico, no que se refere a sele
çao de candidatos e avaliação do aprendizado, obedece ãs normas gerais
da UFRJ, válidas também para outros cursos já credenciados.
Na parte relativa ãs disciplinas, as ementas apresenta
das são as correspondentes ãs disciplinas de área de concentração e
parecem, à Comissão, todas pertinentes. Segundo informações presta -
das aos verificadores, as ementas das disciplinas de domínio conexo
deixaram de ser apresentadas, uma vez que tais disciplinas constam
todas das programações de outros cursos da UFRJ, já credenciados.
No que concerne ãs exigências formais para a obtenção do
título, a orientação adotada se coaduna com as diretrizes gerais da
Universidade. Na parte específica do currículo de estudos dos can
didatos, cabe lembrar o que foi assinalado no início do relatório , ou
seja, que conforme verificado em vários casos concretos, outras
disciplinas, alem das mencionadas ãs folhas 51, são recomendadas aos
alunos. Este fato não apenas leva o estudante a perfazer maior nume ro
de créditos mas também possibilita opções evitando, na verdade certa
rigidez curricular que as informações já citadas, contidas no
formulário, pareceriam indica".
O currículo do curso encontra-se relacionado no Anexo I
deste Parecer.
6. Corpo Docente
A instituição indica no formulário específico os docen
tes do curso (em nº de 12), apresentando ainda os professores visi
tantes (em nº de 9).
A qualificação destes docentes encontra-se discriminada no
Anexo II deste Parecer.
Dele consta o grau acadêmico, a categoria funcional, o
regime de trabalho e o numero dos principais trabalhos publicados.
Destes 1 é titular; 2 são adjuntos; 3 são Assistentes; 2 são auxilia
res de ensino e 9 são visitantes e tem alta qualificação. Todos, ex-
cluídos os visitantes, dedicam 40 horas ao curso.
Dos docentes indicados nas fichas cadastro há 9 com PhD
ou titulo equivalente, 2 são Livre -Docentes; 2 possuem doutorado
obtido no exterior, 7 possuem o Mestrado, e 6 estão cursando o douto-
rado .
A Comissão apresenta a seguinte analise sobre este as
pecto:
"As folhas 40 estão relacionados onze nomes de professo
res orientadores, todos portadores do título de Doutor. Desses, sete
figuram também no elenco de folhas 53 entre os que lecionam discipli
nas da área de concentração, aos quais são acrescidos cinco que par
ticipam apenas do ensino, pois não são ainda doutores.
A maioria dos docentes exerce suas atividades em regime de
tempo integral (40 h.). Ha vários visitantes, alguns dos quais costumam
passar períodos curtos no País, sem porém,perder o contacto científico
com a instituição.
Cabe também acentuar que tem havido grande empenho em
manter permanentemente intercâmbio com os melhores centros especiali
zados no exterior, tanto promovendo a vinda de professores visitan -tes
como enviando a outros países elementos do Instituto para estudo e
aperfeiçoamento. De acordo com informações prestadas a Comissão, além dos
visitantes citados no formulário , deverá vir em breve» para uma
permanência inicial de seis meses no IMA, o Professor Chiaki A-zuma da
Universidade Sophia do Japão. Por outro lado, encontram-se
no exterior realizando estudos para obtenção do grau de Doutor três
elementos que ao voltar deverão fortalecer o corpo docente do IMA :
Maria Christina Berg e José Alberto Portela Bonapace, na Universida
de de Aachen, Republica Federal de Alemanha; José Roberto Camacho
Pereira, no Instituto de Tecnologia de Massachussetts, Estados Uni-
dos".
A Instituição declara ter condições para ser orienta-
dor de Tese "dispor do grau de doutor ou PhD", o que se verifica na
titulação dos docentes relacionados como orientadores. Colaboram no
Curso mas não são orientadores, 7 mestres relacionados no Processo.
Segundo informações da Diretora do Instituto de Macromoléculas, os
professores visitantes vêm ao Brasil, em média 2 vezes por ano, e
aqui permanecem por 2 a 3 meses.
7. Corpo Discente
Apesar do formulário especifico indicar a existência
de 15 alunos no curso, 10 em tempo integral e 5 em tempo parcial, a
comissão analisa e anexa a seu relatório dados pertinentes a este item,
que evidenciam alteração nesta informação.
Transcrever-se na íntegra as observações da Comissão por
representarem a totalidade das informações sobre este aspecto:
"Em documentação adicional entregue à Comissão Verifi
cadora e que é encaminhada em anexo, foram prestadas informações re
lativas aos estudantes.
Dos quadros apresentados depreende-se que dos 29 alunos
atuais, candidatos ao mestrado, 19 são provenientes da própria UFRJ e
os demais de origem variada. Do total citado, 18 concluíram os
créditos e se acham em fase de elaboração de tese, havendo previsão
de defesa de 5 no corrente ano.
