Desde a implantação do curso em 1975 ate o ano
de. 1979 foram desenvolvidos três planos curriculares, dois na
área de Deficiência Mental e um na área de Deficiência Fisi-
ca
.
A instituição salienta às fls. 85 do processo
que a implementação destes três planos curriculares " permi-
tiu a experiência de vários momentos no desenvolvimento dos
currículos e a elaboração de uma proposta para cada uma das
áreas, com base nessa experiência. Considera-se que tem havi-
do um certo aperfeiçoamento nos currículos, por certo desejá-
vel; no entanto entende-se que as propostas curriculares (1.3
e 2.2) representam o resultado dos esforços desenvolvidos com
os três cursos implementados, mas são passíveis de melhoria,
mesmo porque o currículo deve constituir-se um processo, dina
mizado pela ação das equipes docente e administrativa da ins-
tituição, em consonância com a filosofia que norteia os cami-
nhos do estabelecimento".
Para ingresso no curso as condições exigidas fo-
ram:
a) ter os alunos cursado as disciplinas consideradas como pré
requisitos - Psicologia da Educação II, Sociologia da Edu-
cação II e Fundamentos Biológicos da Educação II;
b) serem licenciados em Pedagogia, exercendo ou tendo exerci-
do ativadades na área de educação especial.
A instituição informa que, quando da implantação
do 1? curso na área de deficiência mental em 1975, a cliente-
la compôs-se inicialmente de alunos do curso de Pedagogia,da
própria Universidade tendo-se inscrito 50 estudantes.
"Para o curso na área de deficiência física ins-
creveram-se em Introdução a Educação Especial 57 alunos: 31
alunas do curso de Pedagogia, e 2 6 alunos do curso de Licen-
ciatura em Educação Fisica, dos quais 13 foram aprovados, que
cursaram a disciplina como eletiva, e não prosseguiram o plano
curricular da habilitação. Das alunas do curso de Pedagogia ,
a maioria cursou a disciplina também como eletiva, tendo 0 7
concluído a habilitação em dezembro de 1978