Os quadros mostram também a evolução do número de alu nos
nos últimos quatro anos, com sensível aumento em 1980, fato que é
atribuído pelos responsáveis a mudança do IMA para suas novas ins
talações.
Nota-se que há também alguns alunos de doutorado, si-
tuação que é explicada pelo fato de, até recentemente, a pós-gradua
çao em polímeros estar incorporada a área de Química Orgânica do
Instituto tendo esses estudantes do IMA sido devidamente autoriza -
dos pelo órgão central competente da Universidade, o CEPG". Atenden do à
solicitação desse Relator:, o IMA encaminhou quadro atualizado de
matriculas no inicio deste ano e, em resumo, há 43 alunos matriculados:
para o mestrado e para o Doutorado. Em fase de dissertação/ tese há 22
alunos. A relação docente/orientador esta adequada, mantida a entrada
atual de alunos no Curso. Somente após a vinda do ex terior dos novos
doutores I que se recomenda uma ampliação de matri culas.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Tendo em vista o exposto e as informações fornecidas pela
CAPES sobre o desempenho do curso nos últimos anos, reconhe -cendo o
grande esforço feito no Instituto e a importância dessa área para o
desenvolvimento tecnológico do país o Relator julga que, enfatizando a
necessidade do IMA contar com um maior numero de docentes doutorados e
em tempo integral, pelo nivel dos trabalhos já rea lizados e dadas as
condições de que dispõe, pode ser cerdenciado o curso ao nivel de
Mestrado.
II - VOTO DO RELATOR
0 voto do Relator e no sentido de que pode ser concedido
o credenciamento do curso de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de
Polímeros, em nivel de Mestrado, ministrado no Instituto de
Macromoléculas da Universidade Federal do Rio de Janeiro, pelo prazo de
cinco anos.
III - CONCLUSÃO DA CÂMARA
A Câmara de Ensino Superior, 1º Grupo, aprova o voto do
Relator.
Sala das Sessões, em 28 de janeiro de 1982.
(aa) Abgar Renault - Presidente (ad hoc), Heitor Gur-
gulino de Souza - Relator, Horácio Kneese de Mel
lo, Jucundino da Silva Furtado.
IV - DECISÃO DO PLENÁRIO
0 Plenário do Conselho Federal de Educação aprovou,por
maioria, a Conclusão da Câmara.
Sala Barreto Filho, em 28 de janeiro de 1982.
Heitor Gurgulino de
S
ouza
Universidade Federal do Rio de Janeiro - Credenciamento do
curso de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Polímeros, ni
vel de Mestrado.
MINISTÉRIO DA
E
DUCAÇÃO E CULTURA
A substituta eventual da Superintendência Geral de En-
sino para Graduados e Pesquisa da Universidade Federal do Rio '
de Janeiro encaminha a este Conselho pedido de credenciamento do
curso de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Polímeros, a
nivel de mestrado, oferecido pelo Instituto de Macromoléculas da
Universidade.
0 curso foi aprovado em 07/01/77 pelo Conselho de Ensino
para graduados, (processo UFRJ nº 36.774/76), tendo entrado em
funcionamento em março do mesmo ano.
Através da Portaria CFE nº 85, de 19/05/80, foi design do
Comissão Verificadora integrada pelos professores Paschoal
Senise (Presidente) e Júlio Buschinelli, ambos da USP, para veri
ficar as condições de funcionamento do curso.
Do exame da documentação contida no processo, do relato
rio da Comissão Verificadora e da informação da Assessoria Tecni
ca,o Relator analisa os tópicos exigidos no Parecer 77/69.
1. Natureza Jurídica da Instituição
A Universidade Federal do Rio de Janeiro é uma au-
tarquia de regime especial criada e mantida pelo Governo Fede
ral, dispensando-se por isso a analise das condições juridi -
cas da mantenedora.
2. Tradição de Ensino e Pesquisa
0 Instituto de Macromoliculas - IMA não oferece ne
nhum curso de graduação, entretanto, o corpo docente do Insti
tuto é responsável pelo ensino de várias disciplinas nos cursos
de Graduação de Química e Engenharia Química.
A nível de Pós-Graduação e responsável pelos cur sos
de Química Orgânica a nível de Mestrado credenciado pelo
Parecer CFE nº 105/72 e de Engenharia Química, a nível de dou
torado cujo processo de credenciamento encontra-se em tramita
çao no CFE.
Quanto a produção científica, observa a Institui -
çao :
"0 Instituto de Macromoleculas - IMA - teve sua
origem em fins de 1968, em um grupo de pesquisadores interes-
sados em Polímeros, dentro do Instituto de Química da UFRJ. 0
crescimento desse grupo resultou, em 1972, na criação de or -
gao suplementar da UFRJ, denominado Núcleo Macromolecular -NUMA,
de existência temporária. Em meados de 1976, foi o NUMA
transformado no Instituto de Macromoliculas.
Durante os dez anos de sua existência este centro
de estudos em Polímeros tem a seu critério a realização de 33
teses experimentais de Mestrado;.
As pesquisas científicas foram progressivamente .
acompanhadas de estudos tecnológicos. Presentemente, são rea
lizadas pesquisas tanto na área científica quanto em desenvol
vimento de processo e produto, área tecnológica - sempre no
campo macromo1ecular.
Durante o quinquénio 1975 - 79, foram desenvolvi -dos
trabalhos de pesquisa que se enquadram nos itens abaixo re
lacionados:
I - Preparação e caracterização molecular de monô-
meros;
II - Polimerização e caracterização molecular dos
polímeros obtidos;
III - Modificação de polímeros e caracterização mole
cular dos polímeros modificados obtidos;
IV - Desenvolvimento de processos que conduzam a
monômeros ou polímeros; e
V - Desenvolvimento de produtos à base de políme
ros".
Encontram-se relacionados nos formulários especifi
cos e discriminados os seguintes trabalhos de pesquisa:
Item I - Preparação e caracterização molecular de
monômeros - 21 trabalhos desenvolvidos e
1 em andamento
Item II - Polimerização e caracterização molecu -
lar dos polímeros obtidos - 32 trabalhos
desenvolvidos e 8 em andamento.
Item III - Modificações de polímeros e caracteriza.
çao molecular dos polímeros modificados
obtidos - 5 pesquisas realizadas e 2
em andamento.
Item IV - Desenvolvimento de processos que condu -zam
a monômeros ou polímeros - 3 pesquisas
realizadas e 2 em andamento.
Item V - Desenvolvimento de produtos à base de po-
límeros - 4 pesquisas em andamento.
Vários dos trabalhos realizados foram apresenta -
dos em congressos e publicados no Brasil e no estrangeiro.
Nos anexos II, III e IV do processo foram relacio
nadas resp ect ivament e: Teses de mestrado conclu íd a s - 33; tra
balhos publicados - 33; Trabalhos apresentados em Congressos
anuais, des d e 1970 - 59. No biénio 80-81 foram publicados 48 trabalhos de bom
nível, conforme documentação complementar encaminhada pelo IMA/UFRJ.
3. Capacidade Financeira
A Instituição apresenta nos formulários específi -
cos a execução orçamentária dos três últimos exercícios, sa -
lientando-se que a maior fonte de receita tem sido proveniente
de transferências governamentais, o mesmo ocorrendo com a
previsão para 1979.
Quanto ãs aplicações no curso, no período corres -
pondente a 1976 al978, consta dos formulários específicos re
pectivamente:
(Em Cr$ 1.000,00)
1976 - Cr$ 9.648,00
1977 - Cr$ 6.624,00
1978 - Cr$ 10 .077,00
A estimativa para o próximo triénio e a seguinte:
1979 - Cr$ 23.772,00
1980 - Cr$ 33.532,00
1981 - Cr$ 46.986,00
A comissão observa em seu relatório:
"Os dados apresentados no formulário foram compro
vados e a Comissão pode verificar que a contribuição extra-or
çamentaria é de importância fundamental para a manutenção das
atividades de pós-graduação. Os recursos são provenientes de
convênios, cabendo destacar os celebrados com a FINEP, que su
cederam aos anteriormente assinados com o BNDE (FUNTEC) e cu ja
renovação vem ocorrendo periodicamente".
4. Condições Materiais
4.1. Edifício e Instalações:
0 IMA dispõe de duas salas de aula, sendo uma de -las
um auditório com capacidade para 120 pessoas, ocupando uma
área de 157,6 m2; a outra sala, com 43,2
está equipada pa ra receber 30 alunos. As salas são equipadas
com quadro-negro e local para projeção de slides e
transparência.
são destinadas às aulas teóricas de Graduação ou
Pós-Graduação, pois as aulas praticas são ministradas direta-
mente nos laboratórios.
As atividades didáticas são apoiadas por um setor
de Audiovisual, que e responsável pela confecção de "slides",
transpancias, desenhos, bem como apostilas, e ocupa uma sa
la com 22,5 m2.
Ainda existe nas instalações do IMA, uma reprodutora xerox.
Os alunos de Pós-Graduação dispõe de 8 pequenas sa
las destinadas a estudo e/ou redação de teses e seminários .
Dessas salas, 07 medem 5,98 m2 cada, e 1 mede 8,05 m2.
Ainda, a Pós-Graduação possui uma secretaria admi-
nistrativa, ocupando uma área de 8 , 05 m2.
A Comiso Verificadora, informa a respeito:
"0 IMA dispõe de prédio próprio no Campus da UFRJ,
de construção recente e com algumas dependências ainda não
completamente instaladas.
Trata-se, portanto, de edifício especialmente pro
jetado para a finalidade, dentro de concepção moderna de fun
cionalidade, capaz de satisfazer plenamente não apenas as ne
cessidades atuais do Instituto, mas também de se adequar ao seu
natural desenvolvimento pelo espaço de vários anos. Nesse
sentido, não constitue prejuízo para o desempenho do curso e
outras atividades o fato de alguns laboratórios estarem por
ser instalados ou se encontrarem em fase de instalação.
Como foi assinalado no campo próprio do formula -
rio, as instalações e o equipamento são perfeitamente adequa.
dos e oferecem amplas possibilidades de trabalho".
Quanto aos laboratórios utilizados pelo curso e os equipa
mentos pertinentes assim informa:
O IMA disporá de 10 laboratórios para Química, com
45 m2 cada, dos quais apenas 4 estão completamente instalados.
Esses laboratórios abrigam cerca de quatro pesquisadores cada
e estão equipados com as facilidades necessárias ao bom an
damento das pesquisas, isto e, com bancadas contendo ar com-
primido, gás, água, nitrogénio, além de capelas, pias e mesas
de estudo. Ainda, 2 laboratórios para Fisico-Quimica, com
85 m2 cada, dos quais, um esta instalado. Possui como equipa-
mentos: balanças, sistemas de destilação, centrifuga-Serval1,
156L), capelas, ponto de fusão, banhos para medidas de visco-
sidade, câmara seca, fornos, estufa a vácuo e aparelho para
deionizaçao.
Cinco Salas de instrumentos estão sendo instaladas,
3 delas, com 45 m2 e 2, com 65 m2. Dessas, duas já se encon -
tram praticamente prontas. A sala de instrumento nº 1 (45 m ),
está equipada com aparelho de cromatografia de gás (C.G. 15),
cromatografia de permeaçao em gel (Waters CPC-200-1), polarí-
metro (Bendix-NPL 143), dipolômetro (WTE DM-01) e esmometros
de membrana (Hewlwtt-Packard 502 e Melabs SCM-2).
A sala de instrumentos nº 2 (65 m2), esta equipada
com espectrometro de infravermelho (Perkin-Elmer 467), exten-
sometro (Instron), calorimetro de varredura diferencial (Perkin-
Elmer DSC-2), espectrometro de ressonância magnética nuclear
(Cary CFT-20), espectrofotÔmetro UV-VIS (Car-17), espec
tropolarimetro de dispersão ótica rotatória, com acessórios
para dicroismo circular (Cary-60-CD).
0 IMA dispõe de 4 laboratórios de tecnologia, dos
quais 3 com 20 m2 el, com 46 m2, todos prontos, que estão
equipados da seguinte maneira: Laboratório nº 1 - Moinho de ro
los (Wiley 51450-10), extrusora (Brabender PVL-151), injetora
(Avnet SP-IV), misturador de cilindros (Berstorff), agitador,
forno de mufla (Thermolyne 22-5), liofilizador (Thermovac
FD-6); ocupando uma área de 46 m2.
2 O Laboratório nº 2 (20 m2) esta equipado com medidor
de Ph e forno de bancadas. 0 Laboratório nº 3 (20 m2), com estufa
de circulação de ar (Wayne W-84012-H), prensa (Carver C),
banhos térmicos. Laboratório nº 4 (20 m2), com bancadas comple
tas .
A Comissão observa que "os laboratórios estão sendo
utilizados intensamente e de maneirai correta. 0 equipamento i
perfeitamente adequado as linhas de pesquisa em andamento e
vêm sendo bem cuidado".
4.2. Biblioteca
Os dados apresentados pela Instituição no formulário
referente a Biblioteca Central, receberam observação da Comis-
são informando que "referem-se à Biblioteca do Centro de Tecno
logia da Universidade, que possui coleções importantes na área
tecnológica embora não especializada em polímeros".
Esta biblioteca esta instalada numa área de 2.226 m2
dos quais 1.526 m2 destinam-se ao depósito de 700 m2 à leitura.
Adotam o sistema CDU na classificação das obras e
funciona das 8 as 18 h evidenciando uma media mensal de 94.000
consultas, afirma a instituição.
A biblioteca conta com 11 bibliotecárias formadas, 14
estagiárias do curso de Biblioteconomia e 14 assistentes
administrativas de nivel médio.
0 acervo especifico para a área de tecnologia conta
com 986 títulos de periódicos de assinaturas correntes.
Conta como serviços auxiliares uma seção de audiovi-
sual (cursos de inglês, alemão e francês); 1 flexowriter; 4 xe
rox, 2 filmadoras e 6 leitores de microfichas e microfilmes.
Alem desta o Instituto dispõe de uma biblioteca de-
partamental que ocupa uma área de 90 m2 distribuídas em duas
partes de 45 m2 para o depósito de leitura.
0 sistema de classificação é especifico. Funciona
das 9 as 18 h evidenciando uma media de 100 consultas mensais.
8
É atendida por 2 assistentes administrativos de nivel médio.
Para a área de concentração e domínio conexo em polí
meros, dispõe de 45 títulos de periódicos de assinatura corren
te e de 572 exemplares de livros específicos. A biblioteca
do Inst. de Química tem mais 2.500 títulos e a do Centro de Tec
nologia dispõe de 37.360 títulos, cobrindo áreas afins.
A Comissao observa que a biblioteca vem se empenhan
do em manter a documentação especializada em pomeros, atuali
zando as coleções e procurando evitar duplicações com outras
bibliotecas do campus".
"Cumpre assinalar que os docentes e estudantes têm
fácil acesso a outras bibliotecas da Universidade, principal-
mente as do Instituto de Química e da Escola de Química, bem como
à da Petrobrãs (CENPES)". (Esta biblioteca de fácil acesso aos
alunos do IMA, dispõe de 18.630 títulos em áreas afins)
5. Organização e Regime Didático-Científico
5.1. Organização Administrativa do curso:
Consta do formulário específico:
"0 Coordenador é um professor Adjunto da UFRJ.
Colegiado: Conselho de Ensino para Graduados Unidades
Universitárias relacionadas com o curso: COPPE -
Coordenação dos Programas de Pós-Graduação de Engenharia
(Curso de Engenharia Química).
Instituto de Química (Departamento de Química Orgânica"
.
A Comissão observa apenas:
"Nada há que possa ser comentado quanto à organização
administrativa, a qual se enquadra no esquema geral da Uni vers
idade" .
5.2. Regime Didático-Científico
0 curso oferece (1977) 10 vagas para o mestrado
Constituem-se em critérios de seleção para o curso:
Graduação).
Exame escrito das seguintes matérias (nivel de
- Matemática
- Fisico-Química
- Química Orgânica
- Lingua Inglesa
Alem desses, haverá ainda um exame de aptidão ,
com objetivo de verificar a capacidade de interpretação e de
comunicação escrita do candidato, bem como sua criatividade .
Esta prova poderá contribuir como fator de correção para os
resultados obtidos nas provas, objetivando aproveitar a poten
cialidade dos candidatos.
A frequência e integral. A critério do Coordena
dor, poderão ser abonadas faltas justificadas.
Quanto as condições para avaliação de aprendiza
gem consta dos formulários que:
1 credito - 45 horas de aula (teórico + práti -
ca = estudo)
1 hora de aula teórica = 3 horas de estudo
3 horas de aula pratica = 1 hora de estudo
à Tese não e atribuído credito.
0 desempenho escolar será verificado através de
provas e trabalhos escolares e expresso nos seguintes conceitos;
A - Excelente (peso 3) (de 10,0 a 9,0)
B - Bom (peso 2) ( de 8,9 a 7,5)
C - Regular (peso 1) ( de 7,4 a 6,0)
D - Deficiente (peso 0) ( abaixo de 6,0)
Para obtenção de grau de Mestre em Ciência
(M.Sc) são exigidos:
1) Créditos obrigatórios nas seguintes disciplinas
(área de concentração), oferecidas pelo Instituto de Macromo-
lêculas :
MMP - 711 - Introdução à Ciência de Polímeros (Teo
ria) (2 créditos).
MMP - 721 - Introdução à Ciência de Polímeros (Expe
rimental) (2 créditos).
MMP - 731 - Introdução à Tecnologia de Polímeros
(Teoria) (2 créditos)
MMP - 741 - Introdução à Tecnologia de Polímeros
(Experimental) (2 créditos).
MMP - 751 - Seminários para Mestrado (2 créditos) .
Além desses cditos, são exigidos aqueles corres-
pondentes as disciplinas (área conexa) abaixo relacionadas,mi
nistradas pelo Instituto de Química da UFRJ:
IQ0 - 711 - Mecanismos de Reações Orgânicas (Teo -
ria) (4 créditos) .
IQ0 - 721 - Métodos Físicos de Análise Orgânica
(Teoria) (4 créditos) .
IQO - 777 - Problemas Brasileiros (Teoria) (1 cré-
dito) .
IQ - 801 - Didática de Ensino Superior (Teoria)
(1 crédito).
Todas essas disciplinas perfazem um total de 20
(vinte) créditos obrigatórios, que deverão ser obtidos com de
sempenho escolar igual ou superior a 1,3 (um e três décimos).
2) Apresentação e defesa de uma Tese Experimental.
0 aluno deverá definir-se pelo assunto de pesquisa no mes de
janeiro do ano seguinte ao seu ingresso à Pós-Graduação.
0 Mestrado deverá ser realizado em um período de 1
a 4 anos. A carga horária global discente é de 900 horas de
aulas teóricas, práticas e/ou estudo.
Para obtenção do grau de Mestre em Ciência (M.Sc), o
candidato ao título, após obter os 20 créditos exigidos,de vera
entrevistar-se com todos os Professores Orientadores de Tese,
no mes de janeiro seguinte ao seu ingresso na Pós-Graduação.
Poderá , assim, conhecer os temas de pesquisa do IMA antes da
escolha do seu Orientador. Este deverá comunicar a Secretaria
de Pós-Graduação do IMA, em formulário apropriado, o assunto de
Tese e o prazo previsto para sua realização.
Os professores Orientadores de Tese deverão ser
portadores do gru de Doutor ou equivalente.
Para obtenção do grau de Mestre em Ciência (M.Sc),
o candidato deverá demonstrar proficiência na língua inglesa.
A critério do Professor Orientador e com a aprova
çao da Comissão de Pós-Graduação do IMA, poderá haver partici
paçao, na orientação de Teses de Mestrado, de outros membros
do Corpo de Pesquisadores do IMA, portadores do grau de Mes -
tre .
Após a conclusão da Tese, o Professor Orientador
proporá para aprovação pela Comissão de Pós-Graduação do IMA,
nomes de professores para composição da Banca Examinadora da
Tese. Os professores deverão possuir grau de Doutor ou equi-
valente, e serão em número de 3 (três) , sendo um, necessária
mente, o Orientador, e pelo menos 2 (dois), não pertencentes ao
Corpo Docente do IMA.
A defesa de Tese de Mestrado será pública e condu
zida da seguinte maneira:
0 candidato ao Mestrado devera fazer uma exposiçao
sobre a sua Tese, durante um período não superior a 50 minutos.
Em seguida, cada membro da Banca Examinadora arguirá o
candidato durante 15 (quinze) minutos. Caso haja concordân -cia
de ambas as partes, poderá a arguição de cada professor ser
feita sob a forma de debates; neste caso o tempo disponí vel
não deverá ser superior a 30 (trinta) minutos.
Imediatamente após a defesa de tese, a Banca Exa-
minadora se reunirá, em sessão secreta, e procederá ao julga
mento. 0 candidato será considerado aprovado se obtiver a
aprovação da maioria dos componentes da Banca. 0 resultado da
Defesa de Tese será lavrada em Ata e lido em publico, ime
diatamente após o julgamento.
Quanto a estágios e outras atividades práticas a
Instituição informa que "além dos cursos teóricos os alunos
realizam visitas periódicas a indústrias e são realizadas ati
vidades praticas nos laboratórios".
Estão anexados ainda as ementas das disciplinas,a
bibliografia principal de cada uma e a metodologia utilizada
destacando-se aulas teóricas e aulas praticas de laboratórios
e relatórios.
Observa a Comissão em seu relatório:
"0 regime didático-cientifico, no que se refere
a seleção de candidatos e avaliação do aprendizado, obedece
ãs normas gerais da UFRJ, válidas também para outros cursos
já credenciados.
Na parte relativa ãs disciplinas, as ementas apre
sentadas são as correspondentes às disciplinas de área de
concentração e parecem, à Comissão, todas pertinentes. Segun do
informações prestadas aos verificadores, as ementas das
disciplinas de domínio conexo deixaram de ser apresentadas ,
uma vez que tais disciplinas constam todas das programações de
outros cursos da UFRJ, já credenciados.
No que concerne ãs exigências formais para a ob-
tenção do titulo, a orientação adotada se coaduna com as di
retrizes gerais da Universidade. Na parte especifica do cur
rículo de estudos dos candidatos, cabe lembrar o que foi as
sinalado no início do relatório, ou seja, que conforme veri
ficado em vários casos concretos, outras disciplinas, alem
das mencionadas a folhas 51, são recomendadas aos alunos. Es te
fato não apenas leva o estudante a perfazer maior numero de
créditos mas também possibilita opções evitando, na verda de;
certa rigidez curricular que as informações já citadas ,
contidas no formulário, pareceriam indicar".
formações prestadas à Comissão, além dos visitantes citados no
formulário, deve vir em breve para uma permanência ini -cial
de seis meses no IMA, o Professor Chiaki Azuma da Univer sidade
Sophia do Japão. Por outro lado, encontram-se no exterior
realizando estudos para obtenção do grau de Doutor três
elementos que ao voltar deverão fortalecer o corpo docente do
IMA: Maria Christina Berg e José Alberto Portela Bonapace, na
Universidade de Aachen, Republica Federal da Alemanha; José
Roberto Camacho Pereira, no Instituto de Tecnologia de Massa-
chusetts, Estados Unidos".
A Instituição declara ser condição para ser orien-
tador de Tese "dispor do grau de doutor ou PhD", o que se ve
rifica na titulação dos docentes relacionados como orientado res
. Colaboram no Curso mas não são orientadores, 7 mestres relacionados
no Processo. Segundo informações da Diretora do Instituto de
Macromolécuias,os professores visitantes vem ao Brasil, em
média 2 vezes por ano, e aqui permanecem por 2 a 3 meses.
7. Corpo Discente
Apesar do formulário específico indicar a existên-
cia de 15 alunos no curso, 10 em tempo integral e 5 em tempo
parcial, a comissão analisa e anexa a seu relatório dados
pertinentes a este item, que evidenciam alteração nesta infor
mação.
Transcreve-se na íntegra as observações da Comis -são
por representarem a totalidade das informações sobre este
aspecto:
"Em documentação adicional entregue à Comissão Ve
rificadora e que e encaminhada em anexo, foram prestadas in
formações relativas aos estudantes.
Dos quadros apresentados depreende-se que dos 29
alunos atuais, candidatos ao mestrado, 19 são provenientes da
própria UFRJ e os demais de origem variada. Do total citado , 18
já concluíram os créditos e se acham em fase de elabora -çao de
tese, havendo previsão de defesa de 5 no corrente ano.
15
Os quadros mostram também a evolução do número de .
alunos nos últimos quatro anos, com sensível aumento em 1980, fato que é
atribuído pelos responsáveis a mudança do IMA para suas novas
instalações.
Nota-se que há também alguns alunos de doutorado,
situação que é explicada pelo fato de, até recentemente, a pós-gradua
ção em polímeros estar incorporada à área de Química Orgânica do Ins
tituto tendo esses estudantes do IMA sido devidamente autorizados
pelo
órgão central competente da Universidade, o CEPG". Atendendo à soli-
citação deste Relator o IMA encaminhou quadro atualizado de matrícu-
las no início deste ano e, em resumo, há 43 alunos matriculados:
para o mestrado e para o Doutorado. Em fase de dissertação/tese há
22 alunos. A relação docente/orientador está adequada, mantida a
entrada atual de alunos no Curso. Somente após a vinda do exterior
dos novos doutores é que se recomenda uma ampliação de matrículas.
- CONSIDERAÇÕES FINAIS
Tendo em vista o exposto e as informações forneci das
pela CAPES sobre o desempenho do curso nos últimos anos, reconhe cendo o
grande esforço feito no Instituto e a importância dessa área para*o
desenvolvimento tecnológico do pais o Relator julga que, enfatizando a
necessidade do IMA contar com um maior número de docentes dou torados e em
tempo integral, pelo nível dos trabalhos já realizados e dadas as
condições de que dispõe, pode ser credenciado o curso ao nível de
Mestrado.
VOTO DO RELATOR
0 voto do Relator é no sentido de que pode ser con
cedido o credenciamento do curso de Pós-Graduação em Ciência e Tecno
logia de Polímeros, em nível de Mestrado, ministrado no Instituto de
Macromolêculas da Universidade Federal do Rio de Janeiro, pelo prazo
de cinco anos.
III - CONCLUSÃO DA CÂMARA
A Câmara de Ensino Superior, lº Grupo aprova o vo
to do Relator.
Sala das Sessões, 28 de janeiro de 1982
PRINCIPAIS
TRABALHOS
PUBLICADOS
6
5
5
9
6
5
REGIME
DE
TRABALHO
40
40
T.P.
CARGO NÍVEL
DE
REFERENCIA
Adjunto
Visitante
Visitante
Titular
Visitante
Titular
DISCIPLINA(S) PELA(S)
QUAL(IS) é RESPONSÁVEL
Introdução à Ciência de
Polímeros
Tópicos-caracterizaçao de
Polímeros - Estrutura e
Aplicação
Tópicos Variáveis
Físico-Química de Poli
meros no Estado Solido
• Introdução à Ciência de
Polímeros (Teor.)
Introdução à Tecnolo gia
de Polímeros
Seminário
.Tópicos -
Espectrome tria de
Polímeros
.Métodos Físicos Apli
cados a Polímeros
.Seminário para Douto
rado
GRAU ACADÊMICO
PhD em Química Industrial
Uhiv.Pennsylvania-EUA-1968
PhD em Química - University of
Illinois - 1944
PhD em Físico-Química - Ply
technic Institute of Broklyn EUA
- 1967
Livre Docente e Catedrática da
Escola Nacional de Quími ca - UB
1960 e 1961, respec tivãmente
PhD em Química Inorgânica
Universidade de Hamburgo -
Alemanha 1954 - vem todo ano -
fica 1 mês na UFRJ -visitante
PhD em Polymer Chemistry -
University Manchester-Ingla
terra 1974
NOME
Ailton de Souza Gomes
Charles Gilbert Overberger
Edgardo Manuel Macchi
Eloisa Biasotto Mano
Ernst Gunter F. Klesper
Juan Raul Quijada Abarca
Nº DE
ORDEM
01
02
03
04
05
06
ANEXO II
RELAÇÃO DOS PROFESSORES DO CURSO DE POS-GRADUAÇÃO: MESTRADO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE POLÍMEROS
PRINCIPAIS
TRABALHOS
PUBLICADOS
20
1
4
3
REGIME
DE
TRABAL
HO
*
Visitante
40
40
T.P.
CARGO
NÍ VEL
DE RE
FERÊNC
IA
Titular
Assist.
Assist.
Colab.
DISCIPLINA(S) PELA(S)
QUAL (IS) É RESPONSÁVEL
.Introdução à
Ciência de
Polímeros
.Introdução à Ciência de
Polímeros
.Físico-Química de Polí-
meros em Solução.
•Tópicos-Caracterização
de polímeros - Estrutu
ra e Aplicação
.Tópicos - Economia de
Polímeros
GRAU ACADÊMICO
PhD em Química - Sophia
Univer sity - Tokyo - Japão -
Pos-Dou torado em Ciência de
Polímeros Universidade de
Massachusetts USA - 1976
Engenharia Química - E.N.Q.
Universidade do Brasil -1962 -
Doutor - Inst. de Quí mica da
UFRJ- 1981
Mestre em Ciência - Química
Orgânica - Inst.Química -UFRJ -
1971 - Doutor em Polímeros,
UFRJ - 1981.
Engenheiro Químico - E.N.Q.
Universidade do Brasil-1954
Diretor de Patentes do INPI
NOME
Shiaki Azuma
Elisabeth E.C.Monteiro
Fernanda M.B.Coutinho
Luiz Carlos O.C.Lima
DE
ORD
EM
07
08
09
10
Proc.nº 2.465/79
ANEXO I - ESTRUTURA CURRICULAR
A - ÁREA DE CONCENTRAÇÃO Ciência e Tecnologia de Polímeros
DISCIPLINAS: OBRIGATÓRIAS E ELETIVAS
DEPARTAMENTO CRÉDITOS
Introdução à Ciência de Polímeros
MMP 2
Métodos Físicos Aplicados a Polímeros
2
Físico-Química de Polímeros em Solução
2
Físico-Química de Polímeros no Estado Solido
2
Introdução a Ciência de Polímeros
2
Introdução à Tecnologia de Polímeros - Teoria
2
Introdução à Tecnologia de Polímeros - Experim.
2
Seminários para Mestrado
2
ANEXO I - ESTRUTURA CURRICULAR
B - DOMÍNIO CONEXO
Ciência e Tecnologia de
Polímeros
Proc.nº 2.465/79
DISCIPLINAS: DEPARTAMENTO CRÉDITOS
Mecanismos de Reações Orgânicas Quím. Orgânica 4
Métodos Físicos de Análise Orgânica Química Orgânica 4
Problemas Brasileiros Química Orgânica 1
Didática de Ensino Superior IQ 1
IV - DECISÃO DO PLENÁRIO
O Plenário do Conselho Federal de Educação aprovou, por unanimidade,
a Conclusão da Câmara.
Sala Barretto Filho, em 29 de janeiro de 1982.
Livros Grátis
( http://www.livrosgratis.com.br )
Milhares de Livros para Download:
Baixar livros de Administração
Baixar livros de Agronomia
Baixar livros de Arquitetura
Baixar livros de Artes
Baixar livros de Astronomia
Baixar livros de Biologia Geral
Baixar livros de Ciência da Computação
Baixar livros de Ciência da Informação
Baixar livros de Ciência Política
Baixar livros de Ciências da Saúde
Baixar livros de Comunicação
Baixar livros do Conselho Nacional de Educação - CNE
Baixar livros de Defesa civil
Baixar livros de Direito
Baixar livros de Direitos humanos
Baixar livros de Economia
Baixar livros de Economia Doméstica
Baixar livros de Educação
Baixar livros de Educação - Trânsito
Baixar livros de Educação Física
Baixar livros de Engenharia Aeroespacial
Baixar livros de Farmácia
Baixar livros de Filosofia
Baixar livros de Física
Baixar livros de Geociências
Baixar livros de Geografia
Baixar livros de História
Baixar livros de Línguas
Baixar livros de Literatura
Baixar livros de Literatura de Cordel
Baixar livros de Literatura Infantil
Baixar livros de Matemática
Baixar livros de Medicina
Baixar livros de Medicina Veterinária
Baixar livros de Meio Ambiente
Baixar livros de Meteorologia
Baixar Monografias e TCC
Baixar livros Multidisciplinar
Baixar livros de Música
Baixar livros de Psicologia
Baixar livros de Química
Baixar livros de Saúde Coletiva
Baixar livros de Serviço Social
Baixar livros de Sociologia
Baixar livros de Teologia
Baixar livros de Trabalho
Baixar livros de Turismo